A Volkswagen está desenvolvendo uma linha totalmente nova de veículos elétricos baseada em conceitos avançados e com estilo de vanguarda. A produção plena começará em 2020. Até 2025, a Volkswagen estará produzindo um milhão de carros elétricos por ano.
Tração integral e 500 quilômetros de autonomia
A sigla I.D., que batiza a nova família elétrica da marca, é uma referência a “Identity” (identidade) e “Iconic Design” (design icônico), enquanto o termo CROZZ é relacionado à nova categoria dos CUVs. Um esportivo para todas as situações com emissão zero projetado interativamente com tração integral elétrica que tem comportamento dinâmico impressionante. O I.D. CROZZ II tem 305 cv (225 kW) de potência, velocidade máxima de 180 km/h e pode rodar até 500 quilômetros (NEDC) com uma carga da bateria. Em pontos de carga com potência de saída de 150 kW (corrente contínua) a bateria pode ser recarregada em 80% em 30 minutos pelo sistema de carga rápida.
A bateria de íons de lítio fica alojada no assoalho do CUV, liberando espaço e rebaixando o centro de gravidade. A propulsão é feita por dois motores, um para cada eixo. O motor traseiro tem 150 kW (203 cv) de potência e o dianteiro, 75 kW (102 cv). Por definição, o eixo traseiro vai impulsionar o carro, mas sempre que necessário, um “eixo cardã” virtual assegura em frações de segundo a distribuição de força entre as rodas dianteiras e traseiras. Andando fora de estrada, na lama ou na neve, o I.D. CROZZ pode rodar com tração permanente nas quatro rodas.
MEB: nova arquitetura elétrica redefine o espaço
O I.D. CROZZ é mais compacto e tem a linha de teto mais baixa do que o Tiguan Allspace, por exemplo. Mesmo assim, oferece o mesmo espaço. A chave para isso está no design do carro: assim como o I.D. e o I.D. BUZZ, o I.D.CROZZ é baseado na nova Matriz Modular Elétrica (MEB). Os módulos dos eixos e sistemas de propulsão dos modelos MEB são distribuídos separadamente. Entre eles, há uma grande distância entre-eixos. Todos os sistemas de propulsão são compactos, enquanto a bateria fica totalmente embutida dentro do assoalho do carro. A configuração dos assentos também proporciona uma grande flexibilidade. Isto cria espaço que pode ser usado de várias formas – um “Open Space” (espaço aberto) com proporções generosas e cuidadosamente planejado, que desafia as diferenças de categorias tradicionais.
Faróis interativos
As características visuais dominantes na dianteira do I.D. CROZZ incluem a assinatura luminosa da mobilidade elétrica da Volkswagen. Os elementos luminosos – luzes de condução diurna de LED em forma de “C” e faróis de LED com controle variável posicionados no centro de cinco estreitas faixas de LED – se juntam para criar uma única seção dianteira com “olhos” eletrônicos móveis (“Interactive Spotlight”). E essa interação é importante. Tudo porque o I.D. CROZZ, quando em movimento, a pedido do motorista, em modo totalmente automatizado, se comunica com outros usuários da estrada através do “Interactive Spotlight”. Ele também saúda o motorista através dele, sempre que ele se aproxima do carro.
DNA de mobilidade elétrica
O objetivo da Volkswagen é transferir os sistemas de propulsão elétrica de um nicho inicial para produção plena em alta escala em meados da próxima década. O Dr. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Marca Volkswagen explica: “Em 2025, queremos que nossas vendas de veículos puramente elétricos cheguem a um milhão de unidades por ano. O I.D. CROZZ terá um papel fundamental para isso. A produção vai começar em 2020.”
Design para uma nova era
Forte e com linhas bem definidas, o design do I.D. CROZZ combina o visual dominador e robusto de um SUV com a leveza esportiva de um elegante cupê. O grande capô com suas beiradas contornadas com amplos raios é um item definidor do estilo. Ele se estende expressivamente através de toda a largura da frente do carro. O CUV é pintado num tom especial de prata (“Silver Spark”), enquanto com suas linhas limpas, o capô e o para-choque parecem uma escultura – parecendo talhada de um único bloco de alumínio. Integradas de forma dominante à seção dianteira está a assinatura luminosa da mobilidade elétrica da Volkswagen. Outro elemento iluminado é o escudo da VW integrado ao centro entre o capô e o para-choque. Ele se une à esquerda e à direita com os faróis interativos de LED através de uma marcante e fina linha luminosa.
As linhas do teto, com bordas afiladas e visualmente leves, parecem estendidas, enquanto o teto transparente é de alta qualidade, com acabamento externo em preto brilhante. Um item novo é a persiana móvel no teto panorâmico iluminado que cria uma iluminação ambiente tanto interna quanto externa. A traseira e a ampla seção de ombros são sofisticadas e a largura do carro é ressaltada também por uma área preta brilhante através da seção traseira com um filete de LED e o escudo iluminado da VW.
