terça-feira, 10 de junho de 2025

VWCO SUPERA OS 3 MILHÕES DE QUILÔMETROS EM TESTES COM MODELOS ELÉTRICOS

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira no desenvolvimento e produção de caminhões e ônibus elétricos na América Latina, celebra uma nova conquista: seus veículos elétricos já somam o equivalente a 3 milhões de quilômetros rodados em testes. E esse marco simboliza o empenho da marca com processos robustos e inovadores que asseguram a máxima eficiência operacional para cada lançamento e em sua contínua evolução. É o caso do e-Delivery que já está em sua segunda geração. Atualmente, são mais de 50 testes específicos para veículos elétricos, refletindo o compromisso da marca com a inovação, a sustentabilidade e a excelência no desenvolvimento de soluções para o transporte.

“Temos sempre o cliente em primeiro lugar com foco em gerar cada vez mais valor para suas operações com nossas soluções de transporte. Para isso, desenvolvemos um grande expertise em eletromobilidade como pioneiros na América Latina. É nosso compromisso a qualidade e eficiência de cada veículo que sai da nossa fábrica. Para garantir que os resultados superem as expectativas dos clientes, contamos com um time multidisciplinar dedicado e parceiros especializados. Além dos testes específicos para os elétricos, são mais de 300 etapas de validação às quais submetemos nossos protótipos”, destaca Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.

Desde o lançamento do e-Delivery em 2021, a VWCO tem intensificado seus investimentos em mobilidade elétrica e ampliado seu portfólio de produtos, incrementando com a plataforma de ônibus e a segunda geração do e-Delivery. Com um centro de desenvolvimento e inteligência em e-mobility, a empresa realiza diversos testes em ambientes variados, desde vias públicas, passando por simulações em pistas especiais e testes avançados em clientes, tudo isso para garantir a robustez, a eficiência energética e a confiabilidade dos modelos elétricos nos mais diversos cenários.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus encerrou 2024 como líder em vendas de veículos de carga elétricos no Brasil. Com os modelos em operação na América Latina, a empresa já evita a emissão de mais de 15 mil toneladas de CO₂ equivalente por ano, em comparação com veículos a diesel da mesma categoria. Essa mesma experiência já está aplicada no e-Volksbus, primeiro ônibus 100% elétrico da marca. Ambos os produtos foram desenvolvidos com base em uma arquitetura modular flexível, patenteada pela VWCO, que permite rápida adaptação a diferentes plataformas e aplicações. Com esses avanços, a VWCO reafirma seu papel como protagonista na construção de um futuro mais limpo, eficiente e sustentável.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 9 de junho de 2025

DAF CAMINHÕES LEVA ROBUSTEZ E DISPONIBILIDADE PARA O SETOR AGRÍCOLA NA 19ª BAHIA FARM SHOW

A DAF Caminhões está presente na 19ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do país, que ocorre até 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA)

Durante o evento, a fabricante apresenta seus principais modelos voltados ao agronegócio: o DAF XF FTT, na versão de 530cv, e os modelos DAF CF FAT e CF FAC, ambos com 310cv.

“A Bahia Farm Show é uma feira que já faz parte da nossa história e que tem papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Estamos otimistas com a feira, que aponta para um aquecimento do setor de transporte, com safra recorde e crescimento da produção. Esse cenário reforça ainda mais a importância de estarmos próximos dos produtores, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções robustas e eficientes para a realidade do campo”, comenta Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB da agropecuária deve crescer 5% neste ano, impulsionado por uma safra recorde de grãos, estimada em 322,42 milhões de toneladas, e pela recuperação dos preços das commodities. Esse cenário deve fortalecer a participação do setor na economia nacional, com destaque para o aumento da produção primária agrícola, além do avanço da indústria de insumos e da agroindústria exportadora.

A expectativa para a 19ª edição do evento é receber mais de 100 mil visitantes, com quase 450 marcas expositoras.

Linha XF: potência e eficiência em aplicações severas

A linha DAF XF se consolidou no Brasil como referência em desempenho, robustez e versatilidade, especialmente em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias. Equipado com motor PACCAR MX-13 de 530cv e torque de até 2.600 Nm, o modelo DAF XF FTT 530 é ideal para o transporte de insumos agrícolas e outras cargas pesadas do agronegócio. A transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas proporciona trocas suaves e maior eficiência no consumo de combustível, enquanto o freio motor de três estágios, com potência de 490 cv, garante segurança nas operações. Com capacidade máxima de tração de 80 toneladas, o modelo é preparado para enfrentar os desafios logísticos do campo com alto desempenho e confiabilidade.

O caminhão exposto na feira conta com a Space Cab, cabine que possui 3.615 mm de altura, proporcionando amplo espaço interno e mais conforto para o motorista em longas jornadas. Entre os itens de série e opcionais estão a geladeira interna de 42 litros, ar-condicionado digital, faróis auxiliares integrados ao para-choque, espelho de aproximação frontal e mesa de trabalho retrátil.

Linha CF: versatilidade para diferentes rotas e cargas

A DAF também apresenta dois modelos da linha CF, desenvolvida para oferecer alto desempenho e resistência nas exigentes operações do agronegócio. Versátil e confiável, a linha é indicada tanto para o transporte de produtos agrícolas, químicos e alimentos, quanto para o escoamento da safra em médias e longas distâncias. Com versões semipesadas e pesadas, os caminhões CF se adaptam a diferentes aplicações, desde rotas regionais até terrenos mais desafiadores, oferecendo soluções eficientes para volumes a partir de 15 toneladas.

Entre os modelos em exposição, o CF FAC 310 se destaca pela cabine Space Cab de 3.708 mm, que proporciona mais espaço e conforto para o motorista, e pela flexibilidade de escolha entre transmissão ZF EcoTronic automatizada ou manual, ambas com 9 marchas à frente. O motor PACCAR PX-7 de 310 cv entrega torque de 1.200 Nm com injeção Common-Rail, e conta com freio motor de 245 cv de série. Com estrutura de chassi reforçada e suspensão projetada para aplicações severas, o modelo alcança PBT de 29.000 kg e CMT de 35.000 kg, sendo ideal para o transporte de cargas agrícolas em diferentes condições de rodagem.

Já o CF FAT 310, com cabine Day Cab de 1.600 mm, também conta com motor PACCAR PX-7 de 310 cv e transmissão ZF EcoTronic manual. Com capacidade máxima de tração de 42.000 kg, o modelo oferece robustez e eficiência para operações de transporte que exigem agilidade e resistência no campo e na estrada.

