sexta-feira, 7 de novembro de 2025

VEÍCULOS ELÉTRICOS PLUG-IN ATINGEM 81% DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE ELETRIFICADOS

Regiões Nordeste e Sul avançam nas vendas de BEV 100% elétrico

Faltando dois meses para o final de 2025, os veículos elétricos plug-in se consolidam como o principal fator de crescimento do mercado de níveis eletrificados no Brasil. Dos 168.798 eletrificados comercializados de janeiro a outubro, 81,6% são veículos de recarga externa (138.088). Para efeito de comparação, no mesmo período de 2024, os elétricos plug-in corresponderam a 71% das vendas de eletrificados, o que representa um aumento de 10,6 pontos percentuais em 2025. Esse movimento coordenado entre montadoras e empresas de infraestrutura consolidam o ecossistema da eletromobilidade no Brasil, que vem se tornando cada vez mais robusto e integrado.

As vendas de eletrificados em 2025 (BEV+PHEV+HEV+HEV flex) também se consolidaram em outubro na faixa de 8% de participação (market share) sobre as vendas domésticas totais do setor automotivo no mesmo período. Vários fatores explicam o crescimento das vendas de veículos plug-in. Um deles é a expansão dos corredores elétricos e dos pontos de recarga públicos e semipúblicos no Brasil, que passou de, aproximadamente, 350 em dezembro de 2020 para 16.880 em agosto de 2025, segundo o último levantamento Tupi Mobilidade/ABVE Data. Esse crescimento amplia a confiança dos consumidores e viabiliza o uso dos veículos eletrificados em diferentes contextos — do deslocamento urbano diário às viagens intermunicipais e interestaduais.

Além disso, o avanço das tecnologias embarcadas e a oferta crescente de modelos nacionais e importados desenvolvidos para a democratização do acesso a veículos eletrificados. A diversificação amplia a competitividade do setor e estimula a inovação, com foco em eficiência energética, autonomia e conectividade.

Outubro

Em outubro, o mercado de eletrificados emplacou 21.369 veículos, praticamente o mesmo patamar de setembro (20.342). Já em outubro de 2024 (16.033) houve um aumento significativo de 33%. A participação do mercado dos veículos leves eletrificados em outubro (market share) foi de 8,6% em relação ao total geral de vendas dos veículos leves no mês (247.877). Em outubro de 2024, essa participação era de 6,4%.

Eletrificados

Plug-in

Dos 21.369 eletrificados vendidos em outubro, 81,7% (17.444) foram elétricos plug-in (BEV e PHEV), sendo que os PHEV foram responsáveis ​​por 44,3% (9.458), e os BEV 100% elétricos por 37,4% (7.986). Em setembro, a participação dos plug-ins sobre o total de eletrificados foi de 76,7% (16.363). Em outubro de 2024 (12.070), de 75,3%. De outubro do ano passado até outubro de 2025, portanto, essa participação teve um crescimento de 6,3 pontos percentuais. Os híbridos plug-in (PHEV) lideraram as vendas em outubro, com 9.458 unidades. Esse total representa um aumento de 15,4% em setembro (8.194) e de 58,7% em outubro de 2024 (5.961). As 7.986 unidades de BEV 100% elétricos (BEV) em outubro representam 37,4% das vendas de eletrificados no mês. Em setembro (8.169), houve uma queda de 2,2%. E em outubro de 2024 (6.109), um aumento de 30,7%.

Híbridos

Já os híbridos (HEV e HEV Flex) totalizaram 3.925 unidades vendidas em outubro, o que equivale a 18,3% do total de eletrificados do mês. Os HEV foram responsáveis ​​por 10,1% (2.166) e os HEV Flex por 8,2% (1.759). Em setembro, a participação dos híbridos sobre o total de eletrificados foi de 23,3% (4.979). Em outubro de 2024 (2.848), essa participação foi de 17,8%. A evolução anual (outro sobre outubro) dessa tecnologia, portanto, foi de apenas 0,6 ponto percentual. Os híbridos puros (HEV) totalizaram 2.166 unidades, ou 2,1% a mais em relação a setembro (2.122). Já em outubro de 2024 (1.391), houve um crescimento expressivo de 55,7%. Os HEV Flex alcançaram 1.759 vendas em outubro. Uma queda de 63% em relação a setembro (2.867) e um crescimento de 9,5% em relação a outubro de 2024 (1.606).

Níveis de veículos eletrificados por tecnologia no Brasil em outubro de 2025:

  • PHEV: 9.458 (44,3%)
  • BEV: 7,986 (37,4%)
  • HEV: 2,166 (10,1%)
  • HEV FLEX: 1,759 (8,2%)
  • Total: 21.369

Micro-híbridos

As vendas de micro-híbridos (MHEV) totalizaram, em outubro, o total de 6.381 unidades, com aumento de 10,4% em setembro (5.777). Os MHEV 12V foram responsáveis ​​por 69,5% das vendas desse segmento (4.433), e tiveram um aumento de 6,3% em relação a setembro (4.341). Já os MHEV 48V ficaram com os 30,5% restantes (1.948), registrando um crescimento de 35,6% no comparativo com setembro (1.436).

Ônibus

Em outubro, o mercado brasileiro emplacou 87 ônibus elétricos, com crescimento de 107% sobre o mês anterior (42) e de 67,3% sobre outubro de 2024 (52). De janeiro a outubro, o total de ônibus elétricos emplacados atingiu 636 unidades - aumento de 145,6% em relação ao mesmo período de 2024 (259). Dos 87 ônibus elétricos de outubro, 16% (14 unidades) foram emplacados em Aracaju (AL), ampliando a participação do Nordeste na rota de eletrificação do transporte público.

