sexta-feira, 14 de novembro de 2025

MARCOPOLO MOTORHOME PARTICIPA DA EXPO MOTORHOME 2025

Fabricante apresenta NOMADE 4x4 com 12 diferentes configurações do interior

A Marcopolo Motorhome, divisão da Marcopolo S.A., participa pela segunda vez da Expo Motorhome, até 16 de novembro, na ExpoTrade, em Pinhais (PR) e apresenta o NOMADE, primeiro motorhome desenvolvido e produzido pela marca, com importantes avanços tecnológicos e a possibilidade de ser configurado em 12 diferentes opções de layout para os amantes de aventura e do fora-de-estrada.

“Este ano apresentamos o NOMADE como produto final, após a fase de protótipo de 2024. Entre os seus principais atributos, destaco os avanços e modificações estruturais que foram realizados em termos de segurança, robustez, conforto, conectividade e desempenho, resultantes dos testes de durabilidade conduzidos pela engenharia da Marcopolo — algo inédito entre motorhomes fabricados no Brasil. O cockpit foi totalmente remodelado, diminuindo o capô interno para maior acessibilidade; a dinete recebeu novo estofamento com padrão automobilístico; o layout inclui cama em U; além de novo sistema de travamento push lock, iluminação interna nos armários e torres de condimentos para melhor aproveitamento do espaço, entre outros diferenciais”, destaca Alexandre Cruz, Head Executivo da Marcopolo Motorhome.

De acordo com o executivo, depois da apresentação do NOMADE na Expo Motorhome 2024, este ano, a divisão da Marcopolo focou na finalização do projeto, com a realização de testes de validação e homologação do modelo, além da industrialização e início da venda efetiva, com prazo de entrega estimado entre seis e oito meses.

Apresentado ao público no ano passado, o NOMADE se destaca pelo projeto inédito para o mercado nacional, que alia tecnologia de ponta com a segurança estrutural desenvolvida em um mercado no qual os veículos adaptados ainda são a maioria.

“Com o NOMADE, temos o objetivo de transformar e consolidar o mercado de motorhomes no Brasil, oferecendo um produto com padrão industrial, validado e com alto nível de qualidade e confiabilidade”, completa Cruz.

Motorhome integral e compacto

O NOMADE é único no mercado brasileiro e se diferencia dos demais modelos pela sua concepção de motorhome do tipo integral compacto, uma categoria que tem crescido tanto nos Estados Unidos como na Europa. Com esta configuração, e pelo fato de ser um veículo projetado desde a origem para ser um 4x4, o NOMADE atende a demanda de um público que quer ter acesso a destinos mais desafiadores, sem “abrir mão” do conforto, mantendo a segurança e confiabilidade e podendo contar com as dezenas de pontos de atendimento da Marcopolo no Brasil e na América Latina.

Com design inovador e sofisticado, o NOMADE tem 7.500mm de comprimento, 2.360mm de largura, 3.180mm de altura total e 1.950mm de altura interna. O lançamento incorpora soluções inéditas para o segmento e insere-se como uma versão compacta na categoria de veículos integrais, em que o veículo é construído como uma unidade única, em que a cabine do motorista e a parte habitável fazem parte de uma mesma estrutura integrada. Nesse tipo de motorhome, o design é mais uniforme e fluido, pois o fabricante tem mais liberdade para desenhar todo o interior e o exterior, resultando em maior visibilidade e comodidades, além de serem considerados mais luxuosos.

Este posicionamento representa uma mudança de paradigma no mercado brasileiro em que a maioria dos veículos ainda são vans adaptadas ou modelos chassi-cabine, em que o motorhome é construído sobre um chassi de caminhão ou de van, no qual a carroceria habitável é adicionada atrás da cabine original, resultando em uma visível separação física entre os ambientes.

Robustez e conforto interno

Ao mesmo tempo em que se destaca por sua robustez e capacidade off-road, o NOMADE foi concebido para privilegiar o conforto dos ocupantes. O design e a configuração criam um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, prático, com o melhor aproveitamento do espaço interno.

Na parte da frente, o motorista conta com poltrona derivada da consagrada Ergodesign e os passageiros são acomodados em poltronas giratórias. A central multimídia de 9” permite total gerenciamento das funções do veículo, além de iluminação da cabine em LED com luz indireta e tela blecaute para total privacidade.

O salão interno se destaca pelo ambiente de convivência e dinete que vira cama, e conta com teto panorâmico decorativo com iluminação em LED, sistema de ar-condicionado 24V com inverter, além do slide out, que amplia o espaço interno em até 16m² quando o veículo está parado. O slide out possui iluminação em LED com luz indireta, janelas basculantes com tela mosquiteiro e blecaute, iluminação em LED com luz indireta no rodapé.

O salão conta com TV, cozinha completa em marcenaria feita sob medida, com design e linhas que acompanham o estilo externo do veículo, com pia, cuba, dispenser de sabão, fogão a gás de duas bocas da Tramontina, geladeira Dometic de 216 L, micro-ondas e forno 2 em 1, depurador de ar Dometic, escotilha e teto decorativo em LED em toda a extensão.

O NOMADE conta com quarto completo em marcenaria sob medida com cama, armários, banheiro com ducha de acionamento monocomando e sanitário separado, espelho com iluminação, TV e claraboia escamoteável, sistema de ar-condicionado 24V com inverter, janela traseira com vista externa, janelas basculantes com tela mosquiteiro e blecaute, toalheiro aquecido, sanitário com pedal Dometic e claraboia com exaustor e sensor de chuva.

Desempenho, tecnologia e segurança

O NOMADE foi desenvolvido com um novo chassi específico para motorhome, com 8 toneladas de PBT, e possui rodas de aço de aro 17,5” e pneus 235/75R de uso misto, motor Cummins F3.8, de 175 cv de potência, tração 4X4 com reduzida e câmbio automático Allison. O veículo proporciona agilidade e facilidade de manobra, e oferece melhor desempenho e maior robustez para enfrentar com segurança qualquer terreno e explorar as mais diferentes regiões, transformando cada viagem em uma emocionante aventura, quer sejam praias, paisagens exóticas, ou montanhas.

Externamente, o NOMADE possui visual marcante e arrojado, com conjunto ótico exclusivo Full LED de última geração com DRL, farol de neblina em LED dianteiro e traseiro, grande área envidraçada e linhas harmoniosas e limpas, que somente um veículo concebido integralmente pode ter, diferente dos modelos adaptados e/ou transformados. Conta ainda com luz de manobra integrada, guincho dianteiro e manilha com capacidade de até 15.500 lbs (mais de 7 toneladas) e engate de reboque traseiro.

Os equipamentos eletrônicos incluem câmera 360° + DVR (câmeras em substituição aos tradicionais espelhos retrovisores), sistema Victron de armazenamento de energia com pack de bateria de Lítio e antena para TV Digital com Internet Satelital (4G e 5G).

Para maior conforto, comodidade e segurança dos ocupantes, conta com escada retrátil para acesso ao interior, claraboia com sistema de exaustão, teto panorâmico em vidro e placas solares flexíveis que podem gerar até 800W para armazenamento de energia. Outro diferencial do NOMADE é o espaço para bagagens. O motorhome possui diversos bagageiros, inclusive um fechado, na parte traseira do veículo, com área suficiente para levar uma motocicleta e/ou várias bicicletas.

Por ser um veículo com vocação para o fora de estrada, o NOMADE possui snorkel dianteiro com design exclusivo, delimitadoras de visualização noturna, bagageiro/tulha externo com gerador, aquecedor e compartimento externo para TV. Cozinha externa com fogão e pia amplia a versatilidade e a comodidade para os viajantes.

