segunda-feira, 7 de julho de 2025

VOLVO ABRE NOVA CONCESSIONÁRIA EM RIBAS DO RIO PARDO (MS), NA ROTA DA CELULOSE

A Volvo e a Rivesa, concessionária que representa a marca no Mato Grosso do Sul e parte do Paraná, inauguraram uma nova casa em Ribas do Rio Pardo. A cidade sul-mato-grossense é conhecida por abrigar importantes fabricantes de papel e celulose e integra a chamada Rota da Celulose, um grande projeto que envolve a ampliação e melhoria de rodovias com o objetivo de fortalecer esta cadeia produtiva no Estado.

A casa é totalmente nova e funciona como um posto avançado, no conceito Volvo Express. “Queremos consolidar ainda mais nossa posição no Mato Grosso do Sul, estado gigante do agro e também do setor florestal”, afirma André Ribeiro, CEO do Grupo Rivesa. “A nova concessionária dá suporte a um setor de atividade intensa e com alta demanda de transporte. Está no centro de uma região que se desenvolve economicamente cada vez mais e ganha muita força na economia nacional, por conta de seu potencial exportador”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Ampla estrutura

A casa Rivesa já está funcionando com ampla infraestrutura. São 1.104 m² de área construída num terreno de 10 mil m². Conta com 10 boxes para caminhões, refeitório, oficinas, estoque de peças, pátio para manobras e estacionamento. Oferece ainda suporte 24h/dia, via Voar (Volvo Atendimento Rápido, o sistema de atendimento emergencial da marca). “Somos um excelente ponto de apoio, tanto para os clientes locais quanto para aqueles que estão de passagem. A estrutura e o ferramental são o que há de mais moderno para garantir qualidade e agilidade durante o período em que o caminhão permanece em manutenção”, explica Ribeiro.

Com Ribas do Rio Pardo, são nove casas da Rivesa, que também tem unidades em Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Dourados, no Mato Grosso do Sul; e em Maringá (matriz), Cambé, Campo Mourão e Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

Posição estratégica

Situada na rodovia BR262, a casa de Ribas do Rio Pardo está em uma posição estratégica, em frente à nova fábrica da Suzano, considerada a maior unidade de processamento de celulose do mundo. Parte integrante do Projeto Cerrado, a planta teve um investimento de R$ 22,2 bilhões e iniciou operações em julho de 2024. Tem capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano.

Além desta unidade produtiva, a Suzano tem ainda diversas fazendas na região, para cultivo de matéria prima. Nas estradas internas destas fazendas circulam diversas composições do Volvo FMX Hexatrem. Com seis carretas, o maior veículo florestal do mundo tem 55 metros de comprimento e carrega 250 toneladas de toras de eucalipto. A nova unidade da Rivesa prestará um atendimento direto e constante para a operação destas composições.

108 casas Volvo

A nova concessionária faz parte da estratégia de expansão e fortalecimento da rede Volvo, que agora chega a 108 casas no Brasil. Além da abertura de novos pontos, os planos da marca incluem reformas, ampliações e realocações para locais mais amplos e de melhor acesso.

“Neste ano, nossa rede está investindo R$ 56 milhões em melhorias. São iniciativas que amparam o crescimento constante da frota circulante da marca. Nosso objetivo é sempre ter uma rede forte e estruturada, oferecendo serviços de elevado padrão para assegurar a alta disponibilidade dos nossos caminhões e ônibus”, finaliza Joice Biermayr, gerente de desenvolvimento de concessionárias da Volvo.

Grupo Volvo América Latina

PRÉVIA DO E-MOB E C-MOVE REÚNE MCKINSEY, BRIGHT CONSULTING, ABVE E LEARNING VILLAGE PARA PROJETAR O FUTURO DA ELETRIFICAÇÃO NO BRASIL

Evento “Caminhos da Mobilidade Verde” trará análises exclusivas e projeções estratégicas que antecipam os temas centrais do E-MOB Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes e C-MOVE Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos

Foto: Internet

Nesta terça-feira (8), das 9h30 às 12h, executivos da indústria automotiva, especialistas, formadores de opinião e jornalistas terão acesso antecipado às projeções mais relevantes sobre o futuro da mobilidade no Brasil. O encontro “Caminhos da Mobilidade Verde: Uma Visão de Futuro” marca a prévia oficial do E-MOB – Salão da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos e do C-MOVE São Paulo – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, que acontecem em outubro no São Paulo Expo.

A prévia conta com apresentações exclusivas de estudos de mercado conduzidos pelas consultorias especializadas Bright Consulting e McKinsey & Company, além de insights estratégicos da Learning Village, que irá coordenar toda a programação da Arena de Conteúdo do E-MOB no segundo semestre. Essas empresas consolidaram parcerias estratégicas de conteúdo do evento.  

A prévia acontece no espaço do Learning Village, na Vila Madalena, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo link: https://teams.live.com/meet/9371908375697?p=8p4FgUKi7SiB2KJMLm

Com curadoria de alto nível, a programação da prévia traz análises inéditas conduzidas por duas das mais respeitadas consultorias do setor — Bright Consulting e McKinsey & Company —, além de insights estratégicos do Learning Village, responsável pela Arena de Conteúdo do E-MOB 2025. O evento também conta com a participação efetiva da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e com o apoio institucional do SENAI e da FIESP, consolidando uma rede de parceiros que conecta indústria, inovação, mercado e políticas públicas em torno da mobilidade sustentável no Brasil. O encontro acontece no espaço do Learning Village, na Vila Madalena, em São Paulo.

Direções & tendências do mercado brasileiro em 2025: Bright Consulting

A apresentação estratégica da Bright Consulting será conduzida por Murilo Briganti, COO da empresa, trazendo dados inéditos sobre as projeções do mercado automotivo para 2025, que indicam um crescimento de 4,9% nas vendas de veículos leves em comparação a 2024. O estudo destaca o avanço acelerado da eletrificação — com previsão de quase triplicação nas vendas de eletrificados em dois anos — e reforça que soluções híbridas leves (MHEV) e híbridas convencionais (HEV) se consolidam como etapas de transição tecnológica. Ainda assim, os motores a combustão seguem dominantes no mix nacional, com 90% de participação.

Além das análises de segmentação e da discussão das rotas tecnológicas, o conteúdo abordará as principais mudanças estruturais na cadeia de valor da mobilidade, incluindo os novos modelos de comercialização, o fortalecimento das vendas diretas e o papel crescente das assinaturas e locações. O encontro antecipa os temas centrais do C-MOVE São Paulo e reforça a importância da imprensa e dos formadores de opinião para interpretar e traduzir a complexidade desse novo momento da mobilidade brasileira.

Temas estratégicos de alto impacto para o setor automotivo: McKinsey

A McKinsey & Company, referência mundial em consultoria estratégica, renova sua parceria com o C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos – e amplia sua atuação em 2025 como curadora e mentora oficial do conteúdo do primeiro dia do evento, marcado para 30 de setembro. Nesta nova fase, a McKinsey assume a liderança da agenda de abertura do E-MOB, reunindo diagnósticos aprofundados, tendências globais e análises exclusivas que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da mobilidade sustentável no Brasil.