Caminhão com acessórios PACCAR Parts

A PACCAR Parts, empresa líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, está presente na 19ª edição da Bahia Farm Show. Os visitantes terão a oportunidade de conferir um caminhão XF/CF em exposição, equipado com diversos acessórios TRP. Entre os destaques, estão o Ar-Condicionado de Teto TRP, o Defletor de Ar e Saia Lateral, dentre outros.

Todos esses itens estão disponíveis em mais de 70 pontos de venda em todo o Brasil, incluindo as concessionárias DAF e as lojas TRP, além do DAF Webshop. Para conferir o catálogo completo de produtos DAF, acesse o site www.pecasempromocao.com.br.

DAF Caminhões
CDI Comunicação 

FARIZON ESCOLHE A ELETROCAR SHOW 2025 PARA SUA ESTREIA NO BRASIL

Empresa do Grupo Geely reforça protagonismo do evento na eletromobilidade nacional

A Eletrocar Show 2025 foi o palco escolhido pelo Grupo Timber para apresentar oficialmente ao mercado brasileiro a Farizon — divisão global de veículos comerciais elétricos do Grupo Geely. A marca, reconhecida por suas soluções inovadoras para mobilidade urbana e logística sustentável, terá sua estreia nacional durante o evento, que acontece de 23 a 26 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

A decisão de lançar a Farizon no Brasil durante a Eletrocar reforça o papel estratégico da feira como a principal vitrine B2B do setor de veículos eletrificados no Brasil. Com presença crescente de montadoras, fornecedores, integradores de tecnologia e representantes institucionais, o evento vislumbra tornar-se ponto de encontro para decisões de negócios, lançamentos de marcas e anúncios de parcerias que moldam o futuro da mobilidade elétrica no país.

Representada com exclusividade no Brasil pelo Grupo Timber, a Farizon expande o portfólio da companhia no segmento de novas energias, somando-se à recente chegada da Riddara — marca de picapes 100% elétricas também pertencente ao Grupo Geely.

A edição de 2025 da Eletrocar Show promete reunir os principais players do setor, apresentar avanços em infraestrutura de recarga, soluções em software e veículos eletrificados de múltiplas categorias. A presença da Farizon, com portfólio focado em transporte comercial e urbano 100% elétrico, reafirma o compromisso da feira com a inovação e a conexão entre marcas, mercado e mobilidade sustentável.

Profissionais da imprensa, influenciadores e formadores de opinião já podem solicitar credenciamento para cobertura da Eletrocar Show 2025 por meio do formulário disponível no site oficial do evento. A programação especial para a imprensa inclui acesso a áreas exclusivas, entrevistas com executivos e participação em coletivas de lançamento.

Serviço
Eletrocar Show 2025
De 23 a 26 de junho
Distrito Anhembi, São Paulo
Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – SP

Textofinal de Comunicação Integrada

IVECO BUS 17-280 É NOVAMENTE ESCOLHIDO PELA VIAÇÃO IAPÓ NA RENOVAÇÃO DE FROTA

Tradicional companhia do Paraná adquiriu 13 novas unidades do chassi IVECO BUS para operações de transporte metropolitano, fretamento e turismo, atestando a flexibilidade do modelo

Foto: Cleverson Freitas Box Studio/Divulgação Viação Iapó

Uma das companhias mais tradicionais do Paraná, a Viação Iapó, com sede em Ponta Grossa, optou novamente pelo caminho de confiança proporcionado pela IVECO BUS. A empresa de ônibus adquiriu 13 novas unidades do chassi BUS 17-280 para operação em linhas metropolitanas, fretamento e turismo. No total, já são mais de 20 ônibus da marca em operação na frota.

Marcelo Fadel, diretor presidente da Viação Iapó, conta que entre os principais fatores que levaram a empresa a optar pela IVECO BUS está o histórico dos chassis utilizados desde 2019. O BUS 17-280, aponta ele, “se destaca pela robustez, relação consumo x potência, além de um Custo Total de Propriedade (TCO) competitivo e alinhado às metas da viação”. E completa: “Os chassis IVECO BUS são muito confiáveis. Realizando as manutenções preventivas conforme orientação do fabricante, é um veículo que não nos deixa na mão”, afirma Fadel.

O fato de a Viação Iapó ter um veículo sempre disponível reflete diretamente nos indicadores de eficiência operacional. “A confiabilidade do BUS 17-280 permitem elevar o nível de prestação de serviços, afastando riscos de atrasos nas rotas, incidentes durante o percurso, bem como outros transtornos”, acrescenta Fadel.

Três dos novos ônibus IVECO BUS estão em circulação no serviço Metropolitano, fazendo a ligação entre as cidades de Ponta Grossa, Carambeí, Castro e Piraí do Sul. Cinco unidades são destinadas aos serviços de fretamento corporativo e turismo, em diversas cidades do Paraná. Outros cinco veículos são aplicados no serviço de fretamento em Ponta Grossa e Castro, atestando a flexibilidade do chassi, produzido no Brasil com foco nas demandas do operador local.

“Nosso modelo de 17 toneladas é a escolha ideal para quem prioriza rentabilidade e máxima capacidade de transporte. Desenvolvido com o objetivo de reduzir o custo operacional, o BUS 17-280 oferece o melhor consumo de combustível da categoria”, aponta Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

BUS 17-280: rentabilidade máxima no transporte de passageiros

Equipado com o motor N67 seis cilindros da FPT Industrial, com 280 cavalos, 950 Nm de torque e câmbio de seis marchas, o chassi BUS 17-280 permite carrocerias para até 59 passageiros e 11,5m de comprimento. O modelo foi concebido com base no downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado, resultando em maior eficiência, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor.

Disponível nas aplicações Urbano, Fretamento e Rodoviário, o BUS 17-280 pode vir equipado com suspensão pneumática. A solução Full Air entrega um elevado padrão de conforto para os passageiros, diminuindo as trepidações e reduzindo o nível de ruído a bordo. Como opcional, o sistema kneeling permite o rebaixamento do veículo para mais conforto no acesso dos passageiros.

Serviços e soluções IVECO BUS

Com a IVECO BUS, o cliente conta com um pacote de serviços e soluções integradas, que vão otimizar a gestão do negócio com mais rentabilidade e sustentabilidade. No site ivecobus.com.br é possível acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos da marca. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS

IVECO BUS é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) líder global em veículos comerciais e especiais, powertrain e serviços financeiros, listada na Borsa Italiana em Milão. A IVECO BUS projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos para todas as missões: urbanos, intermunicipais, transporte escolar, rodoviário e turismo.

