quarta-feira, 12 de novembro de 2025

RODRIGO BONATO É O NOVO VICE-PRESIDENTE DE VENDAS E MARKETING DA JOHN DEERE PARA A AMÉRICA LATINA

Rodrigo Bonato

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, anuncia Rodrigo Bonato como novo vice-presidente de Vendas e Marketing para a América Latina. Ele sucede a Antonio Carrere, que encerra um ciclo marcante após anos de relevantes contribuições para o fortalecimento da companhia e o crescimento dos negócios na região.

Bonato ingressou na John Deere em 2003 e, desde então, construiu uma sólida trajetória nas áreas Comercial, de Marketing e Suporte ao Cliente. Com experiência internacional e ampla vivência em diferentes divisões da empresa, liderou projetos estratégicos nos mercados do Brasil e dos Estados Unidos, além de ter sido responsável por iniciativas de pós-venda e soluções inteligentes que aproximam tecnologia e produtividade no campo.

“Assumo essa nova responsabilidade em Vendas e Marketing dando continuidade a uma história de grandes líderes, com o compromisso de continuar servindo aos nossos clientes. A John Deere tem um papel fundamental no avanço da agricultura e da infraestrutura na América Latina, e seguirá inovando para oferecer soluções que realmente transformem os negócios e promovam o desenvolvimento sustentável da região”, destaca Bonato.

Com a transição, Rodrigo Iglesias passa a ocupar a posição de diretor de Pós-Venda e Suporte ao Cliente para a América Latina, sucedendo a Bonato. Iglesias ingressou na John Deere em 2017 e teve papel essencial na consolidação da estrutura de pós-venda e nas estratégias de suporte ao cliente, contribuindo para elevar a excelência do atendimento e a experiência dos usuários em toda a região.

Essas mudanças reforçam o compromisso da John Deere com a inovação centrada no cliente, a liderança tecnológica e o crescimento sustentável da América Latina.

John Deere - Não importa se você nunca dirigiu um trator, cortou a grama ou operou uma escavadeira. Com o papel de ajudar a produzir alimentos, fibras, energia e infraestrutura, a John Deere trabalha para cada pessoa no planeta. Tudo começou há quase 200 anos, com um arado de aço autolimpante. Hoje, a John Deere impulsiona a inovação nos setores de agricultura, construção, florestal, jardinagem, sistemas de energia e muito mais. Para mais informações sobre a Deere & Company, clique aqui e acesse o site

John Deere
CDI Comunicação

IVECO BUS ANUNCIA MAURÍCIO YAMAMOTO PARA A LIDERANÇA DA MARCA NA AMÉRICA LATINA

Com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, executivo traz trajetória sólida e internacional, contribuindo no fortalecimento e expansão da marca na região

Maurício Yamamoto

A IVECO BUS anuncia Maurício Yamamoto como novo head da Unidade de Negócios de Ônibus na região. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de vendas, marketing, pós-vendas, engenharia e desenvolvimento de negócios no setor automotivo, especialmente em veículos comerciais, Maurício traz uma trajetória sólida e internacional.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP, com MBA na FGV e especialização em Tecnologia e Inovação pelo MIT, o executivo acumula experiências profissionais no Japão, Alemanha, Colômbia e México.

“Estou muito entusiasmado com este novo desafio e com a oportunidade de contribuir para o fortalecimento e expansão da IVECO BUS na América Latina. Minha missão é garantir que continuemos a oferecer produtos e serviços de alta qualidade, sempre atentos às necessidades dos nossos clientes e às tendências do mercado”, afirma Maurício.

Para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, a sua chegada marca um novo momento para o negócio de ônibus da marca. “Sua experiência em desenvolver novos mercados e sua abordagem flexível e focada em resultados serão essenciais para estabelecer parcerias e relacionamentos estratégicos com clientes”.

Maurício Yamamoto se reportará diretamente a Claudio Passerini, presidente da Unidade de Negócios de Ônibus do Iveco Group.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

terça-feira, 11 de novembro de 2025

MG MOTOR CHEGA OFICIALMENTE AO BRASIL

Marca britânica com mais de 100 anos de tradição inaugura nova era da mobilidade premium no país com portfólio de veículos eletrificado

A MG Motor, marca britânica com mais de um século de história, oficializa sua chegada ao Brasil. Após meses de expectativa para a estreia da montadora, a MG dá início à sua primeira operação direta no país, fortalecendo estrategicamente sua presença na América Latina e marcando um novo e empolgante capítulo para a indústria automotiva brasileira.

A marca combina seu legado de paixão, design, DNA esportivo e ousadia com a força global, inovação e tecnologia de ponta da gigante automotiva SAIC Motor, uma das 10 maiores empresas automotivas do mundo. Com veículos que unem sofisticação, alta potência, esportividade, design, tecnologia, conectividade e eficiência energética, a missão da marca é oferecer aos consumidores brasileiros uma experiência única e emocionante ao dirigir, posicionando seus produtos como alternativas premium, eletrificadas e modernas.

“O Brasil é um mercado muito importante para a MG, pois além de uma superpotência na América Latina, representa uma oportunidade única para mostrarmos a força da marca em um país onde a indústria automotiva sempre teve papel fundamental”, diz Gang Wu, CEO da MG Motor para América do Sul. “E por se tratar de um setor que está em constante evolução, queremos que o público brasileiro vivencie essa nova fase da mobilidade eletrificada com a MG, unindo a nossa tradição e elegância ao que há de mais avançado em inovação e tecnologia da SAIC Motor”.

Com uma estratégia visionária para o seu início, a marca britânica traz ao Brasil três modelos de carros eletrificados, MG Cyberster, MG S5 e o MG4, e trabalha para abrir 24 concessionárias até o fim de 2025, em parceria com 12 grupos com vasto conhecimento sobre o mercado brasileiro, localizadas em todas as capitais do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, além do interior do estado de São Paulo. Já para 2026, o plano prevê uma expansão para 70 lojas em operação em todas as regiões do país.

Além disso, a marca chega ao Brasil com estoque robusto de peças para que sua rede de concessionárias possa atender com agilidade aos clientes brasileiros.

“Nosso planejamento de chegada ao mercado brasileiro envolve um portfólio de veículos 100% eletrificados nesse primeiro momento, totalmente pensado para os interesses do consumidor brasileiro. Esse é um primeiro passo de nossa jornada na região e reforça o nosso compromisso de longo prazo com o Brasil”, comenta Flavio Guzmán, diretor de Marketing, Produto, Marca e PR.

Os pioneiros do portfólio brasileiro

MG Cyberster

Como símbolo do legado esportivo da marca, o MG Cyberster, roadster 100% elétrico com design inspirado nos clássicos conversíveis da MG, combina elegância com alto desempenho. Equipado com tração inteligente (integral sob demanda), o Cyberster entrega potência de até 510 cv, torque de 725 Nm e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. Ele oferece uma autonomia de 342 km (padrão Inmetro), freios de alto desempenho Brembo e tempo estimado de recarga de 38 minutos de 10% a 80% (com carregamento rápido em 150 kW).

