quarta-feira, 2 de julho de 2025

KOMATSU CELEBRA 50 ANOS DE SUA FÁBRICA NO BRASIL COM NOVO CICLO DE INVESTIMENTO E FOCO EM MERCADOS INTERNACIONAIS

Objetivo é incrementar a eficiência, modernizar o parque fabril e desenvolver novos produtos, expandindo a produção em mais de 50% até 2030

Com uma infraestrutura produtiva para a fabricação de mais de 3 mil equipamentos por ano, a Komatsu, empresa de origem japonesa que fabrica e fornece equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal, investiu R$ 161 milhões entre 2023 e 2025, e tem planos de investir mais R$ 100 milhões nos próximos dois anos, no seu parque fabril em Suzano (SP), que este ano celebra 50 anos, com o objetivo de modernizar e expandir sua produção em mais de 50% até 2030. Em seu portfólio de produção brasileiro estão tratores de esteiras, carregadeiras de rodas, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas.

Dentre os investimentos, estão a construção de um novo prédio fabril, além da aquisição de novas máquinas de usinagem, robôs de solda e uma linha totalmente nova de pintura a cátion, permanecendo um processo sólido no desenvolvimento de novos produtos.

“O mercado brasileiro de equipamentos de construção está em constante evolução e precisamos estar preparados para atender nossos clientes. Além disso, trabalhamos com uma expectativa de aumento da demanda por nossos produtos até 2030”, informa o presidente da unidade fabril no Brasil, Jeferson Biaggi. Ele destaca também a possibilidade de ampliação para atender à América Latina e expansão de novos mercados, como a África, reforçando a liderança da empresa em inovação e no setor de construção.

Dentre os modelos que farão parte da ampliação em Suzano, estão a carregadeira de porte médio WA380-6, que acaba de ser nacionalizada, dois novos modelos de harvester florestal desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro e a escavadeira de grande porte PC500LC-10M0, que também será nacionalizada. A instalação de Suzano também participará do desenvolvimento e produção de carregadeiras compactas e pequenas para o mercado brasileiro em 2025 e 2026. Por isso, o objetivo é que parte da estrutura esteja operacional antes de 2026.

Carregadeira Komatsu WA380-6

Modelo popular de carregadeira de rodas, a WA380-6 já começou a ser produzida em Suzano este ano. A decisão de fabricá-la no País é uma resposta direta à crescente demanda por carregadeiras de rodas deste porte no setor de construção, além de outros segmentos como mineração, locação, indústria, agricultura e florestal. “A WA380-6, que já conquistou significativa aceitação no mercado brasileiro como modelo importado, passou a ser produzida localmente, trazendo diversos benefícios para os clientes, como acesso ao financiamento via Finame, benefício de redução de impostos, além de maior disponibilidade do equipamento e acessórios.

Esta iniciativa estratégica não apenas reforça o compromisso da Komatsu com o mercado brasileiro, mas também destaca a importância do País nas operações globais da empresa, posicionando-o como um centro de produção crucial para toda a América Latina. Estamos muito contentes em iniciarmos a produção local desse equipamento, que trará ao mercado também os benefícios de melhor disponibilidade de produto, assim como acessórios originais de fábrica”, destaca Biaggi.

A Komatsu prevê um crescimento positivo nos setores que utilizam a WA380-6, particularmente em projetos de infraestrutura dentro do programa PAC. Este aumento nas obras elevará o consumo de insumos como areia, cimento e brita, setores onde a WA380-6 é amplamente utilizada. “A iniciativa de nacionalização posiciona a Komatsu para melhor atender a estes mercados em expansão com equipamentos de alta qualidade produzidos localmente”, reforça o presidente da unidade fabril.

Outro modelo que a Komatsu anuncia a nacionalização é a escavadeira de grande porte PC500LC-10M0. Comercializada no Brasil desde 2019, ela ganhou cada vez mais espaço na classe de 50 toneladas, por sua alta eficiência e baixo consumo de combustível, atendendo à demanda do mercado, que vem crescendo anualmente, principalmente nos setores de agregados e mineração.

Escavadeira Komatsu PC500LC-10M0

Comparada ao modelo anterior, a PC500LC – 10M0 apresenta produtividade (ton/hora) com até 15% superior, 11% menos consumo (litros/hora), podendo atingir até 21% mais eficiência (ton/litros). Esses resultados são possíveis de atingir devido ao maior volume da caçamba, maior sincronia entre motor diesel e bomba hidráulica, possibilitando maior fluxo hidráulico com menor rpm, 5 diferentes modos de operação para seleção do operador de acordo com a necessidade do trabalho, aumento da força de escavação na caçamba e aumento da força no braço. Na prática, o somatório dessas melhorias resulta em ciclos de trabalho mais rápidos. Isso acaba contribuindo para maior movimentação de material por ciclo, apresentando, portanto, maior produtividade.

Crescimento no Brasil

Para dar suporte ao crescimento da capacidade de desenvolvimento e do parque fabril, a Komatsu está investindo também na contratação de mão de obra no Brasil, como engenheiros de desenvolvimento de produtos, cuja quantidade irá quase dobrar em 2025. “Esse reforço permitirá o desenvolvimento de novos modelos e a adaptação às demandas da América Latina”, ressalta Biaggi.

Em 2022, a Komatsu já havia alocado mais de R$ 100 milhões na unidade, com novo prédio administrativo e investimentos na modernização dos processos produtivos, que incluíram novos robôs de solda, equipamentos de usinagem HMC (Horizontal Machining Center), máquina laser para processos de corte, pontes rolantes e desmoldador de peças para a área de Fundição. “Esses aportes trazem mais qualidade para nossos produtos e um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para nossos colaboradores”, reforça Biaggi.

História e foco em qualidade

A primeira fábrica fora do Japão foi inaugurada no Brasil, em 1975, em Suzano (SP), onde permanece até hoje, como parte da estratégia de expansão global da Komatsu. Com um complexo industrial completo, a unidade fabril da Komatsu no País possui fundição própria e processos de corte, dobra, usinagem, caldeiraria, montagem, inspeção final e expedição.

Por meio de uma rede sólida de distribuidores com presença em todo o território nacional, a Komatsu é focada em atender os clientes entregando alto padrão de excelência e dispõe de oficinas equipadas, centros de distribuição de peças de reposição, assistência técnica dedicada e corpo de vendas atento em suprir as necessidades dos clientes e tornar o negócio de quem utiliza seus equipamentos mais rentável e confiável.

A Komatsu desenvolve e fornece tecnologias, equipamentos e serviços para os mercados de construção, mineração, empilhadeiras, industrial e florestal. Há mais de um século, a empresa tem criado valor para os seus clientes por meio da inovação na produção e na tecnologia, estabelecendo parcerias com terceiros para capacitar um futuro sustentável onde as pessoas, os negócios e o planeta prosperem juntos. Indústrias de ponta em todo o mundo utilizam as soluções da Komatsu para desenvolver infraestruturas modernas, extrair minerais fundamentais, gerir florestas e criar produtos de consumo. As redes globais de serviços e distribuidores da empresa apoiam as operações dos clientes para aprimorar a segurança e promover a produtividade, enquanto trabalham para otimizar o desempenho

Komatsu
Connectare Comunicação

IVECO, PETRONAS E LWART LANÇAM NEXPRO INFINITY, LUBRIFICANTE COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE E ALTA PERFORMANCE

Parceria reforça compromisso com a economia circular e inovação ambiental, com destaque para tecnologia de rerrefino e embalagens recicláveis

A IVECO, em parceria estratégica com a PETRONAS e a Lwart Soluções Ambientais, apresenta ao mercado mais uma solução com foco na sustentabilidade: o NEXPRO Infinity, lubrificante mineral de alta performance, projetado especialmente para veículos comerciais pesados. Mais do que um novo produto, o lançamento marca um avanço no compromisso das marcas com a transição energética e a economia circular.

O grande diferencial do NEXPRO Infinity está em sua logística reversa integrada: a matéria-prima utilizada em sua produção é um óleo básico de alta performance, que emite 77% menos gases de efeito estufa em comparação com o óleo de primeiro refino no Brasil.

