O novo Jaguar E-PACE, recentemente apresentado ao mercado brasileiro, alcançou uma classificação de cinco estrelas nos testes de segurança Euro NCAP, o que confirma o veículo como um dos mais seguros do mercado global
Primeiro SUV compacto da marca britânica, o modelo mantém alto nível de segurança para todos os ocupantes, com pontuações de 86% nos testes de proteção para adultos, 87% para crianças e 77% no testes de proteção a pedestres.
O E-PACE obteve a nota máxima nos testes de barreira lateral e de deslocamento lateral e frontal para ocupantes infantis. Nos testes com foco nos pedestres, o modelo obteve um alto desempenho, especialmente para a proteção de pessoas em caso de colisão.
O E-PACE possui um conjunto abrangente de sistemas de segurança, que incluem frenagem de emergência com detecção de pedestres. A tecnologia avançada é capaz de detectar um risco de colisão com carros ou pedestres e acionar automaticamente os freios.
"A segurança é um dos nossos mais importantes princípios para os clientes e por isso estamos muito satisfeitos com o reconhecimento que o Jaguar E-PACE recebeu do Euro NCAP. O SUV trará novos clientes à marca Jaguar, particularmente famílias jovens, de modo que a segurança é uma prioridade absoluta que, claramente, nós já estamos entregamos. Combinado com design excepcional e dinâmica de condução, o E-PACE é sobretudo um Jaguar moderno", afirmou Nick Rogers, Diretor de Engenharia da Jaguar Land Rover.
Dotado de uma série de sistemas se segurança ativos, além de agir diretamente de forma a evitar algum acidente, o E-PACE também oferece extrema segurança ao passageiro em caso de colisão.
Os sistemas avançados de assistência ao condutor disponíveis no modelo incluem
> Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre: fornece um aviso sonoro de perigo de colisão dianteira e, se o motorista não agir, aplica os freios para ajudar a reduzir a gravidade de uma colisão ou evitá-la.
> Faróis de LED Matrix-Laser: o Assitente Inteligente de Farol Alto (IHBA) e a Iluminação Frontal Adaptativa (AFL) podem ser utilizados para dividir o feixe principal de luz em tiras verticais imperceptíveis, que maximizam a iluminação em torno do tráfego que se aproxima, enquanto lança uma sombra à frente de veículos próximos para evitar o ofuscamento.
> Assistente de Faixa de Rodagem: detecta uma saída da pista involuntária e aplica uma contra-direção corretiva para manter a posição na faixa.
> Monitor de Fadiga do Motorista: detecta a fadiga do motorista através do monitoramento de direção, freio e acelerador, fornecendo alertas quando o cansaço é detectado.
> Controle de Cruzeiro Adaptativo com Assistente de Fila: reduz automaticamente a velocidade se o veículo à frente também reduzir. Uma vez que a estrada à frente estiver livre, ele retoma a velocidade predefinida.
> Airbag de Pedestre: aciona um airbag exterior em caso de colisão, para proteger os pedestres e os ciclistas do contato com o capô e o para-brisas.
> Monitoramento de Tráfego Reverso: avisa o motorista de veículos, pedestres ou outros perigos que se aproximam de cada lado do veículo, através de alertas de áudio e visuais.
> Assitente de Ponto Cego: alerta o motorista sobre os veículos que estão – ou que se aproximam rapidamente – do ponto cego com uma luz de advertência piscando e guiará o carro com segurança, se o veículo começar a mudar de faixa.
O Jaguar E-PACE já pode ser reservado nas concessionárias Jaguar Land Rover de todo o Brasil. Em pré-vendas, o veículo estará disponível no mercado brasileiro a partir do mês de abril de 2018 em quatro diferentes versões.
Modelos e preços para o mercado brasileiro
E-PACE 249 cv R$ 222.300
E-PACE R-Dynamic S 249 cv R$ 246.750
E-PACE First Edition 249 cv R$ 275.900
E-PACE R-Dynamic SE 300 cv R$ 278.080