Geografia da eletromobilidade

A geografia da eletromobilidade no Brasil revela um avanço tecnológico que ocorre de forma heterogênea entre as regiões do país. Mas as regiões Nordeste e Sul vêm aumentando gradualmente sua participação nas vendas de veículos eletrificados no país, puxadas pelas respectivas capitais dos estados. No caso dos modelos BEV 100% elétricos, as duas regiões somadas (42,6%) superaram a participação do Sudeste (30,7%), entre janeiro e outubro de 2025.

Vendas de veículos leves eletrificados por regiões brasileiras em outubro de 2025:

  • 1º - Sudeste: 9.603 (45%)
  • 2º - Sul: 3.976 (18,6%)
  • 3º - Nordeste: 3.417 (16%)
  • 4º - Centro-Oeste: 3.405 (15,9%)
  • 5º - Norte: 968 (4,5%)

Os 5 estados que mais venderam veículos eletrificados em outubro de 2025:

  • 1º – São Paulo: 6.373 (29,8%)
  • 2º - Distrito Federal: 2.253 (10,5%)
  • 3º - Paraná: 1.463 (6,8%)
  • 4º - Minas Gerais: 1.416 (6,6%)
  • 5º - Rio de Janeiro: 1.278 (6,0%)

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em outubro de 2025:

  • 1º – São Paulo: 2.488 (11,6%)
  • 2º - Brasília: 2.253 (10,5%)
  • 3º – Belo Horizonte: 800 (3,7%)
  • 4º - Rio de Janeiro: 726 (3,4%)
  • 5º - Curitiba: 707 (3,3%)

Essas informações estão detalhadas no BI (Business Intelligence) da ABVE Data, no site da ABVE. Ações divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade. Para acessar, clique aqui 

ABVE Data
ABVE Comunicação
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RECHARGE BRASIL REVELA BASTIDORES DA ENGENHARIA QUE SUSTENTA A RECARGA RÁPIDA NO PAÍS

Com foco em segurança, eficiência e padronização, empresa brasileira se consolida como referência em projetos de infraestrutura de recarga de alta potência

A expansão da mobilidade elétrica no Brasil tem exposto um desafio ainda pouco visível para o público: a complexidade da infraestrutura necessária para que um ponto de recarga rápida funcione de forma segura e confiável. É nesse bastidor técnico que a Recharge Brasil se destaca. Especializada em engenharia aplicada à recarga de veículos elétricos, a empresa tem participado de alguns dos projetos mais relevantes do país — entre eles, instalações para Shell Recharge, Amazon, Leroy Merlin e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP) — e vem ajudando a estabelecer um novo padrão de qualidade e conformidade técnica no setor.

O trabalho da Recharge começa muito antes da instalação do carregador. Cada projeto envolve análise de rede, dimensionamento de cabos, proteções elétricas, gestão técnica e planejamento de expansão — uma combinação que exige rigor técnico e respeito às normas. A empresa segue criteriosamente padrões como a NBR 17019, NR-10 e a NBR 5410, que tratam da segurança dos profissionais e da correta execução das instalações elétricas. “Um eletroposto mal projetado pode trazer riscos sérios ao usuário e ao negócio. Nosso compromisso é fazer o certo desde o início”, afirma Pedro Martins, COO da Recharge Brasil.

Segurança e eficiência como pilares

Nos últimos anos, a empresa consolidou uma metodologia própria voltada à execução de obras elétricas de alta complexidade. O foco está em garantir segurança, eficiência energética e escalabilidade, com soluções que antecipam as futuras necessidades do cliente. Um terminal que hoje precisa de dez carregadores pode demandar 30 em poucos anos, e por isso os projetos já nascem prontos para crescer.

A Recharge adota práticas como o balanceamento inteligente de carga e o uso de infraestrutura modular, conceitos amplamente utilizados no exterior e ainda incipientes no mercado brasileiro. Um projeto bem dimensionado reduz perdas, melhora o desempenho dos equipamentos e garante longevidade ao sistema.

Os principais problemas observados no mercado estão ligados à execução incorreta de instalações elétricas e ao uso de materiais inadequados. Já foram identificados eletropostos sem DPS ou IDR — dispositivos essenciais de proteção contra surtos elétricos e choques. Situações assim são consideradas gravíssimas, já que um erro de engenharia pode causar superaquecimento e até incêndios. A maioria dos incidentes de recarga residencial noticiados no país, por exemplo, tem origem em instalações improvisadas, e não nos veículos. Muitas vezes o usuário conecta um carregador portátil de 3,5 kW em uma tomada comum de 10A, o que representa um risco real e precisa ser combatido com informação.

Formação e profissionalização do setor

Além de executar obras, a Recharge atua como agente de conscientização dentro do ecossistema da eletromobilidade, defendendo a especialização de cada elo da cadeia. “Fabricantes devem focar em seus produtos; empresas de software, nas plataformas; e empresas de engenharia, na infraestrutura. Quando tudo é vendido em pacote, o resultado tende a ser ineficiente e mais caro”, completa Arthur Carrão, CEO da Recharge Brasil. A companhia aposta na formação técnica e na disseminação de boas práticas, apoiando o desenvolvimento de profissionais capacitados em engenharia de recarga — uma demanda que cresce junto com a frota de veículos elétricos.

Visão de futuro

Com operações no Brasil e nos Estados Unidos, a Recharge leva ao mercado nacional o conhecimento acumulado em projetos internacionais. O mercado americano, cerca de 20 vezes maior que o brasileiro, oferece aprendizados valiosos em termos de padronização e integração de sistemas, e a empresa trabalha para traduzir essa experiência à realidade local.

O plano de expansão contempla o crescimento no Brasil e a entrada gradual em outros países da América Latina. “O potencial de eletrificação da região é enorme, mas tudo começa pela base — pela infraestrutura. A transição energética precisa de engenharia sólida, com foco em qualidade, segurança e sustentabilidade”, conclui Arthur Carrão.