A aparência robusta é reforçada pelo conjunto da silhueta, com seus fortes arcos das rodas, os aros de 21 polegadas e sólidas soleiras laterais com textura fosca. A excelência está no detalhe: graças ao design inovador das rodas, a transição entre o aro e o pneu é quase imperceptível e a combinação entre roda e pneu parece especialmente grande.
Persiana ativada por gestos
Um novo elemento é a persiana integrada ao teto panorâmico iluminado. Essa cobertura virtual é aberta e fechada através de controle por gestos. Um carpete luminoso criado por faixas de LED desliza então através do forro do teto, iluminando assim o interior. As faixas luminosas do teto também são visíveis pelo lado de fora. O sistema de comando por gestos é similar ao de um teto deslizante tradicional: um movimento curto e preciso da mão abre ou fecha a persiana completamente, enquanto um gesto lento, por outro lado movimenta o “tapete” luminoso sem interrupções até que ele alcance a posição desejada.
Segundo passo: “I.D. Pilot” para 2025
2020 será o ano-chave para o lançamento global dos primeiros modelos Volkswagen MEB no estilo do I.D. CROZZ. Cerca de cinco anos depois, a partir de 2025, a condução totalmente automatizada irá disparar o próximo avanço revolucionário. O CUV conceitual mostrado no Salão já tem a bordo seu sistema de pilotagem automático sob demanda. No modo totalmente automatizado do “I.D. Pilot”, o volante multifuncional se retrai para dentro do painel e se funde com os instrumentos digitalizados (Active Info Display), formando uma única unidade. Em outras palavras, em modo totalmente automatizado, o I.D. CROZZ não tem um volante tradicional. O sistema de infotainment é projetado de forma semelhante, como uma superfície de toque. Tanto no modo automático como no manual, o motorista recebe as informações de velocidade e navegação através de um AR Head-up Display, com apresentação em 3D. A sigla AR vem de “augmented reality”, ou “realidade aumentada”.
“Espaço aberto”
Graças ao compacto sistema de propulsão elétrica e ao fato de a bateria de íons de lítio ser integrada ao assoalho do veículo, o interior do carro tornou-se um espaço livre: um conceito de espaço variável, semelhante a uma sala de estar. Dependendo do nível de luz incidente e da posição do banco, a forma como o painel, o acabamento superior das portas e insertos das portas mudam de cor. O motorista e o passageiro da frente sentam-se em bancos integrais de alta qualidade, com guias integrados para os cintos de segurança. Na traseira, há ótimo espaço para as pernas. A vida a bordo fica ainda mais agradável graças a itens como ilhas de controle multifuncionais nas portas (painéis com campos de controle capacitivo por toque para as funções de climatização e das portas).
Além disso, com seu conceito de bancos multifuncionais, o interior do I.D. CROZZ é altamente flexível. Você quer levar a bicicleta para o final de semana, mas não tem um suporte para ela? Sem problemas: basta colocá-la de lado na traseira. Grandes portas deslizantes e oscilantes e bancos traseiros flexíveis tornam isso possível, com os bancos dobrados para isso, como no cinema.
As portas do compartimento de passageiros também se retraem para trás, facilitando a carga. O carregamento é facilitado devido às portas da frente abrirem de forma inusitada a um ângulo de 90 graus e da Volkswagen ter simplesmente eliminado as colunas “B”. Todas as portas, tampa traseira e capô abrem eletricamente.
Ar limpo
Para proporcionar um clima otimizado e personalizado no interior do carro, há o novo sistema CleanAir, recém-desenvolvido pela Volkswagen. Independentemente das condições ambientais, ele mantém uma alta qualidade do ar dentro do I.D. CROZZ. Com a nova tecnologia CleanAir, um sistema de filtragem ativa garante uma alta qualidade constante do ar no interior do veículo. O menu dá informações sobre a qualidade do ar no carro (Air Quality Index) e sobre a atividade momentânea do sistema. Além disso, através de condições de climatização pré-armazenadas, é possível para o motorista e o passageiro da frente ativar um fluxo de ar definido, além de níveis de temperatura e umidade como os encontrados em regiões agradáveis do país. Assim, o I.D. CROZZ pode circular no centro de São Paulo com a atmosfera interior equivalente à da Serra Gaúcha, por exemplo.
Volkswagen User-ID e Digital Key
Todos os parâmetros individuais a bordo são automaticamente adaptados pelo I.D. CROZZ para seu condutor. Isso é feito através da Volkswagen User-ID – um perfil individual armazenado no ecossistema do carro que é ativado através de um dispositivo inteligente, transformando-se assim numa chave digital (Digital Key). Assim que alguém se aproxima do carro com seu passe de admissão digital, é reconhecido pelo I.D. CROZZ. As portas são abertas então e todos os parâmetros pessoais, indo até a detalhes como a regulagem do ar-condicionado, são ativados.
Volkswagen do Brasil.
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa.
Leia> Coisas de Agora.
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