A programação conduzida pela McKinsey abordará cinco temas estratégicos de alto impacto para o setor automotivo brasileiro: a trajetória da eletromobilidade no país; as percepções dos consumidores sobre o futuro da mobilidade; o reflexo das tendências globais no mercado local; os avanços tecnológicos em baterias elétricas; e as alternativas para a descarbonização do transporte de carga. Com esse conteúdo, a consultoria pretende fomentar o diálogo qualificado entre montadoras, fornecedores, startups, formuladores de políticas públicas e investidores.

Daniele Nadalin, Associate Partner da McKinsey, destaca que cerca de 30% dos carros vendidos no Brasil em 2035 serão 100% elétricos, segundo projeções da consultoria, impulsionados pela evolução da infraestrutura, mudanças no perfil do consumidor e políticas públicas. Outro ponto estratégico é a estimativa de redução de até 20% no custo das baterias de lítio até 2035, fator decisivo para ampliar a acessibilidade dos veículos elétricos no país. Daniele também chama atenção para a crescente receptividade do consumidor: 44% dos brasileiros afirmam que seu próximo carro será híbrido ou elétrico, revelando uma mudança cultural em curso e abrindo oportunidades para a indústria adaptar sua oferta a essa nova demanda.

Hub de Mobilidade – Learning Village 

A prévia também marca o anúncio oficial da parceria estratégica entre o E-MOB e o Hub de Mobilidade do Learning Village, voltada à construção de um ecossistema colaborativo de alto impacto para o setor automotivo. A partir deste ano, o Learning Village — ecossistema de inovação da HSM e da Singularity Brazil — assume a curadoria da Arena de Conteúdo do E-MOB 2025, fortalecendo a conexão entre conteúdo estratégico, desenvolvimento de negócios e soluções voltadas para cidades inteligentes. A iniciativa visa ampliar a integração entre startups, indústria, academia e poder público para acelerar a criação e a adoção de tecnologias aplicadas à mobilidade urbana e elétrica no Brasil.

Para Álvaro Machado Neto, COO do Learning Village, a união entre o E-MOB e o Hub de Mobilidade amplia a capacidade do setor em responder de forma integrada, sustentável e escalável aos desafios urbanos contemporâneos. “A ideia é acelerar o desenvolvimento de tecnologias e modelos que possam ser absorvidos rapidamente pelo mercado”, afirma. A parceria chega em um momento decisivo para o Brasil, que busca consolidar políticas públicas e estímulos à eletromobilidade, ao mesmo tempo em que amplia sua presença na cadeia global de inovação automotiva.

“Estamos consolidando o E-MOB e o C-MOVE como os grandes fóruns de inteligência estratégica da mobilidade verde no Brasil. Com o apoio efetivo das principais consultorias especializadas, da indústria e do poder público, oferecemos ao mercado uma visão concreta e integrada para decisões que moldam o futuro da mobilidade sustentável e da transição energética no país”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável (IBMS) e da MES Eventos, organizadora dos eventos.

E-MOB e C-MOVE

O C-MOVE São Paulo – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos vai acontecer durante o E-MOB– Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes, de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo. É um dos principais encontros da eletromobilidade, reunindo tecnologias e soluções que estão redesenhando o futuro da mobilidade urbana e da sustentabilidade no Brasil. O Salão vai apresentar ao público modelos, tendências e sistemas inteligentes de transporte que prometem transformar as cidades, gerar novos negócios e acelerar a transição energética no país. As inscrições para o evento do final do ano já estão disponíveis no site oficial (https://salaoemob.com.br)

Assessoria de Imprensa
Expert & Cia Comunicação Integrada 
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

GWM BRASIL REFORÇA PRESENÇA EM SANTA CATARINA E AVALIA NOVOS INVESTIMENTOS

Reunião com o governador Jorginho Mello abordou infraestrutura logística, futuro da mobilidade e ampliação da presença da GWM no Sul do Brasil. Encontro reforça compromisso da autotech com o desenvolvimento regional e avalia oportunidades de cooperação em logística, inovação e sustentabilidade.

Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México, entregou miniatura de carro para Jorginho Mello, Governador de Santa Catarina

Em mais um passo estratégico rumo à consolidação de sua operação no país, a GWM Brasil se reuniu na última sexta-feira (4) com o governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, para discutir possíveis parcerias e projetos de longo prazo no estado. A agenda contou com temas ligados à expansão da marca, desenvolvimento de novos negócios e análise de infraestrutura portuária.

Além do governador, o encontro contou com a presença de Cleverson Siewert, Secretário da Fazenda, Renato Lacerda, Presidente da Invest Santa Catarina, e Rodrigo Prisco, diretor de Atração de Investimentos da Invest SC. Representando a GWM Brasil, participaram Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México, Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais, e Way Chien, Diretor Financeiro.

Santa Catarina tem um papel estratégico para a GWM, pois foi neste estado que a marca realizou sua primeira venda nacional, em abril de 2023. Desde então, a região vem apresentando um desempenho expressivo, consolidando-se como o quarto maior mercado da empresa em volume de vendas no Brasil.

“A GWM está comprometida com um projeto de longo prazo no Brasil, e Santa Catarina tem características únicas que a colocam como uma potencial parceira em diversas frentes, da mobilidade sustentável à infraestrutura logística”, afirma Andy Zhang, Presidente da GWM Brasil & México.

“Santa Catarina reúne características únicas que a tornam o parceiro ideal da GWM na América do Sul. Com uma indústria robusta, mão de obra altamente qualificada e a maior concentração de portos do Brasil, o Estado oferece as condições ideais para apoiar a expansão do grupo no continente. Mais do que um mercado consumidor estratégico, queremos ser um polo de inovação, produção e logística para o crescimento da GWM na região”, declarou o governador Jorginho Mello.

Durante o encontro, também foram discutidas possibilidades de cooperação voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras em transporte, energia limpa e geração de empregos.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

BRIGHT CONSULTING E DOMANI GLOBAL FIRMAM ALIANÇA ESTRATÉGICA PARA ACELERAR A DESCARBONIZAÇÃO DA CADEIA AUTOMOTIVA

A união entre inteligência de mercado e soluções escaláveis em sustentabilidade viabiliza a mensuração de emissões e a compensação de CO₂e para empresas do setor automotivo, impulsionando a mobilidade sustentável

Inteligência de mercado. Foto: brandme.com.br

A Bright Consulting, referência em inteligência estratégica para o setor automotivo, e a Domani Global, uma das principais Climate Techs do país, especializada em soluções de mensuração e compensação de emissões de carbono, anunciaram uma aliança estratégica para transformar e alavancar a sustentabilidade na cadeia automotiva brasileira.

A colaboração une o conhecimento da Bright Consulting sobre o funcionamento e as exigências regulatórias do setor automotivo à tecnologia de ponta da Domani Global para cálculo de emissões e comercialização de créditos de carbono. Juntas, oferecem uma solução completa e acessível para empresas de toda a cadeia — de montadoras e autopeças a concessionárias, desmontadoras e recicladoras — mensurarem suas emissões e compensarem seu impacto de forma estruturada, confiável e competitiva.

Com a regulamentação do Programa MOVER, que prevê metas iminentes de redução de emissões para a indústria automotiva, e o avanço da agenda ESG nas empresas, cresce a demanda por soluções práticas e eficientes de sustentabilidade que inclusive atendam às demandas de fornecimento por parte da cadeia de fornecedores.

