A BYD, gigante global pioneira em soluções de energia limpa, anunciou nesta segunda-feira (9) um acordo de cooperação estratégica com a Changan Automobile para fabricar em conjunto baterias para veículos elétricos.
O inovador acordo fará com que ambas as empresas colaborem na produção e venda dessas baterias por meio de uma nova entidade legal com sede em Chongqing, uma mega cidade de 33 milhões de habitantes na região central da China.
Ambas as empresas fazem planos para que a capacidade produtiva total de baterias de 10GWh seja escalonada em duas fases, com a primeira etapa estimada em 5-6GWh e a segunda fase em 4-5GWh.
“Este acordo é um marco significativo na forma como a BYD conduz seus negócios e tem implicações para o segmento de baterias e o desenvolvimento de longo prazo de toda a organização ", disse o presidente da BYD, Wang Chuanfu.
A BYD, que começou como fabricante de baterias em 1995, planeja acelerar seus negócios e consolidar sua posição trabalhando com OEMs nacionais e internacionais, estabelecendo joint ventures e atraindo investimentos estratégicos.
"Esta cooperação estabelece um novo marco para a produção de automóveis inteligentes e
veículos elétricos da China", disse o presidente da Changan Automobile Zhu Huarong. "Vamos abrir caminho para uma revolução na indústria automotiva global, mais inteligente e mais ecológica".
Além disso, as duas gigantes automobilísticas pretendem pesquisar em conjunto a direção autônoma e uma ampla gama de novas tecnologias para veículos elétricos. Isso inclui a reciclagem das baterias e a tecnologia de carregamento rápido. Elas também planejam melhorar a cadeia de suprimentos e montagem de automóveis.
A BYD e a Changan Automobile almejam expandir sua presença no exterior, explorando a possibilidade de iniciar novas fábricas, canais de distribuição e serviços. Enquanto isso, os novos veículos elétricos da BYD serão anunciados na Changan Travel, uma plataforma de compartilhamento de automóveis criada pela Changan Automobile.
BYD.
Leia> Coisas de Agora.
BYD.
Leia> Coisas de Agora.