Marcopolo MotorhomeCom foco em inovação, segurança e conforto, a Marcopolo Motorhome, divisão da Marcopolo S.A. focada no mercado de motorhomes, foi criada com o objetivo de desenvolver veículos que proporcionam experiências únicas de viagem e aventura. A divisão explora a expertise da companhia em soluções de mobilidade, segmento com grande potencial de crescimento no Brasil e na América Latina

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

DAF CAMINHÕES CELEBRA A PRODUÇÃO DO VEÍCULO 50 MIL E ENTREGA UNIDADE COMEMORATIVA À TRANSJORDANO

Marco histórico fortalece parceria entre as empresas e destaca o DAF XF como símbolo de potência e robustez no transporte de carga pesada

Com a entrega da unidade 50 mil produzida no Brasil para a TransJordano Transportes, a DAF Caminhões reforça sua parceria com a empresa, que é referência nacional no transporte de combustíveis. O modelo escolhido para a ocasião foi o DAF XF, reconhecido pela robustez, tecnologia avançada e alto padrão de segurança em operações críticas.

“Conheço a TransJordano há mais de 20 anos, e nossa relação se consolidou por meio de um trabalho sério e de muita parceria. Ao longo dessa trajetória, acompanhei o crescimento da empresa, que se tornou símbolo de profissionalismo e inovação. É muito gratificante contar com eles nesse momento tão significativo para a DAF”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões.

A TransJordano possui uma das maiores frotas dedicadas ao transporte de combustíveis no Brasil e é cliente DAF desde 2022. Fundada em 1998 por João Guimarães Bessa, que permanece à frente da presidência, a marca se consolidou como uma das principais empresas de transporte rodoviário do país. Com operações distribuídas em todo o território nacional e sede no polo petroquímico de Paulínia (SP), a companhia movimenta anualmente mais de 1 milhão de metros cúbicos de produtos, realiza cerca de 35 mil carregamentos e percorre mais de 20 milhões de quilômetros. Desde sua criação, a TransJordano tem como compromisso a excelência em todos os serviços prestados, pautando suas atividades pelos mais altos padrões de segurança, qualidade e sustentabilidade.

"Quando conhecemos os caminhões DAF, tivemos certeza de que a nossa parceria seria duradoura, baseada na confiança, no respeito e na visão de futuro. Receber o caminhão de número 50 mil da marca é a confirmação disso", destaca João Guimarães Bessa, acompanhado dos seus filhos Jordano e Joyce Bessa, diretores da empresa, durante a cerimônia na fábrica da DAF em Ponta Grossa.

O DAF XF comemorativo entregue à TransJordano é equipado com motor PACCAR MX-13, transmissão automatizada TraXon de 12 velocidades e tecnologia voltada para maximizar torque e reduzir consumo de combustível em operações severas. O modelo tem configuração 6x4 e um motor com 530 cv de potência e cabine Space Cab na cor Ice White conta com um interior projetado para jornadas prolongadas e acabamento premium.

Produzido na fábrica da DAF em Ponta Grossa (PR) na TransJordano, o caminhão comemorativo representa o amadurecimento industrial e comercial da empresa no país. “Chegar a esse número é algo que reflete o quanto o transportador brasileiro confia na qualidade dos nossos produtos. Este momento representa a força de uma aliança construída com dedicação, confiança e espírito colaborativo”, finaliza Gambim.

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR

DAF Caminhões
CDI Comunicação

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS FAZ VIAGEM INAUGURAL NO CORREDOR VERDE e-DUTRA

A Volkswagen Caminhões e Ônibus se junta ao governo federal, ao GRUPO TRATON e mais quinze instituições para lançar o e-Dutra, primeiro corredor verde rodoviário do país, ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com o objetivo de desenvolver a infraestrutura necessária para rodar o percurso com caminhões elétricos. Essa coalizão já entrega resultados. A VWCO, em colaboração com a LOTS Group, foi pioneira na realização da primeira viagem elétrica nessa rodovia sob o guarda-chuva desta aliança.

O caminhão e-Delivery percorreu 800 quilômetros entre Resende (RJ) e Sorocaba (SP), majoritariamente pela  Rodovia Dutra, utilizando apenas os carregadores já existentes para todas as recargas, com o objetivo de comprovar a viabilidade e também mapear a infraestrutura atual e seus desafios. Ao integrar os aprendizados sobre desempenho dos veículos, otimização de rotas e os requisitos práticos para redes de recarga comerciais em larga escala, a iniciativa estará preparada para negociar e acelerar a implantação de estações de recarga confiáveis e de alta capacidade.

“Estamos comprometidos em desenvolver soluções de transporte sustentável para todos. É por isso que entramos na coalizão como fundadores: para apoiar a construção de uma mobilidade mais inteligente para as próximas gerações. E isso certamente envolve nossa parceria com diferentes partes interessadas para formar a força coletiva que fará a diferença”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

À Volkswagen Caminhões e Ônibus e ao GRUPO TRATON, somam-se os esforços de instituições como Smart Freight Centre, CALSTART, The Climate Pledge, C40 Cities the World Business Council for Sustainable Development, International Council for Clean Transportation e WRI Brasil, além de diversas empresas.

Transição do transporte sustentável no Brasil é legado da VWCO

Primeira montadora a desenvolver e produzir um caminhão 100 % elétrico no Brasil, o e-Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem em seu propósito desde o início de suas operações a criação de novas tecnologias mais eficientes. Hoje, comercializa produtos com o menor nível de emissões de sua história, ao mesmo tempo em que avança em soluções alternativas.

Este ano, a empresa iniciou testes em operações reais com seu ônibus elétrico e-Volksbus e também com seu caminhão Constellation movido a biometano. Em paralelo, adota diesel verde (HVO) para primeiro abastecimento em sua linha de montagem e testa ainda veículos com 100% biodiesel com clientes. “Já estamos na segunda geração do e-Delivery e seguimos evoluindo toda a nossa linha de produtos e serviços”, conclui Cortes.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

RANGE ROVER VELAR 2026 CHEGA NA VERSÃO TOPO DE LINHA AUTOBIOGRAPHY

Luxo moderno com forma, função e razão

Desejado pelo design excepcional, a Range Rover apresenta ao mercado o Range Rover Velar 2026, a expressão pura do luxo moderno. Premiado pelo seu design no World Car Awards de 2018, o Range Rover Velar foi pioneiro na filosofia reducionista da marca. Na versão 2026, chega exclusivamente na configuração Autobiography, combinando desempenho excepcional, tecnologia avançada, sofisticação e refinamento incomparáveis, oferecendo tecnologias de última geração que tornam as jornadas mais conectadas enquanto mantém o elegante design reducionista.

Com um interior requintado e tecnológico, o Range Rover Velar 2026 possui o sistema Pivi Pro de última geração com tela curva de vidro flutuante de 11,4 polegadas perfeitamente integrada ao console central, proporcionando controle imediato e intuitivo de todas as principais funções. Além disso, um conjunto completo de tecnologias avançadas promove o conforto e o bem-estar dos passageiros.

No exterior, sua grade distintiva apresenta o característico teto flutuante, detalhamento escuro e maçanetas retráteis niveladas que definem a família de SUVs de luxo mais desejada do mundo. Os faróis Pixel LED super-finos com 67 LEDs por módulo proporcionam uma aparência luxuosa, semelhante a uma joia, garantindo visibilidade otimizada com Feixe de Condução Adaptativo e Iluminação de Curva Dinâmica. O veículo também conta com lanternas traseiras LED 3D e luz de freio de comprimento total que completam o design traseiro elegante.