Já seu interior prioriza um cockpit imersivo com três telas, com painel de comando digital e acabamentos em couro para o maior conforto. O modelo também chama a atenção por suas portas que se abrem em tesoura e pela abertura da capota elétrica em apenas 10 segundos.

Enquanto isso, o MGS5 combina a versatilidade de um SUV com alta eficiência e desempenho. O modelo é impulsionado por um motor elétrico com potência de até 305 cv e torque de 350 Nm. Com tração traseira, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, tem autonomia de 351km (padrão Inmetro) e carregamento rápido de 10% a 80% em 26 minutos. Disponível na versão Luxury, conta com o sistema One Pedal Drive e eficiência energética otimizada, proporcionando uma condução mais intuitiva e agradável no dia a dia. Ele se destaca, também, por seus sete airbags, abertura do porta-malas sem toque e teto-solar panorâmico.

MGS5

Além disso, o modelo foi desenvolvido sobre a Plataforma Modular Escalável (MSP) da MG, reconhecida mundialmente por sua capacidade de adaptação a múltiplas configurações de veículos e sistemas elétricos. A versão brasileira traz um chassi leve e equilibrado, garantindo estabilidade e conforto ao dirigir, também com porta-malas ampliado para facilitar o carregamento de bagagens maiores, com capacidade de até 1.141 litros. Já seu painel e central multimídia são equipados com telas grandes, recursos inteligentes e interface de usuário intuitiva para melhor assistência ao motorista.

MG4

O MG4 é o hatch elétrico urbano que chega como a proposta inovadora e altamente competitiva: facilitar o acesso à inovação, com qualidade premium, exterior e interior com design robusto e conectividade. Também projetado sobre a plataforma modular MSP, a versão 2025/26 do modelo acaba de ser lançada globalmente e chegará primeiro em solo brasileiro, o que demonstra a importância do Brasil para a companhia. Ele oferece autonomia de até 279 km (padrão Inmetro), potência máxima de 435 cv, torque de 600 Nm, carregamento rápido, alcançando de 30% a 80% em apenas 22 minutos, e pode chegar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

Graças ao seu motor elétrico potente, distribuição de peso equilibrada, tração traseira e centro de gravidade baixo, proporcionando uma excelente dirigibilidade, o MG4 também oferece conforto e praticidade para o dia a dia. Disponível na versão Xpower, ele tem capacidade de porta-malas de aproximadamente 350 litros, que pode chegar a cerca de 1.165 litros com os bancos traseiros rebaixados, o que garante conforto para passageiros e flexibilidade para bagagens, tornando-o ideal tanto para trajetos urbanos quanto para viagens mais longas.

Os modelos MG Cyberster, MGS5 e MG4 contam com o MG Pilot, um pacote de segurança ativa ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) que inclui recursos avançados de assistência ao motorista, como Controle de Cruzeiro Adaptativo, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistente de Permanência em Faixa e Frenagem Automática de Emergência, garantindo maior proteção e tranquilidade durante a condução. Além disso, há também o iSmart4, sistema de conectividade próprio que permite que os proprietários de veículos MG possam controlar e monitorar remotamente o carro por meio de seus smartphones. Entre suas funções, estão:

  • Verificação de status do veículo (nível de bateria, pressão dos pneus), acionamento de travas e controle do ar-condicionado de forma remota, localização do carro, planejamento de viagens e agendamento de carregamento.
  • Consulta à previsão do tempo e abertura de aplicativos de entretenimento como Spotify, YouTube e TikTok diretamente no veículo por comando de voz próprio da MG.

Disponibilidade e preço

O MG Cyberster, com preço de R$ 499.800,00, o MG4 XPower, com preço promocional de R$224.800,00 e o MGS5 Luxury, com preço promocional de R$ 219.800,00 chegam às concessionárias representantes da marca a partir de novembro de 2025, de maneira gradual.

Todos possuem garantia de 7 anos para o carro e 8 anos para a bateria, conexão 4G embarcada e road assistance 24 horas, ambas por 2 anos sem custo. Além disso, como condição especial para o lançamento, os clientes irão ganhar um Wallbox para instalação residencial, de 7 kW, e o carregador portátil de 3,4kW para uso no veículo, e taxa 0%.

A MG Motor é uma marca britânica com mais de um século de tradição. Combinando design moderno, engenharia avançada, tecnologia de ponta e inovação, a MG Motor oferece veículos que se destacam no mercado global. Clique aqui, visite o site, e saiba mais

MG Motor
Burson

NISSAN INICIA SEGUNDA FASE DE PROJETO SOCIAL PIONEIRO PARA FORMAÇÃO EM MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS

Em parceria com Firjan SENAI Resende, iniciativa prevê um investimento de R$ 3,3 milhões até 2030

Foto: Cris Oliveira | Divulgação

A Nissan iniciou a segunda fase do “Projeto de Formação Profissional para Manutenção de Veículos Eletrificados”, por meio do qual a fabricante japonesa de automóveis vai destinar R$ 3,3 milhões até 2030 para a formação de jovens e adultos do sul do estado do Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro curso no país a oferecer esta formação profissionalizante de forma gratuita.

Após formar 35 agentes públicos para atuar em situações de emergência com veículos eletrificados, que exigem um protocolo diferente dos modelos a combustão, o projeto desenvolvido em parceria com Firjan SENAI Resende deu início às aulas das primeiras turmas de jovens e adultos das cidades de Quatis e de Resende, região onde fica o Complexo Industrial da Nissan.

“Em fevereiro de 2026, será aberta a terceira turma, desta vez para alunos do município de Barra Mansa. O objetivo é formar 300 jovens e adultos, das três cidades do Sul Fluminense, além de 150 agentes públicos”, afirma Ana Genaro, Gerente de Sustentabilidade da Nissan do Brasil.

O curso, com duração de 360 horas, é ministrado pela Firjan SENAI Resende por instrutores especialmente treinados pela equipe da Nissan. Os professores passaram pelo Centro de Treinamento de Jundiaí, em São Paulo, local onde a empresa qualifica os profissionais da sua rede de concessionários.

Na primeira fase do projeto, a Nissan construiu na Firjan SENAI de Resende um laboratório equipado com duas unidades do veículo 100% elétrico Nissan LEAF. Os carros são utilizados em aulas teóricas e práticas pelos alunos do curso profissionalizante, reconhecido pelo MEC.

Em maio deste ano, o projeto recebeu destaque no prêmio AB Diversidade e ESG. Organizado pela Automotive Business, a premiação reconhece as empresas e iniciativas do setor automotivo com as melhores práticas e resultados nessas áreas no país.

