domingo, 22 de junho de 2025

VOLVO ANUNCIA ESTREIA GLOBAL DO MODO ABBEY ROAD STUDIOS NO EX90

Parceria com a Bowers & Wilkins e o estúdio britânico traz experiência sonora personalizada ao topo de gama da marca

A Volvo Cars acaba de lançar globalmente o Modo Abbey Road Studios, uma tecnologia de som criada para reproduzir a assinatura acústica do icônico estúdio de gravação britânico. Anunciado no último ano, o modo estreia no modelo Volvo EX90 equipado com o sistema de som opcional Bowers & Wilkins High Fidelity Audio. No Brasil, os clientes serão comunicados sobre a atualização nas próximas semanas.

Desenvolvida em parceria com a Bowers & Wilkins e os engenheiros do Abbey Road Studios, a tecnologia foi inspirada nos espaços acústicos característicos do estúdio e na assinatura sonora dos equipamentos usados para criar alguns dos álbuns mais importantes da história da música. O resultado é uma experiência sonora única a bordo do EX90.

O Modo Abbey Road Studios conta com diversas pré-configurações sonoras, otimizadas para diferentes estilos. Para quem deseja explorar novas formas de curtir suas músicas favoritas, o Producer Mode permite personalizar totalmente o som. Entre os ajustes possíveis estão a transição entre uma acústica com estilo retrô e vintage para um som mais profundo e moderno, a expansão ou redução do campo estéreo e o ajuste do ambiente acústico, exatamente como faria um produtor ou engenheiro de som em estúdio.

“O Modo Abbey Road Studios leva o som único dos nossos espaços e equipamentos ao sistema Bowers & Wilkins do Volvo EX90, permitindo ao motorista personalizar a experiência sonora como nunca antes. Estamos muito orgulhosos dessa colaboração e entusiasmados com a oportunidade de levar essa tecnologia exclusiva aos clientes da Volvo”, afirma Jeremy Huffelmann, gerente geral do Abbey Road Studios.

Esta atualização representa uma das maiores evoluções da Volvo Cars, alinhada à ambição da empresa de aprimorar continuamente seus veículos definidos por software. Nos futuros modelos EX90 e ES90 equipados com o sistema de áudio Bowers & Wilkins, o modo de som virá instalado de fábrica.

“Usamos a tecnologia para melhorar o dia a dia dos nossos clientes. Por isso, estamos empolgados em oferecer o Modo Abbey Road Studios no Volvo EX90. Essa inovação é um ótimo exemplo de como agregamos valor por meio de atualizações remotas simples e eficientes”, diz Anders Bell, chefe de engenharia e tecnologia da Volvo Cars.

O EX90 tem uma das cabines mais silenciosas já criadas pela Volvo e conta com 25 alto-falantes estrategicamente posicionados. Com o sistema de áudio da Bowers & Wilkins, o carro oferece uma experiência sonora premium. Com potência de 1610 watts, o sistema suporta conteúdo em Dolby Atmos e foi desenvolvido e calibrado pelos engenheiros da Bowers & Wilkins em estreita colaboração com a equipe de áudio da Volvo Cars.

Graças à recente transformação tecnológica, a Volvo já consegue enviar atualizações remotas para cerca de 2,5 milhões de veículos produzidos desde 2020, em 85 países.

Importante

  • O Modo Abbey Road Studios é exclusivo para veículos equipados com sistema de som Bowers & Wilkins. 
  • Para saber mais, clique aqui e assista ao vídeo sobre o desenvolvimento do Modo Abbey Road Studios para o Volvo EX90.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

TRATORES VERSÁTEIS OTIMIZAM OS MANEJOS DOS HORTIFRUTICULTORES

Durante a Hortitec 2025, que acontece de 25 a 27 de junho, em Holambra/SP, classe produtora terá acesso às tecnologias que auxiliam desde o pré-plantio até o pós-colheita de hortaliças, frutas e flores

O Brasil é referência mundial quando se fala nos mercados de Hortifrútis (HF) e de flores. Na produção de frutas, por exemplo, somos o terceiro maior produtor global, atrás apenas da China e da Índia. Já no cultivo de hortaliças, o país também se destaca, com uma produção superior a 20 milhões de toneladas anuais, produzidas em aproximadamente 850 mil hectares e movimentando cerca de R$ 55 bilhões por ano. A atividade envolve mais de 800 mil produtores, a maioria da agricultura familiar, que se beneficiam do uso crescente de tecnologias que melhoram a produtividade e a sustentabilidade da lavoura. Na produção de flores e plantas ornamentais, o país ocupa mais de 15.600 hectares, representando 8% da quantidade cultivada no mundo, sendo que aproximadamente 97,5% dela é consumida internamente, com destaque para o estado de São Paulo, que concentra cerca de 40%.

Ambos os setores apresentam perspectivas positivas, com crescimento sustentado pela demanda interna e oportunidades de expansão internacional. No entanto, é importante que os produtores invistam na mecanização da produção, inovação tecnológica, sustentabilidade e capacitação profissional para enfrentar os desafios logísticos e de mão de obra, garantindo a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. A utilização de tratores com alta tecnologia embarcada como os da LS Tractor, multinacional sul-coreana, com o coração brasileiro, no dia a dia dessas propriedades fazem a diferença na atividade.

Com foco em apresentar o que há de mais moderno na categoria, a empresa participa, com representação de duas concessionárias, da edição deste ano da Hortitec, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, em Holambra/SP, de 25 a 27 de junho.  O gerente da concessionária J.A, de Mogi Mirim/SP, Ademir Chiquetti Júnior, explica que os tratores são ferramentas versáteis. Na horticultura são usados em diversas etapas da atividade: preparo do solo, formação de canteiros, manejo das áreas abertas, plantio, adubação em cobertura, pulverização, adubação foliar e até a colheita. “Eles otimizam a retirada da produção do campo e o transporte até os caminhões que seguem para os centros de distribuição”, cita.

Já na produção de flores, esses equipamentos vão bem desde o preparo dos canteiros para o plantio, seja no campo aberto, seja no sistema indoor (estufas) com utilização de substrato no cultivo, onde os tratores são importantes para o manejo e logística dos insumos como o substrato para o cultivo principalmente para transportar até os locais onde serão colocados nos vasos para o cultivo de flores. “Outros produtores utilizam os tratores para a pulverização das flores com defensivos agrícolas, e também para o transporte dentro dos galpões e estufas ou áreas abertas, até os locais de armazenamento e embarque”, relata Chiquetti Júnior. Além disso, são utilizados no preparo do terreno ao redor das flores em cultivo a campo aberto, ou seja, acompanham todo o ciclo da cultura.