O híbrido elétrico plug-in P400e chega mais capaz e flexível do que nunca, com maior autonomia na condução totalmente elétrica de até 40 km (INMETRO), graças a um conjunto de baterias de 19,2 kWh, que proporciona eficiência de consumo otimizada e múltiplas opções de carregamento.

No Brasil, o novo Range Rover Velar 2026 chega exclusivamente na versão topo de linha Autobiography com motorização 2.0 PHEV de 404 cv e câmbio automático de oito velocidades, oferecendo 640 Nm de torque e aceleração de 0-100km/h em 5,4 segundos com velocidade máxima de 209 km/h.

"O Range Rover Velar é um exemplo impecável de nossa filosofia de design modernista – limpo, redutor e compulsivamente desejável. Definido por proporções perfeitamente otimizadas, o Range Rover Velar incorpora sofisticação sem esforço com uma elegância arrojada e presença surpreendente que é verdadeiramente única”, afirma Prof. Gerry McGovern, Diretor de Criação da JLR.

Design Reducionista

O Range Rover Velar foi pioneiro na filosofia de design reducionista da Range Rover com sua grade distintiva em conjunto com faróis Pixel LED super-finos que produzem um efeito de joia em todos os modelos da marca, oferecendo uma pura experiência Range Rover de condução. A versão 2026 apresenta detalhamento escuro exclusivo com Black Pack, três opções de rodas 21", Pinças de Freio Pretas e detalhes Narvik que acentuam sua presença impactante.

Na traseira, traz o perfeito equilíbrio, destacando o imponente comprimento do Range Rover Velar. Seu porte pronunciado aumenta sua postura musculosa, enquanto as lanternas traseiras LED 3D ecoam essa sofisticação com uma aparência tridimensional atraente e luz de freio de comprimento total para uma iluminação em vermelho vibrante. O teto flutuante pode ser especificado em cor da carroceria ou Narvik Black, complementando as maçanetas retráteis niveladas para uma aparência limpa e elegante.

O Range Rover Velar 2026 apresenta uma paleta ainda mais sofisticada com dez cores exteriores disponíveis: Fuji White, Giola Green, Varesine Blue, Santorini Black, Arroios Grey e Batumi Gold, entre outras. No interior, oferece quatro opções de cores: Deep Garnet, Caraway, Ebony e Cloud com couro Windsor, complementadas por uma escolha selecionada de acabamentos, incluindo Moonlight Chrome, Alumínio Anodizado Escuro, folheado Shadow Grey Ash e o novo acabamento Escovado Preto.

No interior, o Range Rover Velar é ainda mais reducionista, com um design excepcional.

Tecnologia Conectada

O sistema de infoentretenimento Pivi Pro, que oferece conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, é exposto em uma belíssima peça central, feita de vidro curvo flutuante de 11,4 polegadas ergonomicamente posicionada ajudando a minimizar a distração e os reflexos. O painel arquitetônico apresenta armazenamento oculto e carregamento sem fio integrado, além das quatro portas USB-C, mantendo a estética limpa e funcional.

O Display Interativo do Motorista TFT de 12,3 polegadas complementa o Pivi Pro, fornecendo informações essenciais de condução, enquanto o Head-up Display projeta elementos, como o velocímetro, diretamente na linha de visão do motorista.

O veículo também oferece o sistema de som Meridian 3D padrão, que reproduz músicas com alta fidelidade usando 16 alto-falantes e 750W de potência. Para uma experiência ainda mais imersiva, está disponível como opcional o sistema Meridian avançado com 23 alto-falantes e 1300W de potência. O Cancelamento Ativo de Ruído trabalha em conjunto com o sistema de som, utilizando acelerômetros nos arcos das rodas para reduzir significativamente o ruído interno e proporcionar um ambiente mais sereno.

O Aplicativo Remote Land Rover permite verificação de status do veículo, travamento e destravamento remoto, controle de clima e monitoramento do carregamento. O sistema de Travamento ao Afastar-se e Destravamento na Aproximação funciona automaticamente com zona de detecção de 2,5 metros, oferecendo conveniência sem comprometer a segurança.

Luxo Contemporâneo

O Range Rover Velar 2026 proporciona o habitual requinte do Range Rover em um santuário de tranquilidade, com maior conforto e funcionalidades que ajudam a promover o bem-estar. Com distância entre eixos de 2.874mm, oferece espaço generoso para todos os ocupantes, enquanto o compartimento de bagagem de 748 litros (1.811 litros com bancos dobrados) garante praticidade excepcional.

O Cabin Air Purification Plus está embarcado no veículo para ajudar a promover o bem-estar dos ocupantes. O sistema oferece tecnologia de filtração PM2.5, gerenciamento de CO₂ e ionização do ar, melhorando significativamente a qualidade do ar interno por meio de monitoramento que realiza os ajustes necessários.

Os assentos oferecem ajuste de 20 vias com aquecimento, resfriamento e massagem, proporcionando conforto supremo em todas as jornadas. A versão Autobiography inclui Couro Windsor premium com forro suede e folheados Shadow Grey Ash que sublinham sua elegância. Para clientes que preferem alternativas sustentáveis, está disponível a opção livre de couro que combina lã Kvadrat (58% mais leve que couro) com inserções Ultrafabrics, apresentando padrão Diamond Herringbone. Este material passa por rigorosos testes de 60.000 ciclos de abrasão e luz UV equivalentes a três anos de exposição.

Junto com os outros recursos, a iluminação configurável da cabine proporciona um ambiente ainda harmonioso, com opção de 30 cores internas para iluminar as portas, o console e os espaços dos pés. Temas de cores predefinidas tornam mais fácil encontrar a combinação perfeita, enquanto cada ocupante pode selecionar sua temperatura interior ideal usando o controle de ar-condicionado de quatro zonas. A Porta Traseira Motorizada adiciona conveniência adicional para o acesso ao compartimento de bagagem.

Os carpetes Econyl utilizam conteúdo reciclado com 90% menos emissões na produção, demonstrando o compromisso da marca com a sustentabilidade sem comprometer o luxo e a qualidade.

Iluminação Avançada

Quando se trata de maior visibilidade no escuro, o Range Rover Velar 2026 ultrapassa os limites da tecnologia de iluminação com faróis Pixel LED avançados padrão na versão Autobiography. O sistema possui 67 LEDs controlados com precisão por módulo para se adaptar às condições e à estrada à frente e fornecer o feixe dianteiro mais eficaz.

O Feixe de Condução Adaptativo adapta-se automaticamente à velocidade do veículo e às condições de tráfego, capaz de projetar sombras em torno de objetos que se aproximam para evitar o ofuscamento de outros motoristas. A Iluminação de Curva Dinâmica usa dados de velocidade e direção para responder à estrada e iluminar cantos e bordas escuras, enquanto a faixa de farol alto pode focar a luz a longas distâncias para a visibilidade ideal.

Os modos adaptativos ajustam automaticamente a intensidade e o padrão de iluminação para diferentes condições de condução, lançando um feixe largo a baixas velocidades e um mais intenso e mais longo em velocidades mais altas. Esta tecnologia avançada garante visibilidade otimizada em todas as situações, desde condução urbana até viagens em terrenos irregulares.

A Câmera Surround 3D padrão oferece vista 360° do veículo, enquanto a Assistência de Estacionamento opcional proporciona estacionamento automático para maior conveniência. O sistema ClearSight Ground View permite ao motorista visualizar o terreno diretamente abaixo do veículo, especialmente útil em situações off-road ou ao conduzir por estradas e ruas mais estreitas.

Desempenho e Capacidade Eletrificados

O Range Rover Velar 2026 chega ao Brasil equipado exclusivamente com motorização 2.0 PHEV de 404cv e câmbio automático de oito velocidades, a combinação perfeita entre capacidade e desempenho. O conforto de condução é proporcionado pelas configurações avançadas de chassi e suspensão.