Isso é possível graças à utilização do OLUC (óleo lubrificante usado e contaminado) como matéria-prima para a produção do óleo básico por meio do rerrefino. A responsável por esse ciclo infinito é a Lwart, empresa referência mundial na coleta e transformação do OLUC, com atuação nacional e 20 centros de coleta espalhados pelo país.

“O NEXPRO Infinity é um marco na jornada rumo a um transporte mais sustentável. Unimos inovação técnica e responsabilidade ambiental para entregar ao cliente um produto que protege o motor e o planeta”, afirma Bernardo Brandão, diretor geral de Customer Service da IVECO para a América Latina.

Além do impacto ambiental positivo — que também se reflete nas embalagens multicamadas, com uso de plástico reciclado pós-consumo (PCR) e design que facilita a reciclagem completa — os clientes que utilizam o NEXPRO Infinity também se beneficiam com maior vida útil do motor, controle rigoroso sobre o uso de lubrificantes genuínos, treinamentos, conformidade com todas as leis ambientais e certificados de destinação correta do óleo usado.

Bernardo explica que o produto oferece uma solução completa ao cliente, aliando tecnologia de ponta e sustentabilidade. “Com o NEXPRO Infinity, a IVECO, a PETRONAS e a Lwart reafirmam seu papel como protagonistas na transformação do transporte rumo a um futuro mais limpo e eficiente”, completa Brandão.

Luiz Eduardo de Silos Santos, da PETRONAS, destaca que o lançamento está no centro da estratégia de sustentabilidade da empresa. “O NEXPRO Infinity representa um grande avanço no desenvolvimento de soluções que atendam às demandas por sustentabilidade, sem renunciar à performance e à qualidade. Iniciativas como essa reforçam o nosso compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental, combinando tecnologia de ponta com práticas sustentáveis”.

PETRONAS Lubricants International (PLI)

A PETRONAS Lubricants International (PLI) é o braço global de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS, dinâmico grupo global de energia da Malásia. Fundada em 2008, a PLI fabrica e comercializa uma linha completa de produtos lubrificantes automotivos e industriais de alta qualidade em mais de 100 mercados internacionais. Com sede em Kuala Lumpur, a PLI também tem escritórios em todo o mundo, incluindo Turim, Belo Horizonte, Pequim e Chicago. A PLI é o recurso técnico por trás da parceria da PETRONAS com a equipe de Fórmula 1 Mercedes-AMG PETRONAS, responsável pelo projeto, desenvolvimento e fornecimento das Fluid Technology Solutions™, que incluem lubrificantes, combustíveis e fluidos de transmissão personalizados para impulsionar as "Silver Arrows" (Flechas de Prata, em tradução livre, apelido dado aos carros de corrida).

Somos um parceiro progressivo de energia e soluções, enriquecendo vidas para um futuro sustentável. Nosso compromisso continua sendo o de conduzir e expandir nossos negócios de forma a contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente.

A PLI está conduzindo uma agenda agressiva de crescimento dos negócios como uma das principais empresas globais de lubrificantes na vanguarda do setor, fornecendo soluções personalizadas para cada necessidade. Para obter mais informações, clique aqui e visite o site

IVECO

MINI JCW E E MINI JCW ACEMAN E CHEGAM AO BRASIL

São os primeiros modelos John Cooper Works com propulsão elétrica da história. Ambos têm 258 cv de potência e 340 Nm de torque.

As três letras que traduzem a essência da marca MINI quando o assunto é diversão ao volante não param de chegar ao Brasil. Anunciados durante o Festival Interlagos 2025, que aconteceu no mês passado, os novos MINI John Cooper Works E e MINI John Cooper Works Aceman E estão oficialmente lançados no Brasil. Primeiros modelos elétricos da história a contar com a assinatura JCW, ambos entregam o que há de melhor no Go-Kart Feeling.

Tanto o MINI John Cooper Works E quanto o MINI John Cooper Works Aceman E têm a mesma potência de 258cv/190kW, O MINI JCW E 3 portas acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, sendo o mais rápido de toda a gama MINI enquanto o MINI John Cooper Works Aceman atinge 100 km/h a partir da imobilidade em 6,3 segundos. Ambos os modelos têm velocidade máxima de 195 km/h e torque de 340 Nm. As baterias de alta tensão, cada uma com um conteúdo energético de 54,2 kWh (bruto), fornecem ao MINI John Cooper Works Electric um alcance de até 306 quilômetros, enquanto o MINI John Cooper Works Aceman tem um alcance de até 312 quilômetros, de acordo com o ciclo de teste do Inmetro/PBEV.

Os novos integrantes da família MINI JCW receberam configurações de suspensão específicas da John Cooper Works para maximizar a sensação de kart e garantir uma dirigibilidade ágil e eletrizante. O sistema de freios também foi aprimorado para lidar com o desempenho esportivo e garante uma desaceleração precisa e segura, mesmo em situações de direção desafiadoras.

Visualmente, os modelos contam com luzes diurnas dos faróis MINI LED que apresentam barras horizontais com assinatura JCW e realçam o visual expressivo do modelo. Saias laterais pretas, apêndices aerodinâmicos na altura da coluna C e o spoiler traseiro acentuado otimizam a aerodinâmica dos dois modelos. As rodas também são aerodinamicamente otimizadas e são exclusivas para os modelos, de 18 polegadas para o modelo hatch e 19 polegadas para o Aceman.

No interior, o design atraente se destaca ainda mais com esquema de cores específico da JCW. Tecidos da cor preta e vermelho adornam a superfície do painel. Quando a iluminação ambiente é ligada, os gráficos de luz iluminam o teto panorâmico como um recurso exclusivo. Os bancos do motorista e do passageiro dianteiro da JCW são revestidos em couro com detalhes vermelhos, inclusive nas costuras.

Além disso, também chama atenção o display OLED de alta resolução. Com um diâmetro de 240 mm, o instrumento central de alta definição fornece informações relevantes a qualquer momento e pode ser facilmente operado pelo motorista e passageiro. Opções adicionais para configurações de clima, mídia, telefone e navegação podem ser controladas por toque ou controle de voz. Isso cria espaço adicional no console central para armazenamento no qual os smartphones podem ser carregados por meio de carregamento sem fio.

O modo Go-Kart é uma combinação perfeita para os novos modelos John Cooper Works. Com este MINI Experience Mode, o ambiente do cockpit é completamente adaptado ao desempenho e ao estilo do automobilismo. Neste modo, o visor mostra ao motorista não apenas a velocidade, mas também outros dados relacionados ao desempenho, como torque e a força G atual.

Compatível com Apple Carplay e Android Auto sem fio, a tela é responsável por reunir todas as informações do veículo, desde o painel de instrumentos até os sistemas de assistência ao motorista e entretenimento. Equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz.

Sistemas de assistência para o motorista e que visam aumentar a segurança a bordo fazem parte da lista de equipamentos de série dos modelos, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, visualização 360º no entorno do carro, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), assistente de reversão e câmera de visão traseira, entre outras funções.

O modelo também tem compatibilidade com o MINI App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis ou acionar a ventilação. Além disso, com o MINI App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.

A função MINI Digital Key Plus transforma o smartphone na chave do carro através do MINI App. A animação de boas-vindas das luzes dianteiras e traseiras começa assim que o condutor se encontra a menos de três metros de distância. As portas são destrancadas quando o condutor se encontra a uma distância inferior a um metro e meio. Esta experiência conveniente do veículo pode ser transferida digitalmente para diferentes usuários, incluindo as configurações pessoais do veículo.

Os novos MINI John Cooper Works E e MINI John Cooper Aceman E estão disponíveis no Brasil em 11 opções de cores cada com opção de teto na cor vermelho, preto ou multitone vermelho. Em relação ao revestimento interior, os modelos têm como opção única a tradicional combinação de cor preto com detalhes vermelhos.