Com a plataforma Domani SaaS – Sustainability as a Service, empresas do setor conseguem em um só lugar medir emissões, iniciar sua jornada ESG e adquirir créditos de carbono de forma simples, ágil e acessível. Já a Bright Consulting traz à parceria a mais completa inteligência de dados e análises do mercado automotivo, oferecendo insights regulatórios e estratégicos que orientam ações sustentáveis com foco em conformidade e competitividade.

"A Bright Consulting já é carbono neutro e, com essa colaboração, ampliamos nossa capacidade de apoiar nossos clientes na transição para uma economia de baixo carbono, com informação de qualidade e soluções viáveis de implementação", afirma Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting.

"A indústria automotiva brasileira tem uma oportunidade inédita de se posicionar como protagonista da descarbonização. Nossa aliança visa democratizar o acesso a soluções ESG e acelerar resultados tangíveis para empresas de todos os portes", enfatiza Fabiano Sant’Ana, fundador e CEO da Domani Global.

Benefícios para o setor automotivo

·  Conformidade regulatória: alinhamento com as exigências do programa MOVER e outras regulamentações globais.

·  Soluções integradas: mensuração de emissões, gestão ESG e compensação de carbono em uma única plataforma.

·  Vantagem competitiva: acesso a mercados de carbono com acompanhamento especializado para montadoras, fornecedores, varejistas e recicladoras.

A iniciativa oferece uma trilha concreta para que as empresas se prepararem frente às regulamentações emergentes, atendam às exigências de seus stakeholders e se posicionem como líderes em responsabilidade socioambiental.

Bright Consulting - Com sede em Campinas (SP), criada em 2015, tem como missão oferecer um portfólio de serviços de inteligência competitiva orientado para minimizar os riscos relacionados ao processo decisório de seus clientes. Conta com especialistas reconhecidos nos mercados nacional e internacional, que avaliam as grandes transformações do mercado e da indústria, os impactos da evolução tecnológica nos veículos e contribuem na elaboração de projeções mais assertivas de sustentação às decisões das empresas. A consultoria tem vasta experiência em suporte aos programas regulatórios do setor automotivo lançados pelo governo federal nos últimos 10 anos. Clique aqui e visite o site

Bright Consulting
Textofinal de Comunicação Integrada

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: SEMESTRE SE ENCERRA COM INDICADORES EM ALTA, MAS DESACELERAÇÃO EM JUNHO GERA PREOCUPAÇÃO PARA O DESEMPENHO NO ANO

Excesso de importações e pressão para reduzir imposto para montagem em SKD colocam em risco o desempenho do setor

Foto: Porto de Itajaí

A alta de 7,8% na produção do primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, vista de forma isolada, é uma boa notícia para a indústria automotiva brasileira. Mas o contexto do mercado indica que o segundo semestre será bastante desafiador para o setor. A começar, pela base de comparação, que se dá contra um fraco primeiro semestre de 2024, e que terá pela frente meses de forte desempenho no ano passado. Nos últimos dois meses houve queda no ritmo de produção, e uma queda de mais de 600 vagas diretas na indústria automotiva.

“Os números de junho nos preocupam um bocado. O dia útil a menos em relação a maio não justifica as quedas que tivemos no mês, de 6,5% na produção, 5,7% nos emplacamentos e 2,7% nas exportações, além de uma alarmente redução de mais de 600 empregos diretos nos últimos meses”, afirmou o Presidente da Anfavea, Igor Calvet.

A produção acumulada no semestre foi de 1.226,7 mil unidades. O crescimento de 7,8% pode ser em boa medida creditado ao aumento de 59,8% nas exportações (264,1 mil unidades). Mas mesmo essa boa notícia contém uma dose de atenção. Quase todo esse crescimento dos embarques se deve à surpreendente recuperação do mercado argentino, o que coloca o Brasil numa situação de maior dependência do país vizinho para manutenção dos bons níveis de exportações, já que não houve altas relevantes nos envios para outros países – em casos como o México a situação é de perda de participação. No semestre, 60% dos embarques foram para a Argentina.

Os sinais mais preocupantes, contudo, vêm do nosso mercado interno. Os emplacamentos de quase 1,2 milhão de unidades nos primeiros seis meses representaram uma alta de 4,8% sobre o modesto primeiro semestre de 2024. Uma análise mais acurada revela que os autoveículos nacionais subiram 2,6% nesse período, enquanto os importados cresceram 15,6%.

Pior: as vendas de veículos leves nacionais caíram 10% no varejo, na comparação com o primeiro semestre de 2024, enquanto modelos vindos da China representaram 6% do mercado brasileiro. Há mais de 110 mil veículos chineses em estoque no país. A média diária de vendas em junho foi inferior à do mesmo mês do ano passado, um recuo comparativo que não ocorria há quase dois anos no país.

No segmento de caminhões a situação é ainda mais sensível. Os emplacamentos no semestre recuaram 3,6% em relação ao mesmo período de 2024. A produção ainda está 3,1% mais alta, mas vem desacelerando a cada mês. As melhores notícias vêm do segmento de ônibus, com alta de 7,3% na produção e de 31,3% nas vendas.

As importações acumuladas do primeiro semestre cresceram 15,6% e já chegam a 228,5 mil unidades. “Esse é um volume equivalente ao que se produz anualmente numa fábrica nacional de grande porte, com mais de 6 mil funcionários diretos, sem levar em conta as vagas geradas na cadeia de forneciento”, alertou Calvet.

“É cada vez mais evidente que estamos recebendo um fluxo perigoso de veículos chineses para o nosso mercado, com um Imposto de Importação abaixo da média global. Não ficaremos passivos com a interrupção de um projeto de neoindustrialização do país e com o avanço de propostas, como essa de redução da alíquota para montagem de veículos semi-desmontados, que não geram valor agregado nacional e geram pouquíssimos empregos”, concluiu o Presidente da Anfavea.

ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

IVECO ENTREGA AMBULÂNCIAS AO PARAGUAI E AMPLIA SUA PRESENÇA EM LICITAÇÕES NA AMÉRICA LATINA

Com a entrega de 26 unidades do modelo Daily, governo paraguaio inicia a renovação da frota dos serviços de saúde pública com ambulâncias de terapia intensiva

A IVECO realizou, no último dia 24 em Assunção, a entrega das primeiras 26 ambulâncias do modelo Daily ao Governo do Paraguai, como parte de um lote total de 130 unidades adquiridas. A iniciativa marca um avanço significativo na reestruturação do Serviço de Emergência Médica Extrahospitalar (SEME), vinculado ao Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social (MSPYBS) do Paraguai, e reforça a atuação da marca em processos licitatórios na América Latina.

Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, destaca que a entrega das ambulâncias Daily reflete o fortalecimento da presença da marca no continente, tanto em licitações quanto no atendimento a transportadores e operadores independentes. “O trabalho da nossa equipe é incansável, e vemos cada vez mais nossos veículos integrando frotas públicas e privadas, o que demonstra a versatilidade do nosso portfólio. Esse movimento nos posiciona como protagonistas no setor de transporte, oferecendo o melhor TCO do mercado na região”, afirma Querichelli.