O avançado híbrido elétrico P400e oferece o melhor de todos os mundos, combinando um motor elétrico de 105 kW com um motor a gasolina Ingenium de 2,0 litros com desempenho silencioso e sem esforço. O sistema gera 404 cv de potência combinada e impressionantes 640 Nm de torque, permitindo aceleração de 0-100 km/h em apenas 5,4 segundos, com uma velocidade máxima de 209 km/h.

Em uma ampla variedade de terrenos, é possível realizar tanto trajetos urbanos curtos quanto viagens mais longas com equilíbrio ideal, contando com a prontidão da energia elétrica ou a condução a gasolina. A capacidade da bateria de 19,2 kWh traz uma autonomia elétrica de até 40 km (INMETRO), permitindo que o veículo funcione em modo puramente elétrico até 140 km/h.

O P400e oferece três modos de condução distintos: EV (apenas elétrico) para condução urbana silenciosa, HÍBRIDO (mistura inteligente com otimização preditiva) que combina automaticamente ambos os motores para máxima eficiência, e SAVE (prioriza combustão mantendo carga da bateria) para preservar energia elétrica para uso posterior.

O Range Rover Velar 2026 é um dos poucos veículos híbridos elétricos plug-in capazes de realizar o carregamento rápido CC, com uma carga de 0-80% em apenas 30 minutos usando um carregador de 35kW. Em casa, ele pode carregar de 0 a 100% usando um carregador CA de 7kW em cerca de duas horas e meia, ou utilizar uma tomada convencional para carregamento mais lento. O controle remoto via smartphone permite monitoramento do carregamento e pré-condicionamento do veículo.

Sistemas Avançados de Chassi e Capacidade Off-Road

O sistema Adaptive Dynamics de série garante otimização da rigidez da suspensão para as condições de condução, monitorando movimentos das rodas 500 vezes por segundo e do corpo, 100 vezes por segundo, ajustando continuamente o amortecimento para melhorar o conforto de condução e o manuseio. O Configurable Dynamics permite personalização individual dos parâmetros de chassi, oferecendo ao motorista controle total sobre as características de condução.

O sistema EPAS oferece direção precisa e responsiva, enquanto o TVBB (Torque Vectoring by Braking) melhora a agilidade através de frenagem seletiva das rodas internas durante curvas, proporcionando maior controle e estabilidade.

O desempenho em todos os terrenos é garantido com uma amplitude de capacidade, graças a um sistema inteligente de tração integral (AWD). Ele fornece a distribuição de torque ideal para se adequar às condições, mudando de 100% a tração traseira para AWD completo em apenas 165 milissegundos, seja dirigindo dinamicamente na estrada ou mesmo em superfícies escorregadias.

A Dinâmica Inteligente da Linha de Transmissão (IDD) usa múltiplos sensores para estimar aderência e otimizar a distribuição de torque em tempo real, garantindo tração máxima e aderência em todas as condições. O Terrain Response 2® é acessível através do Pivi Pro e permite ao condutor ajustar as definições do veículo de acordo com o ambiente de condução, com opções de modo Eco, Comfort, Grama-Cascalho-Neve, Lama-Sulcos, Areia, Dinâmico e Automático. Cada um altera a calibração do motor, transmissão, sistema de tração integral, suspensão e sistemas de controle de estabilidade, para otimizar a tração e a compostura.

Outras tecnologias que aprimoram as habilidades off-road do SUV de luxo incluem Câmera Surround 3D padrão para visão completa do entorno, ClearSight Ground View para visualização do terreno abaixo do veículo, Câmera Traseira com múltiplas vistas, Controle de Progresso em Todos os Terrenos (ATPC) atuante entre 3-30 km/h para manter velocidade constante em terrenos desafiadores, arranque em pisos de baixa tração, Controle de Descida de Colina (HDC) para descidas seguras e Wade Sensing padrão que indica a profundidade de travessia em terrenos alagados.

Preço
O Range Rover Velar 2026 já está disponível nas concessionárias na versão exclusiva Autobiography a partir de R$ 797.920. Para configurar o seu veículo, clique aqui e acesse o site

Range RoverCada Range Rover é cuidadosamente projetado para elevar o estilo de vida de nossos clientes, com design modernista, interiores conectados e refinados, e desempenho eletrificado que proporciona um luxo incomparável, inspirada por um design referência desde 1970. A marca engloba os modelos Range Rover, Range Rover Sport, Range Rover Velar e Range Rover Evoque, e tem como base a Land Rover – um selo de confiança construído sobre 75 anos de expertise em tecnologia, engenharia veicular e capacidade off-road de nível mundial. A Range Rover é uma das principais marcas britânicas de luxo do mundo, com presença em 121 países. Faz parte da casa de marcas JLR, ao lado de Defender, Discovery e Jaguar

Range Rover
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AUTOMOTORES: PRODUÇÃO E VENDAS REPETEM PATAMARES DE OUTUBRO DE 2024, INDICANDO CENÁRIO DE CRESCIMENTO MODERADO EM 2025

Linha de montagem GM Gravataí | Foto: GM Divulgação

O recorte isolado dos índices de outubro é positivo, mas a comparação com o mesmo mês do ano passado indica um cenário desafiador para que o setor automotivo brasileiro continue crescendo no mesmo ritmo dos anos anteriores. O mercado interno, por exemplo, apresentou o resultado mais robusto em 12 meses, com 260,7 mil autoveículos emplacados, alta de 7,2% sobre setembro. Mas em relação ao mesmo mês de 2024, houve retração de 1,6%.

Pelo terceiro mês seguido, a média diária de vendas foi menor que no mesmo período do ano anterior. As 155 mil unidades vendidas desde o início de programa Carro Sustentável, com alta de 20,5% para os modelos habilitados, impediram uma queda maior do varejo de automóveis nacionais, de acordo com o balanço da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. No acumulado do ano, as 2,172 milhões de unidades emplacadas representam alta de apenas 2,2% sobre o mesmo período de 2024, puxada por um crescimento de 9,9% nas vendas diretas e recuo de 3,3% no canal do varejo, impactado pela prolongada alta dos juros.

Até mesmo as vendas de importados tiveram recuo de 1,3% na comparação com outubro de 2024, embora o acumulado do ano ainda registre forte elevação de 8,9%, com 402,1 mil unidades emplacadas. Os modelos vindos da China de destacam pela alta de 52,9%, enquanto os veículos argentinos tiveram baixa de 5,2% nesses 10 meses de 2025.

A produção segue num ritmo um pouco melhor que o de vendas. O volume total foi prejudicado pela paralisação de uma empresa, em função dos danos causados por uma forte tempestade em uma fábrica de motores. Ao todo, 247,8 mil unidades deixaram as linhas de montagem no país, patamar similar ao de setembro deste ano e de outubro de 2024. A produção acumula 2,234 milhões de veículos leves e pesados neste ano, elevação de 5,2%.

Caminhões continuam impedindo um melhor resultado dos números gerais de produção. O volume que deixou de ser produzido nos últimos três meses equivale a um mês inteiro de produção, em tempos de normalidade. A questão dos financiamentos, portanto, segue prejudicando fortemente o mercado de caminhões e o seu ritmo produtivo.

Voltando ao mercado total de autoveículos, nem mesmo as exportações trouxeram bons resultados para o mês de outubro, como vinha ocorrendo ao longo de todo este ano. As 40,6 mil unidades embarcadas em outubro representaram decréscimo de 22,7% sobre setembro. Boa parte dessse recuo se deveu à instabilidade do comércio com a Colômbia, que havia suspendido o acordo de livre comércio, levando a uma queda de 92% nos envios àquele país.

