quarta-feira, 18 de junho de 2025

TRANSPORTE REFRIGERADO É ALIADO FUNDAMENTAL NO COMBATE À FOME E AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Garantir que frutas, verduras, carnes, laticínios e outros alimentos perecíveis cheguem em condições ideais até populações vulneráveis é um dos maiores desafios logísticos da atualidade. Em um cenário global onde cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçadas apenas em 2019, segundo o Food Waste Index Report 2021, o transporte refrigerado se mostra cada vez mais essencial para salvar vidas — e não apenas mercadorias.

Grande parte dessas perdas acontece entre o campo e o consumidor final, principalmente pela falta de infraestrutura adequada de refrigeração durante o transporte. Essa realidade foi reforçada durante o Congresso da Cadeia do Frio, realizado em junho de 2025, que trouxe um dado alarmante: cerca de 40% dos alimentos produzidos no Brasil ainda são desperdiçados antes de chegar ao consumidor, especialmente por falhas na logística e no armazenamento em temperatura controlada.

É justamente nesse ponto que entram as soluções móveis de cadeia do frio, que garantem a conservação dos alimentos em temperatura ideal durante todo o trajeto, prevenindo contaminações, perdas nutricionais e o descarte prematuro.

Empresas como a Thermo King, pioneira no desenvolvimento de tecnologias de controle de temperatura para transportes, têm investido fortemente em inovação e parcerias sociais para ampliar o acesso a alimentos seguros e frescos em comunidades em situação de vulnerabilidade. Além de desenvolver equipamentos de última geração, a companhia participa ativamente de iniciativas de combate ao desperdício e promoção da segurança alimentar em diversas regiões do Brasil.

Um dos maiores exemplos disso é o programa global We Move Food, iniciativa da Thermo King, dedicada a apoiar bancos de alimentos e organizações humanitárias com soluções logísticas para o transporte refrigerado de doações. No Brasil, a atuação da empresa inclui ainda parcerias estratégicas, por exemplo com o Mesa Brasil Sesc, rede nacional de combate à fome que redistribui alimentos excedentes da indústria e do varejo a instituições sociais. Além da doação de alimentos, a Thermo King também investe em equipamentos de refrigeração e oferece treinamento sobre as melhores práticas da cadeia do frio para garantir a qualidade dos alimentos e reduzir o desperdício.

“Acreditamos que a tecnologia tem um papel decisivo na construção de um sistema alimentar mais justo. Ao preservar a integridade dos alimentos durante o transporte, conseguimos combater o desperdício e, ao mesmo tempo, levar dignidade a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirma Cláudio Biscola, Gerente de Vendas LATAM da Thermo King Brasil.

Além disso, a empresa mantém ações contínuas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco em segurança alimentar, saúde pública e sustentabilidade ambiental.

“O transporte refrigerado é um elo invisível, mas fundamental, entre quem doa e quem recebe. Sem ele, muitos alimentos simplesmente não chegariam a tempo a quem mais precisa”, reforça Cláudio.

Thermo King® Com atuação no Brasil desde 1974, a Thermo King® é pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis. Conta com uma ampla rede autorizada com abrangência em todo o território nacional, para assegurar o melhor atendimento aos clientes desde a concretização dos negócios até sua continuidade no pós-venda. Sediada em Barueri, região metropolitana de São Paulo, a empresa faz parte do grupo Trane Technologies. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Thermo King®
CDI Comunicação

terça-feira, 17 de junho de 2025

PACCAR PARTS OFERECE MAIS DE 4 MIL PEÇAS UNITÁRIAS PARA MANUTENÇÃO DE CABINES DE CAMINHÕES DAF

Maior desmembramento de peças do segmento de aftermarket para linha pesada no Brasil gera economia no reparo de veículos e contribui para a sustentabilidade do setor

A PACCAR Parts, líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, está revolucionando o mercado de reposição com sua estratégia de venda de peças individuais para cabines de caminhões DAF. A iniciativa, a maior do setor de aftermarket, permite que os clientes adquiram mais de 4 mil componentes individuais em vez de conjuntos completos, proporcionando uma manutenção mais econômica e eficiente para modelos da fabricante e garantindo também a redução nos custos de seguro.

“Com essa abordagem, conjuntos complexos como cabine e motor são desmembrados em suas peças individuais. Isso garante que, em caso de danos ou manutenções, o transportador ou frotista substitua apenas o componente afetado, sem precisar investir na compra de um conjunto inteiro. Essa solução torna a manutenção mais acessível e vantajosa para nossos clientes. Esse desmembramento ainda impacta positivamente os custos de seguro dos caminhões, pois as seguradoras reconhecem que a facilidade de reposição aumenta as chances de reparo, evitando que o veículo seja considerado perda total em caso de sinistro”, explica Gustavo Novicki, Diretor Nacional de Vendas da PACCAR Parts.

Além dos benefícios financeiros e operacionais, esse desmembramento contribui para a sustentabilidade no setor de transporte. Ao permitir a substituição de componentes individuais, a solução reduz significativamente o desperdício de materiais e minimiza o descarte de peças em bom estado. A ação prolonga a vida útil dos caminhões e diminui o impacto ambiental da indústria. A reutilização de componentes individuais também favorece uma economia circular mais eficiente, contribuindo para um ciclo de manutenção mais sustentável.

O portfólio de peças individuais inclui itens da linha Genuína DAF e TRP multimarcas, todas com garantia de um ano. Esses componentes podem ser encontrados nas concessionárias DAF, Lojas TRP e na DAF Webshop, garantindo facilidade de acesso e conveniência para os clientes.

PACCAR PartsDesde 1973 a PACCAR Parts é uma divisão da organização global PACCAR e tornou-se líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus. Com sede em Ponta Grossa-PR, a PACCAR Parts comercializa mais de trinta mil itens por meio das concessionárias DAF e lojas TRP. Seu portfólio é composto das peças Genuínas DAF, peças Genuínas PACCAR e peças Multimarcas TRP e carregadores elétricos veiculares

PACCAR Parts Brasil
CDI Comunicação

50xBEYOND: IVECO CELEBROU 50 ANOS DE INOVAÇÃO, TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA

Montadora apresentou edição limitada do S-Way, já disponível para encomenda no Brasil

Iveco S-Way edição comemorativa 50 anos

A IVECO realizou, de 12 a 15 de junho, em Turim, na Itália, o 50xBeyond — uma celebração que reuniu o time global da montadora por ocasião de seu 50º aniversário. O evento prestou homenagem às raízes italianas da marca, seu legado de inovação e sua visão para o futuro. Sediado no OGR Torino – complexo industrial do final do século XIX transformado em um centro de cultura e inovação – o 50xBeyond recebeu clientes, instituições, universidades, concessionários e colaboradores. Todos participaram de uma experiência imersiva que combinou inovação, herança e excelência italiana.