Com presença mundial e uma posição de liderança na Europa em transporte público sustentável, a IVECO BUS apoia operadores de transporte privado e autoridades de transporte público em sua transição energética, com uma abordagem neutra que inclui todas as tecnologias energéticas: biocombustíveis, biometano, elétrico a bateria e células a combustível.

Com uma extensa rede de serviços, a IVECO BUS garante assistência global sempre que um veículo Iveco Bus estiver em operação.

Uma ampla gama de serviços conectados IVECO ON, desenvolvidos para otimizar a operação e manutenção de frotas de veículos movidos por todas as energias, completa a oferta abrangente IVECO BUS.

A companhia emprega mais de 5.500 pessoas e opera sete plantas de manufatura na Europa e na América Latina: Annonay e Rorthais na França, Vysoké Myto na República Tcheca, Brescia e Foggia na Itália, Sete Lagoas no Brasil e Córdoba na Argentina.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

domingo, 8 de junho de 2025

UNIVALE ADQUIRE QUATRO ÔNIBUS FOZ SUPER 2500 DA CAIO

A Caio, encarroçadora líder nacional de ônibus urbanos, fabricou quatro unidades do modelo Foz 2500 para a frota de fretamento da Univale, empresa de transporte coletivo que atua em Minas Gerais e na Bahia.

Os novos veículos serão distribuídos conforme as necessidades dos clientes, em diversas operações do Estado de Minas Gerais.

Durante visita técnica à unidade fabril da Caio em Botucatu, o diretor executivo Angelo Chieppe, na companhia de outros colaboradores da Univale, teve a oportunidade de conhecer de perto o processo de fabricação dos ônibus e vistoriar os veículos adquiridos. “Temos uma demanda constante por aquisições para a renovação e expansão da frota. A Caio é uma referência entre os fabricantes de carrocerias no Brasil e contamos com essa parceria para continuarmos atendendo os maiores e mais complexos projetos de fretamento do mercado”, destaca o diretor.

Com 10 metros de comprimento e encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz, os novos ônibus acomodam até 27 passageiros sentados, além do motorista. As poltronas do salão, no modelo premium, são reclináveis e possuem apoia-braços, enquanto a poltrona do motorista é estofada e conta com um sistema de amortecimento hidráulico.

Os ônibus estão equipados com uma porta pantográfica para embarque e desembarque, e um elevador DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) embutido.

Na parte externa, os veículos possuem luzes de neblina dianteiras e traseiras, sinalização intermitente, vedação especial contra poeira, tela de proteção nas lanternas traseiras e luz auxiliar de ré.

Adicionalmente, os ônibus contam com porta-pacotes com iluminação individual, ar-condicionado, tomadas USB nas laterais, teclado multiplex, câmera de ré, sensor de uso do cinto de segurança, preparação para Wi-Fi, itinerário frontal e PNDV – dispositivo que indica a velocidade atual do ônibus.

Grupo Caio

QUALIDADE DO PRODUTO E PÓS-VENDA GARANTEM SUCESSO DA LUMINATOR NA AMÉRICA LATINA

Marca reforça presença nos principais mercados do continente e se destaca pelo pós-venda eficiente e comprometido

Itinerários Luminator

A Luminator Brasil, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, cresceu, nos últimos dois anos, mais de 20%, acima dos índices registrados pelos segmentos de mercado nos quais atua. Esse bom desempenho é resultado da estratégia de forte foco e investimento na elevação contínua da qualidade do produto e na eficiência e rapidez do pós-venda no Brasil e nos principais países da América Latina, como Chile e México.

“Nos últimos anos, focamos ainda mais na excelência de produção dos nossos sistemas, para garantir vida útil mais longa e atingir zero falhas, e no fortalecimento da área de pós-venda, com treinamento contínuo feito pelos profissionais da fábrica e programa de visitas regulares aos representantes e parceiros em cada região”, destaca Rafael Rossi, gerente de vendas e pós-vendas da Luminator Brasil. Segundo ele, isso tem permitido ampliar as vendas, inclusive de novos produtos, e fidelizar cada vez mais os clientes.

“No Brasil, somos líderes destacados no fornecimento de itinerários eletrônicos e suas integrações, assim como sistemas de informação para os passageiros, como o Próxima Parada. O estreito relacionamento é realizado pela nossa área de pós-venda que visita regularmente as garagens dos operadores. Também desenvolvemos canais em tempo real para acompanhar as demandas e necessidades dos clientes em campo. Isso tem feito grande diferença”, comenta.

Presença forte no continente latino-americano

Além de possuir uma unidade produtiva no Brasil e atuar em todo o território nacional, a Luminator Brasil exporta seus produtos para diversos países latino-americanos, com destaque para o México e Chile, entre outros. Para isso, possui representantes e assistência técnica especializada local no Chile, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, Uruguai, Argentina e Paraguai.

“Os nossos produtos são reconhecidos pela qualidade superior e também pela tecnologia embarcada que reduz e otimiza a manutenção e facilidade o manuseio, em comparação com equipamentos importados de países asiáticos, menos modernos”, finaliza.

Novos produtos com grande potencial na América Latina

Além dos itinerários eletrônicos e de sistemas como o Próxima Parada, a Luminator vem expandindo sua linha de produtos com os sistemas Multiplex e o de monitoramento embarcado (CCTV), muito utilizados nos mercados mais avançados do mundo, para elevar os padrões de conforto, segurança, comodidade e prestação de serviço no transporte público da América Latina.

A empresa prevê equipar, em 2025, mais de 2.000 ônibus com o sistema Multiplex, um aumento superior a 100% em relação às quase 1.000 unidades fornecidas no ano passado. Lançado no ano de 2022 no mercado brasileiro, tem conquistado grande aceitação entre os operadores pelos benefícios que proporciona, como diagnóstico preciso de falhas, facilidade na resolução de problemas elétricos, garantindo mais eficiência e agilidade ao serviço.

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação

TECNOLOGIA, EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE IMPULSIONAM AGRICULTURA

Especialista em Crop Care da Valtra destaca as principais inovações que vão impulsionar a produtividade agrícola neste ano, com foco em automação, agricultura de precisão e sustentabilidade no campo

Com o avanço constante da tecnologia no campo, o plantio em 2025 promete ser marcado por maior eficiência, sustentabilidade e uso estratégico de dados. Para Leonardo Casali, especialista em Crop Care da Valtra, referência global em tecnologia agrícola, as novas tecnologias devem continuar transformando a forma como o agricultor conduz sua operação, com foco na redução de custos, melhora da qualidade e aumento da produtividade.