Guiados pelo plano global Ambition 2030, a Nissan busca contribuir para um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo, com forte compromisso em promover o desenvolvimento local das comunidades onde está inserida. Ao ser pioneira no país em investir neste tipo de formação profissionalizante de forma gratuita, a fabricante japonesa busca aumentar a empregabilidade, a inclusão social dos jovens e adultos da região Sul Fluminense, e contribuir para a sustentabilidade e desenvolvimento econômico das comunidades.

Por meio das iniciativas do “Projeto de Manutenção de Veículos Eletrificados” a Nissan reforça também seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através da oferta de um projeto que reforça o ODS relacionado à Educação de Qualidade (ODS4) e à promoção do Trabalho Descente e Crescimento Econômico (ODS8).

Nissan Brasil

ROTA SUSTENTÁVEL COP 30 REGISTRA REDUÇÃO DE 99% NAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NOS TESTES COM BIOCOMBUSTÍVEL 100% EM MOTORES MERCEDES-BENZ EURO 6

Segundo cálculos preliminares obtidos na caravana “Rota Sustentável COP30”, essa redução foi alcançada dentro do conceito do “tanque à roda”, no resultado auditado pelo Instituto Mauá de Tecnologia

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, coletaram dados expressivos nos testes comparativos para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6. A chamada “Rota Sustentável COP 30” percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS) e chegando em Belém (PA), sede da COP30.

O objetivo dessa ação é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que equipam dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 e dois ônibus O 500 RSDD 8x2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant.

De acordo com cálculos preliminares realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que realizou as medições de acordo com protocolos técnicos robustos, transparentes e auditáveis, ao final da caravana foram reduzidas em aproximadamente 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na avaliação com biocombustível 100% em motores Euro 6 dentro do conceito do “tanque à roda”. Isso acontece porque o biocombustível utilizado, produzido a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, já absorveu CO2e da atmosfera durante o seu cultivo. Ou seja, o que foi emitido pelo veículo ao rodar foi praticamente compensado pelo que a planta retirou do ar antes de virar combustível.

Examinando o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do combustível até seu uso, os dados preliminares apontaram uma redução de cerca de 65% nas emissões de CO2e.

“É importante ressaltar que o porcentual de redução de cerca de 65% nas emissões de CO2e só não é maior porque o Brasil já utiliza B15 como combustível comercial”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso significa que o veículo abastecido com Be8 BeVant® deixará de emitir aproximadamente 532 toneladas de CO2e se rodar os 700 mil quilômetros, conforme previsto na norma Proconve P8 (Euro 6)”.

“Essa avaliação é muito significativa para a Mercedes-Benz e para a Be8 porque promoveu análises em operação real com caminhões e ônibus lastreados percorrendo estradas brasileiras, utilizando um biocombustível alternativo que é uma solução de curto prazo para a descarbonização do nosso setor de transporte de cargas de passageiros”, diz Luiz Carlos Moraes. “Um projeto arrojado, que uniu duas empresas que têm envolvimento e um compromisso sólido com a descarbonização do transporte”.

“Esta foi uma jornada feita com precisão em planejamento e excelência em realização. O objetivo de demonstrar o Be8 BeVant® como solução de descarbonização para o agora foi plenamente atingido, levando reconhecimento e respeito por cada estrada e cada posto que passamos”, destaca Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.

“Os resultados são muito importantes: o desempenho foi semelhante em consumo e potência, com a diferença de que as emissões do Be8 BeVant® são menores. Isso confirma que o novo biocombustível representa uma solução imediata e acessível para as transportadoras de cargas e de pessoas no Brasil“, diz Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

Além dos 4 mil quilômetros dos testes comparativos, a parceria da Mercedes-Benz com a Be8 inclui também a exposição do Actros Evolution 2553 6x2 abastecido com BeVant no estande da Be8 na Green Zone, área de atividades da COP30. Assim, durante os dias do evento, de 10 a 21 de novembro, essa solução será apresentada a autoridades, especialistas, visitantes e mídia internacional.

Instituto Mauá de Tecnologia realizou as medições de CO2e

Durante os testes da “Rota Sustentável COP30”, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant® e o diesel B15 dos quatro veículos ficaram a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.

Os cálculos comparativos de emissões de CO2e foram suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis, que mensuraram os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant®, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.

A proposta metodológica seguiu padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e utilizou dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, o que garantiu rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.

“A participação do Instituto Mauá de Tecnologia na Rota Sustentável da COP 30 mostra a importância da aplicação prática de nossa expertise em ensaios veiculares e avaliação de combustíveis. A Mauá assegura a credibilidade dos resultados, adotando uma metodologia baseada em medições comparativas em condições reais de uso. Iniciativas como esta reforçam a relevância da pesquisa aplicada para orientar políticas públicas e decisões estratégicas voltadas à eficiência energética e à inovação tecnológica no setor de transportes”, comentou Renato Romio, chefe da divisão de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Iniciativa reafirma o compromisso da Daimler Truck e da Mercedes-Benz do Brasil com a sustentabilidade ambiental

“Em parceria com a Be8, nessa caravana, buscamos testar a eficiência operacional e ambiental do biocombustível 100% nos motores Euro 6 de nossos caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha da marca num percurso longo pelas estradas do País, do Sul ao Norte”, diz Luiz Calos Moraes.

Como uma empresa do Grupo Daimler Truck, a Mercedes-Benz do Brasil vem trabalhando pela neutralidade de CO2 em seus produtos e em suas operações, visando a redução de emissões e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, conforme princípios do Acordo de Paris. “Iniciativas como a Rota Sustentável COP30 demonstram nosso forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. Em todo o mundo, a Daimler Truck – e aqui no Brasil, a Mercedes-Benz – tem trabalhado arduamente para ajudar a transformar o transporte de carga e passageiros. Para nós, sucesso nos negócios e sustentabilidade caminham juntos”, ressalta Moraes.

Potencial de redução de emissão de CO2 equivalente

A Mercedes-Benz está em fase de testes e validações para garantir que o uso comercial do Be8 Bevant® seja seguro para os seus clientes, eficiente e regulamentado. Os frotistas que demonstrarem interesse no uso do Be8 BeVant e que possuam frota com a motorização BlueTec 6 receberão suporte técnico, ferramentas de monitoramento e orientação de manutenção.

Hoje os veículos Mercedes-Benz no Brasil já estão autorizados a usar até B20 – e continuaremos avaliando os testes até o B100, apoiando nossos clientes sob condições de uso experimental autorizadas pela ANP. Importante ressaltar que a Mercedes-Benz não recomenda o uso de um biocombustível 100% sem o acompanhamento das nossas equipes de testes.

Caminhões Actros e ônibus O 500 RSDD na Rota Sustentável COP 30

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 deram início, no dia 20 de outubro, à “Rota Sustentável COP30”. O ponto de partida dessa viagem aconteceu no dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Após paradas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), no dia 23, e em Brasília (DF) no dia 30, o destino final foi o Pará, passando por Belém, sede da COP30, e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos por estradas brasileiras.