Tecnologias fazem a diferença

Os equipamentos mais utilizados para esses setores são aqueles voltados à agricultura familiar, como é o caso dos modelos recém lançados na Agrishow pela LS Tractor, J25H, MT2-27 e MT4-70, além dos modelos já consagrados da série “R” os modelos R50 e R65 e também o Plus 80 e 90. “Um dos principais diferenciais dos nossos tratores é o menor raio de giro do mercado, o que facilita muito as manobras nas áreas de cultivo com espaço restrito, evitando o pisoteio das plantas e reduzindo perdas, além de agilizar o serviço no campo”, relata, Astor Kilpp, consultor de marketing do produto da marca.

Outro destaque é a transmissão LS com sistema de reversão sincronizado e a maior quantidade de marchas disponíveis para estas tarefas e super super-redutor (Creeper), que proporciona uma gama extensa de marchas super reduzidas, a partir de 160 metro por hora, específicas para cada etapa do trabalho. Isso resulta em mais precisão e melhor desempenho operacional. De acordo com o consultor, a tecnologia de monitoramento do motor, com sensores de pressão do óleo e temperatura da água, garante segurança e tranquilidade ao operador, que pode focar no trabalho sabendo que o trator está operando dentro dos parâmetros ideais e protegido.

Outro ponto importante dos tratores LS é que são projetados para utilização de sua potência de forma econômica e um ajuste específico da máquina para cada tarefa, isto é possível com projetos de transmissão desenvolvidos para esta atividades da HortiFruticultura, um trator feito para entregar exatamente a performance esperada e sem adaptações, com maior número de opções de velocidade de trabalho do mercado, por exemplo os modelos de 50 e 65cv tem disponível 32 marchas de trabalho “Isso garante maior eficiência, melhor desempenho e mais rentabilidade nas operações”, completa Kilpp.

Público estratégico

A Hortitec é realizada em uma cidade estratégica, já que Holambra é reconhecida como o maior centro de produção e exportação de flores e plantas ornamentais da América Latina. O município responde por cerca de 80% das exportações e 40% da produção do setor florícola brasileiro. Além disso, é referência no cultivo de frutas de clima temperado, como pêssegos, maçãs, nectarinas e ameixas, citrus, sendo laranjas e limões e ainda hortaliças e legumes.

Este ano o evento chega a sua 30ª edição, com o intuito de acessibilizar aos produtores da região e de todo o Brasil, o contato com empresas expositoras, conhecendo as necessidades do setor e realizando negócios. É exatamente o que busca o diretor de vendas da Terrazul Tratores, Luís Augusto Simão de Souza, concessionária LS. “Esta é uma feira em que temos como foco estreitar os laços com os clientes que cultivam hortifrúti, e especialmente atingir aqueles que são das regiões de Piedade e Ibiúna”, diz. Já Chiquetti Júnior, que expõem há oito anos na feira, complementa que está animado e espera aumentar as vendas em 20%.

A LS Tractor é a marca de tratores da sul-coreana LS Mtron, integrante do LS Group – o 13º maior grupo empresarial da Coreia do Sul, com presença global, mais de 21 mil colaboradores e vendas anuais acima de 30 bilhões de dólares. Presente no Brasil desde 2013, com fábrica em Garuva (SC), a empresa atua no setor de máquinas agrícolas com uma linha de tratores voltada a diferentes perfis de produtores. Com mais de 70 concessionárias em território nacional, a LS Tractor tem ampliado sua presença no mercado brasileiro por meio de estratégias baseadas em dados, expansão da rede e adaptação tecnológica às demandas do campo

LS Tractor
Ruralpress

sexta-feira, 20 de junho de 2025

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2025 TERÁ PISTA INDOOR INÉDITA PARA TEST DRIVES

Em uma área de 14 mil metros quadrados, o Drive Experience deve receber mil testes por dia. Pista foi projetada para modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4X4.

A 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo anuncia a estreia do Drive Experience, espaço exclusivo para test drive de veículos. Em uma pista indoor inédita com 14 mil metros quadrados, os visitantes terão oportunidade de testar os principais lançamentos do mercado entre modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4X4. O principal evento automotivo da América Latina está de volta e vai acontecer entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

O circuito, que vai ocupar mais de um pavilhão, conta com uma longa reta de 160 metros, desenhada especialmente para sentir a potência dos motores, além de exercícios práticos como slalon, frenagem, entre outros. A expectativa da RX, empresa organizadora da exposição, é realizar 10 mil testes no percurso que foi inspirado no Salão de Detroit.

“O Drive Experience reforça o objetivo de trazer mais interatividade para o novo Salão, que se consolida como uma plataforma de inovação e relacionamento direto entre marcas e público”, afirma Thiago Braga Ferreira, gerente executivo do Salão Internacional do Automóvel. “Além de conferir os mais recentes lançamentos, o visitante pode vivenciar uma experiência automotiva sem igual”, complementa.

Projetado para receber mil testes por dia em voltas com até 10 minutos de duração, o espaço contará com cerca de 40 modelos das marcas expositoras. Totalmente modernizado para receber o evento, o Distrito Anhembi, oferece um ambiente climatizado com sistemas de exaustão preparado para esse tipo de atividade.  “Contratamos uma equipe para produzir um laudo preliminar atestando a eficiência do sistema de exaustão e ruído para garantir a segurança e conforto dos visitantes”, explica o gerente executivo do evento.

Novidades da Edição 2025

O evento terá ainda um espaço exclusivo para modelos super premium. O Dream Lounge deve receber mais de 70 carros, entre McLaren, Ferrari, Porsche, Lamborghini e Aston Martin. O espaço será organizado em parceria com o Motorgrid Brasil, considerado o maior grupo de proprietários de supercarros da América Latina e que reúne mais de quatro mil membros.

Outra atração que também estreia de 2025 é o Memória Sobre Rodas, realizado em parceria com o Complexo Dream Car de São Roque. Pensado para os amantes de carros antigos, ele vai exibir 10 modelos raríssimos selecionados entre os mais de 100 exemplares disponíveis no acervo do museu.

“Vem muita novidade por aí que vamos anunciar nos próximos meses. Com certeza essa edição estabelecerá um novo padrão de interatividade tanto para o público quanto para a indústria”, conclui Thiago Braga Ferreira.

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o maior encontro da indústria automotiva da América Latina. Reconhecido como a vitrine oficial para os principais lançamentos do mercado, o evento promove experiências imersivas e aproxima os visitantes das inovações tecnológicas que vão moldar o futuro da mobilidade. Organizado pela RX, o Salão retorna em 2025 com sua 31ª edição, de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi (SP).  Mais de 20 marcas já confirmaram presença, e a expectativa da organização é receber cerca de 700 mil de visitantes durante os nove dias de exibição.