Acima de tudo, a comemoração foi uma homenagem às pessoas que contribuíram para a trajetória da IVECO ao longo das últimas cinco décadas e que, com sua paixão e dedicação, continuam moldando o futuro da marca.

“O 50xBeyond foi uma celebração alegre e uma expressão viva do ‘espírito em movimento’ da IVECO, homenageando cinco décadas de inovação radical e preparando o caminho para o futuro”, afirmou Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group. “Ao longo de sua história, a IVECO evoluiu constantemente, antecipando as necessidades dos clientes com um espírito pioneiro. Sempre com os olhos voltados para o futuro, moldamos a indústria de transporte com avanços revolucionários e veículos que representam inovação, design e sustentabilidade. Agora, estamos prontos para a próxima fase, com um portfólio que se destaca pela combinação única de inovação de ponta, confiabilidade e sustentabilidade. O caminho daqui para a frente será ainda mais ousado, inteligente e humano. Avançaremos com o espírito de progresso – o espírito em movimento que levará a IVECO ao futuro.”

Uma jornada imersiva pelo passado, presente e futuro da IVECO

Realizado na cidade natal da montadora, o evento ofereceu uma programação intensa ao longo de quatro dias. O 50xBeyond transformou-se no epicentro do universo IVECO, levando os convidados a uma verdadeira viagem pela história da marca. A experiência incluiu palestras, performances e uma exposição de veículos e motores, desde modelos históricos até os mais recentes lançamentos.

Durante o evento, a IVECO reafirmou sua crescente presença global e o compromisso com soluções tecnológicas que colocam o motorista no centro da experiência, ampliando a rentabilidade dos negócios e a eficiência operacional. Olof Persson, CEO do Iveco Group, abriu os dois primeiros dias com reflexões sobre o legado da empresa e uma visão ousada para os próximos 50 anos.

Sob o tema “Histórias inspiradoras”, convidados compartilharam experiências marcadas por excelência, inovação e determinação. Entre os destaques estiveram Alberto Alessi, designer da Alessi SpA, que falou sobre os valores do design industrial italiano ao lado de Persson; Paolo Monferino, ex-CEO da IVECO, que participou de uma conversa com Luca Sra e Miki Biasion, campeão mundial de rali pela Equipe IVECO; além de grandes nomes do automobilismo como Riccardo Patrese (vice-campeão mundial de F1) e Dani Pedrosa (lenda da MotoGP™), que compartilharam relatos de superação e desempenho. O evento também contou com a presença de universidades e sessões voltadas à inovação, mobilidade e formação de talentos. Os colaboradores do Iveco Group, junto de seus familiares e amigos, também foram homenageados por seu papel fundamental no sucesso da empresa.

Um legado de inovação em exposição

A exposição de veículos celebrou a engenharia e o pioneirismo da IVECO. Estiveram presentes ícones como o primeiro Daily (lançado em 1978) e o lendário Turbostar, um dos caminhões pesados mais vendidos da Europa nos anos 1980.

Em destaque, foi apresentado o IVECO S-Way Limited Edition Anniversario, com visual exclusivo comemorativo pelos 50 anos da marca. Já disponível para encomenda no Brasil, o modelo conta com defletores de ar e saias laterais de fábrica, faixas que remetem ao logo original da IVECO (de 1975) e interior customizado. A edição limitada terá 250 unidades na Europa e 50 no Brasil.

Inovação elétrica para o futuro

A marca também apresentou, pela primeira vez ao público, seus novos veículos elétricos:

  • IVECO S-eWay Artic: caminhão pesado elétrico com autonomia de até 600 km, voltado ao transporte de longa distância e regional. O modelo amplia a linha S-eWay, após o lançamento do S-eWay Rigid em 2024.
  • eJolly e eSuperJolly: novas vans elétricas fruto da parceria com a Stellantis Pro One. A eJolly, com peso bruto de 2,8 a 3,2 toneladas, é ideal para centros urbanos. Já a eSuperJolly, no segmento de 3,5 a 4,2 toneladas, oferece mais de 420 km de autonomia e excelente eficiência para frotas de entrega.

IVECO pelas ruas de Turim

No último dia, um desfile especial com dezesseis veículos históricos percorreu o centro de Turim, celebrando os marcos da montadora e da mobilidade. Entre os modelos estavam o OM Taurus pré-guerra, o Fiat 690, o OM Leoncino, o IVECO 330 ANW Overland – famoso por suas expedições por terrenos extremos nos anos 1990 – e versões modernas como o S-Way Metallica e o modelo usado pela Ferrari para o transporte de carros em competições.

Um marco com impulso

O evento 50xBeyond foi um momento decisivo na trajetória da IVECO, reafirmando seu papel de protagonista na transformação do transporte. Com foco em sustentabilidade, inovação e excelência, a marca avança com confiança, guiada por cinco décadas de história e pela força de um espírito em constante movimento.

IVECO

CAMINHÕES VW REFORÇAM TRADIÇÃO NO CORPO DE BOMBEIROS E GANHA LICITAÇÃO DE 45 UNIDADES

A Volkswagen Caminhões e Ônibus dá mais um importante passo no apoio às operações de salvamento e resgate no Brasil, ganhando licitação para fornecer 45 novos caminhões ao Corpo de Bombeiros. A frota contempla diferentes regiões do país e foi fornecida em parceria com duas concessionárias da marca: a Dibracam, em São Paulo, e a RF Caminhões, em Santa Catarina.

Para o Corpo de Bombeiros de São Paulo, foram entregues 5 unidades do VW Delivery 4x4 e 10 unidades do VW Constellation 18.320, com apoio da Dibracam. Já o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina recebeu 30 unidades do VW Constellation 18.260 4x2 com transmissão automática, por meio da RF Caminhões. Todos os veículos foram configurados sob medida para atender às exigências operacionais da corporação, com foco em desempenho, robustez e segurança.

Um dos diferenciais dos caminhões Volkswagen para esse tipo de aplicação está na potência do motor, que garante desempenho superior em situações de emergência. Os veículos são capazes de bombear até 4.730 litros de água por minuto, com alcance de até 45 metros, um atributo essencial para o combate a incêndios, especialmente em áreas de difícil acesso.

“A parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus com os Corpos de Bombeiros de todo o Brasil é motivo de grande orgulho para nós. Há mais de uma década, desenvolvemos soluções sob medida que atendem com excelência às demandas específicas dessas operações. Essa nova entrega reforça a confiabilidade e versatilidade dos nossos produtos”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Tradição de sucesso

Desde 2014, a Volkswagen Caminhões e Ônibus mantém uma trajetória sólida de fornecimento de veículos especialmente desenvolvidos para o Corpo de Bombeiros, com destaque para o estado de São Paulo, que já conta com uma frota robusta da marca. Os veículos também são amplamente utilizados em outros estados do Brasil, incluindo operações em áreas florestais, demonstrando a flexibilidade de aplicação e a engenharia de ponta dos caminhões VW.