“Felizmente, após forte atuação da Anfavea, das associadas e do governo brasileiro, o acordo com a Colômbia foi renovado por um ano, permitindo que nos próximos meses os embarques sejam regularizados para este que é o terceiro maior destino das importações brasileiras”, afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea. No total do ano, as exportações para todos os mercados atingiram 471,4 mil unidades, alta de 43,8% sobre o ano passado.

 ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores 

CAIO, ELETRA, SAVAR E WEG MARCAM PRESENÇA NO CONGRESSO DE TRÂNSITO E MOBILIDADE DE GRAMADO (RS)

Caio eMillennium

Evento fechado, com o tema “Educação que Transforma, Integração que Conecta, Segurança que Protege”, espera reunir mais de cinco mil congressistas, nacionais e internacionais

Atuantes no segmento de transporte coletivo, as empresas Caio (carroceria para ônibus urbanos), Eletra (sistemas de tração e chassis de ônibus elétricos), Savar (concessionária da Mercedes-Benz) e a WEG (eletroeletrônicos industriais) combinam suas expertises em mobilidade urbana para participar e patrocinar o 1º Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade de Gramado, que ocorre entre os dias 17 e 19 de novembro, no Serra Park.

Além de fóruns e reuniões, o evento oferece um espaço dedicado à exposição de produtos, onde as marcas apresentarão duas versões dos ônibus elétricos de Porto Alegre (RS), modelos de carroceria eMillennium, nas configurações básico e articulado, com sistema de tração Eletra, baterias, motores e estação de recarga WEG.

Esses veículos, 100% nacionais, são fruto da parceria entre o Consórcio Caio/Eletra/Mercedes-Benz/WEG e a Prefeitura de Porto Alegre, que fortalece a atuação da cidade como uma das capitais brasileiras que impulsionam a mobilidade coletiva sustentável no país.

O Congresso, realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), reúne empresas, autoridades políticas e líderes da área de trânsito e mobilidade com o objetivo de impulsionar mudanças reais para um trânsito mais consciente. Além disso, o evento fortalece parcerias e promove debates que salvam vidas, contribuindo para a construção de políticas mais seguras para todos que utilizam as ruas diariamente.

A programação oficial do Congresso pode ser acessada no site do DetranRS

Caio 
Eletra | Mobipress
Savar
Weg

GRUPO MARTINS ADQUIRE 19 CAMINHÕES EXTRAPESADOS MERCEDES-BENZ ACTROS 2045 PARA OPERAÇÃO ATACADISTA E DE DISTRIBUIÇÃO

Após um criterioso processo de avaliação e comparação, o Grupo Martins, considerado o maior atacado distribuidor market place do Brasil, escolheu os caminhões Mercedes-Benz para renovação de frota. Reafirmando uma parceira de mais de 50 anos, o cliente adquiriu 19 cavalos mecânicos extrapesados Actros 2045 e um semipesado Atego 1719, reforçando assim sua frota, que é utilizada para transferência de produtos entre seus centros de armazenamento e distribuição.

A venda desses 20 caminhões foi realizada pelo concessionário Ingá Veículos de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, cidade onde a empresa Martins foi fundada em 1953. Essa negociação ocorreu por meio de parceria com a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribudores, que, juntamente com a Mercedes-Benz, oferece condições especiais exclusivas para seus associados. A Ingá Veículos disponibilizou um truck test para o cliente, a fim de demonstrar as características e as vantagens operacionais do Actros 2045 na operação de atacado e distribuição.

“Após um criterioso processo de cotação e comparativo de marcas da mesma categoria, optamos pela Mercedes-Benz. Os veículos demonstraram ótimo equilíbrio entre potência, conforto e tecnologia embarcada, refletindo em menor custo operacional e alta satisfação dos nossos motoristas”, destaca Rubens Batista, CEO do Grupo Martins.

Segundo o cliente, “a escolha foi fundamentada na análise do TCO (Custo Total de Propriedade), que apresentou resultados bastante competitivos, considerando aquisição, consumo, manutenção e também o valor de revenda dos veículos após a sua depreciação. Avaliamos o desempenho dos caminhões como consistente e alinhado às nossas metas de eficiência logística, integrando rotas estratégicas de distribuição e transferência. Esse investimento reforça nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e excelência das nossas operações de transporte”, afirma Rubens Batista.

A frota da Martins é composta por mais de 400 caminhões, sendo cerca da metade da marca Mercedes Benz. A empresa possui Centros de Armazenagem e Distribuição nas cidades de Uberlândia (MG), Camaçari (BA), Hidrolândia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Cajamar (SP).

“Nossa parceria com o cliente vem de longa data, cerca de cinco décadas, com nossos caminhões sempre presentes no dia a dia da empresa, dando suporte ao crescimento contínuo conduzido pelo Sr. Alair Martins, que é uma referência no desenvolvimento do setor atacadista distribuidor no País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Sempre entregamos as melhores soluções para cada nova demanda da Martins, o que ocorreu agora com o Actros e o Atego. Isso reflete, mais uma vez, o nosso compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.

“Os caminhões Mercedes-Benz se destacam no mercado pela força, robustez, produtividade e disponibilidade, contribuindo para a rentabilidade desejada pelo cliente”, diz Jefferson Ferrarez. “Além disso, se destacam pelo excelente custo operacional, tecnologia, conforto e segurança, contribuindo para o bem-estar e a produtividade dos motoristas em suas atividades de transporte, tanto na estrada, quanto nas cidades e na logística de distribuição”.

Júlio Locatelli, Gerente Regional do Grupo Ingá, reforça a parceria que o concessionário possui com o Grupo Martins e que já perdura por muitos anos. “Estamos sempre próximos, levando ao cliente todas as tecnologias e inovações dos produtos e pós-vendas da Mercedes-Benz. Ao surgir a demanda para compra dos caminhões, prontamente colocamos nosso Truck Teste à disposição com os modelos Actros e Atego a fim de comprovar e demonstrar ao cliente a confiança e custo benefício dos caminhões da marca, concretizando essa grande venda e reafirmando a parceria junto ao Grupo Martins“.

Actros Evolution 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica ampliam o leque de versões e versatilidade da linha

O atual portfólio de caminhões extrapesados Mercedes-Benz traz um grande destaque muito aguardado no mercado: a oferta de suspensão metálica para os modelos Actros Evolution 2045, 2548 6x2 e 2553 6x2. Com isso, mais uma vez, a marca atende aos pedidos de clientes.

A suspensão metálica com molas trapezoidais interligadas pelo balancim e equipada com suspensor do terceiro eixo, representa um conjunto consagrado no mercado e reconhecido pela sua confiabilidade. A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele.

“Como se vê, com o Actros Evolution, entregamos um caminhão cada vez mais completo para atender necessidades específicas dos clientes”, afirma Jefferson Ferrarez. “Com a versão de suspensão metálica oferecemos maior robustez ao caminhão, mais vida útil para os componentes do veículo, melhor performance em operações severas, maior eficiência, mais praticidade e mais conforto para o motorista nessas circunstâncias”.

Atego 1719 é oferecido em várias versões ao mercado

A movimentação de carga nas cidades, em curtos trechos intercidades e até em operações de apoio na construção civil e no agronegócio, exige um caminhão versátil, robusto, com boa capacidade de carga e flexibilidade para atender uma extensa e variada gama de aplicações, que podem ir de um simples furgão de alumínio até um comboio de lubrificação para atender máquinas agrícolas. Este é o Atego 1719 versão plataforma, apto a receber todo tipo de implemento utilizado nesses segmentos, apresentando excelente relação custo/benefício.

