Novo recorde para a Audi: a marca fechou seu melhor primeiro trimestre na história. Entre janeiro e março, a companhia vendeu cerca de 463.800 automóveis em todo o mundo, 9,8% a mais do que no mesmo período do ano passado. As altas demandas na China (+41,9%) e na América do Norte (+10,2%), em particular, impulsionaram o crescimento nos primeiros três meses do ano. Na Europa, no entanto, as vendas desde janeiro ficaram abaixo do nível recorde de 2017, com uma queda de 4,7%. Em março, a empresa entregou cerca de 183.750 automóveis premium (+6%) em todo o mundo.
"A quebra de recorde neste início de ano nos dá um impulso importante. Com os modelos A7, A6, A1 e Q3, estaremos renovando cerca de um quarto de nosso portfólio somente na Europa ao longo do ano", diz Bram Schot, membro do Conselho de Vendas e Marketing da Audi AG.
Na China, a Audi também fechou o primeiro trimestre com sucesso. A companhia entregou 154.270 carros desde janeiro, um aumento de 41,9% no país. No mês passado, a demanda cresceu 30,6%; a montadora vendeu mais automóveis na China do que nunca no mês de março, entregando 54.031 unidades. O A4 provou ser uma peça importante para esse crescimento. O número de entregas do modelo aumentou em 86,4% de um ano para o outro, com mais de 13.800 carros. Desde o início de 2018, mais de 37.350 clientes chineses receberam suas chaves por um A4 (+99.2%). O campeão de vendas também segue essa tendência positiva mundialmente, alcançando crescimento de 15,3%, para cerca de 87.850 A4 entregues no período de janeiro a março.
Com queda de 5,8% nas vendas em março, a Europa é indicativa da complexa situação de renovação do portfólio da marca. Na Alemanha e no Reino Unido, os dois maiores mercados europeus da Audi, as entregas caíram em relação aos fortes números de vendas de 2017. No mercado interno, a marca premium entregou 28.247 automóveis (-9%) no último. No Reino Unido, as vendas caíram 2,9% em março se comparado ao mesmo mês do ano passado. No primeiro trimestre, as vendas no Reino Unido ficaram em pé de igualdade com o ano anterior, subindo 0,1%, e tiveram um desempenho muito mais resiliente do que o mercado geral em declínio. As demandas na Espanha (+11,3%) e na Itália (+2,8%) também permaneceram positivas no mês passado. Em ambos os mercados, o interesse no Q5 se manteve desde o início do ano: 1.618 clientes espanhóis (+51,5%) e 2.106 compradores italianos (+131,9%) optaram pelo SUV no primeiro trimestre. Outro resultado positivo: na Áustria, a Audi conquistou uma liderança de mercado premium em relação aos emplacamentos de carros entre janeiro e março.
No continente norte-americano, a Audi também continuou a crescer em março, aumentando as vendas em 8,3%, para cerca de 24.550 carros. Com cerca de 61.400 entregas, a empresa registrou crescimento de 10,2% ano a ano na região desde janeiro. Somente no Canadá, a Audi vendeu 3.404 unidades em março, mantendo seu crescimento de dois dígitos nas vendas nos últimos meses (+14%). Desde janeiro, um em cada três clientes canadenses da Audi escolheu um Q5. A Audi of America também alcançou mais um mês recorde, com crescimento nas vendas de 7,4%, para 20.090 unidades. A família Q mais uma vez contribuiu amplamente para esse sucesso. A quota de SUVs nos Estados Unidos é atualmente de 52%, ou seja, um em cada dois modelos da Audi vendidos neste mercado pertence à família Q. O Q7 vem se mostrando bastante popular. No mês passado, um em cada três modelos Audi entregue para um cliente norte-americano foi um Q7. Em todos os modelos, as vendas acumuladas aumentaram 9,7% nos Estados Unidos.
Vendas AUDI AG
|
Em março
|
Acumulado
|
||||
2018
|
2017
|
Variação sobre 2017
|
2018
|
2017
|
Variação sobre 2017
|
|
Mundo
|
183,750
|
173,385
|
+6.0%
|
463,800
|
422,481
|
+9.8%
|
Europa
|
92,750
|
98,445
|
-5.8%
|
216,000
|
226,647
|
-4.7%
|
Alemanha
|
28,247
|
31,024
|
-9.0%
|
77,218
|
82,968
|
-6.9%
|
Reino Unido
|
30,017
|
30,926
|
-2.9%
|
47,934
|
47,882
|
+0.1%
|
França
|
5,256
|
5,806
|
-9.5%
|
12,768
|
15,457
|
-17.4%
|
Itália
|
6,228
|
6,061
|
+2.8%
|
16,454
|
17,190
|
-4.3%
|
Espanha
|
5,408
|
4,860
|
+11.3%
|
15,758
|
14,737
|
+6.9%
|
Estados Unidos
|
20,090
|
18,705
|
+7.4%
|
50,052
|
45,647
|
+9.7%
|
México
|
1,068
|
999
|
+6.9%
|
3,415
|
3,196
|
+6.9%
|
Brasil
|
735
|
693
|
+6.1%
|
1,944
|
2,158
|
-9.9%
|
Continente chinês + Hong Kong
|
54,031
|
41,371
|
+30.6%
|
154,270
|
108,707
|
+41.9%
|
Comunicação Audi do Brasil.