Recharge Brasil - Fundada em 2023, a Recharge Brasil vem transformando a mobilidade elétrica em realidade concreta. Sob a liderança de Arthur Carrão e Pedro Martins, a empresa já soma mais de 10 megawatts instalados em 200 projetos em todo o país, consolidando-se como referência nacional em engenharia de infraestrutura para recarga veicular. Especializada em inteligência de mercado, engenharia, instalação e manutenção de carregadores, a Recharge oferece soluções completas e integradas: da consultoria e projeto, passando pela implantação da infraestrutura elétrica e construção civil, até o monitoramento e pós-venda ao longo de toda a vida útil dos equipamentos. Mais do que fornecer tecnologia, a Recharge impulsiona o futuro da mobilidade, conectando o mercado nacional às metas globais de descarbonização e contribuindo para um ecossistema de transporte mais limpo, acessível e inteligente. Clique aqui e visite o site

Recharge Brasil
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VALTRA REVELA CONCEITO DE TRATOR FALANTE NA AGRITECHNICA 2025

Desenvolvimento baseado em IA facilita a obtenção de insights e o gerenciamento de tarefas

Na Agritechnica 2025, que acontece entre os dias 9 e 15 de novembro em Hanover, na Alemanha, a marca finlandesa de tratores Valtra convida os visitantes a conhecerem um trator que responde às suas perguntas e simplifica o gerenciamento de suas tarefas. A Série Q da Valtra apresentará o conceito de trator falante Talking Tractor da Valtra Coach. Esta demonstração e prova de conceito dentro da aplicação Valtra Coach é um assistente inteligente, com voz e texto, concebido para tornar a agricultura mais fácil, mais intuitiva e mais orientada para os dados. O conceito Valtra Coach Talking Tractor foi selecionado para a lista de finalistas do "DLG-Agrifuture Concept Winner 2025", o Prêmio Futuro da Tecnologia Agrícola. O prêmio libera trabalhos pioneiros e visões para o futuro na tecnologia agrícola. Os vencedores serão anunciados em outubro e receberão seus prêmios em uma cerimônia especial durante a Agritechnica, em 12 de novembro de 2025.

Executado em um dispositivo móvel, o conceito Talking Tractor demonstrado na Agritechnica compreende e responde em inglês, alemão, francês e finlandês, e foi treinado com toda a gama de manuais do operador, guias de agricultura inteligente, dados de telemetria e registros de sessões de trabalho da Valtra. Suporta comandos de voz e texto e fornece respostas através de uma interface visual otimizada para tablets e dispositivos móveis.

“Não se trata apenas de conversar, mas de compreender os agricultores e como a Valtra pode facilitar o uso de todos os recursos de seus tratores Valtra e aumentar a produtividade e a eficiência”, afirma Mika Sormunen, gerente de dados e análises da Valtra Europa e Oriente Médio. “O trator falante consegue interpretar telemetria complexa e registros de trabalho, transformando-os em informações claras e úteis para o operador”.

Principais características do conceito do Talking Tractor:

  • Interação multilíngue por voz/texto (inglês, alemão, francês, finlandês)
  • Respostas visuais com ilustrações de manuais e guias
  • Listas de verificação passo a passo para tarefas complexas
  • Visualizações em estilo infográfico de telemetria e registros de trabalho
  • Interface de usuário simples, otimizada para tablets e compatível com todos os dispositivos

Na sua forma atual de demonstração, o assistente de IA foi treinado usando registros de trabalho atualizados manualmente, permitindo entradas de tarefas correlacionadas em formato legível para humanos com telemetria de máquinas. Isso permite a geração de visualizações de dados e cálculos sob demanda, como emissões de CO₂, porcentagens de tempo ocioso e outras métricas de desempenho — tudo adaptado à tarefa específica ou ao implemento utilizado.

“A Valtra explora maneiras de tornar o Valtra Coach uma caixa de ferramentas digitais avançadas para agricultores”, acrescenta Matti Tiitinen, vice-presidente de Vendas e Marketing da Valtra Europa e Oriente Médio. “O tradutor falante foi projetado desde o início sobre nossas soluções de alta tecnologia de maneira fácil – seja questionado 'Como faço para...?' ou buscando agilidade em suas operações na Valtra, sempre ouvimos nossos clientes Agora, pela vez, os agricultores podem fazer suas perguntas diretamente ao trator por meio da interface móvel e receber respostas sob demanda. 

Ao oferecer aos visitantes da Agritechnica acesso antecipado a este excelente recurso de demonstração, podemos ouvir seus comentários valiosos e desenvolver ainda mais o conceito em conjunto com nossos agricultores. Com base em nossos estudos, os agricultores continuam a classificar a facilidade de uso como um dos principais fatores para a adoção de novas tecnologias e, nesse campo, a Valtra pretende liderar o caminho. Não há melhor lugar para fazer a prova de conceito do que na Agritechnica, pois receberemos agricultores de todo o mundo em nosso estande”.

O Valtra Coach foi projetado para funcionar em qualquer dispositivo móvel e se integra perfeitamente à solução de telemetria da marca, o Valtra Connect. A funcionalidade Talking Tractor é compatível com qualquer modelo Valtra que utiliza o Valtra Connect, seja novo ou adaptado. Ele pode funcionar enquanto você dirige, usando o áudio Bluetooth do trator ou fones de ouvido, e as configurações são ajustadas para manter o assistente de IA construtor ouvindo.

A Valtra convida os visitantes pré-registrados a virem conversar com o trator Q305 no pavilhão 20, estande 40, da Agritechnica. A Valtra também envolverá sua comunidade online para coleta de perguntas, portanto, fique atento às suas redes sociais.

Desenvolvido em colaboração com a AGCO DT e os parceiros da Valtra, o Talking Tractor é uma prova de conceito. A Valtra está usando a Agritechnica para coletar comentários e ideias para orientar o desenvolvimento futuro. Ainda não foram anunciadas datas de lançamento nem preços.