Toda a concepção da ação tem relação direta com a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.

Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, foram utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles abastecido com biocombustível Be8 BeVant e o outro com o diesel B15 comercial.

O mesmo comparativo foi efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSDD 8x2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com Be8 BeVant e diesel B15 comercial.

Be8 BeVant®

O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; e maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.

O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.

É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

Mercedes-Benz do BrasilPresente no País há mais de 69 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG). Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia inaugurou, em Iracemápolis (SP), o seu Campo de Provas, o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais. No ano seguinte, lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de óxidos de nitrogênio e em 50% as de material particulado. A Empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas. Ainda em 2024, a Empresa anunciou ao mercado a produção do seu ônibus elétrico articulado, o eO500UA, e apresentou para o segmento de caminhões o novo Accelo, o novo Atego, a nova e melhorada versão do seu caminhão Actros Evolution e anunciou testes com os caminhões elétricos eActros e o eCanter nas frotas dos seus clientes em 2025. A Empresa também conta com um Centro de Distribuição de Peças em Itupeva (SP) e um Centro de Treinamento em Atibaia (SP), além de ser abastecida 100% por energia verde por meio de uma operação/parceria com a Raizen Power

Mercedes-Benz do Brasil

CARROS ICÔNICOS, QUE HABITARAM O IMAGINÁRIO DOS VISITANTES DO SALÃO DO AUTOMÓVEL, VOLTAM À MOSTRA EM EXPOSIÇÃO DO CARDE

Museu de Campos do Jordão levará a Kombi Turismo, da 1ª edição do evento, em 1960, e vários esportivos dos sonhos, como o Hofstetter e a Ferrari F40

Ferrari F40

O automóvel como fio condutor para se contar uma história ou até mesmo para ativar lembranças. O CARDE, museu de Campos do Jordão (SP), há 170 quilômetros de São Paulo, vai levar parte de suas joias sobre rodas para a 31ª edição do Salão do Automóvel e usar a mesma estratégia para atrair visitantes para seu estande: o carro como “isca” para despertar as mais puras memórias afetivas, um elo com os desejos e boas recordações de outros tempos.

De 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, o estande do CARDE no Salão do Automóvel contará parte da história de um dos maiores eventos da indústria automobilística, por meio de oito veículos icônicos: Volkswagen Kombi Turismo, Brasinca Uirapuru STV, Dodge Charger R/T, Volkswagen SP2, Volkswagen Gol GTi, Hofstetter, Ferrari F40 e Jaguar XJ220.

“São modelos realmente especiais que mostram o que habitava no imaginário dos apaixonados por carros nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. Tenho a certeza que, para muitos, ao verem esses automóveis frente a frente, muitas lembranças virão à mente. No CARDE vemos essas conexões todos os dias”, conta Luiz Goshima, diretor do museu em Campos do Jordão.

Jaguar-XJ220

Essas raridades, inclusive, estiveram presentes na mostra desde sua primeira edição, em 1960, como a Volkswagen Kombi Turismo, um tipo de Motorhome, para viagens em família.

A Kombi Turismo simbolizava o espírito de liberdade e descoberta que marcou a década. Produzida pela Volkswagen do Brasil, o modelo era baseado na consagrada Kombi, mas trazia detalhes voltados ao conforto e à experiência de viagem, como acabamento interno aprimorado e janelas panorâmicas que ampliavam a visibilidade. Equipada com motor boxer de 1.200 cm³ e tração traseira, unia robustez mecânica e versatilidade para encarar longas distâncias. Seu design simples e carismático, aliado à confiabilidade alemã, fez da Kombi  um verdadeiro ícone das estradas brasileiras, símbolo de companheirismo, aventura e da cultura sobre rodas que se consolidava no País.

Outro destaque na mesma década, foi a apresentação do STV Uirapuru, um dos mais espetaculares automóveis fora de série já fabricados no Brasil. Com cerca de apenas 70 unidades produzidas, em 1966 ele foi apresentado pela primeira vez em versão conversível pela STV, empresa que adquiriu o projeto da Brasinca.

Realizado no Pavilhão de Exposições do Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Salão de 1966 revelou o Uirapuru, construída pela STV, Sociedade Técnica de Veículos Ltda., capitaneada por Rigoberto Soler, o novo modelo dividia os holofotes no estande da marca com mais outros três carros, entre eles, o inusitado protótipo Gavião. Sua principal característica estética, além da carroceria sem capota, era o uso de faróis dianteiros retangulares, atualizados. Equipado com um motor de seis cilindros, de 4.2 litros, de 162, 171 ou 177 cavalos de potência, dependendo dos opcionais de desempenho escolhidos, apenas dois exemplares foram fabricados.

Representando a mostra no ano de 1970, o mítico esportivo Dodge Charger R/T, de 1971, foi presença marcante no Salão do Automóvel quando mudou de endereço, inaugurando o Pavilhão de Exposições do Anhembi. Lançado em 1971, o Dodge Charger R/T tornou-se um dos grandes símbolos da era de ouro dos “muscle cars” nacionais. Com o poderoso motor V8 de 5.2 litros e 215 cavalos de potência, unia desempenho impressionante e som inconfundivel a um design de linhas agressivas e esportivas. Mais do que força e velocidade, o Charger representava atitude.

Em 1972, o SP2 foi a estrela do estande da Volkswagen no Salão. Produzida por um curto período, a linha de automóveis SP é considerada o primeiro projeto totalmente desenvolvido pela Volkswagen do Brasil. Com os estudos preliminares iniciados ainda no final da década de 1960, a fabricante buscava uma alternativa própria para competir diretamente com o Puma, esportivo brasileiro de grande sucesso. O SP2 chamava a atenção por seu perfil baixo e seus traços arrojados.

Volkswagen SP2

Disponível em duas versões, batizadas de SP1 e SP2, diferenciavam-se pelos detalhes internos e pela motorização utilizada, 1600 ou o inédito 1700, gerando 65 e 75 cavalos de potência, na devida ordem. Mesmo com a repercussão positiva em relação ao desenho do carro, o desempenho geral frente ao principal concorrente deixou muito a desejar, o que contribuiu para o seu fim precipitado. Um marco na história da indústria automobilística nacional, ganharia admiradores e entusiastas ao redor do globo, sendo cultuado até pelo museu da Volkswagen na Alemanha. Menos de 11 mil exemplares foram construídos entre 1972 e 1975, dos quais, 88, somente do modelo mais simples, o SP1.

Nos anos 1980, os olhos dos amantes da esportividade brilharam ao verem o lançamento do Volkswagen Gol GTi. Mostrado para os brasileiros pela primeira vez na edição de 1988, o Gol GTi, na sua inconfundível cor Azul Mônaco, foi o primeiro automóvel nacional equipado com injeção eletrônica de combustível. Disponível nas concessionárias a partir do ano seguinte, era, na época, o carro esportivo mais rápido produzido no País. O exemplar em exposição possui um motor de quatro cilindros em linha, de 2 litros, de 120 cavalos de potência, câmbio manual de cinco marchas e capaz de alcançar a velocidade máxima de 185 quilômetros por hora. Um divisor de águas na história da indústria automobilística brasileira e objeto de desejo entre os apaixonados pela linha VW.