A cerimônia oficial de entrega foi realizada no Palácio do Governo e contou com a presença do presidente Santiago Peña. Com a chegada dessas novas unidades, o governo paraguaio poderá dobrar a disponibilidade de ambulâncias especializadas para o atendimento de urgências em todo o país. Os veículos foram adquiridos com recursos da Itaipu Binacional, o que evidencia o compromisso do governo com a modernização da infraestrutura de saúde nacional.

As ambulâncias entregues são 129 unidades do modelo Daily 30-160 Furgão Euro VI (Entre-eixos 3520mm H2 12m³), com suporte avançado de vida, classificadas como Unidades de Terapia Intensiva (UTI) móveis. Os veículos são produzidos na fábrica da IVECO em Sete Lagoas, Brasil, o maior complexo industrial da marca no mundo. Destaca-se também a primeira venda do modelo Daily 55S18 4x4 Euro VI (Entre-eixos 4175mm HA8 15m³), fabricado na planta da marca em Brescia, Itália. “Nossa capacidade industrial, com plantas na América Latina e na Europa, nos permite oferecer aos clientes pacotes de soluções que atendem a diferentes demandas do transporte”, destaca William Costa, diretor Comercial de Exportação da IVECO para a América Latina.

Espera-se que as 104 unidades restantes sejam entregues nos próximos meses, consolidando uma das maiores renovações de frota da história do SEME. “O Daily, reconhecido por sua robustez e versatilidade, foi selecionado por atender aos requisitos técnicos e operacionais necessários para operar em diversas regiões do Paraguai. Seguimos firmes em nosso compromisso com o setor público, promovendo agilidade no atendimento à população, como já fizemos no Equador, onde completamos em 2024 a entrega de 250 ambulâncias”, conclui Costa.

IVECO

e-VOLKSBUS ENCERRA CICLO DE HOMOLOGAÇÕES EM CURITIBA

O eVolksbus 22L, primeiro chassi 100% elétrico da Volkswagen, acaba de encerrar seu ciclo de avaliações na cidade de Curitiba (PR), reconhecida como referência internacional em planejamento urbano e modelo em transporte público. O veículo foi submetido a uma operação real pela URBS, junto ao cliente operador, rodando no mínimo 10 horas diárias.

“Homologá-lo numa cidade que coloca o ônibus como prioridade para a circulação de sua população enriquece o resultado dos trabalhos que precedem seu lançamento comercial. Estamos confiantes de que o e-Volksbus vai superar as expectativas dos nossos clientes e que vamos contribuir para transformar cada vez mais o transporte urbano”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O objetivo é levar o veículo ao limite para demonstrar autonomia da bateria, durabilidade, capacidade de frenagem e comportamento do veículo em subidas e descidas. Essas homologações são primordiais, sobretudo, para garantir a segurança, o desempenho e a manutenção do chassi elétrico, ao assegurar que ele atende a todos os requisitos antes de ser lançado ao mercado.

Além disso, o processo inclui a avaliação da carroceria e acabamento para que cada detalhe do e-Volksbus esteja alinhado aos mais altos padrões de qualidade. Essa etapa serve tanto para as entidades conhecerem o produto e validarem seus atributos, quanto para complementar os trabalhos realizados pela montadora em seu centro mundial de eletromobilidade em Resende (RJ).

Hoje são mais de 50 novos testes específicos para veículos elétricos, que vão desde medição de isolação dos sistemas, testes de compatibilidade eletromagnética (EMC) até mesmo testes de submersão e passagem em regiões alagadas, além de performance e testes estruturais específicos para a realidade da América Latina. Tudo isso seguindo padrões e critérios de segurança internacionais. A premissa é assegurar a operação do veículo elétrico nas mesmas condições dos movidos a diesel, de forma rigorosa, confiável e robusta.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

domingo, 6 de julho de 2025

FEIRA DE MINIATURAS REÚNE APAIXONADOS DO AUTOMOBILISMO NO GRANDE ABC

No próximo final de semana, o Atrium Shopping promove o tradicional encontro de multicolecionismo. O evento especial para fãs do automobilismo acontece no sábado (12)  das 10h às 22h e domingo (13) das 11h às 20h, no piso térreo. Nele, o público poderá encontrar uma exposição de miniaturas de Ferraris, caminhonetes, Kombis, Fuscas e raridades de diversos tamanhos, em escala 1:12 e 1:18, com aproximadamente 19 cm e 25 cm respectivamente.

O multicolecionismo é o hábito ou interesse de colecionar diferentes tipos de objetos, não se limitando a uma única categoria. Ou seja, um colecionador é alguém que reúne peças de variados universos como actions figures, selos, revistas, brinquedos antigos, games retrô, entre outros itens.

Em busca de compartilhar histórias do universo de colecionadores e conectar fãs de automóveis, o encontro também contará com a participação de expositores e lojistas que estarão negociando compra e venda de itens raros e colecionáveis da feira.

“A cada edição do evento, o Atrium Shopping reforça seu compromisso em oferecer entretenimento acessível e de qualidade. Esses encontros são uma oportunidade de apresentar ao público o universo do multicolecionismo, das miniaturas de veículos aos itens raros que despertam memórias e paixões”, destaca Luciano Abilio, coordenador de marketing do Atrium Shopping.

Serviço
Feira de Miniaturas
Atrium Shopping
Rua Giovanni Battista Pirelli, 155
Vila Homero Thon - Santo André - SP
Sábado (12) das 10h as 22h
Domingo (13) 11h às 20h 
Entrada gratuita

Atrium Shopping
Arebo

sábado, 5 de julho de 2025

MANUTENÇÃO PREVENTIVA AINDA É O PRINCIPAL DESAFIO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

Gestão técnica e preventiva da frota é essencial para segurança, eficiência operacional e redução de custos

Mesmo com avanços tecnológicos e maior profissionalização do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), a manutenção preventiva segue sendo uma falha crítica no setor. Em 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou mais de 1,67 milhão de veículos de caga e 79 mil ônibus nas rodovias federais. O resultado é alarmante: mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus foram recolhidos por apresentarem condições inadequadas de circulação.

Essas falhas não são somente administrativas, elas geram impactos reais na segurança viária. No mesmo ano, desafios com o sistema de freios ocasionaram 282 acidentes, com 266 pessoas feridas e 19 mortes, segundo a própria PRF. A negligência com inspeções técnicas básicas continua sendo um dos principais fatores por trás de acidentes envolvendo veículos pesados.

Para Marcel Zorzin, CEO da Zorzin Logística e presidente do SETRANS, tratar a manutenção como uma prática estratégica é essencial não apenas para evitar acidentes, mas também para garantir a eficiência, reduzir custos e proteger a imagem da transportadora.

“A manutenção preventiva deve ser encarada como um elemento de gestão. Uma falha mecânica na estrada compromete a segurança do motorista, gera atrasos nas entregas, impacta o cliente e pode trazer prejuízos à reputação da empresa”, afirma o executivo.

Na Zorzin Logística, a gestão preventiva da frota vem de muitos anos e envolve protocolos rígidos de inspeção, monitoramento de componentes críticos, capacitação contínua das equipes e participação ativa dos motoristas em rotinas de checklists.

A manutenção corretiva, além de mais cara, geralmente ocorre em situações de urgência que comprometem o desempenho operacional e elevam o risco de acidentes. Já a preventiva, estruturada com base em dados como quilometragem, rotas e histórico técnico, aumenta a vida útil dos ativos, melhora o desempenho e reduz os custos totais de operação.