“A inovação tecnológica no campo sempre gira em torno de três pilares: redução de custos, qualidade do trabalho e aumento da eficiência”, explica Casali. Nesse sentido, o plantio direto na palha é um dos marcos da evolução agrícola, com impacto positivo na saúde do solo, na retenção de umidade, na captura de carbono e no desenvolvimento das plantas.

Além disso, Casali ressalta que a eficiência operacional tem avançado com soluções simples, como máquinas que dispensam a necessidade de lubrificação diária. “Com menos tempo dedicado à manutenção, o agricultor ganha horas produtivas no campo, otimizando o rendimento das operações.”

Outro destaque para este ano é a consolidação da agricultura de precisão, que ganha força com o uso de automação e inteligência artificial. “Hoje conseguimos tratar áreas de forma diferenciada dentro de um mesmo talhão, usando taxas variáveis de sementes e fertilizantes para explorar ao máximo o potencial de cada solo”, afirma.

Sensores e ferramentas de análise de dados também se tornaram essenciais para a tomada de decisão em tempo real, especialmente durante o plantio. “A precisão de informações como espaçamento entre sementes, vibração da linha e qualidade da deposição de sementes faz toda a diferença na produtividade final”, destaca o especialista, lembrando que tecnologias como os monitores 20|20 e transmissões CVT da Valtra permitem ajustes finos que potencializam os resultados do combo.

A autonomia das máquinas é outro fator cada vez mais presente, embora ainda longe do conceito de robôs autônomos. “A automação está nas funções inteligentes que eliminam erros humanos e aumentam a repetibilidade da operação”, comenta Casali. Ajustes automáticos de dosagem e populações, por exemplo, garantem uniformidade e precisão, tendo como consequência maiores produtividades.

Para atender às exigências de um mercado cada vez mais voltado à sustentabilidade, a Valtra aposta em soluções que integram produtividade e preservação ambiental. “Técnicas como o plantio direto contribuem para o sequestro de carbono, proteção do solo e maior eficiência no uso de recursos naturais”, pontua Casali, reforçando o alinhamento da marca com os princípios da agricultura regenerativa.

As mudanças climáticas, por sua vez, vêm impondo novos desafios ao setor, como a redução das janelas de plantio. Nesse contexto, a agilidade e a eficiência das máquinas se tornam cruciais. “O produtor precisa ter um conjunto de plantio bem dimensionado para atender às exigências do clima, otimizando o tempo e evitando perdas de produtividade”, explica.

Para quem busca se manter competitivo em 2025, Casali recomenda atenção especial ao portfólio tecnológico. “Conjuntos de plantio que podem ser posicionados de acordo com cada necessidade, com destaques para as séries de Rígidas, em especial à HiTech e Frontier, até máquinas de autotransportáveis articuladas como a Momentum, a Valtra oferece equipamentos preparados para entregar mais produtividade, com eficiência e redução de custos”, finaliza.

ValtraA linha de produtos Valtra inclui tratores de 57 a 425 cavalos, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. No Brasil desde 1960, foi a primeira empresa do setor a se instalar no País. A Valtra conta hoje com uma rede de mais de 290 pontos de venda e assistência técnica na América Latina, dos quais cerca de 170 estão no Brasil. A Valtra é uma das principais marcas pertencentes ao grupo AGCO. Para saber mais sobre a Valtra, clique aqui e visite o site.

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Georgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$11,7 bilhões em 2024. Clique aqui e visite o site.

AGCO
FSB Comunicação

sexta-feira, 6 de junho de 2025

FINAL NACIONAL DO TOP TEAM CELEBRARÁ NESTE SÁBADO A MELHOR EQUIPE DE SERVIÇOS DA REDE SCANIA

Dez equipes disputarão o troféu de mais capacitada dentre todas as concessionárias do Brasil; primeira colocada vai garantir presença na final regional com outros cinco países

Equipe Btech conquistou o terceiro lugar na Final Mundial 2023

O Scania Top Team 2025/2026, torneio global apenas de colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, saberá neste sábado (7) qual é a melhor equipe de Serviços da Scania no país. A final nacional vai reunir as 10 equipes melhor classificadas no Centro de Treinamento da Scania Academy, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). A vencedora vai disputar a final regional com participantes de outros sete países (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai, pois ambos vão disputar a última vaga ainda), no dia 8 de novembro, na Argentina. A Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte necessário para a realização das etapas.

O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. É um sucesso nos países onde a Scania atua.

O mercado de trabalho para as funções nas oficinas e serviços é um tema de grande preocupação pela Scania e sua rede de concessionárias em razão da escassez de mão de obra em todo o Brasil.

A competição foi dividida em cinco fases, sendo as duas iniciais realizadas de forma virtual. A primeira foi o período de inscrições. As Casas Scania puderam inscrever quantas equipes quisessem até 13 de dezembro de 2024. Foram registrados 154 times e quase 800 participantes. A segunda foi o processo seletivo por meio de provas teóricas. Foram dois momentos, de 3 a 7 de fevereiro e de 17 a 21 de fevereiro, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas, sobre os conceitos essenciais do dia a dia nas oficinas e o suporte técnico de excelência oferecido aos clientes. A terceira etapa é a final nacional, a quarta é o torneio regional e a última a disputa mundial, na Suécia.

A final nacional vai reunir as 10 melhores equipes do ranking geral após o resultado das 100 questões das provas teóricas, independentemente de serem ou não da mesma concessionária. Foram classificados times de quatro estados (SP, RS, MG e PR): Águia Maringá G10 – Casa P.B.Lopes (Maringá – PR), Asas e Engrenagens – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), BTech – Casa Brasdiesel (Ijuí – RS), PG Super – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR), PG Tech – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR), Rodas e Torque – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), SJP 1 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR), SJP 2 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR), Torque Master – Casa Escandinávia (Uberlândia – MG) e Unit’B – Casa Brasdiesel (Ijuí – RS).

Cada time tem de três a cinco componentes – aceitos apenas profissionais da área de serviços (a exemplo mecânicos, eletricistas e consultores) –, além de um coaching e um representante da concessão (grupo econômico da rede Scania).

“O Top Team reflete o compromisso da Scania com o desenvolvimento contínuo dos profissionais que representam a marca. Os desafios da competição preparam nossas equipes para oferecer soluções cada vez mais ágeis e eficientes. Investimos no conhecimento e no trabalho em grupo porque são fatores que impulsionam a competência nos serviços. Além de incentivar a inteligência emocional, fortalecendo as habilidades técnicas e a maturidade na empresa. Mais uma vez tivemos uma disputa acirrada entre os inscritos, o que comprova o quanto as concessionárias Scania estão preparadas e em alto nível para atender os clientes”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil, que engloba a Scania Academy. “Trata-se de uma grande oportunidade para os profissionais técnicos estarem em equipe aperfeiçoando juntos os conhecimentos, se reciclando e buscando novos aprendizados, mostrando o quanto conhecem o produto Scania e serem ainda mais capazes de entregar bons serviços aos clientes”, conclui a diretora.

