Unidade conta com 1.400 colaboradores e produz Sistemas de Distribuição, Sinal e Potência para automóveis, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. |
“Os 30 anos da fábrica de Paraisópolis são um marco muito importante para a história da Aptiv na América do Sul, demonstrando nossa constante evolução na busca por novas tecnologias que visam a alta qualidade de nossos produtos. Crescemos muito ao longo dessas três décadas, mérito de nossos colaboradores e seu alto grau de comprometimento com a empresa e nossos valores. Metade do quadro de funcionários está na Aptiv há mais de 10 ou 15 anos, e queremos homenageá-los nesta data tão importante para nós”, afirma Paulo Santos, Vice-Presidente e Diretor Executivo da Aptiv para a América do Sul. A unidade de Paraisópolis possui um dos melhores indicadores de qualidade, saúde e segurança entre todas as fábricas da Aptiv no mundo.
A unidade possui área total de 187.212 m² e 20.662 m² de área construída. Com dois turnos, sua capacidade produtiva – medida pela quantidade de veículos – atende diariamente 4.550 veículos leves e 345 veículos pesados e máquinas agrícolas. Entre seus marcos históricos está o início da produção de cabos, em 2007, e a inauguração da fábrica satélite de Conceição dos Ouros (MG), em 2010, que executa a montagem dos produtos com materiais fornecidos por Paraisópolis, além de ter sido a base no lançamento de operações na região.
Tecnologia de ponta
Um dos destaques da fábrica de Paraisópolis é o processo de crimpagem, um procedimento altamente complexo que consiste em conectar o terminal ao cabo. Esse processo exige equipamentos adequados e alto controle de qualidade, com o benefício de agilizar a montagem do componente.
Outro destaque é a fabricação dos cabos e chicotes elétricos para colheitadeiras e tratores, um procedimento também bastante elaborado que demanda maior grau de especialização.
O cuidado constante com a qualidade dos produtos fabricados pela Aptiv e a saúde e segurança de seus colaboradores rendeu à unidade de Paraisópolis três importantes certificados:
- IATF 16949: certificado de gestão da qualidade focado em prevenir defeitos e desperdício na produção, assegurando produtos mais seguros e confiáveis;
- ISO 14001: determina requisitos de gestão ambiental e proteção do meio ambiente;
- OHSAS 18000: especifica normas para segurança e saúde ocupacionais.
Automação na linha de montagem
Desde 2016, a Aptiv conta com sistema autônomo de abastecimento dentro da linha de montagem de Paraisópolis. O projeto, desenvolvido em parceria com alunos do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, de Santa Rita do Sapucaí (MG), criou um modelo que transporta peças ao longo da fábrica para abastecer as máquinas de corte. A ideia nasceu nas salas de aula e ganhou aplicação prática na fábrica. Chamado de AGV (Automated Guided Vehicle), o sistema é programado e guiado por sensores ópticos sobre uma linha, o que torna sua locomoção autônoma. Ele utiliza baterias e pode trabalhar 24 horas por dia, tornando-o mais eficiente do que equipamentos manuais que usam mão de obra humana para funcionarem.
Comemorações
Para celebrar o aniversário de 30 anos da unidade de Paraisópolis, a Aptiv realizará diversas ações envolvendo clientes e funcionários. Os colaboradores com mais de cinco anos na empresa serão homenageados e haverá uma visitação à fábrica aberta aos familiares.
Aptiv.
Printer Press Comunicação Corporativa.
Leia> Coisas de Agora.
Aptiv.
Printer Press Comunicação Corporativa.
Leia> Coisas de Agora.