sexta-feira, 6 de julho de 2018

HUAWEI DEMONSTRA CONDUÇÃO REMOTA DE VEÍCULO CONECTADO UTILIZANDO REDE LTE ORIENTADA PARA 5G.

A demonstração, feita em colaboração com a operadora China Mobile e com a fabricante de automóveis SAIC, utilizou tecnologias de baixa latência e monitoramento de vídeos da companhia.


Veículo sendo operado remotamente durante a MWC Shanghai.

Não é de hoje que o mercado anuncia testes e cases envolvendo carros conectados. Agora, chegou a vez da Huawei, em colaboração com a operadora China Mobile e a automobilística SAIC, apresentar o mais recente case de condução remota de veículo conectado utilizando redes LTE orientadas para o 5G. A demonstração, habilitada usando soluções de baixa latência da companhia, foi operada por uma pessoa que, por meio de um controle remoto, controlou o percurso do veículo nas ruas.

Além de conectividade de baixa latência, a Huawei forneceu também suas tecnologias de  monitoramento de vídeo em HD para os veículos desenvolvidos pela SAIC, enquanto a China Mobile forneceu o sistema de condução remota.

A baixa latência é essencial para soluções operando em LTE orientada para 5G, e a solução da Huawei tornou a precisão no controle do veículo possível reduzindo o tempo de resposta do automóvel para menos de 20 ms. Já para habilitar o monitoramento de vídeo em HD, necessário para que o responsável pela condução remota controle o veículo entendendo as condições da via em tempo real, a companhia utilizou MIMO 4X4.

Os veículos inteligentes e conectados possuem requisitos rígidos para a latência da rede, já que a condução remota e a operação da frota são intolerantes a erros. As instruções de condução devem ser fornecidas sem falhas ou atrasos para que seja possível lidar com situações de emergência nas ruas e garantir uma experiência de condução segura e de ótima qualidade.

A transformação digital avança rapidamente no mundo todo, com a indústria de carros conectados atuando de forma ativa junto à indústria de TICs. Esses veículos têm apresentado diversos cenários potenciais de aplicação, como a condução remota de ônibus e transporte por caminhões e que podem  melhorar a eficiência de operações.

Em 2017, China Mobile, SAIC e Huawei fizeram juntas uma demonstração bem-sucedida dos benefícios da condução remota na rede 5G new radio (NR). Este ano, as três empresas trabalharam lado a lado novamente para concluir a verificação de três aplicações típicas de veículos conectados. Esses esforços combinados visam gerar mais oportunidades de negócios para atender milhões de pessoas.

A Huawei, recentemente reconhecida pela Forbes como uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, espera garantir a materialização de uma condução mais segura com um consumo de energia reduzido, melhorando a qualidade de vida das pessoas a partir de soluções mais inteligentes, econômicas e sustentáveis.

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicaçã é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. No Brasil há 20 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.