Maria Luiza Delavy

“O Top Team é um valioso reforço da importância do treinamento para a rede Scania priorizando os pilares do desenvolvimento, da capacitação, valorização e reconhecimento das pessoas. Sem dúvida, representa uma vitrine global de talento e dedicação. Essa jornada prepara os profissionais para os desafios diários e fortalece a qualidade dos serviços prestados nas concessionárias. Cada etapa vencida reforça o nosso compromisso com a liderança no setor e a satisfação dos clientes”, afirma Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil. “Na final nacional, vamos avaliar a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo. O cliente deseja que seu veículo seja atendido de forma precisa, tenha o diagnóstico certo e receba uma solução ágil para voltar à operação o mais rápido possível, com o máximo de disponibilidade e rentabilidade. É o nosso objetivo 24 horas por dia”, completa Valiate.

Fernando Valiate

Quarta e quinta etapas

A quarta etapa será a final regional, que será realizada em 8 de novembro, na Argentina. A equipe brasileira vencedora da final nacional vai disputar o desafio com as campeãs dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai (que ainda disputarão a última vaga). Desses oito países, os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, a final mundial, na Suécia, em maio de 2026. Em abril de 2023, o troféu mundial foi disputado por Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Irã, Irlanda, Itália, Malásia, Nova Zelândia, Suécia e Taiwan. A vencedora foi a Alemanha, com a Nova Zelândia em segundo e o Brasil ficou em terceiro. No total, houve 8 mil participantes de 70 países.

Histórico

O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos: Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 nações europeias. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012/2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais – PR. Nas últimas edições (2014/2015) e (2017/2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel (RS). Em 2021, em função da pandemia, não foi realizado o torneio presencial. Foi criado o global Top Team Challenge, que recebeu de forma virtual ideias para melhorias nos serviços da rede Scania. O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% das sugestões de todo o mundo). A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global. Na edição 2022/2023, quem levou a melhor foi a gaúcha Btech, de Ijuí, da Casa Scania Brasdiesel, que se tornou a tricampeã da final nacional e, posteriormente, a terceira melhor do mundo.

Scania

VOLARE INTENSIFICA DEMONSTRAÇÕES DO FLY 10 GV EM FEIRAS SETORIAIS

Foco é apresentar solução de mobilidade versátil para agronegócio, logística e cidades em eventos com olhar nas energias alternativas

A Volare, reconhecida por suas soluções inovadoras de mobilidade, promove uma agenda de eventos para apresentar o Fly 10 GV como solução ideal e eficiente para a transição energética nos mais diversos segmentos do transporte brasileiro. O inédito veículo, movido à GNV e Biometano, é destaque em feiras setoriais, marcando presença na Modal Expo em Vitória (ES), de 3 a 5 de junho, e na Cana Show em Ribeirão Preto (SP), nos dias 11 e 12 deste mês. Esse circuito de exposição reforça o compromisso da Volare com a mobilidade sustentável e inovação em diversas frentes.

“O Fly 10 GV é mais do que um veículo. É uma ferramenta estratégica que se adapta a diversas necessidades, desde o transporte de equipes no campo às operações urbanas”, afirma Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare. “Estamos intensificando a presença do Fly 10 GV nas principais feiras setoriais para demonstrar como esta solução pode contribuir diretamente para a eficiência, sustentabilidade e inovação, especialmente nos debates sobre o uso de gás como energia alternativa de propulsão”, comenta o executivo.

Desde o seu lançamento, em março, a Volare já apresentou o modelo na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), demonstrando a abrangência e o papel estratégico do Fly 10 GV no panorama do transporte nacional. Além das feiras, o modelo segue um cronograma de demonstração em mercados estratégicos, reforçando sua presença e visibilidade em diferentes regiões do país.

Fly 10 GV: desempenho comprovado no campo e nas cidades

O Fly 10 GV da Volare foi concebido para oferecer um avanço significativo em tecnologia, conforto e desempenho. Para o agronegócio, é sinônimo de robustez e eficiência para o transporte de equipes em áreas rurais e para operações logísticas desafiadoras no campo. A Volare busca reforçar que o modelo contribui diretamente para a produtividade dos negócios agrícolas. O agronegócio brasileiro, que representou 23,2% do PIB nacional em 2024, com um faturamento estimado em R$ 2,63 trilhões, é um motor econômico crucial. As projeções para 2025 indicam a manutenção ou leve crescimento, impulsionadas pela adoção de tecnologias sustentáveis, expansão das exportações e o aumento da demanda interna.

Já para aplicações em centros urbanos, a eficácia do Fly 10 GV já está sendo comprovada em operações nas cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG), atestando sua capacidade de atender às demandas do transporte de passageiros, com agilidade e confiabilidade.

“A Volare continua empenhada em buscar novas oportunidades de cooperação e demonstração de seus veículos, especialmente o Fly 10 GV, ao longo do ano, reforçando sua parceria e contribuição para o desenvolvimento da mobilidade sustentável”, finaliza Vargas.

Circuito de Feiras: Inovação e Sustentabilidade em Destaque

A presença do Fly 10 GV em feiras estratégicas permite que a Volare estabeleça um diálogo direto com os protagonistas de diferentes setores.

A participação na Expo Modal é estratégica para a Volare por proporcionar um fórum importante para debates sobre soluções de logística e, crucialmente, o uso do gás como energia alternativa de propulsão. Nesse contexto, o Fly 10 GV, com suas características de mobilidade sustentável e eficiência, tem um papel de destaque na transição energética do setor de transporte. A Cana Show, com seu foco no setor sucroenergético, complementa essa estratégia, consolidando a presença da Volare no universo do agronegócio.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

quinta-feira, 5 de junho de 2025

GWM: FÁBRICA DE IRACEMÁPOLIS RECEBE ISO 9001 E CONFIRMA EXCELÊNCIA DA OPERAÇÃO

É a primeira vez no Brasil que uma fábrica de veículos recebe a certificação antes de iniciar a produção

A GWM Brasil recebeu a Certificação ISO 9001:2015 para sua fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. A certificação, que comprova a conformidade do sistema de gestão da qualidade com padrões internacionais, foi concedida sem nenhuma não-conformidade identificada durante a auditoria, resultado que reforça o planejamento e a robustez da operação da empresa no Brasil.

