Cerca de 9 mil profissionais de toda a rede de concessionários Fiat e Jeep participaram do “Game of Talents”, programa de qualificação idealizado pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), que aconteceu entre maio e outubro deste ano e englobou as mais diversas categorias profissionais envolvidas na operação da rede concessionária.
O “Game of Talents” buscou identificar e reconhecer os melhores profissionais da rede. A iniciativa está inserida no programa WCD (World Class Dealer ou Concessionário de Classe Mundial) da FCA, que tem como objetivo aprimorar constantemente os serviços de venda e pós-venda, além de desenvolver e reconhecer talentos.
A participação no “Game of Talents” foi voluntária e cerca de 9 mil profissionais, sendo 7 mil da rede Fiat e 2 mil da rede Jeep, de todo o Brasil se inscreveram. Deste total, foram selecionados, após algumas etapas, os 30 melhores por marca, nas seguintes modalidades: Gestor de Vendas, Consultor de Vendas, Atendimento ao Cliente, Gestor da Qualidade, Entregador Técnico, Gestor de Serviços, Consultor de Serviços, Gestor de Peças, Técnico Master e Gestor de Recursos Humanos.
A seleção foi feita por meio de uma metodologia de ‘gamefication’ focado nos processos WCD. Perguntas baseadas nos treinamentos, histórias das marcas e produtos foram as bases da primeira fase do programa.
O questionário, elaborado pela equipe da Universidade Corporativa da FCA, foi construído para que o nível de dificuldade e desafio aumentassem a cada etapa. Os treinamentos já disponibilizados à rede, os manuais do WCD e a vivência em concessionárias foram a base para criar questões específicas para a área de atuação de cada profissional.
A capacitação estimulada pelo “Game of Talents” proporcionou que os conhecimentos e habilidades dos colaboradores de toda a rede fossem testados. E eles conheceram seus resultados em tempo real, o que criou desafios e estímulos para que o profissional avançasse de fase, assim como em um jogo.
Os treinamentos, baseados nas experiências e expectativas dos clientes FCA, foram divididos em quatro modalidades: web convencional, presencial, Virtual Academy (aula virtual) e TVFCA. As metodologias variaram em virtude do conteúdo, do objetivo atuais e do que se espera para cada área de atuação dos participantes.
Na última fase do “Game of Talents” foi construída uma concessionária modelo e uma companhia de teatro foi contratada para criar as mais diversas situações, algumas delas extremas, todas essas simulações foram baseadas na metodologia de “Gamification Humanizado”. Os participantes do programa, avaliados por especialistas da FCA, tiveram de interagir com os atores e demonstrar suas habilidades no processo de vendas, gestão de pessoas, negócios, peças e solução de problemas. Daí saíram os vencedores, das mais diversas regiões do Brasil.
Os vencedores
Fiat
Atendimento ao Cliente - Jandir Salvador - Fipal (Cascavel)
Gestor de Qualidade - Cristiano Basílio da Silva - Domani (Várzea Grande)
Gestor de RH - Gerson Bottura de Souza - Fipal (Cascavel)
Consultor de Serviços - Bruna Cicerelli Salemme - Savol (Santo André)
Gestor de peças - Micheline Maria de Oliveira Rosa - Revemax (Itauna)
Gestor de Pós-venda - Augusto de Arruda Graeff - Marina (Carazinho)
Entregador - Mateus Oliveira Souza Gonçalves - Cevema (Juazeiro)
Técnico master - Marcio se Souza Bassano - Ideal (São Lourenço)
Consultor de vendas - Gioivanni Alvarega Gajo - Laveli (Lavras)
Gestor de vendas - Leandro da Silva - Fipal (Cascavel)
Jeep
Atendimento ao Cliente - Tatiana Crescencio Kachuba - Fipal (Maringá)
Gestor de qualidade - Tamires de Cassia Duarte Marin - Dahruj (São Paulo)
Gestor de RH - Thayane Serrano - Colorado (Santos)
Consultor de serviços - Juliano Cesar Silva Pereira - Stecar (Ribeirão Preto)
Gestor de peças - Marcelo Capra - Divesa (Tarumã)
Gestor pós-vendas - Acilino Alves de Souza Filho - Divesa (Seminário)
Técnico master - Francisco Cordeiro de Lima - Europa (São Paulo)
Consultor de vendas - Rafael Ribeiro Rocha Freitas - Strada (Belo Horizonte)
Gestor de vendas - Igor Guimarães Geraldi - Europa (São Paulo).