ValtraA linha de produtos Valtra inclui tratores de 57 a 425 cavalos, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. No Brasil desde 1960, foi a primeira empresa do setor a se instalar no País. A Valtra conta hoje com uma rede de mais de 220 pontos de venda e assistência técnica na América Latina, dos quais 156 estão no Brasil. A Valtra é uma das principais marcas pertencentes ao grupo AGCO. Para saber mais sobre a Valtra, clique aqui e visite o site

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global em design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo os líderes Fendt®, Valtra®, PTx e Valtra®. Uma linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentares o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Clique aqui e visite o site.

AGCO
FSB Comunicação

CHILE ESTREIA NOVA GERAÇÃO DE CAMINHÕES VOLKSWAGEN

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de lançar sua mais moderna linha de caminhões no Chile. Chegam ao mercado todo o portfólio Euro 6 da marca, com um pacote completo de novas soluções. Os veículos trazem novos patamares em eficiência, conforto, tecnologia e segurança, com o objetivo de manter o ritmo de crescimento da VWCO no país. Nos primeiros dez meses do ano, a alta nas vendas é de 9% frente ao mesmo período de 2024 e o Chile se consolida como terceiro maior mercado internacional da montadora.

"A nova geração de caminhões Volkswagen é espetacular e foi desenvolvida e aperfeiçoada por nossos engenheiros para a máxima satisfação do cliente, sob medida para suas operações. Estamos com uma tendência de crescimento no mercado e confiantes de que a nova linha vai sustentar essa posição", avalia Frank Gundlach, diretor de Mercados Internacionais da VWCO.

Entre os grandes destaques estão suas tecnologias de segurança ativa para todos os modelos. Precisão para partida em rampa, maior estabilidade em curvas, máxima aderência ao solo, além de controles de frenagem, são algumas das soluções de inteligência embarcadas nos veículos VW e que já saem disponíveis como padrão de fábrica.

Modelo atualmente mais vendido da VW no país e líder em sua categoria, o Constellation 17.280 terá substitutos de peso com os novos Constellation 18.260 e o 18.320, que trazem ganho na capacidade de carga, potência e torque. Essa evolução representa bem as melhorias de toda a linha. Os veículos somam mais de 20 novos caminhões que estarão disponíveis ao cliente chileno.

Essa é a maior atualização da linha de produtos já realizada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, estreando evoluções significativas. O resultado é um portfólio que entrega em média até 10% mais de eficiência, com inovações em conforto, segurança e tecnologia. As novidades agora passam a estar disponíveis nas 15 concessionárias da marca espalhadas por todo o território chileno. Este é o quarto país que oferece a nova geração de caminhões VW.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

GWM REFORÇA COMPROMISSO COM O BRASIL EM ENCONTRO COM O PRESIDENTE LULA NA COP30

Encontro destacou os investimentos de marca no país e o papel estratégico do Brasil no plano global da GWM. Após a reunião, o presidente Lula conheceu o Tank 300, um dos 100 carros da GWM que integram a frota oficial da COP30 em Belém

Foto: Ricardo Stuckert | SECOM-PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou ontem (5) com Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México, e Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais, durante agenda na COP30, para discutir os próximos passos da operação da montada no país e o fortalecimento da indústria brasileira em tecnologias de mobilidade de baixa. Também participaram do encontro Gustavo Maranhão e Ives Lan, Gerentes de Relações Governamentais da GWM.

No encontro, foram debatidos temas como desenvolvimento industrial, formação de mão de obra avançada, nacionalização de componentes, avanço tecnológico e posicionamento do Brasil como polo para produção e inovação em soluções energéticas sustentáveis ​​para a América Latina.

O presidente Lula também teve a oportunidade de conhecer o Tank 300, um dos veículos GWM que tomaram conta das ruas de Belém durante uma conferência, parte dos 100 carros da marca usados ​​ocasionalmente na COP30. Ao final, o presidente recebeu de presente uma foto de sua inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis, realizada em agosto deste ano. O gesto foi recebido com entusiasmo, reforçando o clima de cordialidade e parceria entre o governo brasileiro e a companhia.

"O Brasil ocupa um papel estratégico na visão global da GWM. Queremos investir não apenas na produção no país, mas no desenvolvimento de tecnologia local, com engenheiros e especialistas brasileiros, trabalhando para criar soluções conectadas à realidade dos países", destacou Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México.

A GWM atualizou o presidente Lula sobre seu cronograma de contratações para a fábrica de Iracemápolis (SP), que chegará ao fim do ano com 1.000 trabalhadores, e o convidou para visitar o estande da marca no Salão do Automóvel, em São Paulo, que será realizado entre 22 e 30 de novembro.

"Estamos construindo uma operação que integra indústria, inovação e sustentabilidade. Há alinhamento entre o interesse do Brasil em fortalecer sua capacidade produtiva e o compromisso da GWM com o desenvolvimento da região", afirmou Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da GWM.

O encontro reforça o entendimento comum sobre a importância de ampliar investimentos em tecnologia, elevar o conteúdo local da produção e posicionar o Brasil como referência continental na transição para a mobilidade de baixo carbono.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a terceira maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 27 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 150 países e regiões, 80 mil colaboradores e 13 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) distribuídos em quatro países

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

DAF CAMINHÕES AMPLIA GARANTIA DO TREM DE FORÇA PARA TRÊS ANOS

A DAF Caminhões anuncia a ampliação da garantia de fábrica para o trem de força de toda a linha, que passa a contar com três anos de cobertura para veículos adquiridos a partir de outubro de 2025. A ação é resultado direto dos processos rigorosos de qualidade da fábrica e contempla os motores das famílias PX, excluindo os caminhões semipesados, e MX, destinados a aplicações rodoviárias e vocacionais de maior potência.

Segundo Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões, a medida fortalecerá a confiança da marca na qualidade e durabilidade de seus veículos, além de representar um diferencial competitivo no mercado. “É fundamental que o cliente tenha total tranquilidade ao escolher um DAF, sabendo que está adquirindo um produto robusto, eficiente e respaldado por uma marca que acredita na inovação e na qualidade como pilares de sua atuação no Brasil”, afirma.