Ainda na década dos nacionais especiais, o supercarro brasileiro Hofstetter, apresentado no Salão de 1984, representava uma das mais ousadas iniciativas da indústria automobilística nacional. Materializado por Mário Richard Hofstetter em 1975, o Hofstetter 001 que será exposto no estande do CARDE é um protótipo absolutamente singular no panorama automotivo brasileiro. Sua carroceria foi construída em tecido de fibra de vidro, enquanto o chassi, derivado de um protótipo de corrida da Divisão 4, recebeu uma estrutura multitubular em tubos de aço trefilado, revestida por chapas de duralumínio. O conjunto mecânico utilizava motor Cosworth Hart em posição central, câmbio Hewland e freios a disco nas quatro rodas.

Seu desenho original data de 1973, concebido por um jovem brasileiro de apenas 16 anos, que incorporou soluções estéticas e funcionais ousadas, inspiradas em protótipos contemporâneos como o Alfa Romeo Carabo (1968), do Studio Bertone, e a Maserati Boomerang (1971), de Giorgetto Giugiaro. Com apenas 99 cm de altura, o 001 adotava portas em asa de gaivota e faróis escamoteáveis, expressando o espírito experimental, técnico e visionário que marcaria a engenharia automotiva nacional naquele período. Posteriormente, o modelo passou por modificações para torná-lo mais adequado ao uso cotidiano, sendo apresentado ao público no Salão do Automóvel de 1984. Ao longo de sua produção artesanal, o Hofstetter teve um total de 18 unidades fabricadas.

A abertura das importações na década de 1990, trouxe para o Brasil referências ainda mais amplas, do que existia de mais moderno no mundo. E nada mais icônico que a Ferrari F40, um sonho sobre rodas que foi materializado no Salão. Um frisson, que virou notícia em quase todos os veículos de imprensa brasileiros e fez muitos visitantes gastarem rolos de filmes fotográficos. Marcou uma virada de página no acesso ao que existia de mais exuberante no setor automotivo mundial.

Apresentada em 1987, a Ferrari F40 foi criada para celebrar os 40 anos da marca e tornou-se um ícone absoluto entre os supercarros. Derivada do projeto 288 GTO Evoluzione, foi o último modelo desenvolvido sob a supervisão direta de Enzo Ferrari. Equipada com um motor V8 biturbo de 2.9 litros, capaz de gerar 478 cavalos de potência, atingia a velocidade máxima de 324 quilômetros por hora. Entre 1987 e 1992, pouco mais de 1.300 unidades foram produzidas, consolidando seu status como um dos carros mais lendários já fabricados.

Na década que marcou a chegada inédita dos superesportivos de representatividade mundial, o Salão do Automóvel de 1994 foi palco da apresentação do Jaguar XJ220 em solo brasileiro. Era derivado do protótipo criado em 1988 e apresentado em sua versão definitiva, de produção, em outubro de 1991. Era a aposta da Jaguar para entrar no competitivo mercado internacional dos supercarros. Equipado com um motor V6 biturbo, central, de 550 cavalos de potência, era capaz de atingir a velocidade máxima de 340 quilômetros por hora, tornando-se o carro de produção em série mais rápido do mundo em 1992. Aproximadamente 280 unidades foram construídas até 1994.

CARDE conta a história do Brasil tendo os automóveis como fio condutor

No meio de uma floresta preservada de araucárias na cidade de Campos do Jordão, a 170 quilômetros de São Paulo, o CARDE surge como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal. O museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são mais que produtos para mobilidade — eles se tornaram parte da trajetória do nosso País.

Inaugurado em 28 de novembro de 2024, o CARDE já ultrapassou a marca de 90 mil visitantes. O museu é parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que conta com outras iniciativas na cidade de Campos do Jordão. É uma instituição independente e sem fins lucrativos, que há 17 anos desenvolve projetos nas áreas de arte, cultura, educação, saúde e desenvolvimento social.  Anualmente, mais de 700 crianças e adolescentes participam de cursos artísticos profissionalizantes nos Núcleos de Dança, Música e Teatro — que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades.

A FLMA conta ainda com o Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), que oferece atendimento gratuito a alunos, familiares e colaboradores. São mais de 100 mil consultas, exames e procedimentos realizados por ano, incluindo o pioneiro serviço de hemodiálise na cidade. Por meio de parceria com a prefeitura, o núcleo também estende seus atendimentos à população local.

31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 22 a 30 de novembro de 2025 – Distrito Anhembi – São Paulo/SP.

Rua Olavo Fontoura, 1209
Ingressos pelo site (www.salaodoautomovel.com.br)

Fotos: Divulgação CARDE

CARDE
Assessoria de Imprensa
Renato Acciarto
imprensa@carde.org / racciarto@gmail.com
Clara Heloisa Costa
claraheloisa@hotmail.com

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

CAMINHÃO VOLVO FH 460 100% A BIODIESEL CRUZA O BRASIL RUMO À COP30 E COMPROVA VIABILIDADE DA DESCARBONIZAÇÃO NO TRANSPORTE

Veículo da Binatural percorreu 2 mil km com baixa emissão de CO₂, levando à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas um exemplo real de logística sustentável

CAMINHÃO VOLVO FH460 DA BINATURAL, MOVIDO 100% A BIODIESEL (B100)

Em um momento em que a transição energética ocupa o centro das discussões globais, a Binatural, empresa brasileira especialista em biodiesel, leva à COP30 uma demonstração prática de que a descarbonização do transporte pesado é possível hoje, com tecnologia nacional. Um caminhão Volvo FH460, movido 100% a biodiesel (B100), partiu na última quinta-feira (06) de Formosa (GO) em direção a Belém (PA), cruzando o Distrito Federal e os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará em um percurso de aproximadamente 2 mil quilômetros e quase zero emissões de CO₂.

De acordo com cálculos baseados no GHG Protocol, a rota abastecida exclusivamente com biodiesel reduzirá as emissões em duas toneladas de CO₂, o que representa uma diminuição de 99,65% em comparação à mesma viagem utilizando diesel fóssil. Mais do que um deslocamento técnico, a iniciativa simboliza o compromisso da Binatural com a transição energética e a inovação logística sustentável, demonstrando que a descarbonização do transporte rodoviário pesado é possível e economicamente viável.