Preços de lançamento
MINI John Cooper Works E - R$ 330.990
MINI John Cooper Works Aceman E - R$ 345.990

BMW do Brasil
JeffreyGroup

MILLS AMPLIA PRESENÇA NO SETOR DE PESADOS COM A AQUISIÇÃO DA NEXT RENTAL POR R$ 180 MILHÕES

Aquisição traz novos equipamentos para carga e operações de longo prazo nos setores florestal, agro e de infraestrutura e mineração

A Mills, referência nacional em locação de equipamentos e soluções de engenharia, celebrou acordo para a aquisição da operação de locação de equipamentos da Next Rental, subsidiária do Grupo Pesa (Paraná Equipamentos S.A.), empresa com mais de 70 anos de atuação no mercado e concessionária Caterpillar, referência na região sul do país.

A operação fortalece a presença da Mills no mercado de locação de equipamentos, ampliando seu portfólio com soluções premium e customizadas para os setores florestal, agrícola e de infraestrutura e mineração. Com a incorporação de ativos de alta tecnologia, incluindo expertise com operação remota voltados para operações complexas, como o descomissionamento de barragens, a empresa amplia sua atuação com ainda mais segurança, precisão e inteligência operacional.

“Esse movimento reforça nossa ambição de futuro: ampliar a presença da Mills em setores estratégicos com tecnologia, inteligência operacional e a excelência de sempre. Ganhamos capilaridade, expandimos nossa expertise e abrimos novas frentes em segmentos desafiadores que demandam know-how em operações remotas e com foco total em segurança”, avalia Sergio Kariya, CEO da Mills.

Com sede em Curitiba (PR) e filial em Betim (MG), a operação da Next Rental é focada na locação de maquinários (Linha Amarela, Caminhões, Empilhadeiras, Geradores e Plataformas Elevatórias), atendendo hoje em mais de 14 estados brasileiros, contando com um portfólio completo de máquinas. A transação contempla a incorporação 738 equipamentos e seus contratos ao portfólio da Mills Pesados.

Adicionalmente, 210 colaboradores da Next Rental, entre operação e backoffice, passam a integrar a estrutura da Mills, garantindo a continuidade dos contratos e fortalecendo a capacidade de atendimento técnico, suporte especializado e gestão de frotas sob demanda. Os clientes da Next Rental também passam a contar com toda a infraestrutura de serviços da Mills, incluindo manutenção preventiva e corretiva, assistência técnica 24 horas e suporte de engenharia para soluções sob medida.

Soluções

As novas soluções também incluem programas de capacitação e treinamento para operação segura de máquinas e equipamentos, suporte técnico personalizado e planejamento de médio e longo prazo em contratos com elevado grau de customização. Esses serviços passam a integrar a oferta da Mills para os segmentos atendidos.

Outro avanço é a incorporação de sistemas de planejamento conectados a softwares de modelagem e simulação de projetos, otimizando a alocação de recursos e a execução de atividades críticas. Essa estrutura permitirá que a Mills atue com maior precisão em obras de infraestrutura e projetos de engenharia sob medida.

Mills

Pioneira e líder no mercado de locação de plataformas elevatórias, soluções de engenharia para o mercado de formas e escoramentos para projetos de infraestrutura no Brasil e importante player no segmento de Linha Amarela, a Mills investe continuamente para ser o melhor parceiro de serviços de locação e vendas. Além disso, ampliou sua presença no mercado, oferecendo ativos de intralogística, como empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores para movimentações de materiais dentro de instalações.

A companhia possui um modelo transformador de negócio que, há mais de 72 anos é reconhecido pela qualidade e excelência de seus produtos, serviços e operações. Com atuação em mais de 1.400 cidades em todo o Brasil, a Mills busca continuamente parcerias de longo prazo com clientes e fornecedores.

Ao longo de sua história, a Mills tem mantido um firme compromisso com a ética, transparência e integridade. A empresa possui um robusto Programa de Integridade, composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos que visam consolidar as iniciativas para a promoção da integridade, da ética e da mitigação de riscos.

Um outro marco importante para a Mills foi a aprovação junto ao SBTi das metas de redução de emissões que incluem os escopos 1, 2 e 3. De forma paralela, continua com a progressão de algumas iniciativas, bem como estabelecimento de novas maneiras de agir na redução das emissões com um programa de redução qualificado, repleto de possibilidades e resultados que demonstram que é possível fazer transformações em seus segmentos de atuação.

É certificada como Empresa B, titulação concedida pela organização internacional B Lab e que avalia critérios como governança, impacto ambiental e social, práticas de transparência e responsabilidade. É vencedora do IAPA Awards 2025 na categoria “Sustentabilidade”.

Também integra o índice ICO2 B3, composto das ações e units exclusivamente de companhias listadas na B3 que atendam aos critérios de inclusão descritos na metodologia. Na B3 está também no índice IGPTW B3, resultado de uma carteira teórica de ativos elaborada de acordo com as empresas certificadas e as melhores empresas para trabalhar, a partir do ciclo do ranking nacional, ambos preparados pela Great Place to Work (GPTW).

Mills
GBR Comunicação

IVECO GROUP CONECTA JOVENS ESTUDANTES AO UNIVERSO DA INDÚSTRIA

Projetos de educação da IVECO e da FPT Industrial aproximam o setor automotivo de alunos de escolas públicas e escolas técnicas

Alunos da Escola Estadual Ápio Solon Cardoso no Centro de Desenvolvimento de Produtos (CDP) da IVECO

O Iveco Group vem se destacando não apenas como referência na indústria de veículos comerciais, veículos de defesa e motores, mas também como uma empresa comprometida com a formação de novas gerações de profissionais. Por meio de iniciativas com ênfase em responsabilidade social e educacional, o grupo e suas marcas têm investido ativamente no desenvolvimento de talentos desde o início da carreira, oferecendo não apenas capacitação técnica, mas experiências transformadoras que conectam jovens ao universo industrial de forma prática.

Um exemplo é o Projeto Sombra, da IVECO, que aproxima estudantes de escolas públicas de Sete Lagoas (MG), onde está localizado o complexo industrial da empresa, à realidade do mercado de trabalho, permitindo que acompanhem por um dia a rotina de colaboradores da área engenharia da montadora. A iniciativa é realizada semestralmente e a última edição proporcionou aos alunos da Escola Estadual Ápio Solon Cardoso uma imersão no Centro de Desenvolvimento de Produtos (CDP) da IVECO, o único fora da Europa.

Os estudantes acompanharam a rotina dos profissionais, participaram de atividades do setor e interagiram com diversas áreas da empresa, conhecendo de perto as possibilidades de carreira no setor industrial.

“Além do Projeto Sombra temos outras iniciativas também na área de educação com a sociedade setelagoana, engajando escolas estaduais e reforçando o sentimento de pertencimento da marca na cidade. Para se ter uma ideia, cerca de 300 jovens já tiveram a oportunidade de conhecer nossos veículos nas escolas, e aproximadamente 100 estudantes tiveram a oportunidade de participar do Projeto Sombra no Centro de Desenvolvimento de Produto. Ver e sentir, no olhar de cada jovem, a importância de estar aqui é verdadeiramente emocionante”, enaltece Eduardo Oliveira, diretor de Engenharia da IVECO para a América Latina.

Um dos momentos mais emocionantes foi a visita ao campo de provas, onde os jovens puderam entender como funcionam os rigorosos testes das linhas de produtos das marcas IVECO, IVECO BUS e IDV. A emoção tomou conta dos estudantes, que ficaram impressionados com a estrutura e a complexidade dos testes realizados.

“Quem vê a IVECO de fora não imagina o quão impressionante é por dentro, tive a oportunidade de conhecer essa empresa enorme e magnífica. Espero que mais estudantes como eu tenham essa experiência”, afirmou um dos estudantes, de 14 anos, da Escola Estadual Ápio Solon Cardoso.

A visita também incluiu um tour pelas áreas de funilaria, pintura e montagem, guiado por um profissional da Segurança do Trabalho. Ao final do dia, os estudantes participaram de um bate-papo inspirador com o gerente de Desenvolvimento de Produto da IVECO BUS, Alisson Carvalho, que compartilhou dicas valiosas sobre carreira, vida e trabalho, reforçando a importância do esforço, dedicação e escolhas conscientes para o futuro profissional.