Entre os modelos mais emblemáticos dessa parceria está a família VW Constellation, reconhecida por sua confiabilidade, força e desempenho. O modelo VW 18.260 4x2 com transmissão automática, por exemplo, tem sido a escolha ideal para as operações de resgate, com adaptações específicas que garantem ainda mais eficiência nas missões.

Com essa nova entrega, a Volkswagen Caminhões e Ônibus reafirma seu compromisso com a segurança pública e sua capacidade de desenvolver soluções robustas e customizadas para os desafios mais exigentes do setor.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

BUS 10-190 FORTALECE PRESENÇA DA IVECO BUS NO SETOR PETROLÍFERO NA ARGENTINA

Chassi foi escolhido pela Transportes Rincón para continuar garantindo serviço confiável e de qualidade no transporte fretado, na região da bacia de Neuquén, na Patagônia argentina

A IVECO BUS realizou uma nova entrega de 20 unidades do BUS 10-190 para a Transportes Rincón, empresa sediada em Neuquén, capital da Patagônia argentina. No segmento de fretamento, a companhia se destaca pela forte atuação no setor petrolífero, além de mineração, conectando pontos estratégicos da bacia de Neuquén e do sul de Mendoza. A operação reafirma a confiança do operador na robustez e confiabilidade dos produtos IVECO BUS.

Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, destaca: “Cada nova escolha por nossos produtos reafirma que estamos no caminho certo para o desenvolvimento e expansão da IVECO BUS na região. Desde o início de nossa atuação no mercado, trabalhamos para oferecer soluções sob medida que atendam às necessidades específicas de cada segmento, como fazemos hoje com o setor de energia”, afirma Querichelli.

Fernando Quadrelli, gerente Comercial e de Marketing da IVECO BUS na Argentina, aponta que a presença no setor petrolífero é um pilar fundamental da estratégia da IVECO BUS no país portenho. “Esse segmento exige soluções de transporte robustas, seguras e eficientes, e temos orgulho de apoiar seu crescimento com produtos à altura desses desafios. Continuar fortalecendo essa presença faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento produtivo do país e nos orgulha estar correspondendo a essa expectativa”, afirma Quadrelli.

As unidades do BUS 10-190 já estão em operação, prestando serviço em rotas desafiadoras que conectam pontos-chave na região, como Rincón de los Sauces, Añelo e a capital da Patagônia argentina, Neuquén. Com essa nova aquisição, a Transportes Rincón reforça sua frota no segmento de fretamento, um dos três pilares da operação da companhia, que também atua no transporte público e no turismo.

“Escolhemos a IVECO BUS pela robustez e confiabilidade de seus veículos, qualidades que consideramos fundamentais para operar em condições tão exigentes como as do nosso setor. Além disso, valorizamos especialmente o pós-venda, que nos proporciona a tranquilidade de contar com assistência e suporte permanentes,” revela Alejandro Alvarez, gerente-geral da Transportes Rincón.

Eficiência sob medida: transporte para cada necessidade

Além do BUS 10-190, a Transportes Rincón conta com uma frota diversificada da IVECO BUS, o que permite atender diversas demandas do mercado. Um dos modelos de destaque é o BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano, escolhido por várias empresas dos setores energético e minerador que priorizam soluções sustentáveis para o transporte de seus colaboradores.

Esse veículo se destaca por sua motorização limpa, que permite reduzir significativamente as emissões e ruídos. Graças à tecnologia a gás, oferece um custo operacional inferior ao dos modelos a diesel, tornando-se uma opção eficiente e ambientalmente responsável. A unidade é especialmente utilizada em serviços contratados que exigem percursos médios em ambientes exigentes, mantendo altos padrões de segurança e conforto.

Outra solução inovadora da Transportes Rincón é o Serviço Operacional Executivo (SOE), pensado especialmente para trabalhadores do setor petrolífero e que busca oferecer o máximo conforto e segurança em rotas complexas. Os ônibus IVECO BUS do serviço contam com poltronas executivas amplas e reclináveis, cintos de segurança de três pontos e bagageiros espaçosos, atendendo aos padrões exigidos pelas principais empresas do setor.

IVECO BUS: presença em diversos segmentos na América Latina

Com soluções que combinam eficiência, sustentabilidade e robustez, a IVECO BUS continua fortalecendo sua presença em diversos segmentos de mercado na América Latina. Parcerias como a celebrada com a Transportes Rincón reafirmam nosso caminho de confiança, apoiando os clientes como uma verdadeira parceira e consultora, junto à Rede de Concessionários, fornecendo uma solução completa, que considera sempre o melhor Custo Total de Propriedade (TCO).

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

VENTURE AWARDS 2025 CELEBRA A PARCERIA DE STARTUPS COM A STELLANTIS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Estande interativo no MOVE 2025 em Londres (18 a 19 de junho), apresentará inovações premiadas de startups, IA e soluções de mobilidade acessível

A Stellantis N.V. reconheceu seis startups parceiras e duas startups apoiadas pelo fundo de capital de risco Stellantis Ventures com a quarta edição do Venture Awards. A premiação destaca inovações arrojadas e colaborações de alto impacto que estão moldando o futuro da mobilidade e gerando valor significativo para os clientes.

“As startups nos ajudam a avançar com mais rapidez e eficiência no desenvolvimento de tecnologias que melhoram a vida das pessoas”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Temos orgulho de trabalhar com equipes tão inovadoras enquanto desenvolvemos produtos e serviços que realmente fazem a diferença para nossos clientes.”

O Venture Awards 2025 reconhece as empresas selecionadas por sua capacidade de inovação, resultados concretos e potencial de expansão em diferentes marcas e plataformas da Stellantis. As premiadas foram organizadas em três áreas estratégicas de atuação:

CARE

NetZero (França) – Atua em regiões tropicais com foco na ampliação da produção de biochar, uma solução que remove carbono da atmosfera ao combinar recursos naturais e tecnologia.  O biochar também oferece diversos benefícios complementares, especialmente na agricultura, ao melhorar a qualidade do solo, aumentar a produtividade e reduzir a necessidade de fertilizantes sintéticos.

Trashin (Brasil) – Especializada em gestão sustentável de resíduos, economia circular e logística reversa, a Trashin potencializa oportunidades para remanufatura e reciclagem de materiais descartados.