O reconhecimento também marca um avanço importante no setor, já que a GWM é a primeira empresa a obter essa certificação em conformidade com a regulamentação CONTRAN 990, atualizada em 2022. A norma determina que fabricantes tenham um sistema de gestão da qualidade certificado antes do início da comercialização de veículos produzidos no país.

Também é a primeira vez que um fabricante de veículos no Brasil obtém o ISO 9001 antes do início da sua produção. Todas as unidades fabris que ostentam hoje essa certificação no país só conseguiram obtê-la depois de iniciarem a fabricação dos veículos.

“A certificação ISO 9001:2015 representa um passo fundamental para a operação da GWM no Brasil e reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a conformidade em todos os processos”, afirma Marcio Alfonso, diretor de Produção da GWM Brasil.

A autotech iniciará oficialmente sua produção no Brasil em julho de 2025, com três modelos e uma capacidade instalada de 50.000 unidades por ano. Além do SUV híbrido Haval H6, que será o primeiro modelo a sair da linha de montagem de Iracemápolis, mais dois veículos estão confirmados: a picape média Poer e o SUV de 7 lugares Haval H9.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

AUTOVEÍCULOS: QUEDA NA PRODUÇÃO ACENDE ALERTA NO SETOR

Junho começou com a boa notícia de 1 milhão de veículos emplacados no ano, marca atingida no dia 3, uma semana antes que no ano anterior. Já as exportações tiveram o melhor resultado desde agosto de 2018. Mas o bom ritmo de vendas e de exportações não foi acompanhado pela produção, que teve queda de 5,9% em relação a abril, com 214,7 mil unidades.

Na comparação com maio de 2024 houve crescimento de 28,8%, mas a base do ano passado é comprometida pelos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. No acumulado do ano, a produção ainda é 10,6% superior à do mesmo período do ano passado, somando 1.025,2 mil unidades.

“Tivemos bons resultados de exportações em função do aquecimento do mercado argentino, e uma boa média diária de vendas domésticas em maio, de 10,7 mil unidades. O recuo na produção, prorém, indica perda de participação de vendas para os importados, além de certa cautela dos fabricantes em relação à expectativa de vendas nas próximas semanas”, avaliou o presidente da Anfavea, Igor Calvet.

O emplacamento de autoveículos registrou crescimento de 8,1% no mês de maio, alcançando a marca de 225,7 mil unidades. Automóveis, comerciais leves e ônibus tiveram bom desempenho, mas o segmento de caminhões manteve o viés de baixa verificado desde abril. Em maio, a queda foi de 2,1% em relação a abril e de 4,2% na comparação com o mesmo mês de 2024. A elevação da taxa de juros afeta todos os segmentos, especialmente os de caminhões pesados e extra-pesados.

De janeiro a maio, os emplacamentos de autoveículos somaram 986,1 mil unidades, 6,1% a mais que no mesmo período do ano passado. A participação de veículos híbridos e elétricos nesse total foi de 10,4% em maio, maior nível da série histórica, com 22,3 mil unidades.

As exportações mantiveram ritmo elevado de crescimento, com 51,5 mil unidades embarcadas em maio, quase o dobro do volume de maio do ano anterior. No total de 2025, elas ultrapassaram 200 mil unidades, quantidade que em 2024 só foi alcançada em julho. A alta neste ano já é de 56,6%.

No sentido contrário da balança comercial, as importações continuam ganhando terreno, alcançando a marca de 190 mil no acumulado do ano, 39,7 mil unidades apenas em maio. Os modelos estrangeiros representaram 54% do crescimento do mercado brasileiro, sendo que no segmento de automóveis eles responderam por 65% dessa elevação.

“Há um saudável aumento do fluxo comercial com a Argentina, mas no caso dos modelos vindos da China, verificamos um ingresso atípico, beneficiados por uma taxação bem inferior à que vemos em outros países produtores, o que gera uma perigosa distorção em nosso mercado”, alertou Calvet.

Anfavea

FRASLE MOBILITY ANUNCIA AQUISIÇÃO TOTAL DE UNIDADE FABRIL DE PASTILHAS DE FREIO EM SOROCABA

Com nova organização da capacidade produtiva entre as plantas fabris no país, companhia fortalece a produção de pastilhas de freio para o mercado original e linha cerâmica para reposição

Unidade produtiva de Sorocaba. Foto: Alexandre Takashi | Divulgação Frasle Mobility 

A Frasle Mobility anunciou, nesta quarta-feira, 04 de junho, que está em fase final de negociações para aquisição total da unidade produtiva localizada na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. A medida trará como resultado a propriedade de 100% daquela subsidiária, que passará a ser identificada como Frasle Mobility – Site Sorocaba. Com essa medida, a companhia consolida um processo de qualificação da infraestrutura produtiva localizada no Brasil, com uma nova organização e distribuição dos locais de fabricação de alguns produtos da Frasle Mobility, em especial, pastilhas de freio.

Na fábrica de Sorocaba, que seguirá recebendo investimentos, ficará concentrada a produção da Fras-le Ceramaxx, linha de pastilhas de freio em material cerâmico, desenvolvida para atender os mais altos níveis de exigência do mercado. A formulação cerâmica desses produtos garante alta eficiência e sensibilidade de frenagem, máximo controle de ruído e mínimo resíduo nas rodas. Pela posição geográfica estratégica, a planta também atende relevante demanda de peças originais para as montadoras de veículos leves.

“Com essa nova organização, valorizamos mais a vocação de cada parque fabril, para a entrega de produtos de maneira mais otimizada e sustentável, reforçando a relação de proximidade com nossos clientes e parceiros”, ressalta Guilherme Adami, diretor executivo de Frenagem da Frasle Mobility.

Na unidade Sorocaba da Frasle Mobility, além das pastilhas da linha Fras-le Ceramaxx, seguem em fabricação e comercialização produtos com a marca Jurid. Recentemente, a companhia também inaugurou uma extensão do Centro de Engenharia Avançada Movetech nessa unidade, otimizando e acelerando o desenvolvimento de tecnologias e soluções em materiais de fricção para o mercado original e o de reposição.

“Esse investimento é mais uma prova do nosso compromisso permanente de desenvolver soluções seguras e inovadoras em componentes para o controle de movimentos, potencializando nossa capacidade de produção para atender as demandas do mercado”, salienta o Executive Vice President (EVP) Internacional da Randoncorp e COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.

A conclusão do negócio depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e assinatura dos contratos definitivos, quando a companhia assumirá por completo aquela operação.