“A recepção calorosa feita por toda a equipe do Iveco Group foi um diferencial. Desde o início os alunos se sentiram acolhidos e acompanhados por profissionais comprometidos, que renunciaram a parte de suas rotinas e prioridades para proporcionar essa vivência inesquecível. Nossos alunos retornaram inspirados, motivados e com memórias que certamente carregarão por toda a vida”, reforça Fernanda França Gonçalves, professora da Escola Estadual Técnica Ápio.

Programa Educar FPT

Outra importante iniciativa de formação do Iveco Group é o Programa Educar FPT, promovido pela FPT Industrial, marca de powertrain do grupo. A ação, realizada no Centro de Treinamento Técnico da fábrica de Sete Lagoas, oferece aos alunos da Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL) uma imersão mensal no universo dos motores, com conteúdo técnico de alto nível ministrado por especialistas da marca. Em 2025, 16 estudantes participam da iniciativa, incluindo sete mulheres — reforçando também o compromisso com a diversidade.

Além de desenvolver habilidades técnicas, o programa tem se mostrado um agente de transformação profissional e pessoal. Dados da edição anterior revelam que, após o curso, 83% dos alunos passaram a considerar uma carreira na engenharia, mesmo entre os que desconheciam o setor antes. A proposta é preparar esses jovens para os desafios do mercado de trabalho, ampliando seus horizontes e incentivando o ingresso na indústria de forma qualificada e consciente.

A exemplo do Projeto Sombra da IVECO, o Educar FPT mostra como o Iveco Group aposta na educação e na proximidade com novos talentos para promover inovação e impacto social positivo.

“Acreditamos que investir na formação de jovens talentos é fundamental para construir o futuro da indústria. O Educar FPT vai além da capacitação técnica: é uma porta de entrada para que esses estudantes descubram seu potencial e encontrem novas possibilidades de carreira. É gratificante ver o impacto real que o programa tem na vida desses jovens, reforçando nosso compromisso com a educação, a diversidade e o desenvolvimento social”, afirma Bárbara Loureiro, gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina.

Iveco Group

STELLANTIS SERVIÇOS FINANCEIROS INTERNALIZA AS OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO PARA A FIAT NO BRASIL

A Stellantis Serviços Financeiros conclui mais uma etapa importante de sua atuação no Brasil. A Stellantis Financiamentos passa a ser a responsável por todas as operações de varejo voltadas aos clientes finais da marca Fiat, incluindo financiamento, seguros e consórcios.

Com essa mudança, todas as marcas da Stellantis passam a contar com soluções de financiamento integradas à própria operação da companhia, consolidando a estrutura da Stellantis Financiamentos no país e oferecendo um atendimento uniforme em toda a jornada de compra dos consumidores. Assim, as atividades para a marca Fiat que até então contavam com o apoio operacional de um parceiro externo passam agora a ser conduzidas diretamente pela Stellantis Financiamentos.

Como parte dessa nova estratégia, as unidades de negócios que atendem a Fiat no varejo, denominadas Fiat Financiamentos, Fiat Consórcio e Fiat Seguros, passam a oferecer condições ainda mais competitivas, além de uma experiência totalmente alinhada aos valores da marca. Com isso, os serviços financeiros, que já contavam com uma ampla linha de produtos com identidade própria, se consolidam ainda mais como um novo diferencial para os clientes da Fiat no Brasil.

A operação começa desde o apoio na viabilização da aquisição do veículo, garantindo que o cliente tenha condições de realizar o sonho de um automóvel zero-quilômetro, a partir de soluções de financiamento, ofertas e taxas, que variam de acordo com o perfil e necessidade de cada cliente. E segue acompanhando todo o ciclo de relacionamento com o cliente, oferecendo produtos e serviços que atendem tanto o consumidor quanto seu veículo, além de um atendimento de pós-venda que alia praticidade e modernidade ao seu dia a dia. Vale destacar que nada muda para os clientes que já possuem contratos ativos de financiamento, consórcio ou seguro.

A internalização dos serviços oferecidos pela Fiat Financiamentos é a continuidade de uma estratégia que já estava planejada com a reestruturação dos serviços financeiros da Stellantis no Brasil. “O objetivo é ampliar cada vez mais a experiência dos clientes com produtos e serviços exclusivos de cada uma das marcas da Stellantis, oferecendo soluções personalizadas, atendimento de excelência e alto nível de satisfação”, explica Jean Pierre Avril, CEO da Stellantis Financiamentos.

“A nova configuração acelera o desenvolvimento das atividades comerciais das marcas que compõem a Stellantis, reforçando o suporte financeiro aos concessionários e consumidores. E, para a Fiat, marca líder absoluta de vendas no Brasil e preferida pelos brasileiros, essa mudança representa um avanço ainda mais significativo. Ao internalizarmos os serviços financeiros, passamos a oferecer soluções mais ágeis, competitivas e alinhadas aos valores da marca, fortalecendo ainda mais o relacionamento com nossos clientes. Essa nova estrutura nos permite ampliar a presença da Fiat no mercado, com mais eficiência e proximidade, contribuindo para consolidar sua liderança e preparar o caminho para o futuro da mobilidade no país”, destaca Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Stellantis Brasil e Veículos Comerciais Leves (LCV) para a América do Sul.

Stellantis Serviços Financeiros

O outro braço operacional da Stellantis Serviços Financeiros, anunciado em 2023, é o Banco Stellantis. Antes conhecido como Banco Fidis, a estrutura passou a ser provedora das atividades de financiamento aos concessionários de todas as marcas da Stellantis. Além disso, o Banco Stellantis é responsável pelas operações de financiamentos dos clientes corporate, tais como clientes frotistas, e continua oferecendo soluções para fornecedores e cartões de crédito, entre outras operações estruturadas, para todas as marcas da Stellantis.

A estrutura da Stellantis Serviços Financeiros no Brasil também engloba a Stellantis Locadora, um serviço de terceirização de frotas destinado a pequenas, médias e grandes empresas. Lançado em agosto de 2024, o serviço de mobilidade é voltado para clientes B2B e oferece diversos diferenciais, como ampla cobertura da rede, emplacamento, carros reserva, gestão de pneus e multas, condutores adicionais, além da compra e entrega do veículo, entre outros benefícios. Já para o mercado B2C, que atende pessoas físicas, a Stellantis conta com a Flua!, empresa de mobilidade voltada para assinatura de carros zero-quilômetro das marcas Fiat, Jeep e Peugeot. Os clientes de terceirização de frotas poderão ser atendidos em todo território nacional.

Stellantis

OMODA & JAECOO INAUGURA CENTRO LOGÍSTICO EM CAJAMAR PARA IMPULSIONAR DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO NO BRASIL

Estrutura no município ocupa espaço de 1.500 m² e deve chegar a 20 mil m² até 2027

Omoda & Jaecoo, marca do grupo Chery International, apresenta seu centro logístico para  distribuição de peças, localizado em Cajamar (SP), um dos principais polos do setor no país. A  escolha da cidade foi estratégica: além da eficiência em operações de grande porte, Cajamar  oferece localização privilegiada, capilaridade e integração com as principais rotas de transporte  do Sudeste para facilitar a distribuição nacional.

A estratégia colocou a equipe de logística e pós-vendas da empresa lado a lado para elaborar um  plano de disponibilidade e distribuição altamente eficaz, garantindo um abastecimento rápido,  seguro e completo para toda a rede nos 17 estados onde a marca está presente. A operação no centro começou com 600 m² ainda no início deste ano e, até o fim de julho, saltará para 1.500  m². A proposta é que, até o fim deste ano, o CD compreenda 3.000 m². A projeção é de chegar a  20 mil m² nos próximos três anos, com capacidade para movimentar até R$ 100 milhões em  peças.

