quinta-feira, 30 de outubro de 2025

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS ENTREGA SOLUÇÕES QUE DEIXAM LEGADO NA COP30

A partir desta quinta-feira, 30 de outubro, 18 caminhões Volkswagen estão a caminho de Belém do Pará para transportar 1,5 milhão de unidades de Mamba Water, a primeira água com embalagem 100% reciclável a abastecer uma COP. 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus soma forças à Heineken, que anunciou também a doação de 20 milhões de litros de água potável para comunidades ribeirinhas da Amazônia. As iniciativas estão alinhadas ao compromisso da Volkswagen Caminhões e Ônibus em promover ações que geram impacto positivo e constroem um legado para a sociedade.

Pertencente à Heineken Spin, a Mamba Water será doada para consumo durante a COP30, principal conferência global onde líderes mundiais debatem soluções para o combate ao aquecimento global e assumem compromissos frente aos desafios climáticos atuais e futuros. O evento será realizado de 10 a 21 de novembro, na capital do Pará. As latas serão consumidas na Zona Azul do evento, espaço que concentra as negociações globais, reuniões ministeriais e conferências com líderes mundiais.

“O compromisso com a sustentabilidade está em nosso propósito. Firmar parceria com a Mamba Water, marca que já anunciou a doação de 20 milhões de litros de água potável a comunidades ribeirinhas como Piriquitaquara, na Ilha do Combu, e Taiassuí, em Benevides, reforça nosso papel em iniciativas que promovem sustentabilidade e responsabilidade social”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

“A Mamba Water nasceu para transformar o acesso à água em impacto social e é uma honra levar essa agenda ao evento de discussões sobre mudanças climáticas mais importante do mundo. Estar presente neste fórum reforça nossa dedicação às soluções colaborativas que unem setor privado, governo e sociedade civil”, diz Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo Heineken.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus é referência no desenvolvimento de soluções de transporte sustentável para todos e segue em constante investimento em pesquisas sobre o tema. Essas iniciativas reforçam os compromissos do Programa Futuro da companhia que promove ações que deixem um legado ainda mais sustentável às próximas gerações.

Outras iniciativas VWCO

Apoiar o desenvolvimento da região amazônica faz parte do compromisso da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Um exemplo é o Programa Mais Caminhos, que oferece capacitação em inglês e mentoria para jovens de Belém do Pará, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho, tanto durante a COP30 quanto em suas trajetórias futuras.

A montadora também é patrocinadora do Museu de Ciências da Amazônia (MuCA), iniciativa voltada à pesquisa, inovação e educação científica em Belterra (PA), no coração da Floresta Nacional do Tapajós. A parceria reforça seu papel como agente ativo no desenvolvimento sustentável, na valorização cultural e científica da Amazônia e no fortalecimento das comunidades locais.

“Participamos ainda de discussões com instituições comprometidas com a criação de infraestrutura adequada para caminhões elétricos, os chamados corredores verdes. Somos pioneiros na eletromobilidade no transporte de cargas no país e temos uma longa trajetória com a sustentabilidade. Entre as ações mais recentes, conduzimos testes com biodiesel B100 em parceria com clientes, reafirmando nosso compromisso com alternativas energéticas mais limpas e viáveis para o transporte”, conclui Cortes.

Relatório de Sustentabilidade

Em 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus celebrou um ano de conquistas notáveis, refletidas em seu Relatório de Sustentabilidade. Os principais destaques têm relação com a atuação integrada da montadora em prol da mobilidade mais limpa, eficiente e humana, abrangendo toda a esfera de operação da marca. O relatório está disponível para download em www.vwco.com.br/institucional/1220

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

GENERAL MOTORS E UBER ANUNCIAM PARCERIA INÉDITA PARA AMPLIAR ACESSO A CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL

Iniciativa oferece condições especiais para que parceiros da Uber possam adquirir o Chevrolet Spark EUV, disponível na categoria Black, por R$ 149.990,00, ou optar por planos de financiamento com taxas a partir de 0% ao mês

A General Motors e a Uber anunciam parceria estratégica para facilitar o acesso de motoristas parceiros a veículos elétricos no Brasil. O acordo marca mais um passo no compromisso das duas empresas com a mobilidade sustentável e a redução de emissões no país.

A iniciativa permitirá que motoristas que utilizam a plataforma da Uber adquiram o Chevrolet Spark EUV, o novo SUV compacto 100% elétrico da marca, com descontos especiais de até 10% ou financiamento com taxa a partir de 0% ao mês.

Além disso, a Uber oferecerá um cashback de até R$ 6.840,00 para os 300 primeiros compradores do Chevrolet Spark.

O programa integra a estratégia da GM e da Uber de democratizar o acesso à mobilidade elétrica, ampliando a presença de veículos zero emissão nas principais cidades brasileiras. Com o Spark EUV, as duas empresas esperam colocar entre 300 e 500 novos veículos elétricos em operação até o fim deste ano, com projeção de atingir aproximadamente 2,5 mil unidades ao longo de 2026.

“A GM completou 100 anos no Brasil reafirmando seu papel como agente de inovação e desenvolvimento. Temos investido em tecnologias que unem sustentabilidade, conectividade e acessibilidade, pilares que definem a nova era da mobilidade. Essa parceria com a Uber reflete exatamente esse propósito: ampliar o acesso às nossas soluções elétricas e acelerar a transição energética nas cidades brasileiras, unindo duas empresas comprometidas com um futuro mais limpo, eficiente e inclusivo’’, destaca Carlos Eduardo Casagrande, diretor GM Envolve América do Sul.

“Essa parceria reforça o compromisso da Uber em apoiar nossos parceiros no acesso a tecnologias mais limpas, econômicas e inovadoras, contribuindo para uma mobilidade cada vez mais sustentável nas cidades brasileiras. Além disso, o Chevrolet Spark EUV oferece mais conforto e tecnologia para quem escolhe dirigir com a Uber, unindo eficiência e uma melhor experiência ao volante”, afirma Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

O anúncio acontece em um momento em que o país volta os olhos para uma agenda intensa de eventos voltados à sustentabilidade, como a COP30, a Cúpula do C40 e o Earthshot Prize - prêmio do qual a Uber é patrocinadora e membro fundadora -, reforçando o papel das cidades e do setor privado na transição energética. Esta é a primeira vez que o Prêmio será realizado na América Latina, um marco histórico que reforça a proeminência do Brasil na agenda climática global, dada sua importância fundamental para soluções baseadas na natureza, por abrigar a maior parte da Amazônia e quase um quinto da biodiversidade mundial.

Chevrolet Spark EUV

O Spark EUV é o novo SUV compacto 100% elétrico da marca, desenvolvido para o uso urbano e ideal para motoristas de aplicativo. Equipado com motor elétrico de 102 cv, o modelo conta com bateria de íons-lítio de 42 kWh, que proporciona autonomia de até 258 km, conforme o ciclo do Inmetro.

Com design moderno e proporções que privilegiam o espaço interno, o Spark EUV combina eficiência e praticidade no dia a dia. O modelo permite recarga rápida de 0 a 80% em aproximadamente 35 minutos em estações de corrente contínua (DC) e oferece o sistema de conectividade myChevrolet, que permite monitorar o veículo à distância pelo smartphone.

