Após passar por um processo de rebranding iniciado em 2017, a Transdata apresenta ao mercado sua nova marca e seu novo momento de negócios em stand na LAT.BUS Transpúblico 2018, que acontece em São Paulo, no Transamérica Expocenter, de 31 de julho a 2 de agosto.
Uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de soluções integradas em ITS dedicadas à mobilidade urbana e reconhecida pela experiência na bilhetagem eletrônica de mais de 360 cidades, a Transdata sentiu a necessidade de atualizar sua identidade visual, atrelada ao processo de expansão de mercado.
Elaborado em parceria com a Ana Couto Branding – agência reconhecida internacionalmente e que tem entre seus cases a reconstrução da marca do banco Itaú –, o novo posicionamento da marca reflete a postura da empresa ao longo dos seus 25 anos e reforça o compromisso em construir soluções inovadoras, que atendam não apenas os sistemas de transporte por ônibus, mas todo o ecossistema da mobilidade urbana.
O novo posicionamento e a nova marca da Transdata abrem mão do antigo Smart (que até então acompanhava a tipologia) e carrega a tagline “conectando caminhos”, que simboliza a proposta da empresa de criar novos rumos por meio de soluções inovadoras e tecnológicas. “Somos uma empresa que se propõe a conectar caminhos e ser referência para a mobilidade. A nova marca representa uma evolução na personalidade da Transdata, cujo propósito é expandir a mobilidade humana, desenvolvendo novas tecnologias que melhorem a experiência do usuário do transporte público”, diz Rafael Teles, Diretor de Produtos da Transdata. “As pessoas estão no centro de tudo e a tecnologia só faz sentido quando ajuda a construir caminhos para melhorar as suas vidas”, acrescenta.
Passo a passo
Para atingir o novo resultado, foi aplicada uma metodologia de desenvolvimento da nova marca durante seis meses, que passou pelas fases de diagnóstico (análise da Transdata sob o ponto de vista de negócio, marca e comunicação), construção da plataforma da marca (identificação do arquétipo e da personalidade da marca, qual seu propósito no mundo e seu posicionamento de comunicação), passando à criação efetiva da nova marca e o seu novo universo visual, ou seja, suas cores proprietárias, elementos, fonte, texturas e regras claras de como a marca deve se comportar.
Ao mesmo tempo, a empresa trabalhou numa ampla revisão do seu portfólio de produtos e serviços, o que resultou em uma série de novidades que começarão a ser apresentadas na LAT.BUS Transpúblico 2018. Entre elas, uma solução para reserva e emissão de passagens em linhas rodoviárias, junto com uma ferramenta exclusiva de Relacionamento e Fidelização. Outras novidades são a nova geração de câmeras de biometria facial e novas soluções em autoatendimento embarcado e de retaguarda.