“Cajamar e região são referências logísticas para o setor automotivo. A facilidade e expertise em  lidar com movimentações e operações complexas somadas à fluidez por conta da posição  geográfica, colabora com nossa estratégia de distribuição, nos garante eficiência de resposta para  a rede”, explica Vitor Santos, head de Logística da Omoda & Jaecoo Brasil. Hoje, a Omoda & Jaecoo já conta com mais de 5 mil peças SKUs (Stock Keeping Units), o que corresponde a cerca  de 12 mil peças diferentes em estoque, com índice de disponibilidade entre 95% e 97%.

“O pós-venda começa antes da venda. Construímos essa estrutura lado a lado com nosso time  técnico, que entende o comportamento da rede, o que gira mais rápido e como cada cliente procura por peças de reposição. Assim, estamos sempre prontos para entregar e monitorar todo  o ciclo de vida, da entrada no sistema à entrega final no concessionário”, completa André  Maranhão, head de Pós-Vendas da fabricante chinesa. Segundo Maranhão, nos próximos meses,  a empresa terá o compartimento de peças ainda mais suprido, equivalendo a seis meses de  fornecimento.

A infraestrutura está pronta para atender à expansão da rede de concessionárias, que hoje já  conta com 50 lojas em 17 estados, e ao crescimento da marca no Brasil, reforçando o  compromisso da Omoda & Jaecoo com qualidade, eficiência e suporte total ao consumidor.

Lançamento Nacional e Crescimento Mundial

Sucesso de vendas com mais de 550 mil veículos comercializados ao redor do mundo, a Omoda & Jaecoo iniciou sua jornada em solo brasileiro nos dias 15 e 16 de abril, com o lançamento do  Omoda 5 e o Jaecoo 7. Em um evento de gala que contou com a presença de executivos globais  da montadora, a marca apresentou seu portfólio ao mercado nacional e iniciou as vendas de seus  veículos em suas 50 concessionárias.

A marca também registrou em abril a venda de 28.168 unidades ao redor do mundo, o que  representa um crescimento de 68% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, o mês  também foi marcado pelo importante número de vendas dos veículos NEV (Veículo de Nova  Energia), com mais de 15.000 unidades comercializadas, representando 53% das vendas totais e  um aumento de 41% em relação ao mês anterior.

Entre eles, o grande destaque ficou com o modelo super híbrido Jaecoo 7 SHS, que continuou a  crescer atingindo mais de 12.800 unidades comercializadas e um aumento de 70% em relação ao  mês de março. O forte crescimento de vendas de veículos NEV tem reforçado o sucesso da  estratégia da marca de combinar tecnologia embarcada, design contemporâneo e apelo urbano  em seu portfólio. “Desde a origem até aqui atingimos o sucesso em uma velocidade rápida em apenas dois anos. Estamos prontos para ir além a partir de 2025", pontuou Shawn Xu, CEO da  Omoda & Jaecoo.

Omoda & Jaecoo é uma fabricante e distribuidora de veículos global sediada em Wuhu, na  província de Anhui (China). A companhia tem como missão globalizar duas novas marcas  automotivas: Omoda e a Jaecoo, por meio do desenvolvimento e oferta de sedãs, SUVs e outros  tipos de veículos automotores. Seu propósito é se tornar líder em soluções inteligentes de  tecnologia, estabelecendo um padrão de design futurístico para os carros e oferecendo  experiência de condução e propriedade personalizadas, além de serviços com excelência para  consumidores em todo o mundo. Para mais informações, visite os canais Omoda Global e Jaeco Global

Omoda & Jaecoo
Golin 

terça-feira, 1 de julho de 2025

GM INICIA A PRODUÇÃO DO NOVO TRACKER

Primeira aparição oficial do SUV antecipa sua chegada às concessionárias Chevrolet em breve

O Novo Tracker estreia nas próximas semanas na rede Chevrolet com evoluções relevantes em acabamento, conforto dinâmico e conectividade, resultado direto da excelência aplicada à sua fabricação e pesquisas de mercado para se atender as necessidades e anseios do consumidor, que guiou todo o desenvolvimento deste projeto.

Por fora, destaque para o design dianteiro todo renovado, enquanto o interior ganha painel com cockpit virtual e OnStar com novos serviços, como o Acompanhamento Seguro.

A General Motors deu início à produção comercial do Novo Tracker em sua unidade de São Caetano do Sul (SP), a mais longeva fábrica automotiva em atividade no Brasil - e uma das mais modernas do grupo no mundo. Para viabilizar a montagem de um dos SUVs mais vendidos da América do Sul, a linha passou por uma transformação significativa, com foco em qualidade, produtividade e ergonomia.

Entre as melhorias, destacam-se a instalação de novos equipamentos de montagem, como uma célula automatizada para o novo para-choque dianteiro com recursos aerodinâmicos inovadores.

Além disso, foram atualizados dispositivos e sistemas em todas as áreas da fábrica: novas ferramentas de estamparia; robôs e parâmetros reconfigurados na pintura; ajustes no ferramental de carroceria; além de melhorias no processo de fixação de componentes, checagem de superfícies, alinhamento de rodas e faróis.

Até os testes finais e inspeções de acabamento receberam aperfeiçoamentos. A estratégia de abastecimento da linha também foi reformulada e os sistemas de qualidade receberam novos dispositivos de controle.

Todo esse processo foi acompanhado por uma extensa capacitação dos operadores. Essas melhorias se somam a uma série de evoluções já implementadas nos últimos anos com foco em eficiência energética, redução de emissões e reaproveitamento de recursos, tornando o processo produtivo mais sustentável e alinhado às metas globais de descarbonização da GM, tanto por aqui como no complexo industrial de Alvear, na Argentina, que também produz o modelo.

Um vídeo teaser, conduzido pela Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul, mostra pela primeira vez imagens oficiais do novo SUV, revelando também os bastidores da linha de produção. 

Clique na tela e assista agora


Chevrolet
General Motors América do Sul

TESE PROPÕE PADRONIZAÇÃO INÉDITA NA BLINDAGEM DE VEÍCULOS CIVIS NO BRASIL

Tese de Doutorado da Poli-USP aponta lacunas críticas no setor e propõe metodologia inovadora para garantir de modo sistemático a qualidade, a segurança e a preservação da garantia de fábrica de veículos blindados civis

Civil armored vehicle (CAV) with typical ballistic protective systems. Source: adapted from Karvi (2020) apud Candido et al. (2022)

Apesar de liderar o ranking mundial de veículos civis blindados, o Brasil ainda carece de normas técnicas específicas e obrigatórias para o setor. Atualmente as normas e especificações focam somente nos materiais de proteção balística e nos controles logísticos e operacionais desses materiais junto aos fabricantes e blindadoras. Essa é a constatação do professor e pesquisador Guido Muzio Candido, cuja tese de doutorado defendida na Escola Politécnica da USP propõe uma metodologia inédita para o processo de blindagem de automóveis de passageiros.

A metodologia desenvolvida, chamada DfA2 - Design para Montagem e Blindagem, revisa toda a cadeia de blindagem de veículos civis: do projeto detalhado à montagem, passando pela rastreabilidade dos materiais de proteção, por testes automotivos e, quando necessário, testes virtuais balísticos até chegar à entrega ao consumidor final. A pesquisa integra referências de segurança balística, critérios de engenharia automotiva, diretrizes de manufatura e processos padronizados de qualidade, preservando inclusive as funcionalidades originais e a garantia de fábrica do veículo. “A aplicação da metodologia permite evitar falhas em componentes automotivos que interfiram com as peças de proteção balística, além de identificar adequadamente potenciais vulnerabilidades nas áreas protegidas do compartimento de passageiros”, esclarece o especialista.

“A metodologia DfA2 traz uma abordagem sistemática, baseada em fundamentos do design automotivo e requisitos balísticos, com foco em segurança, funcionalidade e durabilidade dos veículos”

“O mercado de veículos blindados civis (CAVs) é altamente lucrativo, especialmente em países com altos índices de violência, como é o caso do Brasil, cuja taxa de homicídios é três vezes maior que a dos Estados Unidos (segundo o IBGE*)”, contextualiza o professor. Segundo dados do Sistema de Controle de Veículos Blindados (Sicovab), mantido e controlado pelo Exército Brasileiro, em 2024 foram registrados 34.402 veículos blindados no País — 84,18% deles no estado de São Paulo. A maioria passa por blindagem após a fabricação em oficinas especializadas, chamadas de blindadoras, que são as empresas que realizam as operações de blindagem. Ou seja, normalmente o veículo sai da fábrica, vai para a concessionária e de lá para a blindadora, onde será parcialmente desmontado, adaptado para receber os materiais de proteção balística, e por fim remontado por essas empresas.