TECH

Ample (Estados Unidos) – Desenvolveu um sistema modular de troca de baterias drop-in, que permite recargas completas em menos de cinco minutos, oferecendo uma solução de energia rápida, prática e econômica. A solução modular da Ample já está em operação em Madri, atendendo a frota de compartilhamento de veículos, como o Fiat 500e na Free2move.

Hive Power (Suíça) – A Stellantis testou a plataforma de otimização FLEXO da Hive Power, que agrega veículos elétricos (EVs) para aplicações de usinas de energia virtuais (VPP) e V2X (vehicle-to-everything). Essa poderosa combinação cria oportunidades de receita para as frotas corporativas.

HMDrive (Itália) – Redefine a experiência de condução com o uso de realidade aumentada. Seus algoritmos de rastreamento patenteados, aliados a óculos AR transparentes, tornam a direção mais eficaz, imersiva e segura, independente do veículo ou do perfil do motorista.

VALUE

Dexory (Reino Unido) – Utiliza robótica autônoma e a plataforma baseada em IA da Dexory para criar um gêmeo digital em tempo real das operações logísticas. A tecnologia permite rastreamento em tempo real, detecção de anomalias e geração de insights que otimizam o uso do espaço, reduzem o trabalho manual e aumentam a precisão nas cadeias globais de suprimentos.

Cloud Ace (Japão) – Provedor global de serviços gerenciados (MSP). a Cloud Ace impulsiona a transformação digital para empresas em todo o mundo, explorando o poder e a flexibilidade das plataformas em nuvem.

GOMECANO (França) – Oferece um serviço móvel de reparo sob demanda. Mecânicos certificados e confiáveis são enviados até o cliente, reduzindo o tempo de inatividade e maximizando a conveniência.

Outros finalistas do Venture Awards 2025 incluem: Adagos, Aive, Blip, Carester, Entroview, Exatom, Geeglee, Gideon, Modelway, Monolith, MotorK, nFlux, Ohoskin, PRISM Eval, Scortex, Selfinspection, Tetmet, Tractian.

A Stellantis colabora com startups de duas formas principais:

Como parceira: A Stellantis promove a inovação implementando em larga escala soluções desenvolvidas por startups. Nos últimos quatro anos, mais de 250 contratos de parceria foram firmados.

Como investidora: O fundo Stellantis Ventures, primeiro fundo de corporativo de capital de risco da companhia, foi criado com um investimento inicial de € 300 milhões. E tem como foco startups em estágios inicial e avançados que desenvolvem tecnologias inovadoras para os setores automotivo e de mobilidade, com o objetivo de gerar valor tanto para os clientes quanto para a sociedade.

A Stellantis Ventures estará presente no MOVE 2025, o principal evento de tecnologia para mobilidade do mundo, que acontecerá de 18 a 19 de junho no ExCeL, em Londres. No estande serão apresentadas soluções inovadoras de startups nas áreas de inteligência artificial (IA), tecnologia de baterias e mobilidade inclusiva, além de veículos e tecnologias inovadoras das marcas Stellantis, Citroën e FIAT.

Stellantis

segunda-feira, 16 de junho de 2025

EM SÃO LUÍS (MA), AUTOVIÁRIA MATOS RECEBE 20 APACHE VIP CAIO ADQUIRIDOS PELA TRANSPREMIUM.

A Caio, encarroçadora líder nacional de ônibus urbanos, produziu 20 unidades do modelo Apache Vip para incorporar à frota da Autoviária Matos, operadora que teve metade de suas atividades adquiridas, recentemente, pela Transpremium, empresa sediada na Grande Ilha de São Luís.

Os veículos serão operados no sistema de transporte coletivo de São Luís (MA). 

Nas cores amarela e preta, os ônibus foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 com motorização Euro VI, adotada no país para a redução da emissão de poluentes. 

Com 12,5 metros de comprimento, o modelo comporta 82 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 41 em pé, um cobrador e um motorista.

Entre os itens de acessibilidade, conforto térmico e tecnologia embarcados, se destacam o elevador para pessoas com mobilidade reduzida, ar-condicionado e tomadas USB nas laterais, além de pontos para instalação de câmeras internas.

Grupo Caio

CORTECO CHEGA AO CAMPO COM RETENTORES PARA O SEGMENTO AGRÍCOLA

O portfólio da empresa contempla mais de 40 itens para tratores e colheitadeiras de diversas marcas

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, posiciona-se à frente no mercado com seu recém-lançado portfólio para a Linha Agro. A partir de agora, profissionais do segmento agrícola têm acesso aos retentores desenvolvidos com tecnologia alemã, para uma vasta gama de colheitadeiras e tratores, de várias marcas, como John Deere, New Holland, Massey Ferguson, Case IH e Valtra.

Confira os códigos de cada produto:

Código 

Aplicação

Descrição

10034AGRO

New Holland

BAUD3SL

45,0x75,0x10,0

902

10233AGRO

John Deere

BF 46,0X65,0X21,0

106200

13632AGRO

Valtra / Caterpillar

RWDR-KASSETTE

140,0X170,0X14,5

106200

11518AGRO

New Holland

B1U4SL

50,0X80,0X10,0

902

15662AGRO

John Deere

RWDR-KASSETTE

155,0X195,0X16,5

106200

“Para a Corteco, a nova Linha Agro representa o compromisso com o mercado, respondendo à crescente demanda por componentes de alta performance para o segmento agrícola. Ao disponibilizar retentores para as principais marcas de tratores e colheitadeiras, com a mesma qualidade e tecnologia dos produtos originais, permitimos ao produtor rural acesso à durabilidade e à confiabilidade para manter as operações sempre ativas”, analisa Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Atualmente, a Linha Agro é composta por mais de 40 itens de retentores. No entanto, a Corteco permanece estudando o segmento agrícola para entender as principais necessidades e planejar um incremento do portfólio agrícola.

Para mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site https://.corteco.com.br, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para mais informações clique aqui

Corteco
Essência Comunicação

VOLVO PENTA LANÇA NO BRASIL MOTOR VERSÁTIL A BIOGÁS, BIOMETANO E GNV, PARA GERAÇÃO DE ENERGIA

A Volvo Penta está lançando no Brasil o G13, seu primeiro motor movido a biogás, biometano ou GNV (Gás Natural Veicular), para geradores elétricos de alta performance. É a alternativa ideal para propriedades rurais que produzem seu próprio biogás por meio da decomposição de material orgânico, um insumo gratuito dentro da própria cadeia produtiva. Apresentado em primeira mão na Agrishow 2025, mais de 30 unidades já foram comercializadas antes mesmo do lançamento oficial.

O novo produto fomenta um modelo de negócio que transforma um passivo ambiental em um insumo valioso para empresas e produtores rurais. “Além disso, contribui para expandir a produção e o uso de energia renovável e limpa. É uma solução que diminui em quase 100% a emissão de materiais particulados e cerca de 30% do óxido de nitrogênio”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta América do Sul.