“Manutenção preventiva é mais do que uma exigência técnica: é governança, segurança e compromisso com a sociedade.”, alerta Marcel para a urgência de uma mudança cultural do setor.

Executivos defendem que a profissionalização da gestão da manutenção deve passar por três pilares: cultura organizacional, tecnologia aplicada e capacitação técnica contínua. As experiências relatadas por transportadores destacam que uma abordagem estruturada nesse quesito traz ganhos diretos em segurança, previsibilidade e qualidade do serviço prestado.

Zorzin Logística
Grupo Mostra de Ideias

HYUNDAI CRETA LIDERA O VAREJO BRASILEIRO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025

Atual bicampeão de vendas ao consumidor final, em 2023 e 2024, SUV produzido em Piracicaba (SP) segue consolidado na primeira posição geral entre todas as carrocerias

O Hyundai CRETA fecha na liderança no mercado varejista brasileiro no primeiro semestre de 2025, com 26.651 unidades emplacadas, de acordo com os dados atualizados ontem pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). As vendas em junho totalizaram 5.427 emplacamentos, assegurando com folga a primeira colocação no mês para o SUV fabricado em Piracicaba (SP) e que foi totalmente renovado no último mês de outubro. No ranking varejista, são consideradas as vendas destinadas ao consumidor final, sem incluir volumes comercializados para empresas, como locadoras e frotas. O CRETA já é o atual veículo bicampeão de vendas do varejo no País, em 2023 e 2024, e segue como único SUV a superar todos os modelos das demais categorias nos rankings semestrais e anuais.

“O Hyundai CRETA se consolida cada vez mais como o favorito do consumidor brasileiro no varejo, quando é o cliente final que vai ao concessionário e escolhe o carro que quer comprar. A versão com design anterior ao atual, lançada em 2021, já havia feito história como o primeiro SUV a liderar o varejo nacional no ano de 2023. Agora, com a atualização completa do visual lançada em 2024, a aceitação tem sido ainda melhor, com destaque para a grande procura do público pelas nossas versões topo de gama. Este resultado comprova que toda a qualidade, segurança e tecnologia do CRETA têm sido percebidas e cada vez mais motivado a escolha pelos nossos clientes em todo o Brasil”, comenta Oscar Castro, diretor executivo de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

Os resultados dos últimos anos refletem a estratégia da Hyundai em concentrar as vendas do CRETA no varejo. Em 2021, o modelo ocupou a terceira colocação no ranking geral, subindo para o segundo posto em 2022 e, finalmente, a liderança inédita para um SUV em 2023, repetida em 2024. Nos oito anos desde seu lançamento no Brasil, em 2017, o modelo nunca ficou fora do top 3 em vendas para o consumidor final em sua respectiva categoria.

Hyundai Bluelink® agora é item de série em todas as versões

Em 2025, a principal novidade da linha Hyundai CRETA é a oferta do Bluelink®, sistema de carro conectado da Hyundai, como item de série em todas as versões. Entre suas principais funcionalidades, estão o monitoramento do automóvel, rastreamento e imobilização, assistência 24 horas e diagnóstico dos sistemas, até a Smart Camera 360°, que permite a visualização do entorno do carro na tela do celular. Complementam o serviço, conforme a configuração da central multimídia especificada em cada modelo, os comandos de voz e a busca por pontos de interesse com informações de trânsito em tempo real.

Em março deste ano, o sistema lançou uma nova funcionalidade, o SOS Bluelink, focado no atendimento de motoristas que sofrem qualquer tipo de violência no trânsito. Ao acionar o botão SOS localizado no retrovisor interno do veículo, todo condutor e condutora poderá solicitar direcionamento para o novo serviço, que será realizado por profissionais treinados e disponíveis 24 horas por dia, para oferecer suporte emocional e orientações básicas no caso de qualquer ocorrência do tipo.

Outra novidade do SUV fica por conta dos bancos de couro, antes apenas presentes nas versões Platinum, N Line e Ultimate, que passam a equipar também a variação Limited.

Para obter informações sobre todos os modelos Hyundai, consultar a lista completa de concessionárias e encontrar a loja mais próxima, clique aqui.

Hyundai Motor Brasil
Ketchum-Interfuse

sexta-feira, 4 de julho de 2025

GWM BRASIL CRESCE 7 VEZES MAIS QUE O MERCADO NESTE ANO E LIDERA COM O HAVAL H6 ENTRE OS HÍBRIDOS

A autotech apresentou aumento de quase 20% no volume de vendas no primeiro semestre de 2025

GWM Haval H6 HEV

A GWM Brasil fechou o primeiro semestre de 2025 com resultados expressivos e com crescimento nas vendas muito acima da média do setor automotivo nacional. No período, a autotech registrou 15.261 veículos emplacados, um aumento de 19,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram vendidas 12.730 unidades. O desempenho é ainda mais relevante considerando que o mercado de veículos leves cresceu 3% (de 1,081 milhão de unidades em 2024 para 1,108 milhão neste ano), o que evidencia um avanço da GWM sete vezes a mais que a média do setor.

O grande destaque do semestre foi o Haval H6, que se consolidou como o SUV híbrido mais vendido do Brasil no acumulado do ano. Foram 12.675 unidades comercializadas, com 2.497 somente em maio, reforçando a liderança do modelo entre os eletrificados e sua forte aceitação pelo consumidor brasileiro.

Outro ponto relevante foi o desempenho do Tank 300, primeiro modelo da marca no segmento off-road. Mesmo com as entregas iniciadas apenas em meados de abril, o modelo já contabiliza 1.218 unidades vendidas no semestre.

"O crescimento da GWM é resultado direto da nossa estratégia focada em tecnologia, inovação e experiência do cliente. O desempenho do Haval H6 mostra que o consumidor brasileiro está cada vez mais aberto a conhecer novos produtos e o sucesso inicial do Tank 300 reforça nossa capacidade de atuar em novos segmentos com competitividade", afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

Segundo semestre

O segundo semestre de 2025 marcará um momento decisivo na trajetória da GWM no Brasil, com a inauguração de sua fábrica em Iracemápolis (SP) e início da produção nacional. O primeiro modelo a ser fabricado no País será o Haval H6, nas quatro versões já oferecidas no mercado brasileiro — o híbrido HEV2 e os híbridos plug-in PHEV19, PHEV34 e GT. A equipe de engenharia da GWM no Brasil também já está trabalhando no desenvolvimento de uma versão flex do H6, prevista para ser lançada em 2026.

Ainda neste ano, a planta passará a produzir dois importantes lançamentos da marca para este ano: o SUV de 7 lugares Haval H9, voltado ao segmento premium 4x4, e a picape média Poer P30, ambos equipados com motorização a diesel.

A nova planta industrial contará com nacionalização crescente desde o início, priorizando fornecedores locais. Já no primeiro ano, itens como pneus, vidros, rodas, chicotes, bancos e componentes elétricos serão produzidos no Brasil, e o processo de pintura dos veículos será 100% nacional. A fábrica já nasce com capacidade de produção de 30 mil unidades por ano até o fim de 2026, podendo chegar a 50 mil unidades anuais em ciclos posteriores.