O Atego 1719 também é oferecido numa versão especial para bebidas, especialmente desenvolvida para essa operação severa. Este modelo vem equipado com diversos itens originais de fábrica que facilitam e reduzem o custo da instalação da carroçaria rebaixada, normalmente utilizada no transporte de bebidas.

A entrega de insumos, tais como pedra e areia, e a remoção de material escavado nas pequenas obras da construção civil requerem um caminhão compacto, robusto, com boa capacidade de carga e ágil no complicado trânsito urbano das cidades. O Atego 1719 K vem configurado de fábrica para operar como basculante, o que facilita muito a implementação e o capacita a atender a operação com resistência e economia.

A mais recente novidade é o Atego 1719 Full Air, que recebe suspensão pneumática nos dois eixos, montada no Centro Técnico de Customização (CTC) da Mercedes-Benz sob encomenda. Esta versão é indicada para o transporte de cargas frágeis e suscetíveis a danos no transporte, como, por exemplo, bebidas, itens de informática, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, equipamentos médicos e hospitalares, produtos farmacêuticos, entre outros.

A suspensão pneumática total é especialmente útil e vantajosa na distribuição de bebidas, proporcionando segurança, ergonomia e conforto para o motorista e operadores e, ao mesmo tempo, preservando a integridade da carga. O rebaixamento da suspensão durante o processo de entrega facilita o acesso à carga e agiliza o trabalho com conforto e ergonomia, minimizando acidentes e afastamentos.

O Grupo Martins foi fundado em dezembro de 1953, na cidade de Uberlândia (MG), pelo empreendedor e empresário Alair Martins. Desde então, construiu uma história de sucesso, tornando-se uma referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro. Atualmente, é considerado o maior atacado distribuidor market place do Brasil, tornando-se um dos maiores atacadistas distribuidores da América Latina. Com mais de 4 mil colaboradores, a Martins atende cerca de 3,1 milhões de clientes em todo o Brasil. Ao longo da sua trajetória e com a diversificação e crescimento da atuação em todas as regiões do País, a empresa assumiu o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir disso, a estratégia do Grupo Martins foi organizar-se no chamado Sistema Martins (SIM), que atende às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o Brasil soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas. Em 2000, a Martins criou a rede de supermercados Smart, que oferece a seus clientes maior rentabilidade por meio de associativismo, com apoio financeiro, tecnológico e comercial, estratégia que leva oportunidade e competitividade a esses varejistas. Com o crescimento da era digital, em 2002, a Martins inaugurou sua rede de comercio eletrônico “efácil”, expandindo seus negócios em todo território nacional

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

MARCOPOLO APRESENTA INÉDITO PROTÓTIPO DE ÔNIBUS URBANO HÍBRIDO ETANOL NA COP30

Fabricante desenvolve soluções sustentáveis para impulsionar o protagonismo do transporte coletivo na redução de emissões

A Marcopolo, multinacional brasileira e líder global em soluções de mobilidade, apresenta um protótipo inédito de ônibus urbano híbrido elétrico/etanol na Casa C.A.S.E., espaço criado para evidenciar e conectar soluções concretas que já estão transformando o Brasil e o mundo durante a COP30. A C.A.S.E. é uma iniciativa articulada por Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale, com o objetivo de posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global e destacar o setor privado brasileiro como articulador de soluções para os desafios relacionados a clima, natureza e pessoas. A participação da Marcopolo reforça seu compromisso com alternativas sustentáveis e viáveis em curto e médio prazos para a descarbonização do transporte coletivo, além de ampliar o uso de tecnologias limpas em diferentes modelos do seu portfólio.

O protótipo híbrido etanol urbano apresentado na COP30 é uma prova de conceito (POC) que combina propulsão elétrica e biocombustível, ampliando a autonomia e elimina a necessidade de infraestrutura de recarga, pois o abastecimento é feito somente com etanol. A solução Híbrida Etanol é Carbono Net Zero, ou seja, o CO₂ emitido pelo veículo é neutralizado pelo resgate de CO₂ no plantio da cana-de-açúcar ou outras fontes de etanol, como milho, sorgo ou trigo. O foco principal é demonstrar a viabilidade da tecnologia híbrida com etanol como solução viável para todos os municípios brasileiros e de implementação quase imediata.

Transporte coletivo como protagonista na redução de emissões

A mobilidade sustentável é essencial para a descarbonização e a qualidade de vida urbana. O deslocamento das pessoas nas cidades é um dos principais desafios para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Um único ônibus pode transportar dezenas de passageiros emitindo até oito vezes menos CO₂ por pessoa do que o transporte individual motorizado, segundo estudo completo da Coalizão dos Transportes, liderada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgado ontem aqui em Belém.

Valorizar o transporte público é um dos caminhos mais eficientes para se alcançar as metas de redução de emissões e reorganizar a mobilidade urbana. “Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia. Envolve qualidade de vida, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

O executo acrescenta que o país ainda precisa avançar em dois aspectos. O primeiro é desenvolver tecnologias e soluções que viabilizem a transição energética e a descarbonização do transporte. O segundo é conscientizar a sociedade sobre a importância de priorizar o transporte coletivo, já que em grandes centros urbanos as emissões do transporte individual motorizado são quase oito vezes maiores do que as do transporte coletivo.

O protótipo híbrido etanol urbano apresentado na COP30 vem na sequência e segue o mesmo princípio do projeto do micro-ônibus Volare Attack 9 híbrido apresentado no ano passado e exposto recentemente na Busworld, na Bélgica, maior evento mundial da indústria do ônibus.

Volare Fly 10 GV movido a biometano e gás natural no Espaço Sustentabilidade Brasil

Além do protótipo híbrido etanol urbano, a Marcopolo apresentou ontem, no Espaço Sustentabilidade Brasil — iniciativa do Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB) —, e durante o evento "O Papel do Gás Natural e do Biometano na Transição Energética", organizado pelo Consórcio Brasil Verde, o micro-ônibus Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural, que reduz até 84% das emissões de gases de efeito estufa.

O desenvolvimento do Volare envolveu quatro anos de trabalho e destaca investimentos que a marca vem fazendo no desenvolvimento contínuo de novas tecnologias. Por meio de parcerias estratégicas, foram concebidos uma plataforma e um powertrain com características que contribuem para o transporte sustentável e eficiente. O modelo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação. O Volare movido a GNV e biometano conta com sistemas eletrônicos que garantem mais segurança e conforto, como controle de tração e estabilidade e bloqueio do veículo com porta aberta.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

AUDI REVELA DESIGN PARA A FÓRMULA 1

O Audi R26 Concept antecipa a identidade da marca na Fórmula 1

Cento e quinze dias antes de sua primeira corrida na Fórmula 1, a Audi apresenta em seu Brand Experience Center, em Munique, a prévia de seu novo carro que será a base da empresa na principal competição do automobilismo. Assim como nos futuros modelos de produção, a Audi trará clareza incomparável para as pistas de corrida e muito mais.

Ao entrar no auge do automobilismo, a Audi está fazendo uma declaração clara e ambiciosa”, afirma o CEO da Audi, Gernot Döllner. “É o próximo capítulo na renovação da empresa. A Fórmula 1 será um catalisador para a mudança em direção a uma Audi mais enxuta, mais rápida e inovadora.”

Segundo Döllner, a Audi está entrando na série de corridas com um plano ambicioso, mas realista: “Não estamos entrando na Fórmula 1 apenas para estar lá. Queremos vencer. Ao mesmo tempo, sabemos que a mudança para a Fórmula 1 é um grande passo e que precisamos fazer as coisas da maneira certa. É preciso tempo, perseverança e questionamento incansável do status quo. Até 2030, queremos lutar pelo título do Campeonato Mundial.”