Serviço
31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 22 a 30 de novembro de 2025 – Distrito Anhembi – São Paulo/SP
Para mais informações, clique aqui e visite o site: https://www.salaodoautomovel.com.br

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
SD&Press

MIRA TRANSPORTES AMPLIA ATUAÇÃO E INGRESSA NO SETOR DE TRANSPORTE AÉREO

Empresa aposta na integração entre os modais aéreo e rodoviário para oferecer mais agilidade, ampliar cobertura e conquistar novos mercados

O transporte aéreo de cargas tem se consolidado como um pilar estratégico da economia global. Segundo a ANAC, embora no Brasil ainda represente cerca de 3% da matriz de transporte de cargas, o modal vem crescendo de forma consistente. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), entre janeiro e outubro de 2024, foram movimentadas cerca de 1,2 milhão de toneladas de cargas aéreas, com uma receita estimada em US$134,7 bilhões. Atualmente, cerca de 60 aeroportos brasileiros operam com carga, o que demonstra o potencial de expansão e a importância desse segmento para a logística e o comércio exterior.

Atento a esse movimento, o Mira Transportes ampliou sua operação e passou a oferecer o serviço de transporte aéreo, buscando atender às crescentes demandas dos seus clientes por agilidade e segurança, especialmente no transporte de cargas de alto valor agregado. Como explica Alessandra Borges, coordenadora do setor aéreo da transportadora, a adoção do transporte aéreo tem gerado impactos positivos na operação logística, especialmente pela integração com o modal rodoviário. Segundo a executiva, atualmente o modal aéreo representa 9% da operação da empresa e a meta é dobrar esse número até o fim deste ano.

Paulo Alves, gerente comercial, completa afirmando que a decisão de investir em soluções intermodais fortalece o posicionamento estratégico da empresa no mercado. “Estamos expandindo nossas fronteiras para abrir novas oportunidades de negócio. A integração de diferentes modais logísticos é uma resposta direta às demandas do mercado por agilidade e abrangência em todo o território nacional. Esse movimento consolida uma importante vantagem competitiva: estar preparado hoje para os desafios logísticos de amanhã.”

Para alcançar esse objetivo, a transportadora vem estruturando seus processos internos, reforçando sua equipe e investindo em tecnologias que garantam agilidade e eficiência operacional. Além disso, firmou parcerias com grandes companhias aéreas, como Latam, Gollog e Azul. “Com o modal aéreo, conseguimos reduzir expressivamente os prazos de entrega, aumentar a cobertura geográfica e garantir mais eficiência no atendimento”, destaca Alessandra.

Paulo conclui afirmando que o Mira Transportes fez esse investimento buscando ir além de acompanhar tendências, mas ser reconhecido por oferecer um serviço logístico completo. A aposta no modal aéreo visa reforçar o compromisso da transportadora com a inovação e o atendimento personalizado.

O MIRA é uma empresa com capital 100% nacional, fundado em 1978 pelo empreendedor Roberto Mira. Desde então, segue atuando na prestação de serviços em transporte de cargas e encomendas, utilizando o que existe de mais moderno e eficiente em logística e transportes para atender clientes dos mais diversos segmentos. A companhia é líder nas operações de transporte de cargas fracionadas e integração entre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Conta com cerca de 3 mil profissionais diretos e indiretos e possui uma das maiores estruturas de transportes nas regiões Centro Oeste e Norte do País, com instalações totalmente voltadas a operações de transporte de cargas

Mira Transportes
Grupo Mostra de Ideias

NUTRYMAX ADQUIRE 100 CAMINHÕES MERCEDES-BENZ PARA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Atacadista é referência do setor no Rio de Janeiro, atendendo os 92 municípios do Estado

Seguindo sua estratégia de renovação anual de frota, além de ampliação conforme a demanda dos negócios, a Nutrymax Alimentos, com sede na cidade do Rio de Janeiro, mantém-se fiel à Mercedes-Benz. Atacadista, referência no transporte e distribuição de gêneros alimentícios nos 92 municípios do Estado, o cliente adquiriu 100 caminhões da marca, sendo mais de 90 do leve Accelo 1017, além de semipesados Atego 2429 6x2 e extrapesados Actros 2548 6x2, comercializados pelo concessionário Rio Diesel, de Nova Iguaçu.

“A gente vem num movimento de renovação de frota constante nos últimos cinco anos e a Mercedes-Benz tem sido um parceiro de negócios fundamental nesse projeto”, afirma Alexandre Pereira, diretor geral da Nutrymax Alimentos. “E não só com a qualidade de seus produtos e atendimento, mas também com a segurança no valor de revenda dos seminovos, o que é fundamental para que a gente consiga manter esse projeto de renovação de frota funcionando”.

Segundo o cliente, a Mercedes-Benz tem um papel muito importante na história da empresa desde o seu início, em 2012. “Nossa relação é até mais antiga, anterior à Nutrymax. Eu venho de uma família que sempre foi ligada ao transporte e a estrela de três pontas está presente no nosso dia a dia. Os caminhões da marca representam confiabilidade, versatilidade, robustez e segurança. É certeza de sucesso na nossa operação”, destaca Alexandre Pereira.

Accelo e Actros são emblemáticos para a Nutrymax

A Nutrymax trabalha com quase toda a gama Mercedes-Benz, dos leves aos extrapesados. “Duas famílias são especialmente emblemáticas para nós. O Accelo nos atende plenamente na distribuição urbana, tanto nas grandes cidades, quando nas médias distâncias entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro”, explica o diretor geral. “Por sua vez, o Actros é utilizado nas nossas operações rodoviárias. Trata-se de um caminhão que evoluiu muito, que nos entrega economia, desempenho, rentabilidade e segurança. Os nossos motoristas gostam muito de operar com o Actros, elogiam o conforto e a performance. O Actros é o melhor que se fala no mercado, estamos muito satisfeitos com ele, que nos oferece uma relação custo/benefício muito interessante para o nosso negócio”.

O cliente reforça ainda mais os motivos da fidelidade à marca Mercedes-Benz: “Nós temos apoio incondicional da fábrica, tanto no pré quanto no pós-venda. Sem falar do suporte da Rede de Concessionários, que nos dá muita segurança e tranquilidade onde quer que a Nutrimax vá com seus caminhões”, ressalta Alexandre Pereira. “Merece reconhecimento também a vontade de nos atender bem. Nas últimas negociações que tivemos com a equipe comercial da fábrica e da Rio Diesel, eles nunca mediram esforços para fecharmos negócio e manter de pé o nosso projeto de renovação de frota”.