Além da fábrica, a GWM prepara para 2025 a criação de um Centro de Engenharia e P&D no Brasil e o lançamento da Fundação GWM, iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias locais, capacitação de profissionais e ações de responsabilidade social.

O número de concessionárias também deve crescer este ano. Atualmente, a GWM conta com uma rede de 104 pontos físicos em mais de 50 cidades, e o sistema GWM Delivery garante cobertura em 100% dos 5.570 municípios brasileiros. A meta é chegar a 130 pontos até dezembro de 2025, ampliando ainda mais o atendimento ao consumidor.

Os investimentos totais da GWM no Brasil somam R$ 10 bilhões até 2032, divididos em dois ciclos: R$ 4 bilhões entre 2022 e 2026, focados na estruturação da operação nacional, e mais R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032, com foco em expansão, geração de empregos e desenvolvimento de produtos com tecnologia global e produção local.

“Nosso objetivo é claro: consolidar o Brasil como um polo estratégico de produção, inovação e tecnologia. Com a fábrica, damos um passo definitivo rumo à nacionalização dos nossos produtos, com padrão global e identidade brasileira. Estamos aqui para construir uma história de longo prazo, gerando empregos, desenvolvendo talentos e entregando veículos que representem o futuro da mobilidade”, completa Fernandes.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

CORTE ROBÓTICO A PLASMA DA HYPERTHERM ASSOCIATES CONTRIBUI PARA AVANÇOS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Fabricante de peças automotivas na Coreia do Sul obteve resultado impressionante no número de cortes e vida útil de consumíveis após troca pelo sistema Powermax SYNC

O desafio geral da indústria automotiva é permanecer lucrativa diante dos custos crescentes, das demandas por componentes mais leves e da contínua escassez de mão de obra qualificada. Para superar esses desafios, os fabricantes devem se adaptar e adotar novos métodos e tecnologias, como fundição sob pressão de alta pressão, automação, robótica e inteligência artificial que aumentam a produtividade.

Neste cenário, novas estratégias de fabricação exigem que as montadoras alterem os processos atuais para finalizar os componentes maiores. É o caso dos sistemas de corte robótico a plasma, como o Powermax SYNC, desenvolvido pela Hypertherm Associates, uma alternativa versátil e econômica para aparar fundidos, especialmente quando incorporados em operações de fundição sob pressão de alta pressão (às vezes chamadas de giga ou mega fundição).

“O plasma é mais econômico do que o laser de fibra para desgaseificação de grandes peças estruturais, porque o corte a laser de fibra oferece o risco de colisão com o componente”, comenta Fernando Moreira, Engenheiro de Aplicações da Hypertherm Associates. “Os fabricantes de automóveis podem contar com o corte de plasma robótico para se adaptar facilmente a uma variedade de designers de fundição e configurações de componentes” acrescenta.

Ele explica ainda que “os sistemas de corte de plasma Powermax SYNC se integram a uma variedade de robôs industriais existentes para implementação perfeita para fabricantes de automóveis. “É o método mais eficiente para suprir a escassez de mão de obra qualificada na indústria automobilística com precisão e fácil implementação. A tecnologia Powermax SYNC define automaticamente os processos e parâmetros do sistema para que os fabricantes de automóveis eliminem erros e coletem dados de desempenho para otimização do sistema”, afirma Fernando.

Eficiência no corte e case de sucesso na Coreia do Sul

Um fabricante de peças automotivas com sede na Coreia do Sul, cortando principalmente alumínio de 3 mm, precisava cortar até 20 mm, mas registravam dificuldades como baixa vida útil de consumíveis, trocas frequentes e muitas operações secundárias.

Com a troca para um sistema Hypertherm Powermax105 SYNC, montado em um robô, a empresa obteve resultados positivos imediatos, incluindo sete vezes mais a vida útil dos consumíveis, corte de 143 peças em um único cartucho, em comparação aos 20 cortes do seu fornecedor de plasma anterior.

“O corte de plasma fundido robótico economiza recursos, espaço no chão e custos operacionais para os fabricantes de automóveis ao cortar material fundido sob alta pressão e pode ser rapidamente adaptado a mudanças no design e ferramental das peças. A tecnologia de corte a plasma, acessórios e cartuchos da Hypertherm é um passo revolucionário no corte e desgaseificação de grandes componentes fundidos sob alta pressão no setor de fabricação automotiva. Montada em robôs industriais, poder cortar uma variedade de designs de fundição em células robóticas, o que a torna uma solução versátil, eficiente e escalável para métodos de corte tradicionais”, completa Fernando.

Powermax SYNC

O cortador de plasma Powermax105 SYNC, tochas robóticas e cartuchos Powermax integram-se facilmente com uma variedade de robôs para formar uma célula de corte de robô única ou múltipla para peças pequenas e grandes componentes de fundição de alumínio de alta pressão.

A plataforma fornece uma alternativa confiável e precisa para prensas de corte, métodos de degating manual e corte a laser de fibra que são caros, ineficientes e perigosos. O Powermax SYNC está disponível em 65 amp, 85 amp e 105 amp para cortar uma variedade de aplicações de espessura de metal. As tochas robóticas SmartSYNC simplificam a configuração e estão disponíveis em configurações de 45, 90 e 180 graus.

O cartucho Powermax SYNC possui benefícios como:

  • Consumível de peça única
  • Elimina empilhamentos tradicionais
  • Melhora a eficiência
  • Possui corte preciso 
  • Mais eficiente e seguro 
  • Melhora a segurança ao eliminar o potencial de poeira
  • Reduz grandes despesas de capital 

A Hypertherm Associates é uma fabricante norte-americana de produtos e software de corte industrial. Seus produtos, incluindo os sistemas de jato de água OMAX e de plasma da Hypertherm, são usados por empresas do mundo inteiro para construir navios, aviões e trens, fabricar estruturas em aço e equipamentos pesados e produzir turbinas eólicas, e muito mais. Além dos sistemas de corte, a empresa cria CNCs e softwares que proporcionam níveis de desempenho e confiabilidade que resultam em maior produtividade e lucratividade para centenas de milhares de empresas. Fundada em 1968 a Hypertherm Associates é uma empresa 100 por cento de propriedade dos seus funcionários e emprega aproximadamente 2.000 profissionais, com operações e representações por parceiros no mundo inteiro. Clique aqui e saiba mais

Hypertherm Associates
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quinta-feira, 3 de julho de 2025

RENATO GUIMARÃES É O NOVO DIRETOR DE ENGENHARIA DA CLICKBUS

Executivo chega para apoiar a expansão das soluções digitais da empresa

Renato Guimarães

A ClickBus, maior plataforma de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, anuncia Renato Guimarães como seu novo Diretor de Engenharia. O executivo terá a missão de liderar os times de engenharia em um momento de aceleração do desenvolvimento de tecnologia e fortalecimento da infraestrutura digital da companhia.

Com mais de 20 anos de carreira, Renato tem ampla experiência na liderança de times técnicos e no desenvolvimento de soluções em empresas como PicPay, Unico, Dasa e Bionexo. Ao longo de sua trajetória, esteve à frente de iniciativas que combinaram tecnologia e gestão para apoiar a expansão de produtos, a modernização de sistemas e o aumento da eficiência operacional. Sua chegada reforça o compromisso da ClickBus em seguir inovando e consolidando a base tecnológica que sustenta seus planos de crescimento no Brasil e na América Latina.

