Foto: Alberto Coutinho / Governo do Estado da Bahia |
A assinatura do contrato ocorreu nesta quarta-feira (13), entre o governo do Estado e o consórcio vencedor da licitação, a Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams - BYD Brasil, e Metrogreen, responsável pela implantação e operação do sistema. A obra será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP). O leilão foi realizado em maio do ano passado.
Com investimento total previsto em R$ 1,5 bilhão, o modal metropolitano, que ligará a região do Comércio de Salvador até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica. O VLT terá cerca de 20 km de extensão, 22 estações e terá capacidade de transportar cerca de 150 mil usuários por dia.
O projeto ainda prevê uma ligação com mais quatro estações, entre a região de São Joaquim até o Acesso Norte, passando pela Via Expressa e fazendo, no Acesso Norte, a integração física com o metrô.
Após a assinatura formal do contrato, nesta quarta (13), serão realizados os serviços preliminares previstos no projeto, como o traçado da poligonal onde será implantado o VLT, a instalação do canteiro de obras, além de outros procedimentos. A previsão é que as obras sejam iniciadas 90 dias após a assinatura do contrato e a conclusão estimada em 24 meses.
O resultado da licitação foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 1º de agosto de 2018 e homologado no dia 10 do mesmo mês. A integração física do VLT com o sistema de metrô de Salvador se adequará à lógica de mobilidade do Governo do Estado, que viabiliza o funcionamento dos modais em um sistema de rede, por meio de serviços complementares.
As atuais 10 estações dos trens do Subúrbio serão desativadas e reaproveitadas para prestação de outros serviços à comunidade, como postos da Polícia Militar e centros de atendimento.
Benefícios do VLT
O VLT proporciona menor impacto ambiental que outros transportes sobre trilho e traz a possibilidade de reurbanização associada ao projeto, gerando retorno em qualidade de vida para a população. Os VLTs já existem há várias décadas em inúmeras cidades do mundo, principalmente na Europa e China, e comprovadamente produzem benefícios, como a ordenação do tráfego urbano, redução dos níveis de poluição e melhoria da mobilidade urbana.
Os VLTs também ajudam a reduzir os custos e o consumo de energia no longo prazo. Seu impacto ambiental local é mínimo devido à tração elétrica. Além disso, o VLT demanda uma faixa estreita na via, o que causa menor impacto urbano durante a operação.
A BYD abriu sua primeira fábrica no Brasil em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega mais de 300 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.
BYD
Leia> Coisas de Agora.
A BYD abriu sua primeira fábrica no Brasil em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega mais de 300 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.
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