terça-feira, 17 de abril de 2018

ÔNIBUS VOLKSWAGEN: 25 ANOS NAS CONCESSIONÁRIAS DE TODO O BRASIL.


Há 25 anos a rede de concessionárias da Volkswagen Caminhões assumia um novo desafio: apresentar ao cliente os ônibus Volkswagen, que nasciam sob medida para o transporte coletivo de passageiros e inauguravam a presença da marca nesse segmento.

Heitor Tosi Neto, concessionário da marca, lembra-se bem desse momento. “Tínhamos a missão de ser uma  opção competitiva e concreta aos empresários, provar que o nosso produto era bom e estaríamos ao lado do cliente no pós-vendas para todo e qualquer auxílio. E isso foi muito bem feito pela rede, com irrestrito apoio da VW.”

O projeto junto à rede de concessionários começou anos antes do lançamento e envolveu o preparo para o ingresso nesse novo negócio, que trouxe uma série de novidades em todos os âmbitos. 

“Era uma nova cultura: nova marca, novo modo de oferecer veículos, novo modelo no negócio de ônibus”, destaca Tosi Neto, hoje também presidente da ACAV (Associação dos Concessionários MAN Latin America).

Tosi exemplifica que os investimentos na representação da nova marca já deixavam bem clara a premissa dos ônibus Volkswagen. “Adquirimos peças, ferramental específico, treinamos o pessoal de pós-vendas, mas não foi necessário fazer grandes mudanças na estrutura das concessionárias. Compramos, sim, uma oficina móvel, um caminhão VW 7.100 que ia às garagens dos clientes para manutenção e acompanhamento próximo. Ou seja: estávamos onde o cliente estivesse.”


A fórmula deu certo: a função de monitores de ônibus, criada com pioneirismo pela VW Caminhões e Ônibus, continua com força na rede em todo país. São 80 profissionais atendendo cerca de 22 mil veículos por ano, o que soma mais de 550 mil Volksbus monitorados ao longo dessa história. A rede de concessionárias também é destaque: são 80 pontos de atendimento dedicado ao cliente de ônibus, o que representa a maior capilaridade do Brasil.

“O papel do monitor de ônibus foi preponderante para o negócio desde o início. O cliente sentia que podia confiar, que era só o começo de uma parceria duradoura, que anda paralelamente ao contínuo desenvolvimento da engenharia, graças à troca de experiências”, relembra Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

“Vínhamos com um conceito diferente, pautado no veículo sob medida, com testes nos clientes e acompanhamento nas garagens. Esse processo permeia toda nossa estratégia continuamente. E claro, a rede se dedicou e acreditou desde o início”, complementa Alouche.

Para Tosi, o legado dos 25 anos de Volksbus é bastante comentado pelos clientes em toda a rede. “Trata-se de um produto desenvolvido nas garagens, junto com os frotistas, quebrando paradigmas e abrindo o mercado. Valorizamos os clientes com suas opiniões”. 

Comunicação MAN Latin America.

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