segunda-feira, 26 de março de 2018

NISSAN INAUGURA FÁBRICA PARA RECICLAR BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS.

A primeira fábrica especializada na reutilização e reciclagem de baterias de íons de lítio de veículos elétricos do Japão deve abrir em meio à crescente demanda por carros elétricos

A unidade, localizada na cidade de Namie, no leste do Japão, será operada pela 4R Energy Corporation, uma joint venture entre a Nissan e a Sumitomo Corporation

Com o número de carros elétricos aumentando rapidamente, questões ambientais, incluindo as mudanças climáticas, são preocupações dos motoristas de todo o mundo. A disponibilidade de baterias de íons de lítio usadas deverá aumentar significativamente no futuro próximo, já que os compradores da primeira geração de carros elétricos vão querer substituir seus veículos. Espera-se que a reciclagem e a refabricação dessas baterias tenham um impacto substancial no segmento, afetando a demanda por novos materiais, o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Fundada em 2010 pela Nissan e pela Sumitomo Corporation para focar na reutilização efetiva de baterias de carros elétricos, a 4R adquiriu experiência valiosa


A empresa desenvolveu um sistema que mede rapidamente o desempenho de baterias usadas e planeja aplicar essa tecnologia inovadora a baterias coletadas em todo o Japão.

A fábrica servirá como centro global para o desenvolvimento e fabricação da 4R. As baterias recicladas e refabricadas serão usadas para oferecer a primeira bateria substituível trocável do mundo para veículos elétricos, e também serão usadas em sistemas de armazenamento em larga escala e empilhadeiras elétricas. A unidade é a primeira fábrica nova da cidade de Namie desde que a cidade foi devastada pelo terremoto e tsunami do Japão em março de 2011, e deve ajudar a revitalizar a economia local.

Como líder em tecnologias de emissão zero, a Nissan busca realizar uma sociedade de mobilidade sustentável desenvolvendo e comercializando veículos elétricos e promovendo seu uso globalmente.

A Sumitomo Corporation acredita firmemente no impacto positivo dos veículos elétricos no ambiente global e está contribuindo para a expansão de seu uso em colaboração com a 4R. Os esforços contínuos da empresa incluem a promoção da reutilização e reciclagem de baterias de carros elétricos usados para fins que incluem o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia estacionários.

A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.

Nissan do Brasil.

Leia> Coisas de Agora.

Assista> TV Coisas de Agora.

Ouça> SP/RIO 101,5 FM.