“O caminhão da Binatural chegou à COP30 levando um exemplo concreto de que o Brasil já tem soluções reais para reduzir emissões e impulsionar uma economia verde. Não estamos apenas discutindo o futuro, estamos mostrando que ele já começou. O biodiesel brasileiro é uma resposta imediata, acessível e escalável para descarbonizar a frota de transporte pesado, que ainda depende fortemente de combustíveis fósseis. Com tecnologia, logística eficiente e propósito, mostramos que é possível mover o país e proteger o planeta com energia renovável produzida aqui”, afirma André Lavor, CEO da Binatural.

ANDRÉ LAVOR

O veículo integra o novo plano logístico da empresa, projetado para ampliar o alcance de sua frota movida a biodiesel. O caminhão exerce uma função estratégica e flexível nas operações, com capacidade para atender diversas rotas de coleta e transporte de matérias-primas utilizadas na produção do biocombustível, como óleos vegetais e gorduras animais, em rotas que somam cerca de 9 mil quilômetros mensais, praticamente zerando as emissões de CO₂ na operação.

Além da eficiência ambiental, o projeto também incorpora avanços tecnológicos. O caminhão conta com um sistema de monitoramento 24 horas, que acompanha em tempo real o consumo de combustível, a quilometragem percorrida e as condições de segurança da viagem. As câmeras internas e laterais da cabine reforçam o controle operacional e garantem maior transparência e rastreabilidade em toda a jornada.

O veículo chegou a Belém nesta segunda-feira (10). Assim, a Binatural leva à comunidade internacional uma demonstração prática do potencial do biodiesel brasileiro, mostrando que o país não apenas discursa sobre descarbonização, mas já coloca essa agenda em movimento, literalmente.

“Mais do que chegar à COP30, o caminhão da Binatural leva uma mensagem: o futuro da energia limpa já está em movimento pelo Brasil” conclui André Lavor.

Durante a COP30, André Lavor, CEO da Binatural, foi convidado para debater em painéis organizados pela Amcham Brasil, Abiove, pela Fundação Dom Cabral (FDC) entre outras, onde apresentará as experiências da companhia na integração entre inovação, biocombustíveis, economia circular e logística sustentável. As discussões demonstrarão o papel estratégico do biodiesel na transição energética e na construção de uma economia verde inclusiva.

A Binatural é especializada na produção de biodiesel desde 2006. Registra crescimento exponencial desde o início de suas atividades marcando presença como agente transformador da matriz energética brasileira, fortalecendo a agricultura familiar e com atuação decisiva na defesa do meio ambiente, contribuindo para a redução da emissão de poluentes prejudiciais à saúde e ao planeta. Sob o slogan “ENERGIA BOA”, o propósito da empresa é transformar o biodiesel em um negócio sustentável por respeito à vida e ao meio ambiente, gerando desenvolvimento social e econômico para o país. Além do biodiesel, sua especialidade, que é distribuído a todas as regiões do País, a Binatural também produz glicerina, ácido graxo e borra, distribuídos nacionalmente e, no caso específico da glicerina, também exportada para diversos países

Binatural
ADS Comunicação Corporativa

GM REDUZ 3,2 MILHÕES DE TONELADAS DE EMISSÕES DE CO₂ NO BRASIL

Indicadores de eficiência superam em três vezes os limites estabelecidos ao longo dos principais marcos regulatórios do setor

A General Motors apresenta, durante a COP30, resultado que reforça sua trajetória contínua de evolução tecnológica, eficiência energética e desempenho amplamente superior ao exigido pelo arcabouço regulatório nacional. Entre 2017 e 2025, a companhia evitou a emissão de 3,2 milhões de toneladas de CO₂ no Brasil, fruto da modernização dos veículos Chevrolet e de um desempenho de eficiência três vezes maior do que o requerido pelos ciclos regulatórios brasileiros.

As 3,2 milhões de toneladas evitadas equivalem ao plantio de mais de 51 milhões de árvores, à retirada de mais de 600 mil veículos das ruas por um ano ou ao consumo energético anual de aproximadamente 400 mil residências.

O desempenho da GM se mantém acima dos principais marcos regulatórios de eficiência veicular adotados no país, como Inovar-Auto e Rota 2030, e já alinhado às diretrizes do Programa MOVER, oficializado em 2024 para elevar o padrão tecnológico, ambiental e competitivo do setor automotivo brasileiro. A trajetória também converge com a agenda de descarbonização da ANFAVEA, baseada em inovação contínua e redução de emissões ao longo do ciclo de vida dos veículos.

Esse avanço é resultado de um ciclo contínuo de modernização do portfólio, que combina motores mais eficientes, novas gerações de transmissões e módulos eletrônicos mais rápidos e precisos. A engenharia da marca também focou na redução de massa, no aperfeiçoamento da aerodinâmica e na diminuição do atrito em partes móveis como freios, rolamentos, pneus e outros componentes, sempre com o objetivo de maximizar a eficiência energética. Em paralelo, a empresa acelera sua estratégia de eletrificação no Brasil, com o Spark EUV já disponível, a chegada do Captiva EV em dezembro e o lançamento de novos híbridos flex desenvolvidos no país a partir de 2026.

Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul, ressalta que o resultado reforça o papel da indústria na agenda climática. “Reduzir emissões não é um efeito colateral: é resultado direto de tecnologia, investimento contínuo e capacidade de execução. O que alcançamos no Brasil mostra que eficiência energética, inovação e eletrificação avançam juntas, com benefícios imediatos ao país. São resultados reais e mensuráveis, coerentes com o nosso compromisso com uma mobilidade de baixo carbono”, afirma.

Eficiência industrial

O compromisso ambiental da GM também se estende às operações industriais. Desde 2018, todas as unidades da GM na América do Sul operam como Zero Aterro, garantindo que nenhum resíduo seja destinado a aterros sanitários. Nesse período, mais de 670 mil toneladas deixaram de ser enviadas a aterros, reduzindo o impacto ambiental das nossas operações.

Em Mogi das Cruzes - SP, onde são produzidos peças e componentes, a GM adotou biometano em substituição ao GLP, tornando-se a primeira unidade da empresa no mundo a operar integralmente com essa matriz energética renovável. Os resultados serão monitorados até o final de 2025 para orientar possível ampliação da solução.

A empresa também mantém iniciativas de economia circular e logística reversa que reduzem resíduos e ampliam a eficiência produtiva, como o reaproveitamento de materiais que diminuem a pegada de carbono do ciclo de produção.

Conservação dos biomas brasileiros

A GM desenvolve projetos de conservação ambiental em parceria com instituições reconhecidas atuantes na Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Ao todo, as iniciativas abrangem 450 mil hectares conservados — área equivalente a 4,25 vezes o tamanho da cidade de Belém — contribuindo para a proteção de ecossistemas prioritários, o monitoramento da biodiversidade e o fortalecimento de comunidades locais.

GM na COP30

Durante a COP30, a GM participa de painéis sobre descarbonização, inovação tecnológica e eficiência energética, contribuindo para o debate global sobre redução de emissões.

A companhia disponibiliza dezenas de veículos elétricos Chevrolet para apoio logístico a autoridades, delegações e equipes técnicas, além de unidades expostas em diferentes espaços da conferência. 