Gabriel Barsalini

Uso severo

O G13 é um avançado motor de 13 litros concebido para uso severo, com potências de até 400 hp. Tem aplicação prioritária em fazendas, granjas, indústrias alimentícias, usinas de açúcar, destilarias de álcool e frigoríficos. Com alta capacidade de aceitação de carga, robusto e hiperdimensionado, o motor tem todas as partes internas em aço, projetadas para maior durabilidade mesmo em operações intensivas. “Tudo neste produto foi pensado para garantir desempenho e estabilidade na geração de energia, sempre de olho no meio ambiente e nos custos de operação”, assegura Felipe Lopes, diretor de motores industriais da Volvo Penta América do Sul. “É também de fácil manutenção, porque utiliza componentes e filtros já conhecidos de outros motores Volvo Penta”, ressalta.

Felipe Lopes

Opção por tecnologias

Os engenheiros da marca desenvolveram uma configuração na qual o cliente tem à disposição duas tecnologias diferentes para o gerenciamento e injeção de gás, dependendo de suas necessidades de aplicação, perfil de desempenho e perspectiva de investimento. Assim, durante a negociação e o processo de especificação técnica, o comprador pode optar pelos sistemas Motortech ou Woodward, duas fabricantes de renome mundial, líderes em soluções de energia a gás, que têm parceria global com a Volvo Penta.

“Existe uma necessidade crescente por motores movidos a combustíveis renováveis e com menos emissões de poluentes, mas que também tenham alta tecnologia, grande performance e custos adequados”, explica Lopes. O mercado está atento a este tipo de produto justamente pela possibilidade de usar um combustível ambientalmente correto, com a vantagem de baixar os custos operacionais. Cálculos indicam que, se comparado com o diesel na formulação atual, o custo de operar motores industriais com GNV pode ser 22% menor. Se a comparação for com o biogás, o custo pode ser até quase 100% inferior, uma vez que esse combustível é obtido através da utilização de material orgânico gratuito dentro das propriedades rurais. “É um ciclo virtuoso”, destaca Lopes.

A produção de bioenergia é feita por meio do aproveitamento de material orgânico, dejetos de aves, bovinos ou suínos, chorume do lixo, resíduos da indústria alimentícia, de celulose e de álcool e açúcar, além de sobras de unidades fabris petroquímicas e de exploração de gás – estas duas últimas no caso de gás natural. O material é processado num biodigestor, um equipamento que decompõe e transforma os resíduos orgânicos em biogás. Já o biometano é um produto mais límpido e genuíno, purificado do biogás, e pode inclusive ser colocado na rede de gás natural.

Feito no Brasil

O novo motor G13 é fabricado no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR), onde também são produzidos os propulsores dos caminhões e ônibus da marca. O G13 poderá ser exportado para todos os mercados da América do Sul, região onde a demanda por motores a gás está em expansão.

A Volvo Penta é líder mundial em motores de uso marítimo e industrial. Presente em mais de 130 países, em 2024 entregou mais de 35 mil unidades em todo o mundo. No Brasil, além do novo motor a gás, oferece ampla gama diesel de 18 a 1.000 hp, para aplicações em embarcações, implementos agrícolas, geradores de energia etc. 

Visite o site https://www.volvopenta.com/pt-br/ ou @volvopentabr_ind e saiba mais.

Grupo Volvo América Latina

IVECO BUS LIDERA DEBATES SOBRE FUTURO ELÉTRICO NO UITP EM HAMBURGO

Pioneira em mobilidade verde há mais de 25 anos, marca apresenta em Hamburgo, na Alemanha, abordagem abrangente para apoiar todos os projetos de eletrificação, reafirmando expertise e liderança na condução dos operadores de transporte rumo a um futuro zero emissão

A IVECO BUS expõe no congresso da Associação Internacional de Transporte Público (UITP), em Hamburgo, na Alemanha, de 15 a 18 de junho, com um estande de 400 m² (Pavilhão A4) que reflete a abordagem abrangente da marca para apoiar a transição elétrica dos operadores de transporte. O estande apresenta o E-WAY, ônibus elétrico de 12 metros movido a bateria, junto com áreas dedicadas à tecnologia e serviços especializados.

Segundo maior player europeu em mobilidade urbana elétrica, com 14,2% dos emplacamentos na Europa em 2024, a IVECO BUS oferece um ecossistema completo para apoiar todos os projetos de eletrificação, independentemente da escala. Desde o fornecimento do veículo até a infraestrutura, serviços e treinamentos, a oferta personalizada da IVECO BUS garante cada etapa rumo à zero emissão.

E-WAY: projetado para as missões mais exigentes

Em Hamburgo, a linha urbana elétrica da fabricante é representada por um ônibus de 12 metros na versão BRT, com capacidade de 416 kWh. Pode transportar até 95 passageiros, incluindo 24 sentados. Um sistema de câmeras substitui os espelhos retrovisores tradicionais.

Completa e flexível, a linha E-WAY oferece quatro comprimentos (9,5m, 10,7m, 12m e 18m) e versões BRT chamadas LINIUM para os modelos de 12 e 18 metros, atendendo perfeitamente as necessidades da mobilidade urbana zero emissão.

A linha E-WAY é equipada com 5 a 9 pacotes de baterias NMC, cada um com capacidade de 69,3 kWh. Essa tecnologia proporciona mais energia a bordo e excelente densidade energética (180 Wh/kg), atendendo aos requisitos mais exigentes dos operadores em termos de autonomia diária e capacidade de passageiros. A capacidade estendida da bateria oferece até 400 km de autonomia, dependendo das condições de operação. O motor elétrico SIEMENS Elfa III fornece potência máxima de 310 kW para os modelos de 9 a 12 metros e 375 kW para a versão articulada.

Serviços especializados sob medida

Para a IVECO BUS, oferecer um ecossistema completo é essencial para implantar uma mobilidade elétrica perfeitamente adaptada. Além do fornecimento do veículo, a fabricante oferece soluções prontas para uso que incluem uma gama completa de serviços, desde consultoria para implantação da frota (Energy Mobility Solutions) até ferramentas de gestão digital (IVECO ON).

IVECO BUS

IVECO BUS é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) líder global em veículos comerciais e especiais, powertrain e serviços financeiros, listada na Borsa Italiana em Milão. A IVECO BUS projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos para todas as missões: urbanos, intermunicipais, transporte escolar, rodoviário e turismo.

Com presença mundial e uma posição de liderança na Europa em transporte público sustentável, a IVECO BUS apoia operadores de transporte privado e autoridades de transporte público em sua transição energética, com uma abordagem neutra que inclui todas as tecnologias energéticas: biocombustíveis, biometano, elétrico a bateria e células a combustível.

