A empresa indiana de componentes automotivos Precision Camshafts Limited (PCL) anunciou a escolha de Santa Gertrudes, a cerca de 180 km da capital paulista, para sua primeira fábrica nas Américas. A planta recebe investimento de US$ 30 milhões e vai contar com 250 funcionários até seu terceiro ano de operação – 70 deles serão contratados até o final de 2018.
O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem assessorado a empresa em questões tributárias, de licenciamento e infraestrutura.
O principal produto vendido pela PCL em todo o mundo são eixos de comando de válvula. Atualmente, eles são produzidos em fábricas na China e na Índia. A decisão de vir para o Brasil e o ocidente faz parte de um plano de expansão da empresa. E, no caso do Brasil, uma das grandes montadoras de automóveis que opera no Estado de São Paulo solicitou a nacionalização da fábrica para que possa lançar uma nova linha de motores.
"A vinda da PCL é uma amostra da confiança dos investidores de todo o mundo no crescimento do mercado de autopeças no Brasil", afirma Sérgio Costa, diretor de Negócios da Investe SP. "Diversas empresas como essa tem percebido que a tendência desse mercado nos próximos anos é crescer, e que estar em solo brasileiro é dar um passo à frente da concorrência", complementa.
Também faz parte do projeto da PCL iniciar, em Santa Gertrudes, uma plataforma de fornecimento de peças que atenda fabricantes de motor em outros países da América Latina, principalmente o México. No início, apenas eixos de comando serão fabricados, com amostras prontas já antes do final do ano. Mas, de acordo com a reação do mercado, é possível que outras linhas de produção também sejam trazidas para o Brasil no futuro.
Precision Camshaft Limited
Com sede em Solapur, Maharashtra, na Índia, a PCL foi criada pra a usinagem de válvulas de comando, em 1992. O produto continuou sendo o carro-chefe da empresa, que desde então, cresceu com a participação acionária de um grupo britânico e duas joint-ventures na China. Hoje, seu objetivo é chegar a alcançar um total de 20% no mercado de válvulas de comando. Suas operações são realizadas em dez plantas no total: oito na Índia e duas na China.
Visite: www.investe.sp.gov.br.