Frasle Mobility

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição automotivo e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 12 plantas industriais, nove centros de distribuição, sete escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e equipes capacitadas para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 43 mil referências em soluções em autopeças.

Desde 1996, a Frasle Mobility é controlada pela Randoncorp, mantendo de forma conjunta empresas de referência em inovação, como o Centro Tecnológico Randon (CTR) e a NIONE, pioneira global em tecnologias com nanopartículas. Atua ainda na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e no incentivo à pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon.

Frasle Mobility
ANK Reputation

quarta-feira, 4 de junho de 2025

DE SÃO PAULO PARA BOGOTÁ: CORTECO VISITA A EXPOPARTES 2025

Executivos da empresa marcam presença no evento para conhecer as novidades e tendências no setor de autopeças

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, desembarca em Bogotá, na Colômbia, para visitar a Expopartes 2025, uma das principais feiras de autopeças da América Latina. O evento, que está começando hoje, 04, e vai até 06 de junho, reunirá mais de 600 expositores, de 15 países, e tem a expectativa de receber cerca de 27 mil visitantes.

Representando a Corteco Brasil, Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing; Eryka Yared, gerente de Vendas Exportação; e Diego Nuñez, gerente de Vendas Exportação; vão explorar as tendências do setor, em conjunto com a Fertrac e a Fatco, cliente Transtec e representante da empresa, respectivamente.

“Este já é o segundo ano em que visitamos a Expopartes. Trata-se de uma excelente experiência para nos atualizarmos sobre as inovações do segmento e fortalecermos o relacionamento com clientes, parceiros e visitantes de todo o mundo. Esta é realmente uma oportunidade essencial para saber o que as empresas estão apresentando em termos de produtos, soluções e tecnologia”, ressalta Estela.

Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos, basta acessar o site https://www.corteco.com.br, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Mais informações em https://www.corteco.com.br

Corteco
Essência Comunicação

EMPLACAMENTOS DA ABEIFA REGISTRAM ALTA DE 7,5% EM MAIO

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 11.461 unidades, anotaram em maio último alta em suas vendas de 7,5% ante março, quando foram comercializadas 10.660 unidades. Comparado a maio de 2024, o aumento é de 48,4%: 11.461 unidades contra 7.725 veículos.

No acumulado de 2025, veículos importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa somou 49.840 unidades, 32% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 37.767 unidades.

Destaque especial novamente para os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a maio: os 46.047 veículos eletrificados representam 49,7% do mercado total de 92.743 unidades emplacadas.

Em maio último, com 11.461 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,3% do mercado total de autos e comerciais leves (214.382 unidades). As 49.840 unidades emplacadas nos primeiros cinco meses do ano mantiveram marketshare de 5,4% do total de 929.176 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.

Boas perspectivas

Embora a taxa de juros esteja elevada e, por consequência, tornando-se um fator inibidor de aquisição de veículos zero km, o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy, acredita que, diante dos resultados obtidos nos primeiros cinco meses do ano, “devemos superar em 2025 a marca de 120 mil unidades emplacadas, algo próximo de 15% mais em relação às quase 105 mil unidades de 2024”.

Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

DAVID KUESTER É O NOVO DIRETOR GERAL DA PACCAR PARTS BRASIL

David Kuester

A PACCAR Parts, líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, anuncia mudanças na liderança no Brasil. O executivo David Kuester assume o cargo de Diretor Geral da PACCAR Parts Brasil, com foco em impulsionar o crescimento das vendas de peças e operações da companhia no país. Kuester se reportará a Frank van den Dungen, Gerente Geral Assistente de Vendas e Operações da PACCAR Parts Europa.

David Kuester atua no Grupo PACCAR há 12 anos e, durante sua trajetória, ocupou posições de destaque na PACCAR Parts, como as áreas de marketing, atendimento ao cliente, vendas e operações. Seu cargo mais recente foi como Gerente do Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts de Lancaster, nos Estados Unidos. Kuester é formado pela Marquette University (B.A. – Ciência Política) e pós-graduado na University of Illinois Urbana Champaign.

"Assumo esta posição com o grande desafio de manter o ritmo de crescimento da PACCAR Parts no Brasil. A empresa se consolidou no mercado e tem grande potencial para ampliar sua participação no aftermarket da linha pesada. Quero trazer toda a expertise do Grupo PACCAR, referência mundial na produção de caminhões, para o território brasileiro e tenho certeza que teremos muito sucesso em nossas operações", ressalta o executivo.

PACCAR PartsDesde 1973 a PACCAR Parts é uma divisão da organização global PACCAR e tornou-se líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus. Com sede em Ponta Grossa-PR, a PACCAR Parts comercializa mais de trinta mil itens por meio das concessionárias DAF e lojas TRP. Seu portfólio é composto das peças Genuínas DAF, peças Genuínas PACCAR e peças Multimarcas TRP e carregadores elétricos veiculares

A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel e elétricos, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR

PACCAR Parts Brasil
CDI Comunicação

terça-feira, 3 de junho de 2025

LEXUS MARCARÁ PRESENÇA NO CATARINA AVIATION SHOW, MAIOR EVENTO DE AVIAÇÃO EXECUTIVA DO BRASIL.

RX 450h+ será um dos destaques da Lexus no Catarina Aviation Show

Lexus RX 450h+

A Lexus marcará presença, pela primeira vez, no Catarina Aviation Show, evento referência no universo da aviação executiva, mobilidade de luxo e lifestyle de alto padrão, que será realizado no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque (SP), entre os dias 5 e 7 deste mês.

Reafirmando ainda mais sua diferenciada oferta no segmento premium, na oportunidade a Lexus exibirá ao público três modelos, com destaque para o RX 450h+: um ícone da descarbonização do segmento de luxo, com um conjunto híbrido plug-in de 308 cv de potência, que reúne design, tecnologia e experiência de dirigir prazerosa.

Os visitantes do Catarina Aviation Show também poderão conhecer o RX 500h F-Sport, que alia a esportividade ao luxo já característico da Lexus, bem como o NX 450h+, um SUV híbrido plug-in que é o mais recente lançamento da marca no País.

“Participar deste evento é uma iniciativa alinhada com o posicionamento da Lexus como referência em inovação e luxo. Nosso portfólio traduz os diferenciais da marca e o Catarina Aviation Show é o cenário ideal para mostrarmos ao público toda a tecnologia e sofisticação dos nossos produtos”, afirma Nancy Serapião, Head da Lexus no Brasil.