“Estou feliz em  integrar o time da ClickBus neste momento estratégico. Quero contribuir para que a área de engenharia seja um motor de inovação e eficiência, apoiando o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente os viajantes, viações e parceiros do setor rodoviário”, afirma Renato.

Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, a chegada de Renato fortalece a ambição da Travel Tech de evoluir sua tecnologia e gerar valor: “A experiência do Renato em liderar times de engenharia  em grandes empresas de tecnologia será fundamental para ampliarmos nossa capacidade de inovação e garantirmos a escalabilidade da nossa plataforma”.

A ClickBus é a maior plataforma de soluções para viajantes, viações e parceiros do Brasil e possui um completo e eficiente ecossistema de soluções digitais e financeiras do setor. Fundada em 2013 com o propósito de viabilizar “momentos únicos e transformadores viajando de bus”, a empresa tem parceria com mais de 210 viações regulamentadas, o que garante a segurança do usuário dentro da maior capilaridade de destinos no mercado rodoviário nacional. A ClickBus superou a marca de 51 milhões de viajantes, sendo responsável por movimentar R$2 bi, com taxa de crescimento anual (CAGR) de 56%. Está no Top 5 apps de viagens no Google Play e na Apple Store, é bicampeã do Prêmio Reclame Aqui e é chancelada pelos selos Innovative Workplaces Brasil 2024, da MIT Technology Review e o RA1000, selo de excelência máxima no atendimento segundo o Reclame Aqui  e também possui selo GPTW - Great Place to Work 2024

ClickBus
AND, ALL

IVECO E OCTA UNEM FORÇAS PARA IMPULSIONAR A ECONOMIA CIRCULAR NA CADEIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA

Parceria estratégica cria rede integrada de peças com foco em sustentabilidade, descarbonização e rastreabilidade em toda a cadeia automotiva

Fábrica da Iveco instalada em Sete Lagoas, Minas Gerais.

A IVECO e a Octa, empresa especializada em economia circular automotiva, assinam uma parceria inédita no setor de transportes com o objetivo de transformar a cadeia automotiva por meio da circularidade. A iniciativa visa criar uma rede homologada para peças de economia circular NEXPRO IVECO, conectando os diversos elos da cadeia, desde desmontes e frotistas até oficinas, concessionárias e fornecedores.

Com uma abordagem baseada na sustentabilidade e na digitalização, o projeto terá como base uma plataforma que garante rastreabilidade, registro e controle de qualidade em cada etapa do processo. A iniciativa busca, além da redução de geração de resíduos, uma significativa contribuição para a descarbonização do setor e desenvolvimento de fornecedores locais.

“Para a IVECO, sustentabilidade e inovação caminham juntas. Essa parceria com a Octa é estratégica para criarmos um modelo circular robusto que reduz impactos ambientais, gera eficiência operacional e novas oportunidades de negócios em toda a cadeia”, afirma Bernardo Brandão, diretor geral de Customer Services da IVECO para a América Latina.

O projeto será executado em quatro etapas: estudo de viabilidade, prova de conceito, implementação e expansão.

“Estamos construindo um novo paradigma para a mobilidade. A parceria com a IVECO mostra como é possível alinhar, de forma colaborativa, soluções sustentáveis que geram valor ambiental, econômico e social. Circularidade é a chave para o futuro da indústria automotiva”, destaca Arthur Rufino, CEO da Octa.

IVECO

ANDRÉ GARCIA É O NOVO LÍDER DE ESTRATÉGIA DE PRODUTO DA UNIDADE DE NEGÓCIOS DE MOTORES DA CUMMINS BRASIL

Movimentação reforça foco em soluções sob medida e no fortalecimento da estratégia local de produtos

André Garcia

Como parte da estratégia para ampliar a oferta de soluções sob medida e atender aos desafios do mercado nacional, a Cummins Brasil anuncia André Garcia como novo líder da área de Estratégia de Produto da Unidade de Negócios de Motores (EBU). Essa nomeação reafirma o compromisso da líder em tecnologia de energia com o desenvolvimento de um portfólio de produtos que reúne o profundo conhecimento das aplicações locais à visão global da companhia, impulsionando oportunidades exclusivas no Brasil.

“Queremos estar cada vez mais próximos de nossos clientes, com propostas que combinem inovação, conhecimento técnico e aplicabilidade real. A nomeação de Garcia à liderança da área representa um passo importante para aprofundarmos nossa capacidade de adaptação e entrega em um mercado tão dinâmico como o brasileiro”, destaca Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.

Com 19 anos de trajetória na Cummins, André Garcia é engenheiro mecânico formado pelo Centro Universitário da FEI e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira na engenharia de Motores, onde atuou por 13 anos em funções técnicas e de gestão, passando pelas áreas de Engenharia de Produto e Gestão de Projetos. Em 2018, assumiu a liderança das equipes de Engenharia Cummins Emission Solutions (CES) e Cummins Turbo Technologies (CTT), da Unidade de Negócios de Componentes no Brasil. Retornou à EBU em 2021 como líder de Programa para introduzir produtos da geração Euro VI, em conformidade com as normas do CONAMA P8. Mais recentemente, esteve à frente de iniciativas de Desenvolvimento de Novos Negócios voltadas à linha On-Highway no Brasil.

Na nova função, Garcia será responsável por liderar a Estratégia de Produto da EBU no Brasil, com foco em identificar oportunidades, definir prioridades e impulsionar iniciativas que contribuam para o crescimento sustentável dos negócios. Sua atuação será conectada à estratégia global da Cummins e orientada por uma escuta ativa das demandas do mercado local.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

CORTECO ENSINA COMO TROCAR O ROLAMENTO TRASEIRO DO VW GOL G5

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, ensina os mecânicos a realizarem a troca do rolamento traseiro do VW Gol geração 5 com o kit 54006K, que é composto por graxa, cupilha, retentor e rolamentos.

O vídeo, disponível no canal da empresa no YouTube (Corteco - Substituição do rolamento VW Gol G5), começa mostrando como fazer a desmontagem correta da roda e, na sequência, orienta sobre a substituição do rolamento da roda traseira.

Confira o passo a passo detalhado deste procedimento:

1º) Comece a desmontagem do tambor removendo a calota, a cupilha, a trava aranha, a porca e a arruela;

2º) Com um pano limpo e seco, remova as impurezas na ponta do eixo;

3º) Em uma bancada apropriada, retire o retentor e o rolamento. Remova as impurezas do tambor utilizando um pano seco e solvente, querosene ou desengraxante;

4º) Retire a capa do rolamento externo. Para isso, use uma punção e um apoio adequado;

5º) Repita o mesmo procedimento para a capa do lado interno;

6º) Utilize o kit 54006K da Corteco para reparação do cubo de roda. O kit contém graxa, cupilha, retentor e rolamentos. Nunca exerça qualquer tipo de esforço sobre a capa do rolamento. Esse procedimento inadequado poderá causar danos na superfície da capa. Para montagem da nova capa, utilize a capa usada como apoio e proteção;

7º) Com auxílio de uma prensa, pressione a capa até assentar totalmente no alojamento do tambor. Repita o mesmo procedimento para a capa do lado externo;

8º) Lubrifique o rolamento com a graxa, preenchendo todos os espaços vazios disponíveis. Lubrifique também o alojamento do rolamento;