Chevrolet Spark EUV

O comboio da presidência da república também conta com veículos Blazer EV na frota oficial, reforçando a capacidade tecnológica do país e a prontidão da mobilidade elétrica nacional.

A GM mantém sua meta global de atingir neutralidade de carbono até 2040. O resultado apresentado na COP30 evidencia a consistência dessa trajetória, marcada por inovação, investimentos contínuos e reduções ambientais comprovadas, reafirmando o papel da companhia na construção de uma mobilidade cada vez mais eficiente e sustentável.

GMA General Motors está acelerando o futuro da mobilidade com tecnologias avançadas que tornam carros, picapes e SUVs ainda mais seguros, inteligentes e sustentáveis. As marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC oferecem um amplo portfólio global de veículos a combustão inovadores, além da linha mais abrangente de elétricos da indústria, à medida que avançamos rumo a um futuro totalmente elétrico. Clique aqui e saiba mais

General Motors América do Sul

VOLVO TEM NOVO DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Alfredo Santana

Alfredo Santana, que já atua como diretor Jurídico do Grupo Volvo América Latina, passa a acumular também a função de diretor de Relações Institucionais da marca, nas áreas de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores e serviços financeiros. Suas responsabilidades adicionais englobam relacionamento com associações, entidades, governo e todos os demais públicos da esfera institucional. O executivo passa também a ocupar uma das cadeiras de vice-presidente da Anfavea, como principal liderança Volvo junto à entidade.

Há mais de 11 anos na Volvo, Alfredo Santana tem larga vivência no comando de áreas jurídicas e de relações institucionais. Suas experiências anteriores incluem passagens em organizações como Sony Brasil, Moto Honda da Amazônia e Umicore Brasil. Formado em Direito pela Universidade Guarulhos, o executivo tem especializações em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Estratégica de Negócios pelo Ibmec, além de ser graduando em Filosofia.

“A Volvo é uma marca de ampla atuação corporativa. Participamos de diversos fóruns do setor automotivo (carga e transporte, mobilidade de passageiros etc.), de entidades de classe (Anfavea, Sinfavea, SAE, AEA etc.). Meu objetivo é intensificar ainda mais essa interlocução, em apoio aos nossos objetivos estratégicos de negócio e em linha com nossos valores de marca: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”, assegura Alfredo Santana.

O executivo substituirá Alexandre Parker, que encerrará seu ciclo profissional na Volvo em fevereiro de 2026. Com uma longa trajetória profissional de 38 anos na organização, Parker atuou em processos diversos, como engenharia de ônibus, engenharia de caminhões, suporte a encarroçadores, serviços e coordenação de projetos. Além disso, liderou áreas como legislação & homologação e responsabilidade corporativa, finalizando como diretor de Assuntos Corporativos.

Grupo Volvo América Latina

MILER LUGLIO BOCHI É O NOVO DIRETOR DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA CANTU INC

Com mais de 20 anos de expertise, executivo chega para reforçar o compromisso da empresa com a sustentabilidade e excelência operacional

A Cantu Inc., maior ecossistema de soluções em pneus e líder no mercado de reposições na América Latina, anuncia a contratação de Miler Luglio Bochi  como Diretor de Soluções Sustentáveis e Engenharia de Produção. O executivo chega para liderar a integração de tecnologia, processos e pessoas, impulsionando a sustentabilidade e a excelência operacional da companhia.

Com mais de 20 anos de experiência no setor de pneus, incluindo passagens por grandes empresas como a Bridgestone, Bochi traz em sua bagagem expertise em gestão de manufatura, melhoria contínua, qualidade e liderança de equipes de alta performance. Na Cantu Inc., será responsável por modernizar processos produtivos e implementar práticas alinhadas às melhores referências ambientais e de governança, fortalecendo o crescimento responsável da empresa.

Para o CEO da Cantu Inc., Beto Cantu, a chegada de Bochi reforça o compromisso da companhia com a inovação e temáticas ESG. “A contratação de um profissional estratégico como Miler fortalece o nosso propósito de transformar caminhos em jornadas extraordinárias, unindo tecnologia, pessoas e o compromisso com o futuro”, afirma.

Engenheiro Eletrônico de formação, Bochi tem histórico de liderança em projetos voltados à sustentabilidade corporativa, eficiência energética, expansão de plantas, melhoria do clima organizacional, transformação cultural em segurança e inovação tecnológica. “É uma grande satisfação integrar o time da Cantu, empresa que une visão estratégica, agilidade e propósito. Meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis que gerem valor contínuo para o negócio e para a sociedade, avançando em produtividade, inovação e impacto positivo”, destaca Miler Bochi.

A Cantu Inc. é um ecossistema de soluções em pneus, focado em oferecer uma experiência diferenciada e garantir mobilidade e inovação para transformar caminhos em jornadas extraordinárias. Líder no mercado de reposição, com 06 Centros de Distribuição no Brasil, 03 nos EUA e 01 no México, é holding das marcas de pneus Speedmax, com presença nos principais países da América e Europa; e Gripmaster, líder no segmento de pneus OTR; além da PneuStore, maior e-commerce de pneus do Brasil

Cantu Inc.
XCOM by Atrevia - Agência de Comunicação

ELDORADO BRASIL SELECIONA APACHE VIP CAIO PARA PROJETO DE ÁREA DE BEM-ESTAR FLORESTAL MÓVEL

A Caio, encarroçadora líder nacional de ônibus urbanos, forneceu seu modelo campeão de vendas, Apache Vip, para a Eldorado Brasil, empresa especializada na produção de celulose de eucalipto. O veículo já está em operação, sendo utilizado para o deslocamento das frentes de trabalho até a base de cultivo florestal em Três Lagoas (MS).

Para atender às necessidades do projeto Espaço de bem-estar florestal da Eldorado, a Caio adaptou o Apache Vip para receber a customização necessária, que inclui um refeitório com mesas e poltronas duplas, armário para armazenamento de marmitas, bebedouros, porta-televisores e, na área externa, toldos para proteção solar, mesas retráteis e lavatório duplo com acionamento no pedal e reservatório no bagageiro.

O Apache Vip possui 13 metros de comprimento e é encarroçado sobre chassi Mercedes-Benz com motorização dianteira Euro VI, tecnologia que reduz a emissão de poluentes.

“A Eldorado Brasil tem as pessoas no centro do negócio e prioriza o bem-estar dos colaboradores, investindo em ações que promovem qualidade de vida e melhor convivência no ambiente de trabalho. A implantação do ônibus reforça esse compromisso, oferecendo mais conforto à nossa gente e, além disso, otimiza as atividades florestais ao eliminar longos trajetos até áreas fixas de vivência, garantindo maior eficiência operacional. E já temos a expectativa de ampliar esse projeto para todas as nossas operações, devido ao sucesso alcançado”, afirma Valdemir Brunheroto, gerente de Silvicultura da Eldorado Brasil.

