Esse percentual garante a consolidação da 123carros no mercado de seminovos do país, pois revela um patamar de credibilidade que subverte um histórico hábito do cliente: o de ver o carro ao vivo antes de comprá-lo. “A confiabilidade que construímos no mercado de seminovos já permite que um quinto de nossos clientes adquiram seus carros sem vê-los fisicamente. Não é à toa que estamos crescendo muito fora de São Paulo”, explica o fundador da 123carros, Athus Formiga.
Essa performance não surpreende. Boa parte dos R$ 4 milhões investidos ao longo de sua operação foi dedicada à tecnologia da informação e ao aprimoramento do atendimento e dos serviços de pós-venda.
Com cerca de 2 mil clientes por mês, a 123carros já é bastante difundida no ambiente virtual – www.123carros.com.br –, com públicos diversos e presença em todos os segmentos de preços de seminovos. A empresa utiliza um algoritmo para definir o preço “real” de cada carro usado anunciado, cruzando centenas de parâmetros (valor referencial de tabela Fipe, opcionais do veículo, estado de conservação, cor mais aceita comercialmente, quilometragem, desgaste de pneus etc.) Para isso, o interessado na venda leva seu carro ao Centro de Inspeção, onde ele será meticulosamente vistoriado – num total de 305 itens verificados em todos os veículos –, fotografado e avaliado.
Para trabalhar cada venda, a 123carros utiliza uma plataforma virtual de grande alcance em busca de eventuais compradores. Mas vai além: aquele mesmo algoritmo interno que calcula o verdadeiro preço de venda de cada modelo oferece opções próximas ao carro que o comprador está pesquisando, caso ele não localize exatamente o veículo desejado. Se a opção do comprador for por um modelo específico que não exista no estoque da empresa, a 123carros também possui ferramentas para localizar o carro no mercado e, após atestar se seu estado de conservação atende às exigências de qualidade, promover a negociação.
e-Pincigher Comunicação Corporativa
Eduardo Pincigher
eduardo@pincigher.com