Orgulho pela frota 100% Mercedes-Benz

“Seguimos orgulhosos e muito satisfeitos em ver nossa marca mais uma vez 100% na frota da Nutrymax, uma empresa jovem, que vem crescendo de forma sistemática a partir de uma gestão extremamente profissional, o que também está refletido nos critérios de escolha dos nossos caminhões”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

“Essa renovação e ampliação de frota reforça nosso compromisso em estarmos estar cada vez mais próximos da operação da Nutrymax. Nosso objetivo é fortalecer essa parceria e identificar constantemente novas formas de agregar valor e impulsionar o sucesso dos seus negócios", diz Jaqueline Neves, gerente sênior de Vendas Caminhões Regional São Paulo da Mercedes-Benz do Brasil. “Visando manter nossa marca 100% presente na frota do atacadista, intensificamos nosso relacionamento. Nesse sentido, o time do nosso Regional de Vendas e colegas de Pós-Venda da Fábrica estiveram na sede da Nutrymax Alimentos, o que reforça o foco das nossas empresas na excelência do atendimento aos clientes da Nutrymax”.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

quinta-feira, 19 de junho de 2025

VOLVO CARS ANUNCIA MARCELO KRONEMBERGER COMO NOVO HEAD DA AMÉRICA LATINA

Com 13 anos de trajetória na Volvo, executivo assume liderança regional após passar por posições estratégicas no Brasil e no exterior

Marcelo Kronemberger

A Volvo Cars anuncia Marcelo Kronemberger como novo Head das operações da América Latina, reforçando sua estrutura de liderança regional. Formado em Economia, com MBA em Auditoria e Controladoria, o executivo ingressou na Volvo Car Brasil em 2012 como Business Controller e tem sólida trajetória dentro da companhia.

Em 2018, assumiu a organização de importadores na posição de Managing Director, função em que ampliou suas habilidades comerciais e fortaleceu sua atuação em mercados internacionais. Entre 2022 e 2024, liderou a área comercial da Volvo Car Brasil como Diretor Comercial, antes de assumir a cadeira de Market Area Director da região de Global Importers & Latin America.

“É uma grande alegria assumir essa posição com mercados que convivo há tanto tempo e tenho grande experiência. Seguiremos firmes na estratégia de eletrificação como região e com constante suporte e apoio ao negócio, agora fazendo parte da região Américas”, celebra Marcelo Kronemberger.

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, comenta com entusiasmo a escolha do executivo para o cargo. “Marcelo Kronemberger é um companheiro profissional de longa data e, no passado, construímos juntos estratégias importantes para a América Latina. Estou muito feliz com a nomeação dele e tenho certeza de que nossa parceria se fortalecerá para a entrega de resultados e para o futuro da nossa região.”

Volvo Car Brasil

A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

AUTO VIAÇÃO PROGRESSO ACELERA INOVAÇÃO COM 30 NOVOS ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO G8 1800 DD

Primeiras 10 unidades já estão em operação em rotas estratégicas no Nordeste

A Auto Viação Progresso, referência nacional em transporte rodoviário de passageiros, anuncia a renovação de sua frota com a aquisição de 30 modernos ônibus Marcopolo Paradiso G8 1800 Double Decker. As primeiras 10 unidades já estão em operação, conectando Pernambuco a importantes destinos do Nordeste, elevando o padrão de conforto, segurança e tecnologia no setor.

A aquisição foi realizada por meio da Polobus, representante Marcopolo em Pernambuco, e reforça o compromisso da Progresso com a excelência no atendimento ao cliente.

“Estamos investindo continuamente na modernização da nossa frota para garantir uma experiência de viagem superior. O Paradiso G8 1800 DD se destaca pela tecnologia embarcada, eficiência operacional e suporte pós-venda de excelência”, afirma Eduardo Tude, diretor executivo da Auto Viação Progresso.

Com 14 metros de comprimento, os novos veículos são equipados com chassis Scania K-410C 6x2 e oferecem capacidade para 58 passageiros — 46 em poltronas semileito no piso superior e 12 em poltronas leito no piso inferior, todas com entradas USB individuais. 

Os ônibus contam ainda com ar-condicionado, sistema de entretenimento com monitores individuais e de teto, geladeira e amplo bagageiro, além de tanque de combustível de 700 litros para maior autonomia nas viagens.

“É uma honra fornecer à Progresso um dos nossos modelos mais avançados. O Paradiso G8 1800 DD combina sofisticação, segurança e desempenho, com foco na redução de custos operacionais e na valorização da experiência do passageiro”, destaca Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo.

Fundada em 1932, a Auto Viação Progresso é reconhecida por seu pioneirismo e forte presença no transporte rodoviário interestadual e intermunicipal. Com esta renovação de frota, a empresa reafirma seu papel de liderança e inovação no setor, sempre com foco no conforto, segurança e satisfação dos seus clientes.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

MONITORAMENTO EM MOVIMENTO: EMPRESAS GANHAM CONTROLE SOBRE O COMBUSTÍVEL TRANSPORTADO

Nova solução da Gilbarco Veeder-Root permite monitoramento preciso de estoque de combustível em veículos em movimento, com foco na prevenção de fraudes, otimização logística e integração com sistemas de gestão de frotas

Solução voltada a empresas que enfrentam os desafios do controle de combustível em ambientes móveis, como caminhões-tanque, comboios, unidades de abastecimento agrícola e operações remotas, o MTA – Mobile Tank Application – chega ao mercado brasileiro como alternativa para quem busca mais precisão, segurança e eficiência na operação logística.

Com tecnologia desenvolvida pela Gilbarco Veeder-Root, o sistema permite o monitoramento em tempo real do estoque transportado, desde a origem até o destino, reduzindo perdas, evitando desvios e aumentando a visibilidade sobre o desempenho da frota.

Controle em tempo real do combustível em trânsito

A nova solução combina sensores de alta precisão embarcados nos veículos, GPS e transmissão contínua de dados para a nuvem. Isso possibilita o acompanhamento de rotas, volumes, temperatura do produto e identificação de irregularidades, como perdas não programadas e descargas ou abastecimentos fora de padrão.

Alarmes automáticos e segurança reforçada

Um dos recursos mais relevantes do MTA é a emissão de alarmes em tempo real sempre que o sistema detecta desvios nos parâmetros definidos. Alertas automáticos são gerados em situações como variações abruptas de volume e em rotas ou posições que fogem do trajeto planejado. A detecção é feita por meio de localização via GPS e análise inteligente dos dados embarcados.

Solução modular para diferentes operações

Projetado para resistir a condições adversas, como vibração, calor extremo e umidade, o MTA se adapta a uma ampla variedade de aplicações. Setores como mineração, agronegócio, aviação, companhias de petróleo e usinas são os principais públicos-alvo.

A tecnologia é modular e totalmente integrada ao ecossistema de automação da Gilbarco Veeder-Root e pode ser configurada conforme a demanda de cada cliente, ampliando a visibilidade operacional e o controle sobre os recurso em movimento.

Com o lançamento do MTA, a Gilbarco Veeder-Root reforça sua atuação em soluções de automação e gestão de combustível, agora também aplicadas à mobilidade logística.