Entre os recursos de segurança e assistência à condução, o veículo traz o pacote Chevrolet Intelligent Driving, que inclui Frenagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Frontal, Assistente de Permanência em Faixa e Controle de Cruzeiro Adaptativo - tecnologias que reforçam o compromisso da GM com uma mobilidade mais segura e inteligente.

Para os motoristas parceiros que dirigem com a Uber, o Spark EUV estará disponível para as categorias Uber Black, Comfort, X e Electric, onde a modalidade estiver disponível.

A Uber tem a missão de repensar a forma como o mundo se move, tornando-o melhor. Desde 2010, a empresa possibilita que as pessoas se desloquem de forma fácil e segura com apenas um toque. Hoje, mais de 50 bilhões de viagens depois, a Uber continua a inovar para conectar pessoas e oferecer serviços de mobilidade de qualidade

A General Motors está acelerando o futuro da mobilidade com tecnologias avançadas que tornam carros, picapes e SUVs ainda mais seguros, inteligentes e sustentáveis. As marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC oferecem um amplo portfólio global de veículos a combustão inovadores, além da linha mais abrangente de elétricos da indústria, à medida que avançamos rumo a um futuro totalmente elétrico

General Motors América Latina

Uber
Ideal Axicom

FORD APOSTA NO BAJA SAE BRASIL COMO CELEIRO DE NOVOS TALENTOS DA ENGENHARIA

O Baja SAE Brasil, competição de veículos off-road para estudantes de engenharia, é um tradicional revelador de talentos para a indústria automotiva. A Ford patrocinou a 18ª edição da Etapa Nordeste no último final de semana no Cimatec Park, em Camaçari, na Bahia, para incentivar a formação de futuros engenheiros e atrair novos talentos para a companhia. A empresa apoia o Baja SAE Nordeste desde o seu início.

A competição reuniu cerca de 350 estudantes e 17 equipes, que tiveram oportunidade de participar de todas as etapas do desenvolvimento de um veículo off-road, desde a concepção e projeto até a construção e testes. O Cimatec Park é a sede do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford, onde mais de 1.500 especialistas trabalham de forma integrada ao ecossistema global da marca, criando as inovações dos carros e da mobilidade do futuro.

Como parte do programa, a empresa promoveu também o Ford Day, que deu a um grupo de 80 estudantes a oportunidade de visitar as suas instalações e conhecer os projetos realizados no local, incluindos as áreas de engenharia, Benchmark, Software, Realidade Virtual e Plataformas. Como resultado, seis estagiários foram contratados para iniciar a carreira na empresa.

A 18ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nordeste mostrou um grande entusiasmo e dedicação das equipes.

Além da corrida de endurance, a prova incluiu as etapas de apresentação dos projetos, inspeção técnica e de segurança e avaliações dinâmicas, como tração, velocidade e manobrabilidade. As equipes campeãs foram Cactus Baja, da UFERSA Mossoró, em primeiro lugar; Caraubaja, da UFERSA Caraúbas, em segundo; e Car-Kará Baja SAE da UFRN Natal, em terceiro, todas do Rio Grande do Norte.

“É uma grande satisfação para a Ford apoiar o Baja SAE Brasil, evento que aproxima a indústria e o mundo acadêmico e abre portas para futuros talentos da engenharia, acelerando a sua preparação para o mercado de trabalho”, diz Paulo Oliveira, engenheiro-chefe de Powertrain e Eletrificação da Ford.

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades. Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 171.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços no Brasil, clique aqui e visite o site

Ford Motor Company
Ideal Axicom

GAC FIRMA PARCERIA ESTRATÉGICA NO BRASIL PARA DEMOCRATIZAR O ACESSO À TECNOLOGIA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

BeGreen será nova opção para instalação de carregadores domésticos

A GAC, uma das maiores montadoras da Ásia, com presença global em mais de 70 países, firmou no Brasil, uma parceria com a BeGreen, empresa especializada em mobilidade elétrica e sistemas fotovoltaicos, com o objetivo de ampliar o acesso à tecnologia de carregamento de veículos elétricos no país.

A BeGreen passa a ser uma parceira oficial da GAC para a instalação dos carregadores domésticos, oferecendo uma opção nacional aos clientes da marca. A empresa garante um ano de garantia nos serviços, além de monitoramento em tempo real dos equipamentos instalados, sendo responsável pela instalação, manutenção preventiva, corretiva e assistência técnica personalizada.

“Firmar essa parceria com a BeGreen é fundamental para alcançarmos nosso objetivo de democratizar o acesso à informação e à instalação de carregadores residenciais em todo o Brasil, além de garantir todo o suporte necessário aos nossos clientes”, comenta Mario Furtado, gerente de Pós-Vendas da GAC Brasil.

Até o presente momento, desde o lançamento no Brasil, os consumidores que adquirirem veículos da GAC, como o Aion V e o Hyptec HT, receberão junto com o carro, carregadores exclusivos, incluindo um wallbox e um carregador portátil fornecido pela GAC. Esse diferencial oferece mais conveniência e praticidade aos proprietários, garantindo o acesso imediato à tecnologia de recarga. Já para os modelos Aion ES e Aion Y, o carregador portátil é sempre fornecido pela GAC e o wallbox está sendo oferecido gratuitamente de maneira promocional aos clientes.

Com a expertise da BeGreen na instalação, os clientes da GAC passam a contar com um ecossistema de recarga ainda mais completo e confiável.

“É uma grande satisfação para a BeGreen firmar essa parceria com a GAC. A chegada da montadora ao Brasil representa um marco importante para o avanço da mobilidade elétrica no país, e poder contribuir com essa missão reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a excelência técnica. Unir a força global da GAC à nossa experiência em infraestrutura de recarga é um passo decisivo para ampliar o acesso à tecnologia e tornar a eletrificação uma realidade cada vez mais próxima de todos os brasileiros”, destaca Kauê Brunetti, CEO da BeGreen.

A parceria para a instalação de carregadores domésticos e o acesso facilitado à tecnologia reforçam o compromisso da GAC no Brasil em levar sustentabilidade e inovação aos clientes da marca, promovendo o futuro da mobilidade elétrica no país.

Experiência excepcional em pós-vendas e serviços também fazem parte desse compromisso. Não à toa, a montadora inaugurou o Centro de Distribuição de Peças em Cajamar (SP) em fevereiro, antes mesmo do lançamento da marca no mercado, em maio. A estrutura garante agilidade na reposição de peças, suporte técnico de ponta e reforça o foco na excelência operacional. Tudo isso, irá impactar positivamente no Custo Total de Propriedade (em inglês TCO) e por consequência, no valor de revenda, contribuindo para uma jornada mais segura, eficiente e vantajosa para o cliente.

“Na GAC, entendemos que oferecer um veículo vai muito além de sua entrega. É garantir ao cliente toda a estrutura e o suporte necessários para que ele tenha uma experiência completa, segura e tranquila. Essa parceria é um reflexo do nosso propósito em estar ao lado do consumidor em cada etapa de sua jornada com a marca”, finaliza Furtado.

