segunda-feira, 6 de agosto de 2018

NISSAN DO BRASIL E UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA ESTUDAR UTILIZAÇÕES FUTURAS PARA BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS.

Baterias do Nissan LEAF, veículo elétrico mais vendido do mundo, serão testadas como unidades de armazenagem de energia.


A Nissan do Brasil e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram memorando de entendimento que tem como objetivo iniciar estudos para soluções futuras para as baterias usadas de veículos elétricos. O evento de formalização do acordo foi realizado na sede do Laboratório Fotovoltaica UFSC (Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar), em Florianópolis, com a presença do presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, do pró-reitor de pesquisa da instituição, o professor Sebastião Roberto Soares, e do coordenador do Laboratório Fotovoltaica UFSC, professor Ricardo Rüther.

Os convênios a serem firmados no futuro, a partir da assinatura do memorando, permitirão que a fabricante japonesa de automóveis e o grupo de pesquisa da UFSC testem as aplicações dessas baterias. Para tal, a Nissan vai fornecer à UFSC, inicialmente, seis baterias de veículos Nissan LEAF, que foram usados como táxis em São Paulo e no Rio de Janeiro como parte de um projeto especial da empresa entre 2012 e 2016.

"Em todo o mundo, a Nissan vem desenvolvendo parcerias com o objetivo de integrar o carro elétrico à sociedade e promover a mobilidade elétrica. Após a utilização nos veículos, as baterias ainda possuem uma grande capacidade de carga e abastecimento. No Brasil, o trabalho conjunto com os pesquisadores da Universidade Federal da Santa Catarina será fundamental para que todo o potencial dessas baterias seja testado", disse Marco Silva.

Dentre os trabalhos a serem realizados por meio desta parceria, pode-se destacar o estudo do potencial das baterias como sistemas de armazenagem de energia, o que a Nissan chama em todo o mundo de Xstorage Buildings (ou Edifícios de Armazenagem) para a geração de energia de maneira independente da rede elétrica convencional. Considerando o consumo médio residencial no Brasil de 170kWh/mês – 5,66kWh/dia – a energia acumulada em uma bateria pode, por exemplo, manter uma casa funcionando por aproximadamente 3 dias.

A armazenagem de energia solar também será um dos temas de estudo. Uma das primeiras aplicações planejadas pelos pesquisadores acontecerá no próprio prédio do Laboratório Fotovoltaica UFSC. A energia elétrica gerada durante o dia por meio dos módulos fotovoltaicos instalados nas coberturas dos prédios deste laboratório ficará armazenada nas baterias do Nissan LEAF para ser utilizada durante a noite, quando a tarifa de luz é mais cara.

"A parceria com a Nissan é de extrema importância para nosso laboratório, pois ela vai permitir que a gente una os dois pilares das nossas pesquisas que são a mobilidade elétrica e o armazenamento de energia. Estamos muito animados com as diversas possibilidades de aplicação dessas baterias", comenta o professor Ricardo Rüther, que coordena o Laboratório Fotovoltaica UFSC. No ano passado, o grupo desenvolveu um ônibus elétrico alimentado exclusivamente por energia solar usado diariamente para o transporte de pesquisadores e alunos.

O uso alternativo de baterias usadas do veículo Nissan LEAF já é realidade em algumas partes do mundo. Em junho deste ano, a Nissan inaugurou no estádio Johan Cruyff Arena, na Holanda, o maior sistema de armazenamento de energia da Europa. O sistema, alimentado por 148 baterias de Nissan LEAF, funciona de forma independente sem conexão com a rede elétrica convencional. No Japão, a Nissan e sua afiliada 4R Energy Corporation uniram-se à cidade de Namie, no nordeste do país, para instalar postes de luz alimentados por uma combinação de painéis solares e baterias que foram usadas em veículos LEAF.

A parceria com a UFSC no Brasil vai de encontro à visão da Nissan para o futuro da mobilidade, o Nissan Intelligent Mobility, que tem como objetivo transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. As soluções para dar novas formas de utilização às baterias enquadram-se em um dos pilares da visão da marca: o Nissan Intelligent Integration (ou Integração Inteligente da Nissan). As inovações realizadas em todo o mundo com base neste pilar buscam a interação dos veículos com as pessoas, outros veículos e com a infraestrutura dentro das cidades, incluindo casas, empresas e rede elétrica.

Além de desenvolver estudos sobre eletrificação com entidades do país, a Nissan se prepara para lançar a nova geração do LEAF no mercado brasileiro. O carro elétrico mais vendido do mundo chegará ao Brasil em 2019.