Com uma extensa rede de serviços, a IVECO BUS garante assistência global sempre que um veículo Iveco Bus estiver em operação.

Uma ampla gama de serviços conectados IVECO ON, desenvolvidos para otimizar a operação e manutenção de frotas de veículos movidos por todas as energias, completa a oferta abrangente IVECO BUS.

A companhia emprega mais de 5.500 pessoas e opera sete plantas de manufatura na Europa e na América Latina: Annonay e Rorthais na França, Vysoké Myto na República Tcheca, Brescia e Foggia na Itália, Sete Lagoas no Brasil e Córdoba na Argentina. Para mais informações sobre a IVECO BUS, clique aqui e visite o site

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

domingo, 15 de junho de 2025

COPA TRUCK: WELLINGTON CIRINO QUEBRA JEJUM E VENCE EM TARUMÃ

Resultados na pista gaúcha deixam piloto entre os primeiros do campeonato

Wellington Cirino venceu em Tarumã. Foto: Rafa Catelan/Usual Racing/Divulgação

Depois de um ano e três meses, Wellington Cirino voltou a vencer uma corrida na Copa Truck. O paranaense venceu a corrida 2 da quarta etapa, disputada neste domingo (15), no Autódromo de Tarumã. A última vitória tinha ocorrido em Campo Grande (MS), no dia 15 de março, na abertura da temporada passada. Além da vitória, Cirino também somou pontos importantes com a sexta colocação na corrida 1.

“Muito especial vencer em Tarumã. Estava precisando muito deste resultado. Estamos trabalhando muito no caminhão, que é bem diferente dos anos anteriores. A Iveco e a equipe estão trabalhando bastante para me darem um excelente equipamento”, comentou o paranaense que tem patrocínio da Iveco, Cresol, Usual Brinquedos, Librelato, Cirino Sabadin, FPT, Nexpro e Meritor.

Foto: Rafa Catelan/Usual Racing/Divulgação

A vitória de Wellington Cirino foi construída logo nas primeiras voltas. Ele largou da terceira posição, mas logo na primeira volta tratou de fazer as ultrapassagens que precisava para assumir a ponta e construir uma boa vantagem sobre o segundo colocado. Porém, na volta 5, aconteceu a intervenção do safety-car, deixando os concorrentes bastante próximos. Na relargada, Cirino não deu chances para quem estava atrás elevou o caminhão a frente até a volta 8, quando um acidente ocasionou o fim da prova em bandeira vermelha.

“Para o campeonato foi muito importante os pontos somados. Agora, é focar para a etapa que será disputada em Cascavel, outra pista rápida e exigente, mas que gosto muito”, concluiu.

JR Assessoria de Imprensa 
assessoria@osiresjr.com.br

sexta-feira, 13 de junho de 2025

REDE VIGORITO INVESTE R$ 50 MILHÕES E APOSTA EM ENERGIA SOLAR E DIGITALIZAÇÃO PARA CRESCER NO INTERIOR DE SÃO PAULO

A empresa prevê um crescimento de 10% a 20% no faturamento em 2025, sobre os R$ 1,54 bilhão registrados no ano passado

O Grupo Vigorito, uma das redes automotivas mais tradicionais do estado de São Paulo, planeja investir R$ 50 milhões até 2029 em modernização das unidades, digitalização dos serviços e autogeração de energia solar.

O plano acompanha a consolidação da operação multimarcas após a incorporação da rede Vecol, em 2023. Fundada em 1925, a Vigorito completa 100 anos neste ano com 26 unidades operacionais e atuação com as bandeiras Chevrolet, Volkswagen, Nissan e KIA. A empresa prevê um crescimento de 10% a 20% no faturamento em 2025, sobre os R$ 1,54 bilhão registrados no ano passado.

Parte dos investimentos será destinada à implantação de usinas solares em cidades da Grande São Paulo e do interior. A companhia participa do projeto Emissão Zero, da Volkswagen, e quer ampliar sua presença no segmento de híbridos e elétricos. A meta é reduzir custos operacionais com energia e, futuramente, comercializar o excedente no mercado livre. No varejo, a empresa aposta na diversificação de canais e serviços para sustentar a expansão.

Entre as frentes em curso estão o fortalecimento de plataformas digitais de pré-venda e relacionamento, a estruturação de planos de assinatura e consórcios, e a criação de salas exclusivas para atendimento a empresas, pessoas com deficiência (PCD) e usuários de veículos blindados. A expansão da rede ocorre num momento em que o setor automotivo tenta se estabilizar.

De janeiro a abril, a produção de veículos leves subiu 6,7% no país, segundo a Anfavea. Já as vendas diretas — destinadas a empresas, locadoras e públicos com isenção fiscal — cresceram 12,4% no trimestre, representando quase metade dos emplacamentos.

Segundo Hermes Schincariol Júnior, diretor-superintendente do grupo, a estratégia da Vigorito combina a valorização do atendimento físico com a integração de processos digitais. “O consumidor busca comodidade e previsibilidade. Nossa estrutura precisa responder com agilidade e eficiência, seja na loja ou no ambiente digital.”

A empresa é administrada pela mesma família fundadora desde 1925 e, a partir dos anos 2000, passou a adotar práticas de governança e a fortalecer o conselho administrativo.

A gestão vem sendo profissionalizada com a ampliação do corpo executivo e estruturação da sucessão entre gerações. Estão em estudo novos pontos no interior de São Paulo, com base em indicadores de consumo e perfil de mobilidade local.

Vigorito
Novo Selo Comunicação

AUTODATA, TOYOTA E VWCO LEVAM PRÊMIO AEA ESG 2025

e/d: Soraia Pedrozo (Autodata), Sergio Amaral (VWCO) e Paulo Gomes (Toyota), vencedores do Prêmio AEA ESG 2025

Os trabalhos intitulados “Redução de emissões de carbono e de consumo de energia elétrica em set up, utilizando plástico drop in em tanques de veículos comerciais” (da VWCO, Bepo e Universidade Estácio de Sá), “Toyota do Brasil - Reimaginando o Futuro Sustentável” (da Toyota, Borkar, Orquestra de Sucata e Uniarte) e “Brasil possui 62 projetos de hidrogênio verde em aportes de US$ 70 bilhões” (Agência Autodata), foram os grandes vencedores do Prêmio AEA ESG 2025, respectivamente nas categorias Inovação Tecnológica e Ambiental, Social e Governança, e Jornalística, cujo evento de premiação aconteceu nesta quinta-feira (12) no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo.