Além de atender às demandas técnicas, a DAF busca construir uma relação de confiança com o transportador, baseada na transparência e na oferta de soluções completas de pós-venda. Nesse sentido, a empresa reforça a importância de seguir o cronograma de revisões de fábrica e utilizar peças óbvias como fatores fundamentais para garantir o desempenho máximo e a durabilidade dos tráfegos. 

"A DAF investe continuamente na análise das necessidades do mercado brasileiro, alinhando os caminhões e serviços às condições de operação e perfil logístico do país. Completamos 12 anos no Brasil e já comercializamos mais de 50 mil unidades e estamos com uma rede de entregas fortalecida presente em todos os estados do país. Essa ampliação da garantia para três anos reforça nossa solidez e como descobertas para manter a satisfação de nossos clientes e os processos de melhoria contínua em nossos produtos", finaliza Gambim.

DAF Caminhões
CDI Comunicação

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

COM I-TORQUE, VOLVO FH 500 6X2 VIRA NOVA REFERÊNCIA PARA CARRETAS COM 4º EIXO

Graças à nova tecnologia lançada pela Volvo em sua linha de caminhões 2026, o motor de 500 cv ficou ainda mais econômico. Além disso, o torque inteligente proporciona melhor desempenho nas composições de 58,5 toneladas, que vêm crescendo na preferência dos transportadores brasileiros.

A introdução da tecnologia I-Torque da Volvo permite o uso de caminhões mais potentes sem prejuízo à economia. “Atualmente, o Volvo FH 460 6x2 já é líder do mercado para tracionar carretas de quatro eixos. Com o I-Torque, a versão de 500 cv deve se tornar um novo padrão nesse tipo de composição, mantendo o mesmo consumo e entregando mais desempenho”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Introduzido no Volvo FH 2026, o I-Torque entrega o torque de forma inteligente ao longo de toda a rodovia. A Inteligência Artificial monitora constantemente a posição do pedal do acelerador, o peso da carga, a topografia da rodovia e a velocidade. Com essas informações é possível manter o torque em níveis ideais, promovendo condução econômica e um transporte mais eficiente. O resultado é a possibilidade do consumo de um Volvo FH 500 6x2T modelo 2026, com I-Torque, ser muito parecido com o do um Volvo FH 460 6x2T 2025.

Valor de revenda

Caminhões mais potentes têm mais aceitação no mercado, pois permitem maior variedade de aplicações. “O grande desafio sempre foi conciliar alta potência, acima dos 500 cv, com economia. Mas agora, com o I-Torque, nossos clientes podem ter as duas coisas”, assegura Valério.

Outros ganhos para quem optar por um caminhão 6x2 de 500 cv são liquidez e valor de revenda. Por conta da ampla gama de uso, veículos mais potentes são bastante apreciados no mercado de seminovos e usados, valorizando o investimento dos transportadores e dos futuros proprietários.

Clique na tela e assista o vídeo

Grupo Volvo América Latina

GWM BRASIL ENTREGA 100 VEÍCULOS ELETRIFICADOS À COP30 EM CERIMÔNIA EM BELÉM (PA)

Inovação e sustentabilidade marcam a participação da GWM na conferência climática

Nesta quarta-feira, 5 de novembro, a GWM Brasil realizou a entrega simbólica de 100 veículos eletrificados à COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) na entrega da marca em Belém (PA), do Grupo Revemar. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e representantes do Comitê Organizador da COP30. O evento foi conduzido por Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México, e Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

“A entrega desta frota simboliza nossa estratégia global de investir em soluções de mobilidade limpa e contribuir de forma concreta para a redução das emissões e o avanço da agenda climática mundial”, afirma Andy Zhang.

“Quero agradecer em meu nome e ao presidente Lula pelo apoio da GWM à COP com esses 100 veículos, e por reforçar essa parceria do Brasil com a China e a integração econômica, industrial e tecnológica trazendo a produção de carros para o Brasil, no Estado de São Paulo, que com certeza reforça os laços econômicos e a integração cultural entre os povos”, diz Rui Costa.

Entre os veículos entregues estão o recém-lançado Wey 07, SUV de luxo híbrido plug-in de 6 lugares, além dos híbridos plug-ins Tank 300 e Haval H6. A ação reforça o compromisso da GWM com a transição energética e a mobilidade sustentável, posicionando a marca como referência global em tecnologias de baixo carbono. Os veículos serão usados ​​por chefes de estado de diversos países e membros das delegações oficiais que participarão das discussões climáticas do evento na capital paraense.

A COP30, que reunirá líderes mundiais, cientistas, empresários e representantes da sociedade civil de mais de 190 países entre os dias 10 e 21 de novembro, será um dos eventos mais importantes da década para debater a descarbonização e a transição energética.

GWM Brasil reforça liderança global em mobilidade sustentável

Presente em mais de 150 países, a GWM se destaca como referência em eletrificação e inovação no setor de mobilidade sustentável. A participação na COP30 evidencia o compromisso da marca em contribuir para um futuro de baixo carbono, apoiando iniciativas globais de descarbonização e soluções práticas para a transição energética.

Como patrocinadora oficial do evento, a GWM demonstra seu papel ativo na agenda climática, reforçando sua presença institucional e sua liderança tecnológica em veículos eletrificados e energias limpas, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.

GWM Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a terceira maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 27 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 150 países e regiões, 80 mil colaboradores e 13 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) distribuídos em quatro países.

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TOYOTA DO BRASIL LEVA À COP30 EXEMPLOS PRÁTICOS DE DESCARBONIZAÇÃO COM BIOCOMBUSTÍVEIS E ELETRIFICAÇÃO

Empresa apresentará dois protótipos de veículos que combinam novas tecnologias automotivas com uso de biocombustíveis e participará de painéis durante o evento, reforçando a experiencia brasileira em soluções sustentáveis de mobilidade

A Toyota do Brasil participa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), compartilhando soluções desenvolvidas no país que unem tecnologia automotiva e biocombustíveis para reduzir emissões e promover o desenvolvimento social.