Gilbarco Veeder-Root
MCA Comunicação Corporativa

ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS COMPLETA 10 ANOS E ESPERA REUNIR 500 MIL PESSOAS EM ÁGUAS DE LINDÓIA

Um dos destaques do evento gratuito para visitantes e que acontece até domingo, 22 de junho, é a exposição "Best in Show" que homenageia os carros premiados desde a primeira edição

Foto: Nadir Motta | Divulgação EBAA

O "Best in Show" no Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia (EBAA), que começou nesta quinta-feira, 19 de junho, e vai até domingo (22), é um evento que homenageia os carros mais premiados desde a primeira edição, em uma exposição especial. O EBAA, que celebra 10 anos, espera receber mais de 500 mil pessoas e tem entrada gratuita para visitantes. Este é o maior encontro do antigomobilismo da América Latina.

Outra novidade do evento é o Lion Peugeot, o Type VA, o primeiro veículo de quatro rodas a sair da fábrica de Valentigney, administrada por Robert Peugeot. Batizado de Voiturette — termo francês para “carro pequeno” —, o modelo possuía um motor monocilíndrico, caixa de câmbio de três marchas e transmissão por corrente. Em 1906, pelo porto do Rio de Janeiro, o carr chegou ao Brasil. Hoje está no seu terceiro dono, Edno de Oliveira Lima.

Também entre os destaques da exposição estão os carros de corrida. O DKW Vemag Carretera, de 1965 , é o único exemplar produzido pela equipe de competições da DKW Vemag com teto rebaixado e chassi encurtado. Na época, ele foi apelidado de Mickey Mouse por lembrar um ratinho e se destacava pelo bom desempenho em circuitos de rua.

O lendário Karmann Ghia Porsche 4Cam, de 1966, desenvolvido pela Equipe Dacon, é considerado um dos carros mais importantes e vitoriosos da história do automobilismo brasileiro. Foi pilotado e venceu diversas provas com três nomes que mais tarde fariam história na Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi e José Carlos Pace, ainda no início de suas carreiras.

Para marcar a edição comemorativa de 10 anos, o EBAA também contará com um espaço exclusivo para exposição de motocicletas históricas na Praça Adhemar de Barros. Uma das motos em destaque é a Sport 13, da Moto Guzzi, produzida em 1926 e pertencente ao expositor Tiago Songa, que ganhou a premiação ano passado. Fundada em 1921, a moto Guzzi é a mais antiga fabricante europeia de motocicletas em produção contínua e consolidou sua fama mundial pela forte presença em competições.

Modelos históricos da Chrysler, marca que completa 100 anos em 2025, também estarão no evento. No Brasil, a Chrysler está presente desde meados de 1920. Produziu veículos como o Dodge Dart, com o maior motor já fabricado no país, e modelos como Polara, Charger e LeBaron. Após períodos de importação e fabricação local, voltou ao cenário nacional com a FCA e, hoje, tem presença na fábrica da Stellantis em Pernambuco, que produz veículos como o Jeep Renegade.

Foto: Leonardo Figueira | Divulgação EBAA

Já um modelo Concorde fabricado em 1979 ficou guardado todos esses anos e, agora, está sendo finalizada a segunda restauração do veículo, com reforma do estofamento, capota que foi mexida no exterior. Também foi somente agora que a família decidiu que a relíquia do avô está pronta para entrar em uma exposição e é um dos confirmados no EBAA.

E outra novidade no evento é da Atos Proteção Veicular que escolheu a ocasião para o lançamento oficial da “Proteção Placa Preta” — uma modalidade exclusiva de proteção veicular desenvolvida especialmente para carros antigos, clássicos e de colecionador.

Serviço
Edição comemorativa de 10 anos do EBAA de Águas de Lindóia
De 19 a 22 de junho
Praça Adhemar de Barros, centro de Águas de Lindóia (SP)
Visitação gratuita e aberta ao público

EBAA
Betini Comunicação

JAC APRESENTA HUNTER 2026 COM NOVA VERSÃO 4WORK, VOLTADA PARA VENDAS DIRETAS E PRODUTORES RURAIS

Chega às lojas neste mês a linha 2026 da picape JAC Hunter

A grande novidade é a versão 4Work, desenvolvida com foco nas demandas de frotistas, produtores rurais e profissionais que precisam de robustez e eficiência no trabalho diário, com capacidade de carga de 1.460 kg, sem abrir mão da tecnologia e do conforto que o modelo oferece.

A Hunter 4Work estreia no mercado como uma opção mais acessível e funcional dentro da linha, com foco em durabilidade, capacidade de carga e baixo custo de operação, atributos valorizados no uso comercial e no campo. Apesar do posicionamento voltado ao setor produtivo, a novidade também estará disponível para o público em geral como uma excelente opção para quem busca uma picape robusta e versátil, com ótimo custo-benefício.

Garantia de 8 anos

Como todas as Hunter, o modelo 4Work tem como destaque ainda a garantia de oito anos sem limite de quilometragem para uso particular ou 250 mil km para uso comercial, condição mais vantajosa atualmente no mercado de picapes.

Capacidade de carga de 1.460 kg

Por não trazer equipamentos como santantônio e estribo, a Hunter 4Work tem uma capacidade de carga ligeiramente maior que as demais versões. O modelo pode levar até 1.460 kg na caçamba, que tem 1.135 litros de volume total, além de ser equipada com proteção de série. É a maior capacidade de carga do segmento de picapes médias.

Além disso, a Hunter leva vantagem em relação às rivais da categoria por conta do porte avantajado. São 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,92 m de altura e 3,11 m de distância entre-eixos. Por ser 10 centímetros mais alta e 10 cm mais larga que a líder do segmento, o conforto é maior que a média.

Potência de 191 cv

A mecânica é a mesma das configurações HD e HDX, com motor 2.0 turbodiesel de 191 cv de potência a 3.600 rpm e 46 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm. O câmbio automático sequencial é o ZF de oito marchas, reconhecido pela rapidez, suavidade e capacidade de adaptação a diferentes relevos. Com esse conjunto, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 185 km/h.

Há ainda quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Lama. Como não poderia deixar de ser, a tração é integral. Um comando giratório permite selecionar os diferentes tipos, que podem ser 4x2, com tração repassada para as rodas traseiras, 4x4 High, que oferece mais aderência em pisos difíceis, e 4x4 Low, voltado a desafios mais pesados.

Interior e equipamentos

O interior também se destaca pelo acabamento premium e pela vasta lista de itens de série em todas as versões. Entre os principais equipamentos na parte de tecnologia estão painel de instrumentos digital de sete polegadas, central multimídia com tela vertical de 13 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução e sistema keyless.