“Não existem normas padronizadas de qualidade ou processos específicos para as operações de blindagem”, destaca o prof. Guido Muzio. “Cada blindadora segue seus próprios critérios, sem necessidade de certificações – como, por exemplo, a ISO/TS 16949, que orienta e padroniza a indústria automotiva, das montadoras aos sistemistas. Sem os devidos critérios automotivos e balísticos, e sem orientações padronizadas, corre-se o risco de comprometer todo o processo: desde os componentes de segurança do automóvel, como os mecanismos das portas, airbags e cintos de segurança, até afetar negativamente a qualidade final como um todo – o que pode resultar na anulação das garantias de fábrica. A ausência de regulamentação, controle de qualidade e maior integração técnica com montadoras e concessionárias é um gargalo crítico do setor.”

“É fundamental que as oficinas conheçam detalhadamente o projeto original do veículo para realizar uma blindagem segura e eficiente”, reforça o professor. “A blindagem inclui reforços em portas, suspensão, janelas, sistemas eletrônicos, colunas, teto, rodas e outros componentes — o que torna o veículo significativamente mais pesado, entre 200 e 1.000 kg”.

O propósito de um veículo civil blindado é proteger seus ocupantes contra armas de fogo de até calibres .44 Magnum, mantendo a aparência externa praticamente idêntica à de um carro comum. Para isso, os veículos recebem aço inoxidável, vidros à prova de balas e placas de aramida ou compósitos, capazes de resistir a disparos destas munições, conforme o nível de proteção contratado. Além da blindagem básica, podem ser adicionados recursos como pneus run-flat, reforço em baterias e tanques de combustível, sistemas eletrônicos, sirenes e comunicadores. O custo para blindar um veículo gira entre R$ 80 mil e R$ 150 mil.

A pesquisa, que contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, envolveu empresas brasileiras de destaque do setor de blindagem, realizou a aplicação prática da metodologia em uma operação de blindagem com testes práticos em um veículo real, assim como simulações balísticas virtuais do mesmo automóvel. O estudo concluiu que investir em qualidade é, a longo prazo, mais econômico do que lidar com os custos da má qualidade (retrabalho, perdas, reinspeções e custos de garantia dos serviços ao cliente, além de possíveis riscos de vulnerabilidade na proteção aplicada). E que, ao investir em conhecimento e desenvolvimento de processos, é possível entregar ao cliente um sistema de proteção veicular mais seguro e confiável.

“A proposta é garantir o funcionamento pleno dos sistemas originais do veículo, ao mesmo tempo em que se assegura a resistência balística do compartimento de passageiros. Além do uso em veículos civis, a metodologia pode ser aplicada em viaturas policiais e governamentais”

A tese de doutorado foi orientada pelo prof. Dr. Paulo Carlos Kaminski, também do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP. Um texto mais detalhado e a íntegra da tese estão disponíveis no site do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.

Prof. Dr. Guido Muzio Candido

Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP. Atuação destacada em indústrias automotivas (BMW, CAOA, Ford, GM e Stellantis) com ênfase em engenharia de desenvolvimento de novos produtos automotivos, reduções de custos dos produtos, engenharia avançada, gestão de patentes na engenharia de produtos, gestão e auditoria de qualidade de processo e de fornecedores. Na área de blindagem, atuou em projetos de qualificação e validação de materiais e veículos civis blindados da BMW no Brasil com certificação balística pelo Instituto Beschussamt Ulm, órgão oficial do governo alemão. É professor orientador no MBA em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços no PECE/Poli-USP. Temas de interesse: processo de desenvolvimento do produto automotivo, qualidade do produto e processo automotivo, segurança e blindagem veicular.

Referências utilizadas

* Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, citado pelo IBGE

Sicovab: Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados

Abrablin: Associação Brasileira de Blindagem

Centro de Engenharia Automotiva da Poli/USP

GEBRÜDER WEISS SE DESPEDE DO MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PETER KLOIBER

Peter Kloiber deixa o cargo após quase três décadas no Conselho de Administração da Gebrüder Weiss. Ao mesmo tempo, Peter Schafleitner, ex-Diretor de Gestão de Produtos de Transporte Terrestre, passa a integrar o Conselho de Administração.

e/d: Peter Kloiber e Peter Schafleitner

Troca de comando na diretoria da Gebrüder Weiss: Peter Kloiber (64) se aposenta após 28 anos no Conselho de Administração. Ele era responsável por Serviços de Encomendas, Logística, TI, Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, Marketing e Comunicação, bem como pelas subsidiárias Xvise (consultoria em logística) e dicall (serviços de call center).

Nascido em Vorarlberg, Áustria, Peter Kloiber iniciou sua carreira na Gebrüder Weiss em 1990, quando assumiu um cargo na área de desenvolvimento corporativo e de recursos humanos. Ele reconheceu o papel fundamental dos programas internos de treinamento e desenvolvimento para o sucesso a longo prazo e iniciou sua implementação. A transformação da empresa em um grupo logístico moderno e integrado também se deve, em grande parte, à sua dedicação. "Peter Kloiber é um pioneiro da nossa cultura corporativa orientada a valores, que continua a moldar nossa autoimagem e direção estratégica até hoje. Devemos muito a ele", disse Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss, homenageando os 35 anos de serviço de Kloiber à empresa.

Peter Schafleitner (56), um experiente especialista em logística, está ascendendo ao mais alto nível de gestão da empresa. Nascido em Salzburgo, ingressou na organização em 1989, ocupando diversos cargos em vendas e transporte terrestre, além de gerenciar duas unidades na Áustria. A partir de 2017, foi Diretor e Gerente Regional para a Região Central, que inclui Salzburgo, Caríntia, Alta Áustria e República Tcheca. Desde 2024, é Chefe de Gestão de Produtos para Transporte Terrestre. A nomeação de Schafleitner para o Conselho de Administração reflete o foco principal do grupo na continuidade e nos benefícios da experiência de longo prazo e do networking interno.

Como parte dessa mudança de pessoal, a Gebrüder Weiss também está reorganizando as pastas do conselho. A partir de 1º de julho de 2025, as responsabilidades serão distribuídas da seguinte forma:

  • Wolfram Senger-Weiss (CEO) supervisionará a digitalização, finanças, governança corporativa, imóveis e a região do Mar Negro/CEI.
  • Jürgen Bauer ficará responsável pela Land Transport Europe, Alfândega, Compras, Logística e pela subsidiária Xvise (consultoria logística).
  • Lothar Thoma chefiará as divisões de Frete Aéreo e Marítimo e Exterior, bem como Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional.
  • Peter Schafleitner assumirá a Gestão de Produtos de Transporte Terrestre, Vendas, Marketing e Comunicações, além de ser responsável pelo serviço de encomendas (GWP) e pelo call center discal.

Mais informações sobre a equipe de gestão da Gebrüder Weiss podem ser encontradas aqui

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 unidades próprias. A empresa gerou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A dupla força da competência digital e física permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site

Gebrüder Weiss

JOICE BIERMAYR ASSUME A GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE CONCESSIONÁRIAS VOLVO

Executiva será responsável por definir e implementar a estratégia da marca para suas concessionárias de caminhões e ônibus no Brasil

Joice Biermayr

Com uma trajetória de 29 anos de carreira na Volvo e ampla experiência nas áreas de campo, produto, produção e serviço, Joice possui formação em Engenharia Elétrica Tecnológica e Engenharia Automotiva pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também possui especialização em Engenharia de Produção e MBA em Gestão Automotiva.

