A placa de Melhor Ação de Vendas, categoria vencida em 2017 pela Renault, com o Kwid, vai para a Volkswagen, que em agosto vendeu sua linha completa com parcelas mensais a R$ 99, no primeiro ano. Proposta ousada – e tentadora.
Quem leva o prêmio de Executivo do Ano é Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação da Audi do Brasil, que até poucos meses atrás respondia pela gerência de publicidade da Renault. A concorrência foi dura. Disputaram com ele, Caíque Ferreira, diretor de Comunicação da Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault; Carlos Alberto de Oliveira Andrade, presidente do Conselho da CAOA; João Batista Ciaco, diretor de Brand Marketing Communication da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina; e Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen Região América do Sul e Brasil.
Além dos membros do Comitê Gestor – Luís Perez (publisher e editor-chefe do Carpress) e Wandick Donett (editor-executivo do Carpress) –, votaram no Prêmio Carpress 2018 os jornalistas Antônio Meira Jr. (Correio, da Bahia), César Tizo (Autoo), Eugênio Augusto Brito (UOL Carros), Fernando Lalli (Revista Carro e O Mecânico), Giu Brandão (MundoSobreRodas), Jorge Moraes (Auto Motor Nordeste), Luiz Humberto Monteiro Pereira (Agência Automotrix) e Renato Maia (Falando de Carro). A cada ano, quatro jurados são rodiziados, com exceção dos membros do Comitê Gestor, que são da equipe fixa do Carpress.
“Automóveis que não tenham sido avaliados por pelo menos um dos membros do Comitê Gestor estarão automaticamente inelegíveis”, afirma Luís Perez. “É uma forma de valorizar o veículo, que faz uma cobertura seletiva do setor, publicando o que de mais importante acontece e nos assuntos que tocam a vida prática do leitor.”
Nesta edição, não houve agenda para a entrega dos prêmios (troféus e placas), o que será feito nestes primeiros meses de 2019. A Audi do Brasil foi a primeira marca de automóveis a patrocinar o prêmio. A Mercedes-Benz também o patrocinou. A confecção dos troféus e placas receberam apoio do Grupo Printer de Comunicação, e o prêmio também conta com as agências Printer Press e Textofinal, como media partners.
Vencedores por categoria
- Grande Prêmio Carpress 2018 - Volkswagen Virtus
- Melhor Carro - Volkswagen Virtus
- Melhor Carro Premium - Ford Mustang
- Melhor SUV - Volkswagen Tiguan Allspace
- Melhor Picape - Volkswagen Amarok V6
- Destaque Saudade - Fiat Palio
- Destaque Eficiência Energética - Driving Eco², tecnologia presente em veículos Renault
- Destaque Tecnologia - Motor EQ Boost da Mercedes-Benz
- Melhor Comercial (TV/Web) - “Seu Instinto É Jeep” (Jeep Renegade)
- Melhor Ação de Vendas - Veículos VW, com parcelas a R$ 99 no 1º ano
- Executivo do Ano - Cláudio Rawicz, Diretor de Comunicação da Audi do Brasil
- Melhor Carro Escolha da Audiência - Ford Mustang
Premiações por marca
- Volkswagen: 5
- Ford: 2
- Fiat: 1
- Jeep: 1
- Renault: 1
- Audi: 1
- Mercedes-Benz: 1
- Ford: 2
- Fiat: 1
- Jeep: 1
- Renault: 1
- Audi: 1
- Mercedes-Benz: 1