Há ainda retrovisores externos com rebatimento automático, rodas de liga leve diamantadas com 18 polegadas calçadas com pneus de uso misto, volante multifuncional, controle de velocidade de cruzeiro, faróis ajustáveis em altura, monitoramento da pressão dos pneus e ajuste elétrico para o banco do motorista. Na 4Work, as únicas diferenças são os revestimentos internos na cor preta (marrom nas demais) e a ausência do teto solar elétrico. Assim, a nova versão se mantém como a picape mais completa do segmento quando comparada às rivais da mesma faixa de preço.

No quesito segurança, a Hunter traz freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e de estabilidade e seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina).

“Com a Hunter 4Work, nosso principal objetivo é atender diretamente quem movimenta o nosso país, seja nos campos ou nas cidades, entregando uma solução focada em produtividade, mas sem abrir mão da qualidade”, afirma Nicolas Habib, COO da JAC Motors Brasil.

Preços da linha 25/26

A linha 2026 da picape Hunter mantém os bônus de R$ 10 mil oferecidos no ano-modelo anterior. Dessa forma, a HD sai de R$ 269.900 por R$ 259.900, enquanto a 4Work vai de R$ 254.900 para R$ 244.900. Além disso, a nova versão traz preços e pacotes de financiamento especialmente desenvolvidos para vendas diretas e produtores rurais.

JAC Motors
Grupo SHC

MARCOPOLO MOTORHOME LEVA NOMADE PARA 31ª FENAJEEP, EM BRUSQUE

Modelo 4x4 foi concebido para aventura e experiência única off-road

A Marcopolo Motorhome, divisão da Marcopolo dedicada à fabricação de motorhomes expõe o seu primeiro modelo, o NOMADE, na 31ª Fenajeep, em Brusque, Santa Catarina. O objetivo é destacar a vocação para aventura e experiência off-road 4x4 em um dos maiores eventos off-road do Brasil que reúne apaixonados por aventura, veículos 4x4 e estilo de vida sobre rodas.

"Com o NOMADE, queremos influenciar de forma significativa a estrutura do mercado de motorhomes no Brasil, impulsionando e contribuindo para seu crescimento, organização e desenvolvimento. Nosso objetivo é reforçar o nosso compromisso com a mobilidade personalizada e com o estilo de vida outdoor, cada vez mais valorizado por quem busca experiências únicas e conexão com a natureza”, destaca Alexandre Cruz, Head Executivo da Marcopolo Motorhome.

O NOMADE estará exposto no evento para que o público de Santa Catarina e os visitantes de todo o Brasil tenham a oportunidade de conhecer de perto o veículo e conversar diretamente com o time comercial da marca. Além da participação na Fenajeep, a equipe da Marcopolo Motorhome também aproveitará a ocasião para realizar visitas a clientes na região, fortalecendo o relacionamento com o mercado local e ampliando a sua presença no Sul do País.

O Marcopolo NOMADE representa o que há de mais moderno e inovador em motorhomes, oferecendo conforto, tecnologia e design de ponta para os amantes de viagens e aventuras. Com 7,5 metros de comprimento, 2,36 metros de largura e 3,18 metros de altura total, integra a cabine do motorista e a parte habitável, proporcionando maior uniformidade de design e liberdade de customização.

Projetado de fábrica como um veículo 4x4, o NOMADE alia alta tecnologia, segurança estrutural e design sofisticado. Equipado com um motor Cummins F3.8 de 175 cv e câmbio automático Allison, o modelo oferece elevada capacidade de manobra e robustez. Além disso, conta com baterias de lítio de alta eficiência, garantindo autonomia energética e segurança durante o uso.

“Este motorhome integral 4x4 redefine o conceito de viagens sobre rodas, oferecendo uma combinação única de segurança, desempenho e sofisticação. Com design clean e contemporâneo, o NOMADE proporciona uma experiência de viagem incomparável, transformando cada jornada em uma aventura de liberdade e descoberta”, finaliza Cruz.

Marcopolo Motorhome

Com foco em inovação, segurança e conforto, a Marcopolo Motorhome, divisão da Marcopolo S.A. focada no mercado de motorhomes, foi criada com o objetivo de desenvolver veículos que proporcionam experiências únicas de viagem e aventura. A divisão explora a expertise da companhia em soluções de mobilidade, segmento com grande potencial de crescimento no Brasil e na América Latina.

Serviço
31ª Fenajeep - Festa Nacional do Jeep
De 18 a 22 de junho de 2025
Parque da Fenajeep
Rua Abraão de Souza e Silva, Fazenda, Brusque – Santa Catarina
Horário: das 17h às 21h, dia 18, das 8h às 21h, nos dias 19, 20 e 21, e das 8h às 18h, no dia 22 (domingo)
Para programação e informações, clique aqui

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

quarta-feira, 18 de junho de 2025

CHEVROLET APRESENTA NOS EUA O CORVETTE MAIS POTENTE DE TODOS OS TEMPOS: ZR1X

Modelo híbrido combina motor V8 biturbo com propulsão elétrica para entregar aproximadamente 1.270 cv

Chevrolet Corvette ZR1X Blade Silver 2026

A Chevrolet revelou nos Estados Unidos o novo Corvette ZR1X, o carro mais potente já produzido pela marca em sua história. Com aproximadamente 1.270 cavalos-vapor (cv) de potência combinada, o superesportivo representa um novo patamar de desempenho e tecnologia para a linha Corvette.

O modelo é movido por um conjunto híbrido que combina um motor V8 biturbo na traseira com um motor elétrico dianteiro. Essa configuração garante tração integral eletrificada (eAWD) e aceleração explosiva: o Corvette ZR1X vai de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, e percorre o quarto de milha (aproximadamente 400 metros) em menos de 9 segundos — desempenho típico de hipercarros.

O sistema híbrido foi desenvolvido para elevar a experiência ao volante a um novo nível, unindo o melhor da engenharia tradicional à precisão da propulsão elétrica. A bateria de 1,9 kWh é alimentada por regeneração de energia, dispensando recargas externas e permitindo diferentes modos de condução voltados à performance em pista.

Produzido em Bowling Green, no estado de Kentucky (EUA), o Corvette ZR1X começa a ser fabricado no final de 2025. A Chevrolet não tem planos de oferecer esse modelo no Brasil. Ainda assim, o ZR1X simboliza um novo capítulo na trajetória de inovação da marca — unindo tradição mecânica, performance extrema e eletrificação inteligente.

General Motors América do Sul

MERCEDES-BENZ PROMOVE SEGUNDO ENCONTRO DE RELACIONAMENTO PARA IMPLEMENTADORES PARCEIROS DA MARCA E ANUNCIA NOVAS CERTIFICAÇÕES

Ação reúne 30 implementadores e VanPartners responsáveis pela transformação e adaptação de veículos Sprinter

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil realizou, nesta terça-feira dia 17 de junho, mais um encontro com os principais implementadores e VanPartners parceiros da marca, responsáveis pela adaptação dos veículos da linha Sprinter no mercado brasileiro.  A ação foi realizada no Centro de Treinamento de Limeira da marca, no interior de São Paulo, onde os convidados puderam conhecer mais sobre o processo logístico de distribuição de peças. Recentemente, as empresas Grupo Euro e Engesig também passaram a compor a lista de implementadores certificados pelo Programa Van Partner no país, atualmente com sete empresas e 10 produtos homologados.