Joice iniciou sua carreira na Volvo em 1994, como estagiária em manufatura. Desde então, ocupou cargos de crescente responsabilidade, como engenheira de produção, engenheira de teste de campo, no desenvolvimento da rede de concessionárias e como coordenadora de desenvolvimento do produto. Em 2011, passou a atuar na área de serviços, oferecendo suporte técnico à rede de concessionárias e aos clientes da marca, seguindo posteriormente como coordenadora do time de qualidade de campo e garantia.

“Em 2023, tive a honra de assumir uma posição de liderança de operações globais de garantia da Volvo na Suécia, dando suporte para as equipes de qualidade de campo, vendas, garantia de fornecedores e inteligência de mercado. Também estive à frente do Projeto de Inteligência Artificial na área de garantia. Agora, retorno ao Brasil para um novo desafio profissional, com entusiasmo para aplicar toda a minha experiência no desenvolvimento da rede de concessionárias”, afirma a executiva.

Joice Biermayr passa a se reportar diretamente ao diretor-executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti, e sucede a Alexandre Hartl, que agora gerencia a área comercial de pós-venda.

Rede de Concessionárias

Atualmente, a Rede Volvo tem 107 casas no País, com investimentos constantes em ampliação e modernização. As concessionárias Volvo desempenham um papel fundamental na estratégia de vendas e na experiência do cliente, atuando como ponto de contato direto com os transportadores. Com unidades distribuídas em regiões estratégicas do País, a Rede Volvo oferece veículos, serviços e suporte técnico, garantindo alta disponibilidade aos caminhões e ônibus da marca.

Grupo Volvo América Latina

ADOLPHO BASTOS É O NOVO VICE-PRESIDENTE DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA DA VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS

O executivo sucederá Adilson Dezoto que se aposentará após quase três décadas dedicadas à empresa

Adolpho Bastos

“Com sua visão técnica e larga experiência executiva, Adolpho Bastos se junta ao nosso time como parte da estratégia global de colaboração promovida entre as marcas de caminhões e ônibus do Grupo TRATON. Estamos felizes em contar com sua expertise, que agregará ainda mais valor às nossas operações industriais presentes em três continentes”, disse Roberto Cortes.

“Agradecemos ao Adilson Dezoto pela sua valiosa dedicação, primeiro como executivo do Consórcio Modular e depois ocupando cargos de comando em Produção e Logística na VW Caminhões e Ônibus. Como apoiador e líder do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, contribuiu enormemente para o desenvolvimento econômico regional. São momentos marcantes da sua trajetória, e de que todos nos orgulhamos”, completou o presidente e CEO.

Atualmente Adolpho Bastos é vice-presidente de Logística da Scania Latin America em São Bernardo do Campo (SP). Engenheiro de produção graduado na Universidade de São Paulo, tem especializações na Stockholm School Economics Business Administration, Fundação Getúlio Vargas e Escola Superior de Propaganda e Marketing. Ao longo dos últimos 30 anos de carreira, ocupou cargos de liderança por diversas operações da Scania e do Grupo LOTS no Brasil, Argentina e Suécia.

Adilson Dezoto é graduado em Engenharia Mecânica pela Unesp, pós-graduado em Administração e com especialização em Administração de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Está na VW Caminhões e Ônibus desde 1998, tendo ocupado diversas funções executivas. Na sua gestão, aumentou a capacidade da fábrica de Resende, além de liderar pessoalmente os projetos das linhas de caminhões Constellation, Novo Delivery e Meteor.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 30 de junho de 2025

FABRICANTES NACIONAIS DE AUTOPEÇAS CONQUISTAM CERTIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE

Centauro Auto Parts e Ponteiras Rodrigues são os primeiros fabricantes nacionais de autopeças a conquistar a Certificação de Conformidade Intertek, desenvolvida em parceria com a ANFAPE e disponível a todos os associados

Para-lama e capô dos fabricantes de autopeças Centauro Auto Parts e Ponteiras Rodrigues foram os primeiros itens de latarias automotivas a conquistar a Certificação de Conformidade Intertek, empresa certificadora de padrão internacional acreditada pelo Inmetro para vários escopos, que desenvolveu a certificação a partir de projeto técnico e econômico conjuntamente com a ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes e Comercializadores de Autopeças para o Mercado de Reposição. A Certificação de Conformidade está disponível para todos os associados da ANFAPE, evidenciando os benefícios e as vantagens que as indústrias de autopeças têm de se associar à entidade. 

O reconhecimento atesta o padrão de qualidade dos produtos nacionais, equiparado aos fabricados nos principais mercados mundiais, como afirma o presidente da ANFAPE, Renato Fonseca. “A certificação representa um marco significativo, pois valida a qualidade e a confiabilidade dos produtos oferecidos. Com o selo de certificação, nossas indústrias terão a oportunidade de demonstrar seus compromissos com padrões de excelência, conquistando a confiança dos consumidores e de setores como as seguradoras. Isso fortalece a imagem das empresas no mercado e as posiciona como players competitivos em um setor onde a qualidade é cada vez mais valorizada”, avalia. 

Tanto para a Centauro Auto Parts, sediada em Guarulhos-SP, quanto para a Ponteiras Rodrigues, de Joinville-SC, a conquista da certificação estabelece um novo padrão de qualidade no mercado, fundamental em tempos de crescente concorrência. A Centauro, indústria 100% nacional com quatro mil itens em catálogo para atender o mercado de reposição, buscou a certificação de autopeças por manter profundo compromisso com a qualidade de produtos, como afirma a Diretora Industrial, Patrícia G. Dos Santos. “Acreditamos que, ao obter essa certificação, podemos garantir que nossas peças atendam rigorosos padrões de segurança e qualidade, o que, por sua vez, aumenta a confiança dos consumidores e parceiros, como oficinas e seguradoras”.

Para a Ponteiras Rodrigues, a Certificação de Conformidade reconhece o compromisso da empresa com a excelência, segurança e qualidade comprovada dos seus produtos, incluindo para-lamas, capôs e outros componentes de lataria. Como afirma o CEO, Fábio Rosa Rodrigues, a certificação é mais uma prova que a empresa está em constante movimento para surpreender, superar expectativas e alcançar patamares cada vez mais altos. “Cada avanço como esse reforça o nosso compromisso com o mercado de autopeças de reposição e com o cliente, que está no centro de tudo o que fazemos. Seguimos firmes, evoluindo com consistência, qualidade e propósito”, afirma Rodrigues. 

A Diretora Industrial da Centauro acredita que a certificação permitirá destacar a posição da empresa no competitivo mercado de autopeças, oferecendo uma clara diferenciação em relação aos concorrentes. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de acessar novos mercados, especialmente o de seguradoras, que buscam parceiros que cumpram com padrões de qualidade reconhecidos”, diz Patrícia.

Na Ponteiras Rodrigues, o processo de certificação envolveu todo time de colaboradores. A Coordenadora de PCP - Planejamento e Controle da Produção, Neide Costa Felício, informa que foram dias de muito trabalho e comprometimento. “Essa conquista reflete nossa competência e reforça nosso compromisso com a excelência e a qualidade dos nossos produtos”. O Coordenador da Qualidade, Paulo César Schöpf, prevê que essa conquista abrirá as portas para novos mercados e clientes. “E estamos preparados para atendê-los em todos os aspectos, no que se refere ao portfólio de peças que vendemos”, garante.

ANFAPE
Assessoria de Imprensa
Robson Breviglieri
Imprensa.anfape@gmail.com 

NO DIA DOS CAMINHONEIROS, IVECO TRANSFORMA A ESTRADA EM PALCO DE HISTÓRIAS INSPIRADORAS.

Marca lança campanha com ações que destacam o valor humano por trás dos profissionais que “transportam” o Brasil

Com o mote “Coração tamanho caminhão”, a IVECO celebra o Dia dos Caminhoneiros, comemorado em 30 de junho, com uma campanha que valoriza histórias reais de quem vive o cotidiano das estradas brasileiras. A ação destaca a coragem e a solidariedade dos profissionais que movem o país, tendo como peça central um vídeo emocionante baseado em situações reais, que mostram caminhoneiros fazendo a diferença na vida de outras pessoas.