O paper da VWCO, Bepo e Universidade Estácio de Sá foi conduzido por Aline Miguez Figueiredo, Caio Marcello Felbinger Azevedo Cossu, Eliezer Schmallfuss Beier, Paulo Rogério Martins, Sergio Roberto Amaral e Thiago de Miranda Nogueira; enquanto o trabalho da Toyota/Borkar/Orquestra da Sucata/Uniarte teve a participação de Marcos Vinícius Maceno, Paulo Henrique Gomes, Ramatis Radis, Jozene Noal e de Judite Fernanda Simionato. A reportagem da Agência Autodata é de autoria da jornalista Soraia Abreu Pedrozo.

Também foram destaques, entre mais de sessenta trabalhos inscritos, as menções honrosas para “Gestão dos recursos hídricos no processo de usinagem de blocos de alumínio”, dos autores Eduardo Bacci, Emerson Batagini e Vinicius Ragazzi (Robert Bosch), e "Gêmeo digital de emissões sonda de perfuração - otimização de consumo de combustível e redução nas emissões”, de André Barbosa Medeiros, Cristiano André Christmann Zank, Douglas José Rosa, Eduardo Aoun Tannuri, Eduardo Lorenzetti Pellini e José Ricardo Brígido de Moura, da Constellation, Escola Politécnica da USP e Petrobras, na categoria Inovação Tecnológica e Ambiental.

Em Social e Governança, as menções honrosas para os trabalhos “Programa Autonomia e Renda Petrobras”, de Adriana Maria Ferreira Martins, Andressa Regina de Quadros, Anna Carolina Brandao Haydt de Souza, Edilaine Helena de Andrade Silva, Lays Gomes do Nascimento e Marcela Souza Levigard, da Petrobras, e "Salas Transpetro de Amamentação”, de Flavio Godinho, Keurrie Cipriano, Lilian Rossetto de Carvalho e Marcele Pires da Silva (da Transpetro).

As menções honrosas da categoria Jornalística, por sua vez, foram para as reportagens: “Motores elétricos evoluirão em 8 anos o que os a combustão levaram décadas”, de Leonardo Henrique Felix (revista Auto Esporte) e “O que acontece com os carros elétricos quando a bateria acaba?”, de Isadora Lima Carvalho, da revista Quatro Rodas.

A edição 2025 do Prêmio AEA ESG foi coordenada por Mário Reis (Mercedes-Benz) e a banca de jurados foi composta por Alessandra Prando (Adient), Alexandre Xavier (IQA), Ana Paula Grether, Especialista em ESG, Anderson Suzuki (AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), Antonio Calcagnotto (AEA), Catherine Magalhães (ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Claudia Andreatini (UNIP – Universidade Paulista), Gábor Deák (SINDIPEÇAS – Sindicato Nacional das Indústrias de Componentes para Veículos Automotores), Glauco Lucena (ANFAVEA), Helena Coelho (SINDIPEÇAS), Koichiro Matsuo (Textofinal), Luciana Giles (AEA), Maria Fernanda Pelizzon Garcia (CETESB – Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), Marlon Arraes (MME – Ministério de Minas e Energia), Petrina Santos (Volkswagen Financial Services), Prof. Bernardo Gomes (CEFET-RJ), Prof. Dr. Marcelo Massarani (POLI USP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), Renato Romio (IMT), Roberta Teixeira (AEA), Rogério Gonçalves (AEA) e Viviane Mansi (DIAGEO).

Prêmio AEA ESG

O Prêmio AEA ESG, evolução do tradicional Prêmio AEA de Meio Ambiente, visa dar destaque às empresas, às universidades e aos institutos de pesquisa que buscam melhorar seus processos, produtos e serviços, com vista à proteção do Meio Ambiente, e reconhecer suas iniciativas sociais e suas práticas de governança. O Prêmio AEA ESG também visa reconhecer os trabalhos jornalísticos relacionados a qualquer um dos pilares da temática, essenciais para a disseminação da informação e que contribuem muito trazendo à tona todas essas questões, cada dia mais relevantes para a sociedade.

Cada vez mais presente no vocabulário contemporâneo do mundo corporativo, o termo ESG (Environmental, Social and Governance) foi criado em 2004 no relatório “Who Cares Wins – Connecting Financial Markets to a Changing World”, publicado pela ONU e pelo Swiss Federal Department of Foreign Affairs, em resposta à provocação que o então secretário geral da ONU, Kofi Annan, fez aos CEOs de instituições financeiras, na qual questionava como integrar as questões de Meio Ambiente, Social e de Governança no mercado de capital e nas instituições globais de investimentos.

Os pilares do ESG têm-se tornado cada vez mais relevantes no dia a dia das empresas e instituições no mundo inteiro, independente do ramo em que atuam. Entretanto, para que esse conceito se converta de fato em desenvolvimento sustentável da sociedade, as iniciativas de ESG têm de ser implementadas na prática, ou seja, não podem ficar limitadas apenas ao discurso ou a estratégias de marketing, o que é conhecido atualmente como “greenwashing, socialwashing e governance washing.

Neste contexto, merecem reconhecimento as ações efetivas que visam a proteção ao meio ambiente, como o uso consciente dos recursos naturais, a redução da poluição e o combate às mudanças climáticas; iniciativas com foco na diversidade e inclusão, e as que geram impacto social positivo, visando a melhoria da saúde e bem-estar no intra e extramuros, a redução das desigualdades, a defesa dos direitos humanos, assim como as práticas de governança em prol da ética, da transparência e do combate à corrupção, entre outras.

AEA

Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.

Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, acesse o site.

AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva
Textofinal de Comunicação Integrada

quinta-feira, 12 de junho de 2025

GUIADA PELO CLIENTE, MOVIDA PELA INOVAÇÃO: COMO A GENERAL MOTORS ESTÁ MOLDANDO A MOBILIDADE DO FUTURO

Escala global e investimentos estratégicos aceleram a entrega de novas tecnologias para os clientes em todo o mundo. Direção assistida, baterias de nova geração, inteligência artificial e veículos definidos por software estão moldando hoje os carros do amanhã

Engenheiro da General Motors no Laboratório de Software localizado no Centro Tecnológico de Warren, Michigan.

As novas necessidades dos consumidores estão no centro da transformação que a General Motors conduz em escala global. A companhia está investindo em soluções que tornam seus veículos mais seguros, inteligentes e sustentáveis - e que colocam o cliente como protagonista da próxima era da mobilidade.

Como parte dessa transformação, a GM adota uma estratégia baseada em quatro pilares: eletrificação, conectividade, IA e veículos definidos por software. Com foco em ampliar o acesso a tecnologias avançadas, a empresa aposta em sistemas de propulsão mais eficientes, experiências digitais inovadoras e soluções que atendem à crescente demanda por veículos elétricos. Tudo isso com o objetivo de construir uma mobilidade mais limpa, segura e inteligente para todos.

