Cliente Volkswagen há mais de vinte anos, a Nardelli, empresa de transporte coletivo com linhas em Salto (SP) e que em 2018 completa 50 anos de operações, ostenta orgulhosamente um marco histórico. Foi uma das primeiras a adquirir os ônibus Volkswagen no interior de São Paulo, encomendando 19 chassis Volksbus produzidos na antiga linha de montagem do Ipiranga, em São Paulo (SP), em 1994.
Os veículos foram comprados na concessionária Gaplan, localizada em Campinas.
Rodolfo Nardelli Neto é diretor da transportadora e conta com nostalgia como foi adquirir os primeiros chassis VW: “Confesso, achamos que estávamos correndo um grande risco ao comprar os novos ônibus, pois eles estavam no início da produção e havia ainda poucos clientes Volksbus. Mas pouco tempo depois os chassis ficaram famosos pela região de Salto, todos perguntavam e queriam saber a respeito”, comenta Nardelli Neto.
Em meio à frota de 110 ônibus da empresa, composta majoritariamente por modelos Volkswagen, ainda hoje se encontra um desses 19 ônibus pioneiros: o veterano VW 16.180 CO foi o primeiro a chegar e ainda está em operação.
O diretor conta também sobre a evolução dos Volksbus ao longo desses anos: “Houve uma grande mudança na tecnologia dos produtos Volkswagen, principalmente referente ao sistema de tratamento de gases, EGR. Mas uma coisa não mudou: o atendimento da assistência técnica. Sempre que precisei eles atenderam prontamente”.
“A Nardelli foi uma das primeiras empresas de transporte urbano no interior do estado de São Paulo a acreditar no sucesso dos chassis VW. Essa parceria foi construída com base na confiança em nossos produtos e no atendimento de pós-vendas. Esse é o resultado de um trabalho intenso para a redução do custo operacional, com foco na robustez para uma maior disponibilidade e agilidade de nossa rede de assistência técnica”, comenta Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da MAN Latin America.
Vanguarda histórica
O pioneirismo tecnológico também é marca na família VW. O primeiro chassi Volksbus introduziu no mercado o padrão de capô com isolamento acústico e térmico nos modelos com motores dianteiros para mais conforto na operação. Também contemplou uma demanda por eixo com maior capacidade de carga real para atender à realidade das aplicações, em prol da durabilidade.
Em outras palavras, o chassi 16.180 CO marcou a estreia da Volkswagen no transporte de passageiros com mais pessoas usufruindo de cada viagem e conforto superior, sempre preservando o baixo custo de aquisição e operação. Essas premissas se consolidaram como pré-requisito em todos os desenvolvimentos da marca a partir dali. Foi assim nos modelos que vieram na sequência: o VW 16.210 CO e o VW 17.210 CO.
O sucesso dos primeiros modelos motivou uma nova fase de investimento em chassis de ônibus, simbolizada pela inauguração da fábrica da então Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). Pouco depois, surgiu o primeiro modelo VW com motor traseiro, o Volksbus 17.240 OT, e criado um time dedicado e permanente de Engenharia de Ônibus na montadora. E assim a família Volksbus só cresceu. Hoje são 17 modelos de chassis com dezenas de versões diferentes.
MAN Latin America.
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