Além de um espaço exclusivo para exibição de alguns dos principais veículos da marca, a Lexus oferecerá uma experiência de test-drive aos visitantes – que poderão conhecer, na prática, diferenciais como o conceito Tazuna, que orienta o desenvolvimento dos produtos e estabelece o condutor como ponto focal para todos os projetos.

TOYOTA GAZOO Racing participa com GR Corolla

Complementando a presença no evento, a TOYOTA GAZOO Racing – marca esportiva do grupo – exibirá o GR Corolla, modelo de alto desempenho que reúne toda a expertise das pistas em um veículo para as ruas. Também disponível para test-drive, o hot hatch tem motor 1.6 turbo com 304 cv de potência e exclusivo sistema de tração integral, proporcionando uma experiência imersiva aos apaixonados por performance.

Catarina Aviation Show

Para 2025, o Catarina Aviation Show promete a maior edição da história: com a área de exposição ampliada de 8 mil m² para cerca de 17 mil m², o evento reflete o crescimento do mercado de aviação executiva na América Latina — estimado em US$ 1,31 bilhão até 2029. Para este quarto ano de realização, são esperados aproximadamente seis mil convidados, reafirmando o protagonismo do Brasil no setor de aviação executiva.

Serviço
Catarina Aviation Show
De 5 a 7 de junho de 2025
São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional – São Roque (SP)
Evento exclusivo para convidados e profissionais do setor
Para mais informações, clique aqui e acesse o site do evento 

Lexus Desde a sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes. Em seu início, a Lexus disponibiliza dois sedãs de luxo e o compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo. Atualmente, a marca vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade, com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 11 modelos

Toyota do Brasil
GIusti Creative PR

IVECO BUS EXIBE CHASSI MOVIDO A GÁS NATURAL E BIOMETANO NA MODAL EXPO 2025, NO ESPÍRITO SANTO

Com motor dianteiro, até 9 cilindros de armazenamento e desempenho equivalente ao diesel, BUS 17-210 G é uma solução viável para metas de descarbonização no transporte urbano

A IVECO BUS, marca do Iveco Group, oferece globalmente um portfólio multienergético e, na América Latina, a estratégia em direção à descarbonização leva em conta o grande potencial de aplicação de gás natural e biometano no transporte urbano da região. A solução, que integra o chassi BUS 17-210 G, vai ao encontro da infraestrutura já existente nas cidades brasileiras com distribuição de GNV, além de ser uma alternativa econômico-financeira viável para o transporte sustentável. A convite da ES Gás a IVECO BUS exibe o modelo durante a Modal Expo, feira de negócios do setor de logística, transporte e comércio exterior do Espírito Santo, de 3 a 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, em Serra.

Além da exposição, a marca também participará, no dia 4, do painel "Além da Teoria: Como os motores a gás estão conduzindo a transição energética no Brasil". Na oportunidade, serão apresentados os benefícios do modelo, que é capaz de reduzir as emissões de CO2 em até 95%, com o uso de biometano, e proporcionar uma economia de custos com combustível de até 40%, na comparação com o diesel.

“A América Latina apresenta uma grande oferta de gás natural. A ampliação dos chamados corredores verdes no Brasil consolida a disponibilidade do combustível, posicionando o ônibus movido a gás natural e biometano como uma interessante alternativa para metas de descarbonização no transporte urbano”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

BUS 17-210 G: robustez, autonomia e TCO competitivo

Com motorização posicionada na dianteira do veículo, o que garante uma manutenção otimizada, e opção para até 9 cilindros para armazenamento, o chassi BUS 17-210 G vem equipado com o motor FPT N60 CNG de 210 cv de potência e 760 Nm de torque. O conjunto robusto e de alta capacidade, já reconhecido da IVECO BUS, assegura performance e rendimento no dia a dia, com potência e torque máximo em qualquer percurso.

O modelo entrega autonomia de até 350 quilômetros, garantindo a operação em rotas de longo alcance em regiões metropolitanas. O tempo de abastecimento é rápido e pode ser realizado em cerca de 20 minutos, assegurando a flexibilidade nas garagens e menor tempo de ônibus parado.

Em operação, o uso do gás natural entrega outras vantagens ambientais, como reduções de 90% do dióxido de nitrogênio (NO2) e de 10% de dióxido carbono (CO2). Além disso, o chassi tem custo competitivo, o que o torna acessível para sistemas de transporte do Brasil e da América Latina. Dentre as cidades já atendidas pela rede de gás canalizado da ES Gás no Espírito Santo estão a capital Vitória, os municípios de Vila Velha, Serra e Cariacica, na região metropolitana, além de Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz e Colatina.

Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS, explica que o BUS 17-210 G considera detalhes importantes no cálculo do Custo Total de Propriedade (TCO). "Nosso chassi é uma alternativa para cidades que demandam soluções factíveis por descarbonização. Com autonomia compatível e alta capacidade de armazenamento, o BUS 17-210 G tem abastecimento rápido, podendo ser facilmente aplicado em diferentes rotas e perfis de frota", afirma Kazuto, ressaltando que o modelo está em fase de validação para chegada ao mercado brasileiro.

A visão em descarbonização confirma a capacidade de inovação da marca e reforça seu papel como líder na transição energética no transporte de passageiros.

Serviços e soluções IVECO BUS

Com a IVECO BUS, o cliente conta com um pacote de serviços e soluções integradas, que vão otimizar a gestão do negócio com mais rentabilidade e sustentabilidade. No site ivecobus.com.br é possível acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos da marca. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355

IVECO BUS é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) líder global em veículos comerciais e especiais, powertrain e serviços financeiros, listada na Borsa Italiana em Milão. A IVECO BUS projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos para todas as missões: urbanos, intermunicipais, transporte escolar, rodoviário e turismo. Com presença mundial e uma posição de liderança na Europa em transporte público sustentável, a IVECO BUS apoia operadores de transporte privado e autoridades de transporte público em sua transição energética, com uma abordagem neutra que inclui todas as tecnologias energéticas: biocombustíveis, biometano, elétrico a bateria e células a combustível. Com uma extensa rede de serviços, a IVECO BUS garante assistência global sempre que um veículo Iveco Bus estiver em operação. Uma ampla gama de serviços conectados IVECO ON, desenvolvidos para otimizar a operação e manutenção de frotas de veículos movidos por todas as energias, completa a oferta abrangente IVECO BUS. A companhia emprega mais de 5.500 pessoas e opera sete plantas de manufatura na Europa e na América Latina: Annonay e Rorthais na França, Vysoké Myto na República Tcheca, Brescia e Foggia na Itália, Sete Lagoas no Brasil e Córdoba na Argentina. Clique aqui para mais informações sobre a IVECO BUS

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