A equipe de Fórmula 1 liderará a nova identidade da marca Audi

O Audi R26 Concept é uma declaração clara e oferece uma prévia do esquema de cores e do design do primeiro carro de corrida de Fórmula 1 da marca, que será revelado em janeiro. Essa identidade visual é baseada na filosofia de design recentemente introduzida e em seus quatro princípios de design: claro, técnico, inteligente e emocional. “Estamos implementando uma linguagem de design unificadora que reúne todos os aspectos da nossa organização”, afirma Massimo Frascella, diretor de criação da Audi. “Isso torna o projeto de Fórmula 1 pioneiro para a nova identidade da marca, que será lançada no futuro tanto para a equipe de F1 quanto para a Audi como um todo.”

O R26 Concept é uma das primeiras expressões da nova identidade visual da marca. Superfícies gráficas minimalistas, definidas por cortes geométricos precisos, integram-se perfeitamente à geometria do carro de corrida. A paleta de cores apresenta titânio, preto de carbono e o recém-lançado vermelho Audi. Como parte dessa identidade, a Audi também exibirá argolas vermelhas, usadas seletivamente para destacar sua presença na Fórmula 1.

A F1 como palco global para demonstrar o “Vorsprung durch Technik”

O projeto da Fórmula 1 é um carro-chefe estratégico para a Audi, refletindo a reinvenção tecnológica, cultural e empresarial da marca. O objetivo é inspirar clientes e colaboradores. O desenvolvimento e as corridas ocorrem dentro de uma estrutura economicamente atraente: um limite de custos aplicável a todas as equipes garante um orçamento e condições definidas de forma clara, enquanto o alcance global da Fórmula 1 oferece forte exposição da marca e oportunidades de patrocínio.

A Fórmula 1 é uma plataforma esportiva estabelecida globalmente há décadas e, com mais de 820 milhões de fãs, é a competição esportiva mais popular do mundo. Em 2024, cerca de 1,6 bilhão de telespectadores assistiram às corridas. As avaliações financeiras das equipes de Fórmula 1 chegam a bilhões. A futura equipe Audi F1 já tem três empresas globais como parceiras – adidas, bp e a futura parceira Revolut.

Para entrar na Fórmula 1, a Audi adquiriu o Grupo Sauber na Suíça em sua totalidade no início deste ano, criando assim as condições para trazer o fundo soberano do Catar a bordo como investidor. À frente do Projeto Audi F1 estão dois experientes gerentes de Fórmula 1, o ex-diretor da equipe Ferrari, Mattia Binotto, e Jonathan Wheatley (ex-RedBull), que se reportam diretamente ao CEO da Audi, Gernot Döllner. Em termos de pilotos, a empresa está contando com uma combinação de experiência e energia jovem, com o experiente piloto Nico Hülkenberg (Alemanha) e o jovem talento Gabriel Bortoleto (Brasil).

“A Fórmula 1 é mais do que apenas automobilismo”, afirma Jürgen Rittersberger, diretor financeiro da AUDI AG. “É entretenimento, emoção, tecnologia – e é também um desafio. Mas é precisamente essa combinação que nos leva onde queremos chegar: inspirar novos grupos de clientes para a Audi. Com o enorme alcance da Fórmula 1, temos a oportunidade de atrair novos clientes para a nossa marca – especialmente no grupo-alvo mais jovem, onde a Fórmula 1 está a experimentar um rápido crescimento. Graças ao limite de custos, a Fórmula 1 também está mais sustentável financeiramente do que nunca. Quando analisamos o desenvolvimento das oportunidades de patrocínio, as avaliações das equipes e o potencial geral de receita da Fórmula 1, uma coisa fica clara: esse caminho faz todo o sentido para a Audi – também economicamente.”

Da tradição no automobilismo à estreia na Fórmula 1

O automobilismo faz parte do DNA da Audi e sempre foi uma força motriz para o progresso tecnológico e a inovação. Desde o primeiro carro de Grand Prix com motor central até a tração integral quattro no rally, passando pelos motores a diesel, híbridos e elétricos em Le Mans, na Fórmula E e no Rally Dakar, a Audi conduziu todos os projetos de automobilismo ao sucesso com determinação, coragem, perseverança e espírito de equipe, sempre abrindo novos caminhos. O envolvimento da Audi na Fórmula 1 pretende dar continuidade a isso.

O auge do automobilismo é considerado o laboratório de testes mais exigente do mundo. Os curtos ciclos de desenvolvimento, a cadeia de comando mínima e as decisões rápidas têm como objetivo servir de modelo para toda a empresa. Ao mesmo tempo, a Audi está próxima dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e materiais. Graças à concorrência aberta, a Fórmula 1 serve como impulsionadora de tecnologia tanto para a mobilidade elétrica quanto para os combustíveis sintéticos – dois temas que também são altamente relevantes para os modelos de produção. Nessas duas áreas, os regulamentos oferecem grande liberdade e espaço para inovação.

Mudanças de longo alcance nos regulamentos técnicos da Fórmula 1 a partir de 2026 representam uma oportunidade ideal para a Audi, como recém-chegada, entrar no auge do automobilismo. Todos os concorrentes terão que se familiarizar com os novos regulamentos e tecnologias ao mesmo tempo, tanto em termos de chassi quanto de transmissão.

Conquistas marcantes e a jornada rumo à Fórmula 1

Desde a primavera de 2022, a Audi vem desenvolvendo a unidade de potência para a Fórmula 1 em Neuburg an der Donau – o único local operacional de uma equipe de F1 na Alemanha. Ela consiste em um motor V6 de combustão interna (ICE) com cilindrada de 1,6 litros e turboalimentação, um sistema de recuperação de energia (ERS) incluindo armazenamento de energia (ES) e uma unidade geradora de motor elétrico (MGU-K), bem como uma unidade de controle eletrônico (CU-K). Além da unidade de potência, a caixa de câmbio também está sendo desenvolvida em Neuburg. Juntamente com a unidade de potência, elas formam o que é conhecido como powertrain. Os novos regulamentos técnicos para powertrains de F1 se concentram em uma maior relevância para carros de estrada com um novo conceito híbrido. A potência do motor elétrico foi triplicada e, no futuro, estará em um nível comparável ao do motor de combustão, que será alimentado por combustíveis sintéticos a partir de 2026. A Audi vem trabalhando exclusivamente com a empresa britânica bp neste projeto desde 2022.

O desenvolvimento do conceito para o trem de força da F1 “fabricado na Alemanha” começou em 2022. Apenas dois anos depois, o trem de força completo funcionou dinamicamente como uma unidade pela primeira vez em uma simulação de corrida na bancada de testes. Simulações virtuais e ferramentas de desenvolvimento digital são particularmente importantes aqui, pois os regulamentos significam que não será possível testar os novos trens de força em uma pista de corrida até o início de 2026. Assim como no desenvolvimento de produtos da Audi, simuladores de direção dinâmicos, ferramentas digitais e métodos desempenham um papel significativo no processo de desenvolvimento. As primeiras unidades de potência para uso na pista de corrida já foram concluídas e serão enviadas de Neuburg an der Donau para seus respectivos locais a partir de dezembro.

A equipe desenvolve e constrói os carros de corrida na Fábrica de F1 em Hinwil. A localização suíça também é responsável pelo planejamento e execução das operações de corrida. Além disso, um escritório de tecnologia está em operação em Bicester, no Reino Unido, desde o verão de 2025. A presença no chamado “Motorsport Valley” dá à equipe acesso a conhecimentos adicionais sobre F1. Há uma intensa cooperação técnica entre os locais para explorar plenamente as vantagens e oportunidades de uma equipe de fábrica através da integração perfeita da unidade de potência e do chassi.