“Na GM, tudo começa com os nossos clientes. Oferecemos opções em todo o nosso portfólio de veículos a combustão com design primoroso e na mais ampla linha de veículos elétricos do mercado”, afirma Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de Mercados Globais da General Motors.

Estamos desenvolvendo tecnologias de ponta para assistência ao condutor e direção semiautônoma com o propósito de reduzir falhas humanas, salvar vidas e ampliar o acesso à mobilidade inteligente.

Expansão elétrica em ritmo acelerado

A Cadillac lidera a ofensiva elétrica global da GM, com os luxuosos modelos OPTIQ, VISTIQ e LYRIQ sendo lançados em diferentes regiões, enquanto os sofisticados LYRIQ-V, Escalade IQ e CELESTIQ ainda estão sendo apresentados em determinados mercados.

A Chevrolet fortalece sua posição no segmento com EVs estratégicos como Blazer, Equinox e Silverado, tornando-se hoje a segunda marca que mais vende veículos elétricos nos Estados Unidos.

A eletrificação também chegou à sua lenda das pistas: o Corvette E-Ray é o primeiro modelo eletrificado da história do esportivo, unindo um potente motor V8 ao sistema de tração elétrica dianteira para entregar aceleração instantânea e tração nas quatro rodas. 

Chevrolet Corvette E-Ray

Combinando tradição e inovação, o E-Ray demonstra como a eletrificação pode ampliar os limites da performance sem comprometer a essência da condução esportiva.

Na GMC, o destaque é para a imponente e tecnológica linha HUMMER EV, que inclui SUV e picape com desempenho off-road extremo, além da inovadora Sierra EV, que redefine os limites do que um veículo elétrico utilitário pode oferecer, também com autonomia elevada.

GMC HUMMER EV 3X SUV

A linha HUMMER EV, por sua vez, passa a contar com o modo King Crab, uma funcionalidade avançada de esterçamento traseiro que aprimora a capacidade de manobra em trilhas e terrenos extremos.

Esses modelos já contam com a tecnologia Vehicle-to-Home (V2H), que permite ao carro fornecer energia para uma residência durante apagões ou picos de consumo por meio de um carregador bidirecional exclusivo.

Tecnologia de ponta para uma mobilidade mais acessível

Para ampliar o acesso global à mobilidade elétrica, a GM acelera o desenvolvimento de soluções avançadas: células prismáticas de bateria com alto teor de manganês (LMR), desenvolvidas em parceria com a LG Energy Solution, oferecem 33% mais densidade energética que as melhores células de fosfato de ferro-lítio (LFP), mas com custo equivalente.

A produção nos Estados Unidos começa em 2028, com foco em picapes e SUVs elétricos de grande porte.

Condução semiautônoma e conectividade de nova geração

Presente em mais de 20 modelos das marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC, o Super Cruise oferece direção sem as mãos, trocas automáticas de faixa e suporte a reboque. Até o final de 2025, o sistema deve cobrir aproximadamente 1,2 milhão de quilômetros de estradas mapeadas na América do Norte.

A GM também avança na era dos veículos definidos por software (SDVs) com sua Plataforma de Inteligência Veicular (VIP), que permite atualizações remotas, integração com casas inteligentes, conectividade V2X (veículo-para-tudo) e compatibilidade com serviços como OnStar, Google Built-in, myChevrolet e myCadillac, por exemplo.

IA impulsiona eficiência e segurança

A inteligência artificial tem papel cada vez mais central nas operações da GM. Em parceria ampliada com a NVIDIA, a empresa está integrando IA, simulações e computação de alto desempenho nos processos de desenvolvimento e fabricação de veículos.

Entre os destaques estão os gêmeos digitais das linhas de produção, que permitem otimizar operações por meio de simulações virtuais, e sistemas preditivos que identificam falhas em equipamentos com antecedência, aumentando a segurança e a eficiência.

Grande parte dessas inovações nasce no GM Technical Center, localizado em Warren (Michigan), um dos centros de engenharia e pesquisa mais avançados do mundo.

Multitecnologia e liberdade de escolha

A GM também reafirma seu compromisso com uma abordagem multitecnológica para propulsão. Além dos veículos totalmente elétricos e eletrificados, a empresa segue investindo no aperfeiçoamento de motores a combustão de alto desempenho, como o novo V8 atualmente em desenvolvimento para aplicações específicas.

A estratégia reconhece que a transição para a mobilidade sustentável deve ser guiada pela ciência, pela viabilidade econômica e, sobretudo, pela liberdade de escolha do consumidor.

Chevrolet
General Motors América do Sul

IVECO EMBALADA NA COPA TRUCK RUMO À TARUMÃ APÓS SHOW DE PERFORMANCE EM INTERLAGOS

Com vitórias e múltiplos pódios em São Paulo, montadora chega com força total para a 4ª etapa no Rio Grande do Sul

IVECO Copa Truck. Foto: Duda Bairros.

Depois de um ótimo desempenho no Autódromo de Interlagos, a IVECO se prepara para encarar a 4ª etapa da Copa Truck 2025 com confiança e perspectivas positivas. No dia 15 de junho, os pesados IVECO S-Way estarão em ação no autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), uma das pistas mais tradicionais e desafiadoras do país.

A etapa anterior, realizada em São Paulo, foi histórica para a marca. A IVECO conquistou cinco pódios, garantiu a pole position e venceu as duas corridas do domingo, com destaque para Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports. O piloto dominou a primeira prova de ponta a ponta e brilhou na segunda, reforçando o excelente desempenho dos caminhões da montadora.

“Interlagos mostrou o quanto evoluímos em performance e consistência. Nossos pilotos estão em sintonia com o caminhão, e o S-Way tem provado sua competitividade a cada etapa. Em Tarumã, vamos manter esse ritmo e buscar mais vitórias”, afirma Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO.

A expectativa para Tarumã é alta. A montadora será representada por sete caminhões IVECO S-Way:

  • Categoria Super Truck Pro: Danilo Dirani (#28) e Wellington Cirino (#6), da IVECO Usual Racing, e Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports.
  • Categoria Elite: Djalma Pivetta (#21), da IVECO Usual Racing, e Márcio Giordano (#126) e Diogo Moscato (#54), da Scuderia Chiarelli.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO integram o time da temporada 2025 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, série especial de 50 anos da IVECO no mundo, que estará presente no grid de largada.

Calendário Copa Truck 2025

4ª Etapa
15/06 – Tarumã/RS
5ª Etapa
13/07 - Cascavel/PR
6ª Etapa
24/08 – Santa Cruz do Sul/RS
7ª Etapa
21/09 - Curvelo/MG
8ª Etapa
19/10 - Londrina/PR
9ª Etapa
7/12 - Interlagos/SP

IVECO