Instalação em São Paulo recebe os ônibus da companhia para manutenção de rotina e reparos. Em parceria com o Grupo VIR e a Pirelli, empresa importa tecnologia canadense de peças que não degrada o meio ambiente.
Depois de atingirem uma certa quilometragem, os ônibus precisam cumprir um rígido plano de manutenção preventiva. Estima-se, por exemplo, que um pneu em condições ideais (dependendo do modelo) possa atingir até 160 mil quilômetros rodados. Mas, antes disso, é preciso que o sistema de freio seja revisado e que aconteça a calibragem e alinhamento dos pneus. É um processo de verificação de peças e partes que precisam ser desmontadas, lavadas e checadas e, se elas apresentam algum defeito, devem ser substituídas. Pensando nisso, o Grupo Itapemirim em parceria com o Grupo VIR e a Pirelli, inaugurou agora em novembro seu próprio Centro de Manutenção, na Vila Guilherme, em São Paulo.
O complexo tem 250 metros quadrados, compostos por um estacionamento e três boxes de oficinas específicos para manutenção, que possibilitam a companhia realizar as desmontagens e montagens necessárias para o reparo das peças, inspeção de rodas e freios, borracharia, alinhamento e balanceamento dos ônibus, checagem de estruturas e interiores, entre outros reparos. “A princípio a Itapemirim tinha uma borracharia, comprava os pneus de fornecedores e nossos mecânicos faziam a troca. Agora temos a mudança no fornecimento de pneus, que será feita pela Pirelli, e teremos uma pessoa especializada em calibração, alinhamento e balanceamento dos equipamentos”, explica Flávio Pinto Nunes, gerente de operações da Viação Itapemirim - Unidade Sudeste.
Paulo Pozzani, consultor técnico comercial da Pirelli, acredita que “a Pirelli, que está há mais de 85 anos no Brasil, conhece toda a história do transporte no país e normalmente não aposta, e sim, entra assertivamente. Então estamos acreditando muito nessa parceria e, com certeza, vamos em curto tempo ter um resultado satisfatório de tudo isso”.
Um ponto muito importante para gerenciar a manutenção de uma frota de ônibus é contar com profissionais capacitados e qualificados para suas atividades, ou seja, uma equipe treinada e atualizada, preparada para lidar com as inovações do mercado. Para Nunes, agora todo o processo será modernizado, trazendo quem tem expertise no assunto, com tecnologias mais avançadas. “Para o usuário isso significa um transporte mais seguro, limpo e pontual . Estamos trazendo de volta a Itapemirim em um ponto que ela sempre esteve”, conclui.
Para Eliandro Bueno, gestor de suprimentos e contratos das Viações Itapemirim e Kaissara, “a Itapemirim está entregando na mão de especialistas no assunto e maior fabricante de pneus do país, a Pirelli, um dos temas mais importantes do transporte do passageiro: pneus e sistema de freio. O foco agora volta a ser a satisfação do passageiro. E para isso, é preciso colocar especialista a frente de cada negócio”, afirma. Para ele, o passageiro já vem sentindo as transformações que o grupo está fazendo, principalmente nos últimos três meses. “Nós estamos retomando processos de garantia da satisfação do cliente, melhorando o interior dos carros, estamos com pacotes de instalação de carregadores USB em andamento e vários outros projetos, que o passageiro final, nosso cliente, vai sentir e vai voltar a se orgulhar em ostentar a nossa marca, como foi no passado”, afirma.
A oficina, que funcionará 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, é a primeira experiência dos parceiros nesse modelo. O grupo ainda tem planos de expandir, até o final do primeiro semestre de 2019, o centro para os outros dois polos principais, que são Rio de Janeiro e outro, ainda em local a ser decidido, que irá atender as regiões norte e nordeste, cobrindo assim 100% da frota. Em um segundo momento, o grupo também fará parceria com uma empresa - ainda não definida- de lubrificação. “O segredo do sucesso é a inovação, a melhoria contínua com foco no bem-estar dos nossos colaboradores, e a sensibilidade dos nossos passageiros que carregamos nesses amarelinhos”, conclui Adílson Furlan, diretor executivo da Viação Itapemirim.
Redução de custos
Investir na manutenção preventiva da frota, identificando peças e equipamentos que precisam de cuidados especiais, é uma tarefa de extrema importância para evitar acidentes e até gastos desnecessários. Quando o Grupo Itapemirim iniciou suas atividades, em 1953, ainda não era viável para a empresa montar seu próprio centro de manutenção. “Quando uma companhia possui o seu próprio centro de manutenção, além da redução nos custos, que deve beirar 2 milhões por ano, também ganha-se muito tempo, pois você não perde em ter que levar o veículo até um outro local de manutenção e deixar ele parado, e a cada dia que isso acontece, a companhia perde dinheiro. Com esse centro, conseguimos cumprir todos os prazos em dia, aumentando a eficiência do trabalho em mais de 45%”, afirma Eduardo Henrique Freitas dos Anjos, diretor de operações COO do Grupo VIR.
O consumo excessivo e na maioria das vezes inconsciente, faz com que a natureza sofra consequências irreparáveis. São atividades de exploração, que causam impacto e poluição ao meio ambiente, e as medidas de precaução adotadas são insuficientes. Por isso, foram criados diversos rótulos ambientais que incentivam práticas de sustentabilidade na criação dos produtos; na realização de serviços e até para o descarte dos produtos. Pensando nisso, a empresa optou por uma tecnologia canadense para a manutenção das peças que não degrada o meio ambiente, o sistema de limpeza de peças Bio-Circle, da Walter Tecnologias em Superfícies, que não trabalha com nenhum tipo de solvente, fazendo com que o impacto ambiental seja zero. As soluções utilizadas para a lavagem das peças é biorrenovável, sendo menos prejudiciais à saúde, livres de VOC e não inflamáveis. Este sistema, ecologicamente correto, reduz significativamente os custos com a eliminação de resíduos eficiente, sendo assim, mais econômico, além de preservar a saúde e garantir a segurança dos funcionários.
A Viação Itapemirim foi fundada em 4 de julho de 1953, no Espírito Santo, com a linha Castelo – Cachoeiro de Itapemirim. A frota percorria, na época, apenas 100 mil quilômetros por mês. A expansão aconteceu na década de 1960, com a conquista das linhas da região Norte e Nordeste e do trecho Vitória – Rio de Janeiro. A empresa ganhou também nova identidade visual, com destaque para a cor dos ônibus que ficaria conhecida como “amarelo Itapemirim”. Os ônibus de três eixos, os Tribus, começaram a rodar nos anos 70. Na década de 1980, tiveram início as operações que ligaram o Sudeste ao Norte e Nordeste do Brasil. Com a ampliação do serviço, a Viação Itapemirim montou a sua própria fábrica: eram produzidas 200 carrocerias por ano, para atender a demanda do período. Em meados da década de 2000, a empresa inaugurou o Golden Service, com opções de ônibus leito, oferecendo mais conforto aos seus passageiros. Estreou, na mesma época, o Cinebus na linha São Paulo – Rio de Janeiro, a primeira frota equipada com TV a bordo. Hoje, sob nova administração, a Viação Itapemirim completa 65 anos no mercado de transporte.
Viação Itapemirim
Sumatra Editorial
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