Caio - Com 80 anos de história, a Caio é referência em soluções de mobilidade, fornecendo ônibus urbanos com o melhor custo-benefício para os operadores e condições seguras e dignas de transporte para os passageiros. A empresa é reconhecida por sua excelência no atendimento, agilidade nos serviços personalizados, ampla disponibilidade de peças de reposição e suporte técnico completo — incluindo fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção

Grupo Caio

sábado, 8 de novembro de 2025

BORGWARNER AMPLIA A COLABORAÇÃO COM A GREAT WALL MOTOR NO DESENVOLVIMENTO DE INVERSORES DUPLOS

Dois novos programas de inversores duplos foram concedidos à Great Wall Motor

A BorgWarner está fortalecendo sua colaboração com a Great Wall Motor na área de propulsão elétrica. Com base em dois programas de inversores duplos anunciados anteriormente, a BorgWarner garantiu dois projetos adicionais com essa montadora, com produção em massa prevista para 2026 na China.

“A expertise técnica da BorgWarner em eletrificação e produtos de inversor duplo conquistou a confiança contínua da Great Wall Motors”, diz Dr. Stefan Demmerle, Vice-Presidente da BorgWarner Inc. e Presidente e Gerente Geral da PowerDrive Systems. “A extensão desta colaboração não apenas reflete o reconhecimento de nossos produtos e tecnologias, mas também reforça nosso forte compromisso em apoiar as novas estratégias energéticas de nossos clientes. Continuaremos dedicados a acelerar seu portfólio de veículos eletrificados”.

O inversor duplo da BorgWarner adota um design altamente integrado, permitindo o controle e acionamento síncronos de dois motores por meio de um único controlador. Isso aumenta significativamente a flexibilidade de montagem e a facilidade de instalação. Graças à sua tecnologia de montagem própria, a BorgWarner pode configurar diferentes módulos de potência em uma estrutura compacta, reduzindo efetivamente o peso e o custo.

A natureza avançada da tecnologia de inversor duplo da BorgWarner é ainda mais evidenciada pelo design do módulo de potência com resfriamento bilateral, que inclui a mais recente geração de interruptores de potência Viper. Isso reduz a resistência térmica em até 50% em comparação com o resfriamento unilateral, aumentando significativamente a densidade de potência. Além disso, a tecnologia permite a integração de diferentes tipos de chips semicondutores em módulos do mesmo tamanho, garantindo a conformidade com os padrões de eficiência do ciclo de teste de veículos leves da China (CLTC), cada vez mais rigorosos. A regulação adaptativa da tensão da bateria amplia consideravelmente as faixas de operação de potência constante e alta eficiência do motor, melhorando a eficiência geral do sistema.

O inversor duplo da BorgWarner também apresenta um design baseado em plataforma, permitindo compatibilidade com uma ampla gama de aplicações em veículos híbridos. Entre os dois projetos, há o inversor duplo para veículos elétricos híbridos (HEV) que também integra um conversor CC/CC e oferece a opção de um módulo elevador de tensão, e o inversor duplo para veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) que elimina tanto o módulo elevador quanto o conversor CC/CC. Essa abordagem modular altamente flexível ajuda os clientes a acelerarem as iterações de produtos e a reduzir significativamente os custos de desenvolvimento e projeto.

BorgWarner - Há mais de 130 anos, a BorgWarner é líder global em produtos transformadores, trazendo inovações de sucesso para o mercado de mobilidade. Com foco em sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, saudável e seguro para todos

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

ZF ATINGE UM MILHÃO DE UNIDADES DO FREIO DE ESTACIONAMENTO ELÉTRICO (EPB) PRODUZIDAS NO BRASIL

Marca ocorre em menos de três anos após a nacionalização da produção

A ZF, empresa global de tecnologias para a mobilidade e sistemas de chassis celebra a produção de um milhão do EPB – Electric Parking Brake em sua unidade de Limeira (SP). O início da nacionalização ocorreu em 2022 e faz parte da estratégia da empresa de produzir tecnologias localmente, reforçando seu protagonismo no setor automotivo da América do Sul.

A ZF foi a primeira empresa do mundo a desenvolver o EPB para o eixo traseiro e se tornou líder global no fornecimento do sistema com mais de 250 milhões de unidades produzidas. A tecnologia automatiza a função do freio de estacionamento, substituindo a tradicional alavanca por um botão, e é amplamente reconhecida por elevar os padrões de segurança, conforto e eficiência nos veículos. Seu conceito também contribui para a redução de emissões, alinhando-se às metas ambientais das montadoras. Atualmente em sua sexta geração, o EPB da ZF representa a evolução de um sistema mecânico inteligente, com alto grau de integração eletrônica e funcionalidade avançada. 

O EPB da ZF encontra aplicação nos modelos SUV, além de veículos de outros segmentos, como sedãs, hatchbacks e caminhões leves.

“Produzir um milhão de unidades em tão pouco tempo confirma a assertividade da nossa decisão estratégica e eficiência operacional. Essa conquista é reflexo do comprometimento das nossas equipes e da confiança dos nossos clientes. Contamos com um time de engenharia e de produção de alta competência técnica, que contribuiu ativamente neste atingimento. Estamos prontos para ampliar ainda mais a presença dessa tecnologia no mercado regional”, afirma Carlos Becker, Vice-Presidente de Soluções para Chassis da ZF América do Sul.

EPB da ZF

O EPB da ZF é o mais compacto do mercado, com alta densidade de potência e integração inteligente com os demais sistemas do veículo. Ele também está preparado para funções como o Hill Hold (assistente de partida em rampa) e o Drive Away Assist (Assistente de Partida), que oferecem segurança e comodidade adicionais ao condutor. A solução é totalmente automatizada e pode ser configurada conforme a lógica de segurança das montadoras, sendo considerada um passo fundamental rumo aos veículos autônomos.

“A linha de produção da ZF em Limeira é uma das mais modernas da companhia no mundo, seguindo os padrões da Indústria 4.0. Os processos são automatizados e digitalizados, com robôs colaborativos (COBOTs) e sistemas de rastreabilidade e análise de dados em tempo real, garantindo qualidade, eficiência e escalabilidade ao volume crescente de produção. A produção em Limeira está integrada com a unidade industrial da empresa em Engenheiro Coelho, interior de São Paulo, onde acontecem os processos de fundição e usinagem”, comenta Renato Orlando, Diretor de Operações de Freios da ZF América do Sul.

De acordo com dados da ANFAVEA, o Brasil tem registrado aumento na adoção de tecnologias embarcadas, impulsionado por programas governamentais e pela busca por veículos mais seguros, eficientes e sustentáveis.  Com maior demanda por conforto, conectividade e segurança nos veículos, desenha-se um cenário que impulsiona soluções como o EPB da ZF.

ZF
MM Editorial