A iniciativa busca desconstruir estereótipos e ressaltar o lado humano por trás da profissão, reforçando a importância desses trabalhadores que carregam muito mais do que cargas: carregam histórias, sonhos e grande parte da economia do Brasil.

Carlos Fraga, diretor de Marketing da IVECO para a América Latina, destaca que a empresa reafirma seu compromisso em dar visibilidade aos caminhoneiros e caminhoneiras, além de contribuir para a valorização desses profissionais. “Nosso objetivo é mostrar que, por trás de cada volante, existe uma história de vida repleta de desafios e superações. Com essa campanha, homenageamos quem move o país”, afirma Fraga.

Para estimular a participação nas redes sociais, a IVECO lança a hashtag #CoraçãoDeCaminhão, convidando caminhoneiros e seus familiares a compartilharem relatos de superação, solidariedade e orgulho pessoal. Os conteúdos mais inspiradores serão destacados nos canais oficiais da marca e poderão render convites para futuras ações, ampliando a visibilidade e o reconhecimento desses profissionais.

Até o dia 4 de julho, os perfis da IVECO no YouTube Instagram e Facebook ficarão totalmente dedicados à campanha e aos caminhoneiros. As postagens serão exclusivas, com foco na publicação diária de fotos de caminhoneiros reais previamente registrados, acompanhadas de mensagens que humanizam e valorizam a profissão. A proposta é promover um ambiente de troca genuína entre caminhoneiras, caminhoneiros, seguidores e admiradores da profissão.

Clique na tela e assista o vídeo

“A ação nas redes sociais reforça ainda mais o compromisso da marca em disseminar a mensagem de que esses profissionais têm um papel fundamental para a sociedade brasileira”, finaliza Fraga.

Como complemento, a campanha também contará com a distribuição de figurinhas exclusivas para WhatsApp, com frases como “Orgulho que não cabe no baú” e o próprio slogan da campanha, “Coração tamanho caminhão”. Além disso, serão disponibilizados cinco papéis de parede para celular, com a identidade visual da ação, no perfil do Facebook da marca, incentivando o engajamento e o sentimento de pertencimento dos profissionais.

Histórias de quem faz a diferença

Uma das histórias a serem contadas é a da caminhoneira Cintia Rocha. O que começou como um hobby se transformou em destino e profissão. Há quase 10 anos, Cintia aprendeu a dirigir caminhões e hoje é aluna da primeira turma do programa “Caminho para Elas”, da IVECO, que tem como objetivo aumentar a representatividade feminina no setor.

Ela conta que o interesse pelos veículos pesados surgiu por influência do marido, Bombeiro Militar que também dirige caminhões. Motivada, tirou a carteira de habilitação categoria D com o propósito de dirigir o caminhão de uma igreja, participando de projetos missionários no sertão.

Desde então, Cintia passou a realizar serviços pontuais e a trabalhar em caminhões de amigos. Com o tempo, descobriu o programa “Caminho para Elas” pelas redes sociais. “Quando li sobre o curso, me interessei na hora e me inscrevi. Fiz parte da primeira turma. Logo ao final, fui chamada para minha primeira experiência profissional com um caminhão-tanque”, relembra.

Moradora de Contagem (MG), Cintia atualmente dirige um IVECO Stralis Highway 600. “Me sinto empoderada dentro da carreta do meu caminhão. Ela é robusta e transmite segurança ao motorista”, destaca. “O hobby virou trabalho. Estou muito feliz! Dirigir é um desafio diário, mas você nunca vai me ver triste na estrada!”, finaliza.

Programa Caminhos para Elas

O programa visa capacitar caminhoneiras por meio de um curso híbrido (presencial e online) realizado nas unidades do SEST SENAT, com o objetivo de quebrar barreiras e pavimentar o caminho para que as mulheres possam avançar no setor de transportes. O ‘Caminhos para Elas’ representa a concretização de um anseio por mudanças efetivas no mercado de trabalho e reforça a importância da educação para fomentar a qualificação profissional no transporte.

IVECO

domingo, 29 de junho de 2025

CASE IH INAUGURA MAIOR CONCESSIONÁRIA DA MARCA NA AMÉRICA LATINA, EM MATO GROSSO

Com mais de 8 mil m² de área construída e R$ 40 milhões investidos, Suprema Máquinas leva mais inovação e tecnologia, além de gerar empregos e movimentar e economia do norte do estado

A Case IH, marca da CNH, inaugurou na quinta-feira (26) a maior concessionária da marca em toda a América Latina. Com uma área total de 57.569 m², sendo 8.391,62 m² de área construída, a loja da Suprema Máquinas na cidade de Alta Floresta (MT) contou com investimento de R$ 40 milhões e tem previsão de gerar mais de 100 postos de trabalho na região.

Segundo Alex Sierra, presidente da Suprema Máquinas, a nova loja trará um impacto direto no fortalecimento do agronegócio local e regional, garantindo mais agilidade no atendimento, disponibilidade de máquinas, peças e serviços, além de gerar empregos e movimentar a economia. “Nossa expectativa é a de aproximar ainda mais os produtores, oferecendo tecnologia, suporte técnico especializado e reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor agrícola na região norte de Mato Grosso”, destacou.

O novo espaço conta com 3.422 m², de área de serviços, 793 m² de área coberta para demonstração de máquinas novas, 433 m² de showroom e 4.000 m² de área aberta para demonstração de máquinas. A estrutura é equipada com placas solares para garantir a sustentabilidade no consumo de energia.

A nova loja da Suprema Máquinas ainda segue o conceito de New Gen Dealers da Case IH que propõe uma nova experiência para o produtor rural. O projeto prevê que, até 2028, todas as lojas passem por uma atualização contando com novos espaços de atendimento para vendas e serviços.

Há ainda o espaço Connect Room, uma sala de operações de gestão e monitoramento de máquinas e soluções que recebe e envia informações em tempo real, auxiliando a operação agrícola dos clientes. A gestão dos dados é feita pelo aplicativo FieldOps de onde o produtor estiver.

Para trazer ainda mais eficiência e produtividade para o campo, há ainda o Case IH Smart Services, pacote de serviços recém-lançado pela marca. Com ele é possível que o cliente monte o seu pacote de acordo com a necessidade do momento, e conta com planos de manutenção preventiva, suporte remoto, consultorias de performance, treinamentos, entre outros.

“O conceito que estamos trabalhando agora traz uma melhor experiência para os nossos clientes, com foco na funcionalidade do espaço e em práticas sustentáveis”, comenta Denny Perez, diretor Comercial da Case IH Brasil. Ele também celebra a inauguração como um marco para a região, “a partir de agora, a Suprema Máquinas além de oferecer todo o nosso portfólio de máquinas e soluções pode se orgulhar de ter a maior concessionária da marca na América Latina”, enfatiza.

Até então a maior concessionária da Case IH estava localizada na Argentina, na cidade de Tucumán, com mais de 3 mil m² de área construída em um terreno total de 55 mil m².

Importância da região

O estado de Mato Grosso é uma localização estratégica para o agronegócio brasileiro e importante para a Case IH. Recentemente, a CNH inaugurou um novo Centro de Distribuição (CD) no estado como parte de sua estratégia para melhorar a disponibilidade de peças e otimizar o tempo de entrega para a região. É também em Mato Grosso que está a Fazenda Conectada Case IH, um laboratório conectado, inteligente e sustentável em uma fazenda real na cidade de Água Boa.

“O cliente é o centro do nosso negócio. Todo esse movimento mostra nosso esforço para entregar um serviço de qualidade de ponta a ponta em uma região que representa mais de 20% das nossas vendas”, complementa Perez.

A nova concessionária da Case IH Suprema Máquinas está localizada na Rodovia MT-208, n 5.470, CxP 389, no Bairro Rural (CEP 78.580-000), em Alta Floresta/MT.

A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem do campo, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca, estão as colheitadeiras de grãos, colhedoras de cana, além de tratores com uma ampla faixa de potências, pulverizadores autopropelidos e plantadeiras. Produtos que fazem da marca a melhor opção do plantio à colheita. A Case IH é uma marca da CNH. Mais informações podem ser encontradas no site Case IH

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