A GAC, subsidiária do Guangzhou Automobile Group Co., Ltd., é reconhecida globalmente por sua excelência em pesquisa, desenvolvimento e produção de veículos de alta qualidade, combinando tecnologia de ponta e sofisticação. Em 2024, sua produção e vendas ultrapassaram 2,5 milhões de unidades. Presente em mais de 70 países, a GAC chega ao Brasil para marcar um novo capítulo em sua trajetória de expansão global. Com parcerias estratégicas e uma sólida experiência internacional, a empresa busca oferecer ao consumidor brasileiro veículos inovadores, sustentáveis e confiáveis, com uma gama diversificada de veículos a combustão, híbridos e elétricos. Comprometida com a excelência e a confiança do cliente, a GAC trabalha para impulsionar o desenvolvimento do setor automotivo brasileiro, aliando inovação, eficiência e design sofisticado. Para mais informações, clique aqui e visite o site

GAC Brasil

terça-feira, 28 de outubro de 2025

VIENA SIDERÚRGICA INVESTE EM CARREGADEIRA VOLVO L120 ELECTRIC

Uma das maiores produtoras de ferro-gusa do País, a Viena Siderúrgica é mais uma empresa a adquirir a nova carregadeira Volvo L120 Electric. A máquina traz menor impacto ambiental nas operações e melhoria no ambiente de trabalho, com menos ruído.

A L120 Electric integra a linha de produtos da Volvo Construction Equipment lançada neste ano, com a ampliação do portfólio de máquinas elétricas. “A Volvo tem o compromisso de zerar as emissões de CO₂ em seus produtos até 2040. Buscamos liderar essa mudança em nosso setor, contando com a valorosa parceria com nossos clientes e distribuidores, atendendo à crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, sem perder de vista a eficiência reconhecida dos nossos produtos”, salienta Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob da Volvo CE na América Latina.

Rafael Nieweglowski

Apresentada ao mercado brasileiro em 2024, a L120 Electric passou, ao longo do último ano, por fases finais de testes em clientes. Com operação mais rápida do que a equivalente a diesel, este é o primeiro modelo de máquina elétrica de médio porte que possibilita operação em novos tipos de aplicação, com a mesma produtividade de uma máquina convencional. O grande diferencial está na redução dos custos operacionais, aliada à eliminação de emissões durante a operação.

Avançada e sustentável

A negociação da L120 Electric foi intermediada pela Tracbel, distribuidor Volvo CE nas regiões Sudeste, Norte e parte do Nordeste e Centro-Oeste. “Estamos levando para a Viena Siderúrgica a tecnologia mais avançada e sustentável para as empresas do setor", destaca Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel. “É uma satisfação muito grande ter esta empresa como cliente, pois ela compartilha conosco os mesmos valores de qualidade, respeito ao meio ambiente e eficiência no processo produtivo”, complementa o executivo.

Gidalto Santos

Versátil para atender a uma ampla gama de operações, a carregadeira Volvo L120 Electric tem carga operacional de seis toneladas. É alimentada por um conjunto de baterias de 282 kWh, o que proporciona uma autonomia de seis a dez horas, a depender da aplicação. O tempo de recarga pode ser de menos de uma hora, dependendo do tipo de carregador. O custo operacional chega a uma redução de até 90% nos gastos equivalentes de combustível. De forma inovadora no setor, as máquinas elétricas Volvo vêm com uma garantia estendida para o trem de força elétrico, estabelecendo um novo padrão de confiança e segurança.

Manuseio de insumos

A L120 Electric atuará na unidade da Viena no município de Açailândia, um dos principais polos econômicos do Maranhão, no transporte e manuseio de insumos da siderurgia, como minério de ferro, carvão e coque. A máquina contribuirá no plano de redução de emissões e também da melhoria da qualidade e conforto do ambiente de trabalho dos operadores e demais funcionários, uma vez que equipamentos elétricos praticamente não fazem barulho.

Com certificações de qualidade nacionais e internacionais, a Viena do Maranhão é equipada com cinco modernos altos-fornos. O produto da siderúrgica é de altíssima qualidade, com elevado controle de processos e uma grande eficiência energética. A empresa faz investimentos para aumentar sua capacidade de gerar energia a partir de gases emitidos pelo processo. Atualmente, a geração chega a 9,7 MWh. Além de garantir autossuficiência em energia, essa iniciativa possibilita a venda do excedente no mercado e evita emissões atmosféricas.

Em Minas Gerais, a Viena é produtora e exportadora de energia fotovoltaica. Além do escritório do grupo em Belo Horizonte ser 100% abastecido com energia limpa, a empresa possui capacidade instalada de mais 50 MWp de placas solares.

A Siderúrgica Viena é parte do Grupo Viena, um conglomerado que é referência nos setores de siderurgia, reflorestamento, energia renovável, agropecuária e construção civil. Com 1,6 mil funcionários e gerando cerca de 5 mil empregos indiretos, a empresa tem uma capacidade anual de produção de 600 mil toneladas de ferro-gusa. É uma das maiores exportadoras nessa área, com vendas principalmente para Estados Unidos, Canadá, Ásia e Europa.

Grupo Volvo América Latina

KIA ANUNCIA INÍCIO DE VENDA DO NIRO 2026 COM BÔNUS PROMOCIONAL DE R$ 20.000,00

A Kia Brasil anunciou nesta terça-feira (28) o início da comercialização do Niro ano/modelo 2025/2026, comercializado em duas versões. Com o bônus promocional de R$ 20.000,00 por tempo limitado, o Niro na versão EX, tem preço público sugerido reduzido de R$ 214.990,00 por R$ 194.990,00, e na versão do Niro SX Prestige, de R$ 239.990,00 por R$ 219.990,00.

O SUV compacto HEV (híbrido pleno) que traz motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, e motor elétrico, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, que oferece potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm, cuja performance do conjunto motriz pode ser traduzida nos dados de consumo: segundo o Ranking Folha-Mauá, o Kia Niro faz 24,6 km/l na estrada e 27,2 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 1.142 km de autonomia.

“Com esses dados de consumo e de autonomia do Niro, a Kia vislumbra conquistar consumidores brasileiros que, efetivamente, levam em conta a economicidade como um dos pilares de decisão de compra”, argumenta Gustavo Gandini, diretor de Operações da Kia Brasil.

O design externo do Niro é inovador, ousado e elegante. Com traços marcantes, o Niro traz uma personalidade dinâmica e ímpar. Na parte dianteira, o SUV compacto da Kia mostra seu tradicional “tiger nose” e um conjunto ótico em LED. Na traseira, a ousadia mais marcante está nas lanternas, do formato bumerangue, que avançam na coluna C. E o principal atrativo estético também está na coluna C, agora com uma cor diferente do restante da carroceria, proporcionando refinamento e distinção ao modelo.

O modelo apresenta dois modos de condução (Eco e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

As configurações de suspensão do Niro têm na dianteira, independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink. A direção é elétrica e os freios são a discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.

Apesar das dimensões compactas, com 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, a cabine do Niro proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.720 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (42 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 18” e o porta-malas tem capacidade de 425 litros (VDA) e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.419 litros (VDA).

O Niro é construído sobre uma plataforma (K3) resistente e leve, com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições. O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

Essas tecnologias incluem airbags frontais duplos, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.

No Brasil, o Niro é disponibilizado em um total de 17 combinações de cores. Entre as cores únicas, são oito opções ao consumidor – branco claro, branco neve, cinza aço, cinza interestelar, preto aurora, vermelho metálico, azul mineral e verde urbano. Exclusivamente na versão SX Prestige, há opção da coluna C colorida, disponibilizada em quatro cores – verde urbano, cinza interstelar, preto aurora e laranja encanto, que adicionam assim mais nove combinações.

O Niro conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de saída de faixa de rodagem (LDW), de centralização na faixa de rodagem (LFA), de permanência na faixa de rodagem (LKA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA), câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento traseiros (PDW).

Kia
Textofinal de Comunicação Integrada

MARCOPOLO APRESENTA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NA ARENA ANTP 2025

A Marcopolo, líder nacional e referência global em soluções de mobilidade, participa da ARENA ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, que acontece até 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Durante o evento, a companhia apresenta seus mais recentes lançamentos voltados à descarbonização e à mobilidade sustentável: o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, o micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido gás natural veicular (GNV) e biometano, e um mockup do VLT Prosper (Veículo Leve sobre Trilhos), modelo que será fornecido para o sistema de transporte urbano de Teresina (PI).

A participação da Marcopolo na ARENA ANTP, um dos principais fóruns de debate sobre mobilidade urbana do país e que reúne especialistas, gestores públicos, empresas e academia, reforça o papel da companhia como agente ativo na modernização do transporte público brasileiro.

“Apresentar três soluções distintas para o transporte urbano evidencia nossa estratégia de inovação e compromisso com a sustentabilidade. Acreditamos que a mobilidade do futuro será plural, e estamos preparados para atender às diferentes realidades das cidades brasileiras”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo. Segundo o executivo, o evento é estratégico para discutir temas como transição energética e redução de emissões no setor.

Além da exposição de seus veículos, a Marcopolo participa de dois importantes painéis:

• 29.10 – 10h - “Avanços e desafios para a transição energética e a descarbonização do transporte público no Brasil”, com Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing;

• 29.10 – 15h - “Novas tecnologias avançam em São Paulo: VLT na cidade para melhorar a mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida”, com participação de Petras Amaral, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Destaques do portfólio em exposição

Attivi Integral

O Attivi Integral representa uma solução inovadora da Marcopolo para o transporte coletivo urbano com emissão zero. Desenvolvido integralmente pela companhia, o modelo alia tecnologia nacional, eficiência energética e conforto, sendo ideal para operações que buscam acelerar a transição para uma matriz limpa e sustentável. Com foco na descarbonização, o Attivi contribui para a redução de emissões e para a melhoria da qualidade do ar nas cidades, além de oferecer uma experiência moderna e silenciosa para os passageiros.

Volare Fly 10 GV

O Volare Fly 10 GV é uma solução eficiente e sustentável para o transporte coletivo urbano, especialmente em regiões onde a infraestrutura para eletrificação ainda está em desenvolvimento. Movido a gás natural veicular (GNV) e biometano, o modelo contribui significativamente para a redução de emissões e para a melhoria da qualidade ambiental nas cidades. Com operação econômica e rápida implantação, o veículo atende às demandas por mobilidade limpa, segura e acessível, sendo ideal para operadores que buscam alternativas viáveis na transição energética.

Prosper City

O Prosper CITY, veículo leve sobre trilhos da Marcopolo Rail, é uma solução ferroviária moderna e escalável desenvolvida pela Marcopolo Rail para atender às demandas de mobilidade urbana em cidades de médio e grande porte. Fabricado integralmente no Brasil, o modelo combina alta capacidade de transporte, conforto e integração ao ambiente urbano, contribuindo para a redução de emissões e a melhoria da qualidade de vida. Com design versátil e adaptável às necessidades de cada operação, o modelo oferece uma alternativa eficiente e sustentável para sistemas de transporte público de alta demanda. O mockup em exposição permite visualizar a proposta de design, funcionalidade e customização da solução.

Marcopolo - Fundada há 76 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

NOVA GERAÇÃO DE BLINDAGEM VEICULAR É LANÇADA NO BRASIL

Kevlar® EXO™, fibra de alta proteção e leveza, começa a ser comercializado no mercado automotivo brasileiro. Primeiros veículos blindados são Ferrari e Lamborghini.

O Kevlar® EXO™, uma nova geração de fibra de Kevlar®, acaba de ser lançado no mercado brasileiro de blindagem automotiva, com foco em modelos de alto padrão. Os primeiros veículos blindados com a tecnologia são a Ferrari Purosangue e a Lamborghini Urus SE.

Segundo Marcelo Fonseca, líder do Negócio de Defesa para a América Latina, “o Kevlar® EXO™ combina leveza e resistência, mantendo a confiabilidade e durabilidade do Kevlar® original, amplamente adotado nessa indústria, o que permite que veículos de luxo mantenham sua performance e design originais sem comprometer a proteção dos ocupantes”.

O Kevlar® EXO™ é resultado de estudos avançados de resistência, absorção de energia e comportamento balístico. Cada manta aplicada nas partes internas da lataria cria uma barreira flexível capaz de resistir a impactos e calor, sem adicionar peso excessivo. “A tecnologia já é utilizada em coletes balísticos, capacetes de combate e equipamentos de alta performance, e agora ganha aplicação no setor automotivo premium”, afirma Fonseca.

Além de proteger áreas tradicionais, como portas, colunas e teto, o Kevlar® EXO™ oferece resistência em regiões que normalmente não recebem reforço, contribuindo para a durabilidade do veículo e preservação do patrimônio. “A leveza do material também ajuda a manter a performance original dos veículos, sem afetar a dirigibilidade ou a eficiência energética”, diz o especialista.

“Com a aplicação do Kevlar® EXO™ em veículos de luxo, ampliamos a oferta de soluções de blindagem automotiva que unem segurança, durabilidade e design, atendendo às exigências de clientes do segmento premium”, explica Fonseca. Outro diferencial é que, assim como o Kevlar® tradicional, o EXO™ pode ser reciclado, alinhando alta performance à sustentabilidade.

A blindagem exige revisões periódicas para garantir a eficiência das proteções. As revisões são marcadas pela empresa responsável pela instalação.

A DuPont (NYSE: DD) é líder global em inovação com materiais e soluções baseados em tecnologia que ajudam a transformar as indústrias e a vida cotidiana. Nossos funcionários aplicam ciência e experiência diversificada para ajudar os clientes a desenvolver suas melhores ideias e fornecer inovações essenciais nos principais mercados, incluindo eletrônicos, transporte, construção, água, saúde e segurança do trabalhador. Mais informações sobre a empresa, seus negócios e soluções podem ser encontradas no site. Os investidores podem acessar as informações incluídas na seção Relações com Investidores

DuPont
2PRÓ Comunicação

BMW R 18 TRANSCONTINENTAL ASSINADA PELO PAPA LEÃO XIV É LEILOADA E A RENDA SERÁ DESTINA PARA CRIANÇAS EM MADAGASCAR

Modelo foi arrematado por 130.000 euros

Em 3 de setembro de 2025, durante uma cerimônia no Vaticano, uma BMW R 18 Transcontinental especialmente personalizada foi apresentada ao Papa Leão XIV para ser abençoada e autografada pelo Pontífice.

Essa R 18 Transcontinental exclusiva, doada pela BMW Motorrad e com a assinatura do Papa, foi leiloada com sucesso pela Missio Áustria, por meio da Sotheby’s, na Motorworld em Munique, em 18 de outubro de 2025. A renda obtida com o leilão, no valor de 130.000 euros, será destinada a projetos de assistência a crianças em Madagascar.

Markus Flasch, CEO da BMW Motorrad, destacou: “O resultado fantástico do leilão da nossa R 18 Transcontinental assinada pelo Papa Leão XIV é um encerramento maravilhoso para esta campanha beneficente. Assim como todos os envolvidos, fico muito feliz por podermos contribuir de forma significativa, com o valor arrecadado de 130.000 euros, para apoiar projetos de ajuda a crianças em Madagascar em parceria com a Missio Áustria. E, é claro, desejo ao novo proprietário muita alegria com esta BMW R 18 Transcontinental única.”

> Clique aqui e saiba mais sobre essa iniciativa

BMW GroupCom suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países. Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores. O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso

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MERCEDES-BENZ LEVA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA O MAIOR EVENTO DE LOCAÇÃO DE VEÍCULOS NA AMÉRICA LATINA

Empresa marca presença no Expo ABLA e leva eSprinter Furgão 320 em exposição

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil estará presente na 20ª edição do Expo ABLA, maior evento de locação de veículos na América Latina, que acontece de 29 e 30 de outubro no São Paulo Expo. A ação reúne 7 mil metros quadrados de exposição, 58 marcas expositoras e 15 horas de palestras com mais de 50 convidados que promoverão debates e insights estratégicos para alavancar negócios e oportunidades. Durante o evento, a nova eSprinter Furgão 320 será exposta, reforçando o posicionamento da marca em levar inovação e tecnologia combinadas com conforto e eficiência para um público cada vez maior.

“Acreditamos que a Sprinter elétrica seja o modelo que melhor converse com o público do evento, pois é uma solução moderna, sustentável e de baixo custo operacional, fatores essenciais para quem atua e empreende com veículos locados. Participar deste encontro é uma oportunidade importante para apresentarmos como a eletrificação também pode ser sinônimo de eficiência e rentabilidade para o setor”, afirma Fabio F. Silva, Head de Vendas Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Durante o evento, com a exposição da eSprinter Furgão 320, a Mercedes-Benz reforça seu portfólio voltado à eficiência e à mobilidade sustentável. O estande conta com representantes de quatro concessionários da marca, que oferecem atendimento especializado e suporte técnico aos visitantes. A participação da empresa destaca o compromisso com o segmento de locação de veículos, evidenciando a Sprinter como uma solução versátil, econômica e ideal para diferentes perfis de operação de frotas.

O evento

O Expo ABLA é o principal evento do setor de locação de veículos no Brasil, reunindo locadoras, montadoras, fornecedores, associações e profissionais do mercado automotivo. A feira promove debates sobre inovação, sustentabilidade e tendências da mobilidade, além de apresentar novidades em produtos, serviços e soluções voltadas ao segmento. Mais informações neste link Expo ABLA.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

EXPO MOTORHOME 2025 MARCA CRESCIMENTO DO CAMPISMO E LEVANTA QUESTÕES SOBRE REGULARIZAÇÃO DESSES VEÍCULOS

Com o avanço do turismo sobre rodas, Apoia PR leva alerta sobre a importância da inspeção e da regularização de motorhomes, trailers e campers

A 9ª edição da Expo MotorHome, considerada a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, será realizada de 12 a 16 de novembro de 2025, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento deve reunir 180 expositores e gerar um volume de negócios superior a R$600 milhões, segundo estimativas da organização.

O evento marca o crescimento do turismo sobre rodas no Brasil e vem impulsionando a fabricação e adaptação de motorhomes, trailers e campers. Mas, junto com a expansão desse mercado, surge uma dúvida frequente entre os organismos de regulamentação e segurança no trânsito: você sabe como regularizar seu veículo adaptado?

A Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção Veicular (Apoia-PR), entidade paranaense dedicada à inspeção e certificação veicular, busca orientar o público sobre segurança, legalização e documentação de veículos de recreação.

Segundo Everton Pedroso, presidente da Apoia-PR, a regularização é essencial para a segurança e valorização do veículo. "Circular com motorhomes e campers sem o devido registro da transformação pode acarretar multas, apreensão e, o que é mais grave, acidentes. A inspeção é crucial para assegurar que o veículo atenda às normas técnicas e de segurança exigidas por lei", esclarece.

Como regularizar o seu veículo

Após adquirir o camper ou realizar adaptações em um veículo, transformando-o em um motorhome, o primeiro passo é ir ao Detran para solicitar autorização para incluir a nova carroceria. Com o documento liberado e as notas fiscais de compra e instalação, o proprietário deve agendar a inspeção de segurança veicular.

O processo é realizado por Organismos de Inspeção Veicular - empresas acreditadas pelo INMETRO e licenciadas pela SENATRAN – onde o veículo é inspecionado e quando aprovado é emitido o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que é o documento que atesta a conformidade da modificação. Com o CSV em mãos, o motorista deve retornar ao Detran ou despachante para finalizar o processo e obter o novo CRLV, documento que formaliza a regularização do veículo.

Pedroso reforça que o procedimento é rápido e garante tranquilidade ao viajante. “Com o CSV, o proprietário tem a segurança de que o veículo foi adaptado corretamente. Isso evita problemas em fiscalizações e garante que o sonho de viajar com liberdade aconteça dentro da lei e em segurança”, afirma.

Regularização facilitada

Desde 2018, com a Resolução 743/2018 do Contran, o processo de regularização de motorhomes e campers se tornou mais acessível. Antes disso, as modificações só podiam ser realizadas por empresas que possuíam o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT).

Com as novas regras, os proprietários podem transformar seus veículos de forma segura e legal, desde que passem pela inspeção veicular obrigatória e sigam as exigências técnicas.

Turismo em alta e segurança em foco

A Expo MotorHome 2025 promete ser um dos principais pontos de encontro do setor, com lançamentos, palestras, área de camping e programação voltada ao turismo sobre rodas. O evento também reforça a importância de unir inovação, liberdade e responsabilidade nas estradas.

“Nosso papel é mostrar que viajar sobre rodas pode ser sinônimo de liberdade e, também, de segurança. A legalização é o primeiro passo para garantir que esse estilo de vida cresça de forma sustentável”, conclui Pedroso. 

Serviço 
Expo MotorHome 2025 
DE12 a 16 de novembro de 2025 
Expotrade Convention Center
Rod. Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454, Pinhais (PR) 
Para mais informações, clique aqui.

Expo MotorHome
Estilo Editorial Comunicação

CUMMINS APRESENTARÁ NOVIDADES NA AGRITECHNICA 2025

A Cummins Inc., líder global em tecnologia de potência, anuncia sua participação na Agritechnica 2025, uma das principais feiras de máquinas agrícolas do mundo. Especializada em soluções de potência, incluindo projetos mecânicos que facilitam a integração e a manutenção, a Cummins apresentará seus motores, sistemas de pós-tratamento e soluções de eixos em Hannover, Alemanha, entre os dias 9 e 15 de novembro.

“Clientes do setor agrícola escolhem trabalhar conosco porque oferecemos um produto líder em confiabilidade, estamos comprometidos em avançar a tecnologia de que o mercado precisa e conseguimos dar suporte com nossa ampla presença global”, afirma Marina Savelli, vice-presidente da Cummins para o negócio de Motores Off-Highway. “Seja em peças e serviços, manufatura e cadeia de suprimentos, suporte da rede de distribuidores ou expertise local dedicada em diferentes tecnologias e aplicações, o que oferecemos vai além dos nossos produtos — e é por isso que a Cummins vem crescendo entre agricultores e fabricantes de equipamentos em todo o mundo”.

O primeiro motor da Cummins para equipamentos agrícolas foi lançado em 1919 na Feira Estadual de Indiana: um motor a óleo de 6 hp com partida manual que marcou a estreia da histórica série de modelos Hvid. A longa trajetória da empresa em tecnologias para o agronegócio impulsionou a expansão global do seu portfólio para colheitadeiras, tratores, pulverizadores, carregadeiras, adubadoras (spreaders), manipuladores telescópicos (telehandlers) e muito mais, por meio de sua diversificada linha de motores que vai de 3,8 a 15 litros.

Junto com o novo motor estrutural Cummins 4,5 L, a Cummins exibirá seus motores lendários B6.7 e o Next Gen X15 Off-Highway na Agritechnica 2025. “Nosso novo motor estrutural de 4,5 litros foi projetado para ajudar os OEMs a evoluir seus tratores com desempenho e potência duráveis e confiáveis”, diz Philip Dawson, líder do Segmento de Agricultura na Cummins. “Seguimos comprometidos com o diesel e continuaremos investindo, de forma criteriosa, em diversas tecnologias para que nossos clientes escolham a solução correta para seu equipamento e sua região”.

O novo motor estrutural Cummins 4,5 L é uma solução pronta para produção e já está sendo fabricado na Darlington Engine Plant, no Reino Unido. Com faixas de potência entre 130 e 160 hp (95 a 120 kW), seu menor peso e tamanho, aliados à maior densidade de potência, tornam o novo 4,5 L uma excelente opção para tratores — combinando alto torque em baixa rotação e ótima resposta transitória com consumo eficiente de combustível. Além disso, o 4,5 L conta com múltiplas opções de sistemas de pós-tratamento para garantir conformidade com emissões globais e vantagens de integração à máquina.

O sistema de pós-tratamento Cummins Flex Module™ será apresentado com o motor 4,5 L e foi projetado para oferecer flexibilidade de integração. Seu Catalisador de Oxidação Diesel (DOC) e Filtro de Particulados Diesel (DPF) podem ser posicionados sob o capô do trator, acima do motor, enquanto o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) pode ser instalado verticalmente para minimizar a altura total. O robusto sistema de dosagem UL2 oferece desempenho comprovado em alta vazão e interface simplificada.

Também em exibição, o B6.7 é o motor mais produzido do portfólio da Cummins, reconhecido por sua ampla adequação a diferentes aplicações e por sua robustez e desempenho. Recentemente disponibilizado para as colheitadeiras Claas Evion e os tratores da Versatile (BVI), o B6.7 da Cummins soma milhões de unidades em operação em dezenas de aplicações no campo.

O motor Next Gen X15 Off-Highway da Cummins é referência em potência e eficiência e integrará a linha da empresa na Agritechnica 2025 em novembro. Disponível em diversas faixas de potência, o X15 Off-Highway promete aos clientes do agronegócio custos operacionais menores, integração simplificada e recursos digitais que permitem a conexão direta com sistemas de telemetria do próprio fabricante ou de provedores externos.

Como parte da plataforma HELM™ com arquitetura multícombustível (fuel-agnostic) da Cummins, a líder em tecnologia de energia exibiu o X15 Off-Highway com cabeçote para hidrogênio na feira Bauma, na Alemanha, em abril deste ano. Além do hidrogênio, outras opções de combustível incluem diesel e biocombustíveis como o HVO (óleo vegetal hidrotratado).

Além disso, os visitantes também poderão conhecer o Meritor MOX E8, um eixo desenvolvido especificamente para tratores agrícolas, colheitadeiras e enfardadoras que operam em condições mais severas ao redor do mundo. Desenvolvido para atender às necessidades dos OEMs, combina décadas de tecnologia comprovada com arquitetura modular para oferecer flexibilidade de customização. Componentes comuns, como carcaças e diferenciais, podem ser combinados com opções sob medida, incluindo freios a tambor ou a disco, relações específicas para cada aplicação e múltiplas configurações de ponta de eixo. 

Para mais soluções da Cummins para agricultura clique aqui e  acesse o site.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

sábado, 25 de outubro de 2025

ELETRA LIDERA O MERCADO NACIONAL E APRESENTA NOVIDADES EXCLUSIVAS NO ARENA ANTP 2025

Empresa brasileira, responsável por mais de 65% dos ônibus elétricos em circulação no país, reforça protagonismo na transição energética e mira expansão internacional

A Eletra, referência brasileira em tecnologia para transporte público sustentável, será uma das grandes atrações do Arena ANTP 2025, principal evento de mobilidade urbana do país, que acontece de 28 a 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). A empresa vai apresentar novos produtos e soluções tecnológicas que ampliam o portfólio de ônibus elétricos disponíveis ao mercado e reafirmam o papel de liderança da indústria nacional na transição para uma mobilidade de baixo carbono.

Atualmente, o Brasil possui 1.285 ônibus elétricos em operação, dos quais 843 foram produzidos pela Eletra, o que representa mais de 65% de participação nacional, segundo o E-Bus Radar de setembro de 2025. Esses números colocam a marca à frente de todas as fabricantes do setor e consolidam sua posição como símbolo da capacidade tecnológica brasileira.

Presença estratégica e lançamentos exclusivos

Durante o Arena ANTP, a Eletra promete novidades exclusivas que contemplam diferentes segmentos do transporte coletivo. O lançamento oficial das novas soluções acontecerá no estande da empresa, às 11h do dia 29 de outubro (terça-feira), com a presença de executivos e convidados especiais.

Segundo Milena Braga Romano, diretora-presidente da Eletra, o momento marca uma virada importante para a indústria nacional: “O Brasil tem a chance de se tornar um expoente global em transportes limpos e inovações tecnológicas para uma nova era da mobilidade não somente no mercado interno. Fortalecendo sua indústria nacional, o País terá em seu território uma indústria mundial. Temos tecnologia desenvolvida aqui que é de ponta e, certamente, o Brasil pode se tornar um dos maiores exportadores de ônibus elétricos do mundo. Com estes lançamentos no Arena ANTP vamos mostrar nosso potencial e como estamos em constante evolução”, diz Milena Braga Romano.

Tecnologia, experiência e pessoas no centro da mobilidade

A Eletra nasceu há mais de 20 anos, como fruto da experiência de um grupo com 115 anos de atuação em transporte coletivo, e hoje se diferencia pela expertise em sistemas de tração elétrica, híbrida e trólebus.

“A experiência que temos em operação e na fabricação de diferentes sistemas de tração (trólebus, híbridos e elétricos puros) nos diferencia no mercado. Sabemos desenvolver a tecnologia, fabricar o produto e oferecer soluções voltadas para a necessidade dos nossos clientes e dos passageiros que utilizam nossos ônibus elétricos”, afirma Ieda Oliveira, diretora comercial da Eletra.

Além da tecnologia, Milena reforça que a empresa mantém um olhar humano sobre a mobilidade: “Acima de tudo, entendemos de pessoas, do cliente dos nossos clientes. Sem o passageiro, nada nessa engrenagem funciona. O ônibus elétrico já caiu no gosto do brasileiro porque é confortável, silencioso e limpo. Onde tem ônibus elétrico, sempre que podem, os passageiros preferem deixar passar os movidos a diesel e esperam os ‘verdinhos’. Com o ônibus elétrico, quem usa transporte coletivo se sente valorizado”, destaca Milena Braga Romano.

Excelência comprovada na operação

O grupo operador da Eletra é responsável por um dos sistemas de transporte mais bem avaliados da América Latina — o Corredor ABD, que liga o ABC Paulista à capital.

“Nosso grupo operador atende a um dos sistemas de transportes que é referência na América Latina, o Corredor ABD, que hoje chega a quase 90% de aprovação do cliente, segundo o órgão gestor do Governo do Estado de São Paulo, com índice superior ao exitoso Metrô”, conclui Milena Braga Romano.

Eletra

Fundada em 1999, a Eletra é pioneira em tração elétrica no Brasil e uma das primeiras do mundo a desenvolver sistemas de propulsão para ônibus e caminhões elétricos. Localizada às margens da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a planta da Eletra tem capacidade produtiva de 1.800 veículos por ano.

Os veículos Eletra já rodaram mais de 20 milhões de quilômetros, evitando a emissão de 21,8 milhões de toneladas de CO₂, e mais de 1.000 operadores foram capacitados em 380 horas de treinamento técnico.

A Eletra é líder no mercado de ônibus elétrico no Brasil e oferece o maior portfólio da América Latina, com 12 modelos em operação em mais de 15 cidades brasileiras, desde ônibus menores, como o MIDI com 10m, passando por escolares, básicos, padrões de dois eixos, padrons de três eixos até os superarticulados que podem transportar cerca de 150 pessoas, dependendo da configuração. E essa família agora cresce.

Serviço
Arena ANTP 2025
“Mobilidade sustentável para um futuro melhor”
De 28 a 30 de outubro de 2025
Transamérica Expo Center
Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo (SP)
Estande Eletra: D02, ao lado do auditório 1
Programação e inscrições: https://arenaantp.com.br

Eletra
Mobipress 

FUELTECH E TECHSPEED COMPRAM O AUTÓDROMO E O KARTÓDROMO DO VELOPARK

O Velopark, tradicional complexo automobilístico localizado em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, passará a ter novos proprietários a partir de 2026. A venda foi realizada com separação das estruturas do autódromo e kartódromo. O autódromo será conduzido pela FuelTech, referência no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de gerenciamento de motores para alta performance; e o kartódromo, pela Techspeed, referência nacional na fabricação de karts e administração de kartódromos.

O movimento reflete uma iniciativa dos atuais proprietários, o empresário Felipe Johannpeter e a sócia-administradora Sofia Costa, em fechar um ciclo de 17 anos à frente do negócio e fazer a transição para empresas que possam manter a tradição do empreendimento.

“Temos certeza de que contribuímos para o histórico do automobilismo. Encerramos a participação no negócio com segurança da continuidade da entrega para o público e do legado de um complexo consagrado e referência no segmento”, afirma a diretora geral do Velopark, Sofia Costa.

Criado em 2008 com inspiração nas grandes pistas dos Estados Unidos, o Velopark trouxe um conceito inovador para o setor de automobilismo no Rio Grande do Sul e no Brasil e hoje é o maior parque automobilístico da América Latina. O empreendimento construiu a primeira pista profissional de arrancada do país e recebe competições como Stock Car Brasil, Fórmula Truck, Endurance Brasil, Armageddon, e também organiza eventos como VP Series de Arrancada e Festival Velopark de Arrancada, considerado o maior evento da modalidade na América Latina.

O complexo conta também com um dos principais kartódromos do Brasil, com pistas em conformidade com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que sedia competições nacionais e internacionais.

Nesta nova fase, o espaço ganhará novos nomes e identidade, marcando o início de mais um capítulo em sua história. Segundo a diretora geral do empreendimento, o parque chega a receber 20 mil pessoas simultaneamente em dias de competições. Centenas de pilotos de todos os estados brasileiros e outros países já passaram por suas pistas e seguirão no complexo neste novo momento, com toda sua paixão pelo automobilismo.

“Em um segmento predominantemente masculino, mostramos que este é também um ambiente familiar, um espaço de competição, convivência e entretenimento para os praticantes e admiradores do automobilismo. Sediamos e organizamos inúmeros eventos e competições que marcaram a história do esporte e de muitos pilotos", destaca Sofia.

Sinergia bilateral

A FuelTech, referência em injeção eletrônica no Brasil e no mundo, é a nova proprietária do autódromo. Pela natureza do negócio, a empresa porto-alegrense é parceira desde que o Velopark foi criado, como patrocinadora e colaboradora em eventos.

“Assumimos a continuidade do autódromo com um compromisso muito forte de preservar a sua história, que marcou profundamente o automobilismo brasileiro e mundial. O Velopark é mais do que um autódromo, é parte da nossa trajetória e da nossa essência. Sempre foi e será nossa pista perto de casa - fica a apenas 30 quilômetros da sede da FuelTech. Estivemos presentes em todos os momentos desde sua fundação e estamos honrados em dar sequência a este legado”, afirma o fundador e CEO Global da FuelTech, Anderson Dick.

Fundada em 2003, a FuelTech é uma empresa de capital privado e está entre as cinco maiores do mundo em seu segmento. Sediada em Porto Alegre (RS), conta com mais de 300 colaboradores e tem presença internacional por meio da FuelTech USA, em Ball Ground (Geórgia, EUA), e da FuelTech Europe, na Holanda. A empresa é referência mundial no desenvolvimento de tecnologias de ponta para gerenciamento eletrônico de motores e soluções voltadas ao alto desempenho automotivo.

Para Anderson Dick, a aquisição do autódromo fortalece não apenas o legado do Velopark, mas também a capacidade técnica da FuelTech, pois a empresa usará o complexo também como campo de provas e laboratório vivo para novos produtos. Essa integração estratégica gera sinergias que devem impulsionar os resultados de todo o Grupo FuelTech.

Confiança e respeito

A Techspeed, empresa catarinense à frente da gestão do kartódromo, arrendado em 2023, assume definitivamente a operação, já renomeada Circuito Internacional Techspeed. Líder de mercado na produção e comercialização de chassis, equipamentos e acessórios destinados à competição de karts no Brasil, a empresa é também arrendatária dos kartódromos de Tarumã e de Farroupilha.

“Foi um movimento esperado por nós e por todas as pessoas do segmento, dos pilotos aos empresários do setor, entidades representativas e público que frequenta o parque. Vamos levar adiante o sonho dos fundadores”, assegura o diretor da Techspeed, Rogério Naspolini.

Velopark
ANK Reputation

HONDA WR-V ATINGE MIL UNIDADES VENDIDAS EM CINCO DIAS

Novo SUV da marca está em fase de pré-venda até dia 11 de novembro com condições especiais

Honda WR-V EXL

A Honda anuncia o sucesso da fase de pré-venda do novo WR-V, que ultrapassou a marca de mil unidades comercializadas em cinco dias, desde quando foi anunciado ao público, em 17 de outubro.

O resultado reforça a receptividade do mais recente integrante da linha de SUVs da marca, que chega para redefinir o segmento de entrada da categoria com um pacote robusto de tecnologia, conforto e segurança.

“A chegada do WR-V reforça nosso compromisso em oferecer as melhores soluções de mobilidade aos brasileiros. Com este novo SUV de entrada, ampliamos nosso portfólio e entregamos um produto que combina tecnologia, segurança e versatilidade”, afirma Marcelo Langrafe, Head Comercial da Honda Automóveis.

Produzido na fábrica da Honda em Itirapina (SP), o WR-V é equipado com motor 1.5 DI i-VTEC Flex de 126 cv, associado à transmissão CVT, garantindo eficiência e baixo consumo. O modelo é oferecido em duas versões — EX e EXL — ambas com Honda SENSING de série, faróis full-LED, central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de painel digital TFT de 7”. A versão EXL agrega itens como bancos em couro, carregador por indução, barras longitudinais no teto, plataforma de conectividade myHonda Connect, faróis de neblina em LED e apoio de braço central com porta-copos no banco traseiro.

Outro destaque do modelo é a Garantia Total de seis anos, sem limite de quilometragem. O WR-V também se diferencia pelo amplo espaço interno e porta-malas de 458 litros, que pode chegar a 1.466 litros com os bancos rebatidos.

Disponível em sete opções de cores, o modelo tem preços sugeridos de R$ 144.900 (EX) e R$ 149.900 (EXL).

Na etapa de pré-venda, o consumidor terá ainda condições especiais de aquisição pelo Banco Honda.

A partir do dia 12 de novembro, quando se iniciam as vendas regulares, os consumidores que realizarem a experiência de test drive nas concessionárias Honda receberão um brinde exclusivo da Honda Collection.

Honda no Brasil

MERCEDES-BENZ PROMOVE TESTE COMPARATIVO PARA AVALIAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL 100% EM MOTORES EURO 6

Dois caminhões Actros Evolution e dois ônibus rodoviários O 500 fazem parte do teste comparativo de emissões, abastecidos com biodiesel Be8 BeVant® e com diesel B15

O ponto de partida dessa viagem aconteceu no dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Com paradas previstas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP) e em Brasília (DF), o destino final será no Pará, passando por Belém e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos pelas estradas brasileiras.

Toda a concepção da ação tem relação direta com a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.

Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, estão sendo utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles será abastecido com biocombustível Be8 BeVant e outro com o diesel B15 comercial.

O mesmo comparativo será efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6x2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com o Be8 BeVant e diesel B15 comercial.

Além do teste comparativo, a ação conjunta inclui a exposição do Actros Evolution 2553 6x2 abastecido com Be8 BeVant no estande na Green Zone, área de atividades da COP30, a fim de ser apresentado a autoridades, especialistas, visitantes e a mídia internacional durante o evento.

“Com esta ação, queremos demonstrar as vantagens ambientais do biocombustível 100% em caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha equipados com motores BlueTec 6 da nossa marca num percurso longo pelas estradas brasileiras”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “O Brasil possui uma matriz energética única, com forte presença de biocombustíveis, como o biodiesel, fundamentais para acelerar a descarbonização do transporte. Na nossa estratégia, os biocombustíveis representam uma solução viável e imediata para reduzir as emissões de CO2e, especialmente em aplicações onde a eletrificação ainda enfrenta desafios de infraestrutura. Ao investir em tecnologias compatíveis com combustíveis renováveis, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética justa e eficiente.”

O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.

“A Rota Sustentável COP 30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional. Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo durante a COP 30 que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais e acessíveis, com entrega imediata de descarbonização“, comentou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

Instituto Mauá de Tecnologia fará as medições de CO2e

Durante o teste “Rota Sustentável COP 30”, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant e o diesel B15 dos quatro veículos ficarão a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.

Os cálculos comparativos de emissões de CO2e serão suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis que irão mensurar os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.

A proposta metodológica seguirá padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e irá utilizar dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, garantindo rastreabilidade e comparabilidade dos resultados.O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.

Ação social

Para as medições e comparações entre os veículos participantes do teste, o PBTC dos veículos deve ser considerado. Assim, o lastro dos caminhões será composto também por 20 toneladas de alimentos que serão doados para comunidades em situação de vulnerabilidade do Estado do Pará.

“Além do componente ambiental, a ação também agrega o componente social, reforçando o relacionamento da nossa Empresa com a comunidade e os princípios de sustentabilidade”, destaca Luiz Carlos Moraes.

Mercedes-Benz foca em multissoluções

Além do teste comparativo realizado durante a Rota Sustentável COP 30, a Mercedes-Benz do Brasil acumula experiências significativas voltadas à descarbonização no transporte. Entre elas destacam-se o ônibus elétrico urbano eO500U à bateria, desenvolvido e produzido pela Empresa no País, com 400 unidades vendidas para a cidade de São Paulo, além do chassi de ônibus elétrico articulado eO500UA à bateria, atualmente em testes e com início das vendas previsto para 2026.

A Empresa também vem realizando testes em aplicações reais de clientes com os caminhões elétricos à bateria das famílias Mercedes-Benz eActros e FUSO eCanter, modelos importados que fazem parte do portfólio da Daimler Truck.

COP 30

A COP 30, que será realizada em Belém do Pará, na região Norte do Brasil, entre 10 e 21 de novembro, é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas. Este encontro global anual reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais, executivos e representantes da sociedade civil.

A COP 30 permite ao Brasil demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20. Entre os principais temas deste ano destacam-se a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), adaptação às mudanças climáticas, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono.

Be8 BeVant®

O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.

É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há mais de 69 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. 

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG). Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. 

Em 2018, a Companhia inaugurou, em Iracemápolis (SP), o seu Campo de Provas, o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais. No ano seguinte, lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. 

Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de óxidos de nitrogênio e em 50% as de material particulado. A Empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas. 

Ainda em 2024, a Empresa anunciou ao mercado a produção do seu ônibus elétrico articulado, o eO500UA, e apresentou para o segmento de caminhões o novo Accelo, o novo Atego, a nova e melhorada versão do seu caminhão Actros Evolution e anunciou testes com o eActros e o eCanter nas frotas dos seus clientes em 2025. A Empresa também conta com um Centro de Distribuição de Peças em Itupeva (SP) e um Centro de Treinamento em Atibaia (SP), além de ser abastecida 100% por energia verde por meio de uma operação/parceria com a Raizen Power.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus Brasil