9º) Aplique uma fina camada de graxa na vedação do retentor para pré-lubrificação da região;

10º) Nunca faça qualquer tipo de esforço ou batida diretamente sobre o retentor. Esse procedimento poderá causar danos à peça e ao funcionamento dela;

11º) Para montagem do retentor, utilize uma ferramenta e material plano sobre a superfície do retentor. Aplique golpes de forma distribuída por toda a superfície do material até o retentor facear no alojamento. Nunca monte o rolamento sem lubrificação adequada. Caso contrário, poderá ocorrer superaquecimento e desgaste prematuro do rolamento;

12º) Coloque novamente o tambor no veículo, monte a arruela, coloque a porca de fixação;

13º) Antes de colocar a trava, é preciso regular a folga residual da porca. Realizar o procedimento inadequado provocará folga excessiva mínima gerando ruídos ou desgaste prematuro dos rolamentos;

14º) Aperte a porca e, simultaneamente, gire o cubo de roda até perceber resistência. Em seguida, solte a porca aproximadamente 60 graus. O cubo deve girar livremente e sem folga no ar;

15º) Na sequência, coloque a trava aranha e monte a cupilha;

16º) Por fim, recoloque a calota com cuidado e está concluído o trabalho de reparação do cubo de roda.

“Com esse passo a passo detalhado, promovemos a reciclagem e capacitação dos mecânicos, com orientações práticas para a correta troca do rolamento traseiro do VW Gol G5. A nossa preocupação é sempre criar conteúdos que possam simplificar o dia a dia do profissional, contribuindo com o conhecimento por meio de ferramentas de fácil acesso em caso de dúvidas sobre o procedimento. Dessa forma, o reparador oferece um serviço de excelência aos seus clientes, garantindo a qualidade dos nossos produtos”, ressaltar Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Clique na tela e assista o vídeo

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (https://corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para mais informações, clique aqui

Corteco
Essência Comunicação

BLUE OCEAN E ALTAIR UTILIZAM TECNOLOGIA DA AVIAÇÃO PARA DESENVOLVER EQUIPAMENTO PARA MINERAÇÃO

Blue Titan reduz riscos de acidentes durante o enchimento de pneus, um dos principais desafios do setor de mineração

Blue Titan, mecanismo de enchimento de pneus de veículos extrapesados

A Blue Ocean, em parceria com a Altair, líder global em inteligência computacional, apresentou um novo equipamento para enchimento de pneus de grande porte, um dos maiores desafios do setor de mineração, pelos riscos envolvidos e impacto que tem na redução de custos da operação. O Blue Titan é um mecanismo de enchimento de pneus desses veículos extrapesados, desenvolvido com tecnologia Altair de simulação e Inteligência Artificial, que permite efetuar a atividade de enchimento e calibração, sem riscos de acidentes e garante a total segurança para o operador.

O Blue Titan foi desenvolvido para aplicação em uma das maiores mineradoras brasileiras e demonstrou potencial para ser utilizado no setor de mineração global. Alimentado por energia elétrica e hidráulica, leva de 15 a 45 minutos para encher um pneu, possui mais de 20 peças e tem 12 metros de comprimento, 12 metros de largura e nove de altura.

“Desenvolvemos o Blue Titan para atender uma das maiores dores do mercado de Mineração, o seguro e correto enchimento de pneus de grande porte. O equipamento possibilita que a operação seja realizada de maneira totalmente autônoma, inteligente e segura. A operação é feita de forma remota, sem a presença de pessoas e sem exposições de riscos, com rastreabilidade total do processo, assegurando que o operador nunca esteja exposto à zona de risco durante nenhuma etapa da inflagem, atendendo as normativas exigidas mundialmente, como NR22 e NR12, para os tamanhos e complexidades dos pneus utilizados na mineração”, destaca Hellinton M. de Andrade, sócio-diretor da Blue Ocean.

O principal fator crítico está na quantidade de energia potencial acumulada no interior do pneu durante o processo de compressão, que, ao sofrer falhas estruturais ou operar sob práticas inadequadas, pode resultar em uma explosão repentina de grande magnitude. Com o Blue Titan, cada pneu inflado poderá ser documentado com dados técnicos, permitindo auditorias, rastreamento de eventos e melhoria contínua dos protocolos de segurança, que são aspectos extremamente valorizados em ambientes industriais regulados, como mineração, transporte, logística e manutenção de frotas.

Durante o enchimento e calibração, é preciso garantir que o pneu esteja em um equipamento que tenha resistência estrutural para suportar uma possível explosão, que o mantenha isolado do ambiente do operador, fora do raio de ação e da onda de choque.

O Blue Titan utiliza materiais compósitos em sua confecção (kevlar e fibra de vidro), o que proporciona excelente resistência estrutural e sensível redução de peso do equipamento. A capota tem peso de apenas 2,5 toneladas, sendo mais leve do que possíveis projetos utilizando estruturas metálicas para o enchimento e calibragem de pneus. A tecnologia desenvolvida em parceira com a Altair é baseada no segmento aeronáutico e chamada pela Blue Ocean como Aero Derivativos, estratégia de engenharia adotada para trazer cada vez mais tecnologias de ponta para outros setores da indústria.

Parceira com a Altair

A tecnologia de fabricação de um pneu de grande porte é um segredo “guardado a sete chaves” pela indústria pneumática. Por isso, faltam dados analíticos conhecidos sobre o comportamento do mesmo sob condições extremas ou adversas. Pela sua expertise, a Altair teve papel fundamental no desenvolvimento do projeto na área de conhecimento inicial sobre a periculosidade de uma explosão e onda de choque no aparato de proteção.

“As tecnologias de simulação da Altair permitiram reproduzir através de hipóteses ou com base em dados uma possível explosão, o que possibilitou a representação de cenários próximos da realidade para definir a estrutura da capota protetora para resistir à carga de uma possível explosão e/ou avaria do pneu” explica Felipe Mazzer, gerente das áreas de Aerospace & Defense da Altair.

Os algoritmos desenvolvidos durante o processo de simulação ajudaram a Blue Ocean a definir os pontos mais críticos do mecanismo para garantir total segurança para o operador não sofrer com uma onda de choque em caso de explosão.

Mais segurança e menor custo

A utilização de caminhões fora-de-estrada ou articulados é o método mais tradicionalmente usado na maioria das minas a céu aberto ou subterrâneas de grande porte para o transporte de toneladas de minério para os pontos de descarga. Esses caminhões operam em condições extremas e o gasto com os pneus é um dos mais significativos, chegando a representar cerca de 20% a 30% dos custos operacionais, atrás apenas dos gastos com combustível.

Dessa maneira, a operação de enchimento e correta calibragem dos pneus é vital par o negócio, pois aumenta a sua vida útil, reduz os custos com substituição e/ou reparos e os riscos de acidentes.

Detonação de pneus em laboratório

Visando a otimização do equipamento, a Blue Ocean, realizará a detonação de dois pneus de grande porte em laboratório (condições controladas) para gerar mais dados analíticos, necessários para retroalimentar as simulações nos softwares da Altair, e assim otimizar o projeto. O objetivo é melhorar os dados de Manufatura, Estrutural e de Engenharia para garantir cada vez mais segurança e eficiência para o setor de mineração.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação