Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), recebe no dia 25 de novembro a primeira etapa do 7º Rodeio de Caminhões. A competição, promovida pela Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, estimula e valoriza a segurança viária entre os motoristas de caminhões-tanque.
Com uma frota de mais de 3 mil caminhões guiados por cerca de 3,5 mil motoristas que prestam serviços de transporte de combustíveis em todo o país, a companhia desenvolveu a iniciativa para promover o ambiente de “Zero Acidente”, por meio da valorização dos profissionais com destacada performance em segurança. Esta campanha, com grande foco em meritocracia, conta com uma série de ações motivacionais, como workshops e treinamentos nas filiais das transportadoras, com o objetivo de atingir a excelência operacional e zerar o número de acidentes.
“Desta forma, buscamos a valorização da segurança viária e da saúde dos motoristas parceiros. Ou seja, o respeito à vida, que é um dos pilares da companhia”, comenta o gerente de Operações de Transporte da Raízen, Eduardo Lucena.
Nesta etapa, 50 motoristas terão suas habilidades colocadas à prova por meio de cinco testes de precisão das manobras, que devem ser realizados em no máximo 7 minutos: curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus, condução em linha reta com pinos e linha de parada (simulação de julgar a posição do para-choque dianteiro.
Para participar, o motorista - além de realizar provas teóricas sobre atividades cotidianas antes da competição - precisa pertencer a uma transportadora que tenha atingido todos os indicadores de performance de segurança no período, como zero acidente com pessoas e zero derrame. Os profissionais também devem ter um histórico de zero violação - não apresentar picos de velocidade e cumprir as regras de jornada de trabalho rigorosamente.
O evento tem apoio do Clube Irmão Caminhoneiro Shell, programa pioneiro de relacionamento com os caminhoneiros que traz benefícios exclusivos desenvolvidos especialmente para as necessidades de quem leva a vida na estrada. “Essa união reforça nosso posicionamento de parceiro dos motoristas em todos os momentos”, ressalta Andreas Lips, gerente de Marketing Rodovias e Diesel.
Depois de Canoas, serão realizadas etapas em Itu (SP), Paulínia (SP) e Fortaleza (CE). Os 50 melhores pontuados no ranking geral participarão da final, em um resort no Nordeste, onde terão a companhia e a torcida de suas famílias. O vencedor receberá um carro 0km, o vice uma moto, e o terceiro colocado uma TV com home theater. Nas etapas regionais, os prêmios são, respectivamente do primeiro ao terceiro lugares, uma TV Led 43’’, um tablet e um notebook.
As provas se iniciam às 7h30, do dia 25/11, na sede da Transportadora Henrique Stefani (av. Antonio Frederico Ozanan, 101, Canoas). No local haverá infraestrutura com arquibancada coberta. A entrada é livre para o público em geral.
Sobre a Raízen
A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis.
A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, produz 4,2 milhões de toneladas de açúcar anualmente e 4,7 milhões de toneladas são comercializadas. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e a empresa comercializa anualmente 2.8 TWh de energia elétrica.
A Raízen também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select.
Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do Estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Foto: Portal Transporta Brasil.
Foto: Portal Transporta Brasil.