Durante o evento, a marca apresenta soluções de mobilidade sustentável, com dois protótipos — uma picape híbrida flex e um modelo movido a biometano — que demonstram o potencial de combinar eletrificação e biocombustíveis de forma acessível e escalável.

Para oferecer a participantes de outros países a experiência da tecnologia híbrida flex - que é capaz de reduzir em até 70% as emissões de CO2 em comparação com veículos convencionais abastecidos a gasolina – a Toyota também disponibiliza uma frota de 70 veículos híbridos flex, produzidos no país e abastecidos exclusivamente com etanol, para o transporte das delegações internacionais. Cada veículo conta com um tablet informativo sobre sustentabilidade e transição energética.

“A COP30 é uma oportunidade de troca e aprendizado. O Brasil tem experiência valiosa na integração de biocombustíveis e inovação tecnológica, e queremos compartilhar essa trajetória com o mundo”, afirma Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe.

Durante o evento, a Toyota também participa de painéis e debates, destacando os biocombustíveis como solução realista e imediata para a descarbonização da mobilidade.

Biocombustíveis e múltiplas rotas para a neutralidade de carbono

A Toyota adota uma estratégia de múltiplos caminhos rumo à neutralidade de carbono, com soluções adaptadas à realidade de cada país. Nesse contexto, os biocombustíveis se consolidam como alternativa prática para a descarbonização, especialmente em nações do Sul Global.

O etanol é visto pela empresa como peça-chave na construção de sistemas de transporte sustentáveis: uma tecnologia madura, segura e de alta disponibilidade.

No Brasil, o uso de veículos flex e híbridos flex já evitou a emissão de mais de 600 milhões de toneladas de CO₂ equivalente. Apenas 1% das terras agricultáveis é utilizado para a produção de etanol, e 98% da expansão dos canaviais nos últimos 25 anos ocorreu sobre áreas de pastagens degradadas, contribuindo para a recuperação do solo e o uso eficiente da terra.

Além dos ganhos ambientais, os biocombustíveis geram impactos sociais relevantes. O setor de biocombustíveis emprega cerca de 3 milhões de pessoas, com salários 46% superiores à média agrícola. Estudos indicam que a produção de bioetanol aumenta o PIB per capita municipal em cerca de US$ 1.000 por ano, por pelo menos uma década, gerando empregos e renda nas comunidades locais.

Outro benefício é a inclusão energética. A bioeletricidade gerada pela cana amplia o acesso à energia em áreas rurais, fortalecendo a infraestrutura e contribuindo para o aumento do IDH.

A produção de biocombustíveis também convive de forma equilibrada com a agricultura alimentar. Estudos indicam que dois terços dos impactos são neutros ou positivos para a segurança alimentar, e a produção de etanol pode coexistir com a de alimentos, sem competir por terras.

“A bioenergia é uma solução acessível e viável para acelerar a transição energética. O exemplo brasileiro mostra que é possível conciliar desenvolvimento econômico, inclusão social e responsabilidade ambiental”, completa Chang.

Fundação Toyota do Brasil: inovação social e conservação ambiental

A Fundação Toyota do Brasil participa da COP30 no pavilhão da Embrapa, por meio de uma parceria institucional que fortalece o diálogo entre empresas e instituições de pesquisa sobre sustentabilidade e mudança climática.

Entre suas iniciativas está o programa Escola Floresta Ativa, desenvolvido em parceria com o Projeto Saúde e Alegria, que oferece formação profissional para jovens e mulheres em áreas como economia criativa, turismo de base comunitária e proteção territorial.

O programa já beneficiou mais de 260 famílias diretamente e 16 mil indiretamente, ampliando oportunidades e fortalecendo a sociobioeconomia na Amazônia.

Durante a conferência, a Fundação também participa de painéis sobre sociobioeconomia e transição justa, reforçando a importância de soluções sustentáveis que geram impacto positivo nas comunidades locais.

Participações da Toyota na COP30

11 de novembro

  • 13h45 – Lançamento do Protocolo de Circularidade Global para Negócios, Pavilhão do Japão (Blue Zone) – Yumi Otsuka, Chief Sustainability Officer, Toyota Motor Corporation.
  • 15h00 – Solenidade de Abertura da Agrizone, Embrapa.
  • 15h00 – Painel ANFAVEA CEOs Regionais, Pavilhão da CNI (Blue Zone) – Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.
  • 16h00 – Painel ANFAVEA CEOs Internacionais, Pavilhão da CNI (Blue Zone) – Rafael Chang, CEO Toyota América Latina e Caribe.

12 de novembro

  • 16h00 – Painel do IICA: O papel dos biocombustíveis na descarbonização do transporte, Agrizone Embrapa – Roberto Braun, Diretor de Comunicação e Presidente da Fundação Toyota.

13 de novembro

  • 15h00 – Descarbonização do Setor Automotivo, Casa do Seguro – Roberto Braun.

14 de novembro

  • 14h00 – Pegada de Carbono do Veículo Brasileiro: do berço ao túmulo, Estande CNI (Blue Zone) – Roberto Braun.

15 de novembro

  • 09h00 – Times Brasil: Building Brazil’s Green Future – Innovation, investment and policy driving low-carbon growth, EY House – Roberto Braun.
  • 11h30 – Decarbonization in Road Transport, Pavilhão da GBA (Green Zone) – Roberto Braun.
  • 13h45 – Biorota – Corredores verdes de biometano no Brasil, Pavilhão do Brasil (Green Zone) – Roberto Braun.

Fundação Toyota do BrasilCriada há 16 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a transformação socioeconômica através da educação de qualidade, preservação do meio ambiente, ajuda humanitária, conservação do patrimônio histórico, e promoção artística e cultural. Atualmente, a Fundação apoia projetos de norte a sul do país, contribuindo com pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais no site

A Toyota do Brasil está presente no País há 67 anos. Possui três unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 7 mil pessoas. A Toyota é a fabricante líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 30 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

RUMO E FAZENDÃO INAUGURAM TERMINAL FERROVIÁRIO EM GURUPI (TO)

Estrutura integra o estado à Malha Central, ampliando a capacidade de escoamento para o corredor exportador de Santos

A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, e o Fazendão Agronegócio iniciaram neste mês de novembro as atividades do novo Terminal de Transbordo Ferroviário de Gurupi (TO), na Malha Central da Ferrovia Norte-Sul. O empreendimento marca uma nova etapa da logística no Tocantins, ampliando a capacidade de escoamento da produção agrícola da região.

O novo terminal, viabilizado por investimentos do Fazendão Agronegócio, tem a capacidade de armazenamento estático de 40 mil toneladas de soja e possibilidade de movimentação anual de até 1,5 milhão de toneladas de farelo de soja. A estrutura permite a conexão do polo produtor de Gurupi diretamente ao Porto de Santos (SP), criando um corredor logístico eficiente, seguro e de baixo carbono para o agronegócio.

Segundo Altamir Perottoni, vice-presidente Comercial e de Desenvolvimento de Negócios da Rumo, o novo terminal simboliza um avanço estratégico para a Malha Central.

“Esta entrega consolida uma visão de longo prazo que conecta as regiões produtivas do Tocantins à rota exportadora de Santos e amplia a competitividade do agronegócio brasileiro. A ferrovia é, por essência, um vetor de desenvolvimento socioeconômico que une tecnologia, sustentabilidade e eficiência logística para impulsionar o crescimento do país”, destacou.

Para o CEO do Grupo Fazendão, Volney Aquino Santos, o novo terminal representa um avanço decisivo na integração entre produção e infraestrutura. “A logística é o elo que transforma o potencial produtivo em riqueza real. O Tocantins tem crescido dentro da porteira, mas precisava de mais alternativas de escoamento para fazer valer todo esse potencial. A conexão ferroviária coloca o estado em outro patamar de competitividade e garante condições para seguir expandindo de forma sustentável”, afirmou.

Localizado em uma das principais cidades do estado, o terminal está no coração do MATOPIBA, região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a principal fronteira agrícola do Brasil. A área vive um momento de forte expansão: a safra 2024/25 de Tocantins atingiu 9,17 milhões de toneladas de grãos, alta de 28% em relação ao ciclo anterior, consolidando o estado como o maior produtor da Região Norte.

O terminal se integra à operação da Malha Central, ferrovia de 1.537 km de extensão, que liga Porto Nacional (TO) a Estrela d’Oeste (SP), conectando-se à Malha Paulista e ao corredor de exportação de Santos. Desde que assumiu o trecho em 2019, a Rumo investiu cerca de R$ 4 bilhões em obras, terminais e material rodante, tornando a ferrovia 100% operacional em 2023. Atualmente, a empresa movimenta cerca de 10 milhões de toneladas por ano na Ferrovia Norte-Sul.

Com a nova estrutura, Gurupi ganha protagonismo no escoamento da produção e se consolida como um hub logístico regional. O terminal também deve receber cargas do Leste de Mato Grosso, do Oeste da Bahia e do Norte de Goiás, reforçando a integração entre os polos produtores do interior e os principais portos exportadores do país. A expectativa é de que a operação reduza custos de transporte e aumente a competitividade do agronegócio.

RUMO
Loures

terça-feira, 4 de novembro de 2025

ASSOCIADAS À ABEIFA PROJETAM FECHAR 2025 COM 130 MIL UNIDADES IMPORTADAS

Emplacamento de veículos das associadas à entidade anotou, em outubro, aumento de 2,8% em relação ao mês anterior;  somou 12.511 unidades ante as 12.167 unidades de setembro último

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 12.511 unidades, anotaram em outubro último alta em suas vendas de 2,8% ante setembro, quando foram comercializadas 12.167 unidades. Comparado a outubro de 2024, o aumento é de 26,6%: 12.511 unidades contra 9.880 veículos.

No acumulado de 2025, veículos importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma agora 108.255 unidades, 32% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 81.988 unidades. Os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a outubro continuam expressivos: os 100.749 veículos eletrificados Da Abeifa respondem por 46% do mercado interno total de 219.032 unidades emplacadas.

Para o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy, “nossas associadas devem fechar o ano de 2025 com volume superior a 130 mil unidades importadas, o que representará um crescimento expressivo de 24% sobre as 104,7 mil unidades do ano passado. E certamente vão superar nossas expectativas do início do ano, quando indicávamos que o total anual chegaria a 120 mil unidades”.

Na avaliação de Godoy, juros elevados e restrição de crédito são fatores inibidores no varejo automotivo brasileiro, “mas as marcas importadas estão se comportando muito bem, resilientes, à espera de dias melhores em 2026, quando as autoridades monetárias já sinalizam revisões da Selic para baixo, como correu neste início de semana”.

Em outubro último, com 12.511 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5% do mercado total de autos e comerciais leves (247.877 unidades). As 108.255 unidades emplacadas nos primeiros dez meses do ano mantiveram marketshare de 5,3% do total de 2.054.956 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.

Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

MILÉSIMO ÔNIBUS ELÉTRICO DE SÃO PAULO É ELETRA, O QUE REFORÇA PREFERÊNCIA PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA

Veículo simboliza um marco histórico para a mobilidade limpa em toda a América Latina

São Paulo atingiu na segunda-feira (03), a importante marca de 1009 ônibus elétricos em sua frota municipal. O veículo de número 1000 é justamente um dos modelos da Eletra Industrial,  empresa líder no mercado brasileiro, produtora,  desenvolvedora de soluções e de consultoria para a eletromobilidade,  com origem e capital 100% nacionais. Trata-se de um modelo de 15 metros de comprimento com plataforma Scania e carroceria Caio, que vai operar pela empresa Transppass, entre a zona Oeste e o centro da cidade.