Primeira corrida na Fórmula 1

A futura equipe Audi F1 fará sua estreia pública completa no lançamento oficial da equipe em janeiro de 2026. Pouco depois, os primeiros testes oficiais com os carros de Fórmula 1 de nova geração serão realizados no final de janeiro em Barcelona, Espanha – ainda a portas fechadas. Durante outros testes no Bahrein (11 a 13 de fevereiro e 18 a 20 de fevereiro), a equipe de fábrica da Audi testará a Fórmula 1 diante do público pela primeira vez, antes da tão esperada estreia da marca no auge do automobilismo, que acontecerá em Melbourne (Austrália) de 6 a 8 de março.

Audi do Brasil

CHEVROLET REVELA O NOME DE SEU INÉDITO SUV CUPÊ

Produzido no complexo industrial da GM em Gravataí (RS), novo modelo será lançado em 2026 

A General Motors vive um momento de forte transformação no Brasil, marcado por importantes avanços e pela renovação completa de seu portfólio. Nesse contexto, a Chevrolet anuncia para 2026 a chegada de um produto surpreendente: o Sonic.

“O novo modelo virá para complementar a gama de veículos da marca e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca, o dos SUVs cupês”, revela Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Esta categoria vem crescendo globalmente e ganhando força ao lado dos SUVs compactos tradicionais. O Chevrolet Sonic surge para atender consumidores que buscam atitude, esportividade e design marcante, aliados à eficiência energética e às tecnologias de conectividade mais desejadas.

O novo SUV será produzido no complexo de Gravataí (RS). A fábrica é reconhecida por sua vocação para veículos de alto volume e tem papel estratégico como polo exportador para a GM na América do Sul.

O Sonic que estreia em 2026 introduz um novo conceito de automóvel e resgata um nome global da Chevrolet, refletindo os planos da marca de oferecer modelos com identidade consistente em diferentes mercados.

Além disso remete à ideia de jovialidade, leveza e modernidade. Tudo isso sem perder a conexão com o legado de confiança e qualidade que a Chevrolet constrói há 100 anos na região.

Mais detalhes sobre design, dimensões, motorização e tecnologias do Chevrolet Sonic serão revelados em breve.

Chevrolet Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas no site Chevrolet

General Motors América do Sul

UMA GRANDE AVENTURA: VIAGEM DE CARRO ELÉTRICO ATÉ A ISLÂNDIA COM O MINI COUNTRYMAN SE ALL4

Totalmente elétrico de Munique à Islândia: uma viagem de carro da Baviera aos Fiordes Ocidentais demonstra que o MINI Countryman SE ALL4, totalmente elétrico, está pronto para a aventura

Em meio à natureza selvagem, o maior modelo da família MINI mostra toda a sua versatilidade – e por que faz jus ao seu nome

Para os amantes da natureza, a Islândia é um verdadeiro destino dos sonhos – e a maneira mais fácil de explorá-la é de carro. Mesmo que muita coisa tenha mudado na terra dos gêiseres, vulcões, geleiras e intermináveis​​cadeias de montanhas, a Islândia sempre oferece uma ou duas aventuras – e o MINI Countryman SE ALL4 também.

São pouco menos de 2.700 quilômetros em linha reta entre Munique e Reykjavik, no sul da Islândia – e um pouco mais até os Fiordes Ocidentais. Por estrada, são cerca de 2.300 quilômetros, mais uma travessia de balsa de dois dias de Hirtshals, na Dinamarca, até Sedisfjödur.

O MINI Countryman SE ALL4 está pronto para o fora de estrada

Além da rede viária da capital, Reykjavik, o asfalto se limita à Ring Road, a forma mais fácil de explorar a ilha. Por isso, o MINI Countryman SE ALL4 demonstra um desempenho mais robusto do que o SUV familiar normalmente apresenta quando sai de Munique: pneus off-road, bagageiro com estepe no teto, placas de proteção contra areia, pá e macaco fazem parte do pacote de equipamentos essenciais para quem deseja explorar atrações como cachoeiras, gêiseres e fiordes.

Dois motores elétricos para uma tração integral potente.

Com uma autonomia elétrica de até 432 quilômetros, segundo o ciclo de testes WLTP, o potente MINI Countryman inicia a primeira etapa de sua jornada, passando por Hamburgo, na Dinamarca, até o porto de Hirtshals. Os pneus off-road especialmente adaptados aos desafios da ilha e a ampla estrutura do teto praticamente não comprometem a autonomia do MINI Countryman SE ALL4. Com uma capacidade máxima de carregamento de 130 kW, restam menos de 30 minutos para o preparo da rota durante as paradas. Ao percorrer as autoestradas alemãs, o MINI Countryman SE ALL4 demonstra inicialmente suas qualidades para viagens: dois motores elétricos com potência total de 313 cv e torque de 494 Nm proporcionam uma condução potente. O Driving Assistant Professional permite a condução semiautomatizada para viagens e chegadas mais tranquilas. O espaço adicional no interior redesenhado oferece ao motorista e ao passageiro dianteiro mais conforto nos ombros e cotovelos.

Mar do Norte agitado e longos dias na Islândia

Durante a travessia de ferry de Hirtshals, na Dinamarca, para Sedisfjödur, na Islândia, o Mar do Norte estava excepcionalmente agitado, com uma tempestade considerável e ondas de mais de oito metros. O tempo na chegada à Islândia estava pior do que o esperado: neve fraca, nuvens baixas e temperaturas abaixo de zero. No entanto, após o início da etapa rumo ao interior, as paisagens já impressionantes de rocha vulcânica tornaram-se ainda mais dignas de serem admiradas. O sol de verão, que parecia não ter fim, venceu a batalha contra a noite – e assim o Countryman chegou ao hotel pouco depois da meia-noite, sob um sol radiante, após uma longa primeira etapa no continente islandês.

MINI Countryman: Carisma que desafia lama e poeira

Logo cedo na manhã seguinte, por volta das cinco horas, o MINI Countryman SE ALL4, já bastante sujo, parte para o desafiador trecho final da Rota 622 – uma das estradas mais exigentes e perigosas dos Fiordes Ocidentais, com uma passagem particularmente espetacular por um terreno pedregoso junto à água, transitável apenas na maré baixa.

Com sua pintura "Azul Incandescente", detalhes em bronze graças ao Pacote de Acabamento Favorito, pneus todo-terreno e rack de teto, o MINI Countryman SE ALL4 chama a atenção e se torna um assunto de conversa na estrada. Poeira e lama nas estradas acidentadas não diminuem seu brilho ao longo da jornada.

Relaxado e elétrico na costa acidentada da Islândia

O MINI Countryman totalmente elétrico domina com facilidade prados verdejantes, pedregulhos sombrios ou caminhos estreitos com beirais e travessias de água. Um ritmo moderado fora de estrada praticamente não afeta a autonomia elétrica. Aqui e ali, ele toca o chão, raspando a grama, enquanto as vistas para o mar e para a costa íngreme se tornam cada vez mais espetaculares. O MINI Countryman é tenaz, confiante e totalmente elétrico enquanto enfrenta a estreita e desafiadora Rota 622, cujas condições foram ainda mais dificultadas pelas chuvas das últimas semanas.

O MINI Countryman sabe como encarar a aventura

Vindo do Sul, nada funciona pouco antes do trecho litorâneo da Rota 622: onde as ondas e o clima levaram tudo, a infame estrada se torna intransitável para qualquer veículo. Nem pás, bandejas de areia e macacos hidráulicos resolvem. E, no entanto, entre Munique e a Islândia, o MINI Countryman SE ALL4 prova que faz jus ao seu nome – mesmo sendo totalmente elétrico.

BMW GroupCom suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países. Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso

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