A província de Ontário, no Canadá, vem concentrando grandes esforços e investimentos para apoiar a inovação do setor automobilístico, para garantir que continue ocupando posição de relevância internacional no setor, sendo o único mercado subnacional a contar com cinco grandes montadoras, Fiat-Chrysler, Ford, General Motors, Honda e Toyota.
O governo firmou parceria com o Instituto de Tecnologia da Universidade do Ontário (UOIT), investindo C$ 4 milhões, em conjunto com C$ 1 milhão oferecido pela empresa Magna, além de mais C$ 500 mil da própria instituição de ensino. Esta quantia servirá para ampliar o Centro de Excelência Automotiva (ACE) da universidade, ao fim de torná-lo o centro mais abrangente do mundo em testes aerodinâmicos e térmicos.
Por meio desta parceria, aumentará sua instalação, adicionando um Moving Ground Plane - um cinto gigante que atua como uma estrada movendo-se sob um veículo, simulando as forças aerodinâmicas que agem contra os carros em movimento e medindo as características físicas em condições do mundo real. O Moving Ground Plane proporcionará aos alunos as ferramentas necessárias para treinar e realizar pesquisas em um ambiente de alta tecnologia, tornando-os mais bem preparados para inovar no mercado.
Além de ajudar empresas e pesquisadores a criar novos produtos eficientes em termos de energia, como ressalta Dave Pascoe, vice-presidente de Engenharia e Inovação e Desenvolvimento da Magna International Inc. “O acesso a ferramentas de engenharia sofisticadas como esse túnel de vento permitirá que empresas como a Magna desenvolvam produtos aerodinâmicos passivos e ativos melhores que reduzem o uso de combustível automotivo e as emissões de CO2 no meio ambiente".