Com este marco, a capital paulista se consolida como a maior frota de ônibus não poluentes do Brasil e uma das maiores da América Latina.

"A Eletra é a principal fornecedora de ônibus elétricos para São Paulo, liderando o mercado. O número 1000 mostra que a capital paulista está na vanguarda dos transportes e evidencia a preferência dos operadores pela tecnologia nacional" , disse a presidente da Eletra,  Milena Braga Romano.

"Oferecemos a maior gama de ônibus elétricos do Brasil,  desde midis até superarticulados. Não somos somente fabricantes. Auxiliamos gestores públicos e frotistas a implantar sistemas de ônibus elétricos por meio do Eletra Consult, uma consultoria que engloba desde a preparação das garagens, a indicação das linhas de financiamento até treinamento de motoristas e mecânicos e o pós venda" - completa a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.

Além do Eletra Consult,  a Eletra lançou em outubro sua linha de chassis com marca própria,  ampliando as opções no mercado. As plataformas das parceiras Scania e Mercedes-Benz continuam também no portfólio.

Eletra
MobiPress

BMW GROUP E SOLID POWER DÃO O PRÓXIMO PASSO NO DESENVOLVIMENTO DE BATERIAS DE ESTADO SÓLIDO E NOVA PARCEIRA SAMSUNG SDI SE UNE AO PROJETO

Desde 2022, o BMW Group e a Solid Power, Inc. intensificaram suas atividades para o desenvolvimento da tecnologia de baterias totalmente de estado sólido (ASSB, na sigla em inglês) por meio de um acordo de transferência de tecnologia. O marco mais recente foi a integração das células ASSB de grande formato e estado sólido puro da Solid Power em um BMW i7, veículo de teste tecnológico.

A partir de outubro, a Samsung SDI se uniu ao esforço para prosseguir com o desenvolvimento e a validação da tecnologia ASSB no setor automotivo. Essa nova colaboração representa um passo fundamental em direção à tecnologia ASSB, reunindo a experiência complementar de três líderes da indústria.

Segundo os termos do acordo, a Solid Power fornecerá eletrólito sólido à base de sulfeto à Samsung SDI, que o integrará em separadores e/ou católitos e o utilizará para construir células, em cada caso, sujeito ao cumprimento de requisitos técnicos. Essas células serão avaliadas com base em parâmetros e requisitos de desempenho a serem acordados entre a Samsung SDI e o BMW Group. Em última análise, a Solid Power, a Samsung SDI e a BMW pretendem desenvolver e fornecer células ASSB para integração em uma próxima geração de veículos de avaliação.

“Estamos entusiasmados em firmar parceria com a Samsung SDI e a BMW para avançar no desenvolvimento das baterias totalmente de estado sólido”, disse John Van Scoter, presidente e CEO da Solid Power. “Nossa tecnologia de eletrólito sólido foi projetada para oferecer estabilidade e condutividade, e, ao trabalhar de perto com líderes globais em inovação automotiva e de baterias, buscamos aproximar a tecnologia ASSB de uma adoção mais ampla.”

“A competitividade tecnológica em baterias levará, em última instância, à inovação nos veículos elétricos”, afirmou Stella Joo-Young Go, vice-presidente executiva da equipe de comercialização de ASSB da Samsung SDI. “A Samsung SDI trabalhará em estreita colaboração com grandes parceiros globais, como a BMW e a Solid Power, para liderar a comercialização da ASSB.”

Martin Schuster, vice-presidente de Células e Módulos de Bateria do BMW Group, acrescentou: “Com a entrada da Samsung SDI em nossa parceria com a Solid Power, ganhamos um impulso significativo em nossa trajetória de avanço no desenvolvimento de novas tecnologias de células de bateria. Essa colaboração global é mais uma prova do nosso objetivo abrangente: estar sempre em posição de oferecer aos nossos clientes tecnologia de bateria de ponta.”

Os parceiros acreditam no potencial genuíno da tecnologia ASSB e na promessa de maior densidade de energia combinada com mais segurança, em comparação com as tecnologias atuais, substituindo eletrólitos líquidos por materiais sólidos.

Com o aumento da densidade energética, maiores autonomias podem ser alcançadas sem comprometer o peso total do sistema de armazenamento.

O BMW Group e a Solid Power vêm cooperando desde 2016 por meio de um Acordo de Desenvolvimento Conjunto estendido, que foi reforçado com um investimento do BMW Group na Solid Power em maio de 2021, como parte de uma rodada de financiamento.

No final de 2022, a BMW e a Solid Power concordaram em aprofundar ainda mais sua parceria. A BMW passará a operar uma linha de protótipos de células de estado sólido no CMCC, em Parsdorf, com base em uma licença de pesquisa e desenvolvimento e contando com a experiência e o know-how da Solid Power.

Desde 2008, o BMW Group vem construindo consistentemente sua competência no campo da tecnologia de células de bateria. Desde 2019, esse conhecimento tem sido concentrado no Centro de Competência de Células de Bateria (BCCC) do BMW Group, em Munique. O BCCC cobre toda a cadeia de valor, desde a pesquisa e desenvolvimento até o design e a viabilidade de produção das células.

Para implementar inovações de forma rápida e eficiente no campo da tecnologia de células de bateria, o BMW Group coopera em uma rede de cerca de 300 parceiros, incluindo empresas consolidadas, startups e universidades.

A estratégia de baterias do BMW Group — operar em pé de igualdade com os principais fabricantes de células do setor, com profundo conhecimento técnico — tem se mostrado bem-sucedida. Essa posição estrategicamente forte na cadeia de valor garante ao BMW Group acesso global às mais recentes e inovadoras soluções de pesquisa em células de bateria.

BMW GroupCom suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países. Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores. O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso

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