Essa iniciativa assegura ainda mais qualidade no trabalho dos parceiros que estão na linha de frente com o público, reforçando o padrão de qualidade exigido pela Mercedes-Benz. Além disso, o encontro foi uma oportunidade para compartilhar conhecimentos valiosos sobre os melhores métodos de modificação do mercado, garantindo que o cliente final mantenha a garantia de seu veículo após a adaptação.

“Promover esse tipo de experiência com os implementadores e VanPartners é um grande diferencial da marca que garante maior efetividade na comunicação e no atendimento, além de fortalecer o relacionamento com os parceiros. Somos a única marca no Brasil com uma equipe dedicada aos implementadores e essa ação reforça nosso compromisso em oferecer experiências premium e excelência em todos os aspectos.", afirma Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Aline Rapassi

A visita contou com a presença de 30 implementadores, dentre eles representantes dos parceiros certificados pelo Programa Mercedes-Benz VanPartner no Brasil, que foram recebidos pelas equipes de Produto, Marketing, Vendas, Pós-Vendas e Logística de Peças da Mercedes-Benz que além de oferecer conteúdo técnico também proporcionaram uma experiência imersiva no Centro Logístico.

Recentemente, a linha Sprinter atingiu o número de cinco milhões de vans produzidas e 30 anos de atividade no mercado mundial. Além da versão a combustão, desde o ano passado a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil trouxe a eSprinter para o mercado brasileiro, iniciando uma nova fase da estratégia de eletrificação da marca. Pioneirismo, durabilidade, tecnologias avançadas e o baixo custo operacional são alguns dos diferenciais da linha que apresenta o portfólio mais completo do segmento.

Novos parceiros certificados pela marca

Para alcançar uma gama cada vez maior de serviços, a Mercedes-Benz certificou mais duas empresas no programa VanPartner. O Grupo Euro, referência em equipamentos de ar-condicionado e refrigeração, recebeu o certificado para implementação de ar-condicionado e refrigeração com compressor para os modelos Furgão 317, 417 e 517. Enquanto a Engesig Veículos Especiais e Sinalização passa a ser certificada para transformação do Furgão 417 em ambulância.

Programa Mercedes-Benz VanPartner

A iniciativa global visa certificar empresas de transformação de veículos que atendam aos critérios de excelência estabelecidos previamente pela Mercedes-Benz. Ao receber o certificado de VanPartner, os implementadores podem oferecer soluções personalizadas aos clientes, que possuem uma ampla de opção de serviços com a garantia de qualidade da marca. Todos os veículos certificados ficam na plataforma Mercedes-Benz Conversion World, focada em apresentar aos clientes as soluções de produtos homologados do mercado. Para mais informações, clique aqui.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

MOTOR F1C, DA FPT INDUSTRIAL, É UTILIZADO PELA MINEIRA TESLA ELETRICIDADE E MECÂNICA INDUSTRIAL PARA “IR MAIS LONGE”.

Confiabilidade e desempenho da motorização foram fatores que influenciaram decisão da empresa sediada em Sete Lagoas (MG) e que atua em serviços eletromecânicos para o ramo industrial, ao adquirir veículo

Confiança: com essa palavra em mente, Virgílio Machado, diretor da Tesla Eletricidade e Mecânica Industrial, sediada em Sete Lagoas (MG), optou pela compra de um IVECO Daily Minibus 50-180. O veículo equipado com o motor F1C da FPT Industrial é utilizado no transporte de colaboradores que executam trabalhos em outras cidades, atendendo contratos da empresa. Fornecedor do Iveco Group, ele conhece de perto os padrões de qualidade do fabricante e não hesitou ao escolher o modelo, que se soma a outro Daily 35-180 chassi-cabine, também equipado com a motorização, na frota da empresa.

“Conheço a qualidade dos produtos da FPT Industrial e confio muito na marca. Ao escolher um novo veículo para nossa frota, avalio qualidade, confiabilidade, consumo, além, claro, da potência do motor, que faz a diferença em percursos em estrada”, conta Machado. “Minha escolha, dessa vez, não podia ser diferente”, aponta o diretor.

A nova aquisição da Tesla é utilizada em viagens de Sete Lagoas para o interior de Minas Gerais, além dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O Daily 35-180 chassi-cabine, por sua vez, já fez viagens mais longas, até a região Nordeste, atestando a durabilidade do motor FPT Industrial. “A rede distribuidora é muito boa, é fácil encontrar peças”, acrescenta Machado.

F1C – Líder em desempenho

O Daily Minibus 50-180 incorporado à frota da Tesla é equipado com o motor F1C na configuração de 180 cv de potência e 430 Nm de torque. Líder da categoria em termos de desempenho, a família F1 da FPT Industrial foi especialmente desenvolvida para veículos comerciais leves. Estes motores são líderes em densidade de potência e torque, com a resposta de torque em regimes transitórios mais rápida da categoria.

Como parte das inovações do Euro 6, o desempenho termodinâmico do motor de 3,0 litros foi otimizado graças aos avançados sistemas de alimentação do ar, com turbocompressores VGT de geometria variável controlados eletronicamente, que proporcionam mais torque em baixas rotações e respostas rápidas em retomadas.

A tecnologia de pós-tratamento com sistemas EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva) proporciona o melhor desempenho e consumo conforme o ambiente de operação. Nas missões urbanas, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Em missões extraurbanas o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada.

João Abreu, especialista de Marketing de Produto da FPT Industrial para a América Latina, destaca que depoimentos como o da Tesla ajudam a entender a realidade de cada tipo de missão. A FPT Industrial se posiciona assim como marca parceira de confiança e fornecedora de soluções de alta qualidade. “A utilização dos motores, core business e essência da FPT Industrial, demonstra a realidade de cada cliente. Com tecnologia de ponta e presença em diversos segmentos, estamos sempre próximos. Afinal, nosso lema é entender o olhar do cliente, para entregar a máxima eficiência”, afirma Abreu.

FPT Industrial 
Rede Comunicação de Resultado

MARQUISE AMBIENTAL RECEBE NOVO LOTE DE CAMINHÕES SCANIA MOVIDOS A BIOMETANO

O modelo escolhido para esta segunda entrega foi o G 280 XT

A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de gestão de resíduos do Brasil, recebeu nesta quarta-feira, 18 de junho, um novo lote de caminhões Scania movidos a biometano vocacionados para coleta. A entrega foi realizada na sede da Planalto, fabricante nacional de implementos, em Goiânia (GO), e integra a estratégia da Marquise de investir continuamente em tecnologias sustentáveis para suas operações.

A aquisição faz parte de um investimento de R$ 25 milhões realizado pela Marquise Ambiental para a compra de 18 caminhões movidos a biometano, que estão sendo entregues pela montadora em etapas. Este é o novo lote de veículos que compõem o programa de renovação da frota com foco na descarbonização das operações, que já utiliza esse tipo de caminhão nas coletas de Fortaleza (CE) e Osasco (SP), contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Esta é mais uma etapa da parceria entre a Marquise Ambiental e Scania, que envolve a aquisição de caminhões pesados movidos a biometano e/ou gás natural, modelo G 280 XT para uso em operações de coleta de resíduos em diferentes cidades do Brasil.

Os investimentos da empresa estão alinhados à Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que incentiva a substituição de combustíveis fósseis por alternativas sustentáveis como o biometano.

“Nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis utilizando as melhores tecnologias e equipamentos disponíveis no mercado. Investimos na ampliação do uso de veículos movidos a biometano e em novos projetos para atuar em localidades onde, no futuro, poderemos desenvolver um ciclo completo – coletar os resíduos, gerar o biogás, produzir o biometano e abastecer nossas operações com combustível renovável –, agregando valor à cadeia produtiva de resíduos sólidos”, afirma Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.

A Marquise Ambiental já mantém negociações em curso com a Scania para novas aquisições, reafirmando sua posição de construir uma logística de suas operações ambientalmente responsável e de baixa emissão no país.

“Esta parceria entre a Scania e a Marquise Ambiental é muito importante para nossa jornada de descarbonização do transporte de coleta de resíduos. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.500 unidades negociadas. Nos últimos seis anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia construindo pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás”, afirma Fernando Madrid, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil. “Cumprimos mais uma entrega de produtos para a Marquise e temos certeza que novas parcerias serão seladas daqui pra frente”, conclui Madrid.

Fernando Madrid

Modelo Scania G 280 XT

O caminhão escolhido para este segundo lote foi o G 280 XT. Na primeira entrega, em novembro de 2024, foram três semipesados P 280 XT. O G 280 XT conta com motor Euro 6, de 9L, que pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção. O modelo entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos. Para esta nova necessidade da Marquise a cabine G é maior e acomoda melhor a configuração de quatro assentos (um motorista e três passageiros). O veículo desenvolve um torque de 1.350Nm e seu peso bruto total combinado (PBTC) chega na capacidade de 40 toneladas.

Além disso, o caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta de resíduos. A cabine G foi configurada com o pacote off-road XT. O modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas. Os pioneiros caminhões semipesados e pesados Scania movidos a gás (natural comprimido e/ou biometano) são vocacionados para curtas, médias e longas distâncias. Seus motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável, desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências oferecidas são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

A Marquise Ambiental opera no setor há 40 anos e é uma das maiores empresa de serviços e soluções ambientais do país, graças a investimentos contínuos em pesquisa, tecnologia, gestão de ponta e qualidade. Atende a uma população estimada em 22 milhões de pessoas pelo Brasil, coleta uma média de 13 milhões de toneladas de resíduos por ano e realiza o tratamento de 3,6 milhões de toneladas ao ano em dez cidades do país. Além dos serviços de gestão de resíduos, a empresa é reconhecida pela sua expertise na construção e operação de aterros sanitários, reaproveitamento de resíduos, compostagem e educação ambiental, oferecendo soluções com ciclo contínuo de benefícios para o tratamento de resíduos e proteção do meio ambiente. Para mais informações sobre a Marquise Ambiental, clique aqui e visite o site

A Scania é líder mundial no fornecimento de soluções de transporte. Juntamente com os nossos parceiros e clientes, estamos liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Em 2024, entregamos 96.443 caminhões, 5.626 ônibus, bem como 11.170 motores industriais, marítimos e para geração de energia aos nossos clientes. As vendas líquidas totalizaram mais de 216 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% foram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera hoje em mais de 100 países e emprega cerca de 59.000 pessoas. No Brasil, a fabricante está desde 1957. A pesquisa e o desenvolvimento são realizados globalmente em nossa sede principal em Södertälje, na Suécia. A produção ocorre na Europa e na América Latina, com centros regionais de produtos na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte do Grupo TRATON

Scania

CAMINHÃO IVECO EUROTECH ANO 2002 ALCANÇA 3 MILHÕES DE KM RODADOS SEM INTERVENÇÃO NO MOTOR

Adquirido em 2018, pesado da versão 450E37 segue firme nas estradas do Brasil com motor original e histórias de superação ao lado do caminhoneiro Carlos Henrique

O que para muitos seria apenas um caminhão antigo encostado em um pátio, virou protagonista de uma história de resistência e parceria nas estradas brasileiras. O IVECO EuroTech 450E37 ano 2002, adquirido em 2018 pelo caminhoneiro Carlos Henrique Gonçalves da Silva, já percorreu 3 milhões de quilômetros sem intervenção no motor.

“Esse caminhão é meu parceiro. Eu converso com ele, conheço o som, sei quando ele está ‘dizendo’ que algo não vai bem. E o mais impressionante é que ele praticamente não dá manutenção”, diz Carlos, que transporta cargas secas como alimentos, produtos de higiene e limpeza, principalmente para os estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso.

A relação entre caminhoneiro e caminhão vai além da rotina de trabalho. Carlos conta que a compra do veículo foi uma oportunidade inesperada, já que, na empresa anterior, o caminhão era deixado de lado em favor de modelos mais novos e modernos. Sob o comando de Carlos, o IVECO Eurotech faz em média 14 mil quilômetros por mês. O segredo para tanta durabilidade, segundo o motorista, está no cuidado rigoroso com a manutenção preventiva.

O motor que equipa o modelo também recebe elogios de Carlos. “Admiro a exatidão dele. É um motor forte, robusto e valente”, completa Carlos.

Carlos Fraga, diretor de Marketing da IVECO para a América Latina, destaca que esse caso é um reflexo da tecnologia empregada no desenvolvimento dos produtos da montadora, com foco total TCO e na rentabilidade do cliente. “Projetamos nossos caminhões para máxima durabilidade, mesmo em condições severas. Temos orgulho em ver um EuroTech produzido há mais de 20 anos rodando pelo país em condições de uso”, finaliza Fraga.

Atualmente, o pesado S-Way, que está entre os cinco caminhões pesados mais vendidos do Brasil em 2025, é o modelo mais potente da marca no país. Com foco em robustez, economia de combustível e conforto para o motorista, o caminhão vem conquistando a preferência de transportadoras e caminhoneiros autônomos. Entre janeiro e maio deste ano, o IVECO S-Way registrou um crescimento de 46% nos emplacamentos no segmento de pesados, em um setor que, no mesmo período, apresentou retração de 21%.

IVECO